Uma coisa é fato, a presença de uma loja na internet já deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um fator importante para o sucesso de qualquer negócio.
Isso porque além de aumentar as vendas e a visibilidade da empresa, um e-commerce também permite com que o empreendedor consiga expandir suas fronteiras: e esse é o conceito principal do cross-border!
Com foco nas vantagens da importação/exportação de produtos, essa técnica é ideal para empresas que estejam buscando por estratégias que possam alavancar o negócio de maneira eficiente e significativa.
No entanto, é fundamental entender melhor esse mercado e saber como lidar com os desafios que possam surgir no caminho.
Para te ajudar nessa missão, separamos as informações mais relevantes para quem deseja desfrutar dos impactos positivos que o cross-border tem causado no segmento de comércio e logística.
Quer saber mais sobre esse assunto e como ele pode transformar o seu negócio? Então continue a leitura e confira!
Veja neste artigo:
1. O que é cross-border
Se alguém te perguntar porque vale a pena ter uma loja online, certamente você citará a vantagem de poder vender muito mais do que em uma loja física, certo? Partindo desse ponto, podemos dizer que o cross-border é uma tendência que amplia ainda mais as vantagens de se ter um e-commerce.
Isso porque esse termo é usado para nomear a venda de produtos “além da fronteira”, ou seja, a exportação/importação de produtos para outros países.
Se vender produtos online para todo o Brasil já é uma estratégia de ouro para aumentar o alcance de uma loja física, imagine poder expandir ainda mais as possibilidades e começar a enviar os produtos para o exterior?
Além de conquistar um mercado novo e captar novos clientes em potencial, a exportação ainda dá a oportunidade ao empreendedor de faturar em dólar, euro ou outra taxa de câmbio que seja mais vantajosa do que o real.
Além disso, as possibilidades de exportação são tão versáteis quanto as de importação.
Sendo assim, é possível negociar não só produtos para consumidores finais, como também matérias-primas que são fáceis de produzir no Brasil e muito valorizadas em países estrangeiros. Para exemplificar melhor, basta imaginar o cenário de exportação de alimentos no Brasil.
Com uma excelente produção de commodities, como milho e soja, o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais, atendendo diversos países e tendo uma ótima valorização pela qualidade dos produtos.
Além de uma alta demanda, os produtores brasileiros ainda conseguem desfrutar da variação cambial, como a alta do dólar, melhorando o lucro e a rentabilidade do seu negócio.
Desse modo é possível obter vantagens para diversos outros segmentos. Se a sua empresa já é beneficiada pelo e-commerce convencional, certamente adotar a estratégia de cross-border causará uma revolução nas vendas e no alcance de sua marca.
Além disso, o cross-border também pode beneficiar o seu negócio de uma forma reversa, ou seja, pela importação de produtos para venda no Brasil.
Com os contatos certos é possível encontrar sites de cross-border estrangeiros que ofereçam os produtos e/ou matérias-primas que você precise a preços muito mais atrativos que impactarão sua margem de lucro para venda.
Tendência mundial
De acordo com uma pesquisa feita pela Fierce Retail, cerca de 82% dos consumidores já fizeram algum tipo de compra do exterior em e-commerces cross-border. Nos EUA, 67% dos participantes da pesquisa revelaram que compram produtos exportados pelo menos uma vez por mês.
Ainda de acordo com o estudo, 34% dos entrevistados afirmaram que a principal razão para comprar em sites cross-border foi a disponibilidade de produtos difíceis de encontrar.
Esses dados revelam uma tendência mundial de aceitação cada vez maior de produtos importados, abrindo portas promissoras para exportadores e importadores em potencial, como o Brasil.
Você, como consumidor, já realizou alguma compra em sites que oferecem produtos de outros países? Se sim, você também faz parte dos adeptos do cross-border e das vantagens desse tipo de negociação.
Como empresa, você pode se beneficiar com a exportação de itens para um novo mercado ou pela importação por cross-borders já existentes.
2. Modelos de cross-border
Existem algumas alternativas para e-commerces de exportação de acordo com o modelo ideal para cada negócio. Nesse momento, é importante conhecer a fundo cada uma das opções para escolher a estrutura mais vantajosa para sua empresa.
Podemos resumir os modelos logísticos em dois sistemas: exportação direta e exportação indireta.
• Logística direta
Na exportação direta a empresa que vai realizar as vendas é totalmente responsável por todos os procedimentos de entrega e distribuição. Isto é, você, vendedor, deverá cuidar de todos os passos da entrega do produto para o seu consumidor final.
Como vantagem esse modelo de cross-border oferece a isenção de impostos como o IPI e o ICMS para transporte. Desse modo, a empresa consegue obter uma maior margem de lucro sobre a venda de seus itens.
No entanto, será essencial estudar todas as diretrizes e regras para a comercialização para o país de origem, cumprir com todas as responsabilidades fiscais e implicações exigidas para o negócio em questão.
• Logística indireta
A exportação indireta é o modelo de cross-border mais utilizado pelos e-commerces pela praticidade e terceirização de algumas etapas fundamentais.
Nesse sistema, os produtos são adquiridos por parceiros que realizam as vendas para o exterior e cuidam de todo processo de venda para o cliente final.
Desse modo, a empresa é responsável pela venda e envio ao intermediador, que posteriormente cuidará da entrega e do relacionamento com o cliente para a venda final.
Vale a pena ressaltar que nesse caso também é extremamente importante estudar todas as condições, requisitos e particularidades para calcular se o modelo será vantajoso para o negócio.
3. Como viabilizar o cross-border de maneira eficiente
Agora que você já entendeu melhor o funcionamento dessa técnica de vendas, confira dicas preciosas de como viabilizar o cross-border e colher bons frutos dessa estratégia.
Escolha do produto
O primeiro passo para criar um e-commerce de sucesso é estudar o mercado que você deseja abordar. No caso do cross-border esse princípio é ainda mais importante – considerando os costumes e comportamentos diferentes dos consumidores de outros países, conhecer mais a fundo o seu público alvo será fundamental.
Mesmo que sua marca ou empresa já tenha alguma autoridade no território nacional, é importante entender que assim como o alcance, a concorrência no cross-border também é mundial.
Ou seja, se o seu produto não estiver sendo realmente requisitado no país importador, dificilmente suas vendas terão um resultado significativo.
Por isso, realizar pesquisas de aceitação e necessidade nos países que você deseja explorar é um pré-requisito fundamental para viabilizar o cross-border em seu e-commerce.
Precificação
Além do produto ideal, a precificação também pode ser um fator decisivo no sucesso do seu cross-border. Isso porque qualquer cálculo errado pode sabotar sua estratégia, fazendo com que os custos para exportação superem os lucros e causem prejuízos financeiros ao seu negócio.
Ao mesmo tempo, uma precificação acima do aceitável pelo mercado externo pode acabar com a competitividade do seu produto, fazendo com que os consumidores optem por versões mais baratas de concorrentes mesmo que você esteja oferecendo algo melhor.
Para chegar ao preço ideal, é importante considerar não só os custos de produção, mas também os custos operacionais e de logística.
No caso do cross-border, também é preciso colocar na ponta do lápis os gastos com taxas e tarifas de importação e exportação. Após calcular os custos e adicionar a margem de lucro, deve-se comparar o valor final aos praticados no mercado de destino.
Caso o valor do seu produto esteja acima do praticado, ainda é possível optar por duas saídas: estudar a redução de custos ou a agregação de valor do produto final. Essa análise mostrará qual o potencial de sucesso do seu produto no mercado exterior.
Parcerias
Caso a exportação indireta seja a melhor opção para o seu e-commerce, a busca por parcerias confiáveis e vantajosas deve ser feita com cautela. Isso porque os custos com intermediadores entrarão na precificação, o que irá causar impacto direto na margem de lucro de suas vendas.
Além disso, a boa aceitação de seus produtos pelos consumidores também dependerá dos esforços de seus parceiros para negociar e gerenciar as operações comerciais, além de manter o bom relacionamento com o cliente.
Por isso, a pesquisa de fornecedores e colaboradores é uma das etapas mais importantes para quem deseja trabalhar com logística indireta com eficiência e garantia de bons resultados.
Apresentação dos produtos
Essa dica é válida para qualquer sistema de vendas pela internet. Mesmo conquistando cada vez mais a confiança dos consumidores, as vendas online ainda podem gerar dúvidas e receios, principalmente quando se trata da primeira compra de um cliente em potencial.
Como não é possível ver pessoalmente e sentir a qualidade do produto, a apresentação e as informações devem ser as mais completas possíveis.
No cross-border, é interessante enriquecer os anúncios com fotos, vídeos e informações bem detalhadas a respeito do material, dimensões e demais dados relevantes para o comprador.
Imagens reais e apresentação completa ajudam a fortalecer a autoridade da empresa, fazendo com que o cliente se sinta mais confiante e seguro em negociar com uma empresa estrangeira.
Nesse cenário, o marketing e o relacionamento com o cliente precisam ser adaptados, garantindo a mesma qualidade de atendimento das negociações nacionais.
Valor Agregado
Como já citamos, agregar valor ao produto é uma excelente estratégia para melhorar a rentabilidade e a margem de lucro.
Para isso, vale a pena investir não só na apresentação e no marketing do produto, mas também nas soluções inovadoras de acordo com as tendências de mercado.
Se a sua empresa promove a sustentabilidade, por exemplo, essa característica pode agregar valor para o mercado exterior que se preocupa cada vez mais com essa pauta.
Se o seu público está interessado em um item de alta qualidade, o fator de valorização pode ser a matéria-prima utilizada ou as funcionalidades variadas de um mesmo produto.
Qualquer fator que diferencie o seu produto dos oferecidos pelos concorrentes pode ser usado como valor agregado para fazer com que seu público enxergue além do preço e passe a priorizar as negociações com a sua marca.
4. Produtos mais vendidos no cross-border
As possibilidades de exportar produtos para outros países são infinitas. No entanto, acompanhar as tendências é uma ótima forma de começar com o pé direito no mercado oferecendo exatamente aquilo que está com a aceitação em alta.
De acordo com relatórios que avaliam o faturamento dos diversos segmentos, listamos abaixo quais os produtos mais comercializados via cross-border atualmente.
Produtos mais vendidos via cross-border
• Roupas, calçados e acessórios;
• Itens de beleza;
• Produtos voltados para saúde;
• Produtos tecnológicos;
• Livros;
• Jóias.
Para empresas que trabalham com a importação de produtos, essa lista também revela quais são os itens com maior disponibilidade e variedade nos mercados internacionais.
5. Principais desafios do cross-border
Dentre os desafios envolvidos em uma operação de venda para países estrangeiros, as questões de logística e implicações legais são as mais delicadas. Isso porque as especificações e regras podem mudar de acordo com a região ou com o tipo de produto comercializado.
Além disso, existe a chance de surgir custos inesperados com taxas e impostos variáveis, como acontece nos processos da alfândega no Brasil.
Uma empresa exportadora também pode se deparar com restrições específicas que se aplicam sobre o material, item ou produção, caso algo dentro dessas etapas seja proibido no território de origem.
No Brasil, por exemplo, alguns produtos precisam apresentar regulamentação da Anvisa para serem comercializados. Nos países estrangeiros, o órgão regulamentador será diferente, o que pode implicar em restrições diferentes de itens que aqui são permitidos.
Para evitar qualquer problema ou complicação para vendedor e comprador, é necessário conhecer a fundo as diretrizes de acordo com cada relação comercial. Esse processo, além de trabalhoso, pode comprometer a agilidade e a otimização das vendas.
Como solução, é importante que a empresa conte com um bom suporte de procurement ou e-procurement que cuide desse setor fundamental dentro da corporação.
6. Impacto do cross-border na importação de produtos
Nesse guia deixamos bem claro como o cross-border pode ser uma técnica revolucionária para empresas que já trabalham com e-commerce e desejam expandir suas fronteiras de venda. No entanto, essa metodologia também tem impactado positivamente os negócios que trabalham com a importação de produtos.
O crescimento dos sites de exportação beneficia quem deseja, por exemplo, importar produtos da China para conseguir um preço mais competitivo sem perder a qualidade dos itens que oferecerá aos clientes. A possibilidade de encontrar fornecedores online para negociar e construir um relacionamento duradouro e rentável facilita – e muito – todo o processo de importação para revenda.
No entanto, também é válido considerar que em meio a tantas opções, pode ser um grande desafio selecionar as melhores empresas para atender o seu negócio com prazos e preços atrativos. Ao contar com uma consultoria de negócios internacionais, como a oferecida pela Guelcos, você não precisa se preocupar com todo esse processo de pesquisa e avaliação.
Isso porque os especialistas que fazem parte da equipe de consultoria ficarão responsável por realizar esse contato, buscando as opções mais interessantes, tanto em preço quanto em condições de comercialização.
Além disso, a consultoria da Guelcos também cuida de toda a parte burocrática da relação comercial, cumprindo requisitos como certificações, acompanhamentos e documentos necessários para o envio dos produtos para o Brasil.
Nesse cenário, você consegue aproveitar todas as vantagens do cross-border como importador, o que também influenciará diretamente na margem de lucro e na rentabilidade de sua empresa.
E esse é o principal motivo que tem feito do cross-border uma tendência promissora no mundo: os benefícios não se limitam somente a uma parte, mas se estendem para toda a cadeia envolvida, passando por exportador e importador até chegar ao consumidor final, com garantia do melhor custo-benefício e de uma troca positiva entre a empresa e seu público.
Diante dos poderes e possibilidades que a internet tem trazido ao universo de vendas e logística, estar sempre por dentro das novidades é a melhor forma de investir na inovação e na evolução do seu e-commerce.
Gostou de conhecer melhor sobre o cross-border e todas as vantagens que ele pode agregar em seu e-commerce? Confira as soluções que a equipe de especialistas da Guelcos tem a oferecer para o seu negócio!
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