O uso de energia solar vem crescendo ao redor do mundo por não consumir recursos naturais. No entanto, nem todo mundo sabe que ela pode ser um ótimo negócio. Já pensou em importar painel solar da China e vender no Brasil? A primeira coisa seria aprender como importar painel solar, certo?
Por isso, neste post, mostraremos aos usuários interessados em importar placa solar os motivos para importar este produto e os processos necessários. Veja como importar painel solar da China e avalie se pode ser um bom negócio para sua empresa!
Aqui você verá:
- 1. Motivos para importar painel solar da China
- 2. Cuidados no processo de importação da China para painéis solares
- 3. Como importar painéis solares da China sem risco
- 4. Imposto zero para importação de placas solares
- 5. Por que importar placas solares com a sua marca
- 6. Qual investimento para importar painel solar da China
- 7. Conclusão
1. Motivos para importar painel solar da China
Qualquer empreendimento deve analisar suas estratégias de vendas de produtos ou serviços. Na hora de importar painel solar, a análise também deve ocorrer. O empresário precisa enxergar benefícios nessa prática. O custo-benefício vale a pena? Possivelmente sim.
Para importar painel solar da China, você deve saber as vantagens que a transação pode trazer para o negócio. E o maior motivo que pode ser apontado é a grande procura por energia solar no Brasil, seja por pessoas físicas ou jurídicas.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as instalações de placas de energia limpa triplicaram em 2019. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontou que, somente nos 5 primeiros meses de 2020, foi instalado cerca de 1 gigawatt (GW) de geração solar fotovoltaica do Brasil. O país alcançou 5,5 GW de potência instalados.
No entanto, esses 5,5 GW ainda é um número considerado baixo, dado o potencial de crescimento do país. Não à toa, o Ministério de Minas e Energia (MME) estima que, até 2029, a instalação de placas solares no Brasil se quadruplicará.
Em outras palavras, o mercado de energia solar está crescendo, e há bons motivos para isso. É isso que abre espaço para você importar painel solar.
Economia de energia
A energia solar no Brasil está mais presente nas residências. No entanto, há um crescente interesse da indústria e de produtores rurais por essa energia. E o motivo é simples: economia na conta de energia.
Existe, sem dúvidas, um investimento para instalar o sistema de energia solar fotovoltaica. No entanto, já existem saídas para viabilizar essa instalação, inclusive com sistemas de financiamentos atraentes. Na prática, o valor que seria pago pela energia elétrica se destina a financiar a estrutura de energia solar.
Considerando a geração média mensal possível deste tipo de instalação, o usuário consegue economizar até o valor total da conta de energia. No longo prazo, após pagar o investimento da instalação (cerca de 4 anos), a economia é bastante relevante.
Por isso, o empresário que deseja importar painel solar possui um mercado consumidor em expansão. Afinal, essa energia proporciona uma economia de recursos relevante.
Sustentabilidade
O mercado de energia solar também está crescendo devido à preocupação com sustentabilidade. E esse é também um motivo para o empresário importar placa solar. A energia é limpa e não polui. Indústrias que devem obedecer a um limite de poluentes encontram neste tipo de energia uma forma de atender às normas.
Mas a preocupação não se dá somente pela obrigação legal. Prezar pelo meio ambiente é uma ação não só necessária, mas bem vista pelo mercado. Por isso, muitas empresas se preocupam em adotar ações sustentáveis em suas instalações.
Em outras palavras, alguém precisa importar painel solar para atender à demanda crescente, impulsionada pela preocupação com a sustentabilidade.
2. Cuidados no processo de importação da China para painéis solares
Uma demanda crescente por energia solar é sinônimo de mercado consumidor aquecido. O empresário interessado já procura como importar painel solar e busca os melhores fornecedores. Sem dúvidas, a China aparece como uma opção viável. Mas como importar painel solar da china?
O primeiro passo é entender os detalhes do processos de importação para realizar a operação corretamente. Por onde começar? Você deve saber que todos os equipamentos fotovoltaicos da China devem ter obrigatoriamente a indicação da NCM.
NCM é Nomenclatura Comum do Mercosul. Ela classifica os produtos relacionados à importação dos países membros do Mercosul. É uma convenção baseada no Sistema Harmonizado (SH), que nada mais é do que uma nomenclatura aduaneira para padronizar a classificação dos produtos de importação e exportação. Ela é utilizada internacionalmente e facilita a negociação comercial e o comércio mundial.
O segundo passo é adotar os cuidados para importar painel solar da China. Existem riscos na importação desses produtos, porque podem ter duvidosa procedência. O empresário deve verificar a proveniência das células do painel solar. Para tanto, pode solicitar um certificado de origem e um certificado IEC do fabricante.
Outro cuidado necessário é desconfiar de preços muito abaixo do mercado para painéis solares fotovoltaicos chineses.
Agora que você já sabe os cuidados na hora de importar placa solar, deve saber como importar painel solar da china.
3. Como importar painéis solares da China sem risco (homologação Inmetro)
A primeira etapa é ter um produto com o selo do INMETRO, instituto que desenvolve critérios de qualidade de produtos e serviços. Um dos programas coordenados pelo Inmetro é o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Este programa estabelece requisitos de desempenho e segurança de produtos, e aborda sua eficiência energética.
Ao importar painel solar da China, você deve entender esses detalhes, e o motivo é claro: apenas produtos com etiquetagem do INMETRO e presentes no PBE têm a importação autorizada por meio de Licenças de Importação (LI). A LI é emitida antes do embarque na China, diretamente no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).
Em outras palavras, os equipamentos de energia solar, para ingressar no Brasil, devem ser etiquetados, com etiqueta aprovada pelo Inmetro. Você deve solicitar a etiquetagem, contratar um laboratório para realizar os ensaios e providenciar a documentação necessária. Após a aprovação do Inmetro para o uso da etiqueta, você registra os produtos, inclusive se atentando para manutenção e renovação dos registros.
Principais etapas para
importar painel solar da China
1. Encontrar um fornecedor confiável com homologação do Inmetro;
2. Ter um agente de carga na China para conferir e embarcar sua mercadoria;
3. Nacionalizar a mercadoria, obedecendo a todos os trâmites burocráticos da importação.
Você já viu que não é tão simples importar painel solar, certo? Por isso, é importante contar com auxílio na hora de realizar a importação. Uma consultoria em comércio exterior consegue ajudá-lo em todos os trâmites, inclusive adotando medidas de economia de recursos.
Muitos empresários, ao importar placa solar, têm gastos maiores do que os necessários por desconhecimento. Ou pior, escolhem produtos sem qualidade e sem certificação, de fornecedores nada confiáveis. Por isso, a melhor maneira de importar painel solar da China com segurança é ter a expertise dos especialistas na operação.
4. Imposto zero para importação de placas solares
Nos últimos anos, os empresários que queriam importar painel solar precisavam pagar, dentre outros custos, os impostos de importação. Porém, desde 1º de agosto de 2020, o governo brasileiro zerou o imposto de importação de módulos solares e inversores até o fim de 2021. Esse produtos costumam ter uma tarifa de 12% (módulos solares) a 14% (inversores).
A ideia é impulsionar os negócios diante da desvalorização do real em relação ao dólar. Essa desvalorização aumenta custos de componentes para geração com a tecnologia, especialmente porque é dependente de importações da China.
Com isso, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, incluiu na lista de “ex-tarifários” diversos módulos fotovoltaicos para energia solar, inversores e outros acessórios (componentes de “trackers”, que dá mobilidade aos painéis de uma usina). As bombas para líquidos usadas em sistemas de irrigação movidos com energia solar também foram isentas de imposto.
Essa medida contribuirá bastante para os empresários que querem importar painel solar. E você sabia que é possível importar placas solares com a sua marca?
5. Por que importar placas solares com a sua marca
Em outra oportunidade, falamos da importação de produtos da China com sua marca. As vantagens são inúmeras, e muitas empresas estão atuando com marca própria diretamente do país asiático.
Motivos para importar produtos
da China com a sua marca
1. Preços mais acessíveis em toda a operação, pois se elimina boa parte do processo produtivo, a responsabilidade diminui, assim como os gastos;
2. Potencial de customização, desde que se escolha um bom fornecedor que preze pela qualidade do produto;
3. Possibilidade de crescimento e lucro ao atingir melhor posicionamento no mercado interno.
Por isso, ao invés de importar painel solar da China das marcas já conhecidas (Canadian, Byd e Fronius, por exemplo), pense em importar com sua própria marca. As grandes marcas são conhecidas, mas controlam sua distribuição no Brasil.
O empresário não terá muita margem de manobra para ser competitivo. Com a marca própria, você tem a possibilidade de se consolidar como um grande fornecedor interno.
6. Qual investimento para importar painel solar da China
Os motivos para importar painel solar da China são muitos. Mas é preciso compreender os custos para realizar a operação.
O primeiro custo é a homologação de painel, controlador e inversor no Inmetro. O valor pode variar devido a alguns fatores, como certificação do fornecedor Chinês. Mesmo que ele já possua certificação, você deverá certificar o produto. E, para cada modelo, deverá gastar entre R$ 5 mil e R$20 mil com certificação. O fato de o fornecedor ter certificado reduz seu custo no Brasil, mas você deverá ter sua própria homologação.
Por este motivo, caso você não tenha volume de importação significativo, talvez valha a pena se juntar a outros importadores interessados no painel solar para diminuir os custos.
A outra opção é comprar de uma importadora ou ela ceder a certificação. Para cada caso, analise o custo-benefício. Apesar do custo de fazer sua própria homologação, você terá autonomia e, possivelmente, uma margem de lucro maior.
Além do valor da homologação, é preciso considerar a tributação. Como acabamos de mencionar, o imposto de importação foi zerado até o fim de 2021. Além disso, alguns estados não cobram ICMS ou cobram um ICMS mais baixo. Para importar painel solar da China não existe IPI, que atinge somente controlador e inversor.
Uma estimativa para o custo total de importação de um kit de painel solar é algo entre 45% e 55% do valor que você paga pelo kit na China. Isso incluiria a tributação e o frete. Em uma conta simples, se você está pagando R$ 5.000,00 na China, deverá chegar aqui no Brasil por R$ 7.500,00. Vale lembrar que o kit é composto de inversor, controlador e painel solar, além de células fotovoltaicas.
Alguns especialistas do setor estimam que você precisará de cerca de R$ 200 mil para importar painel solar da China. Para um pequeno empresário, esse valor realmente pode ser alto, mas é preciso fazer uma avaliação criteriosa sobre o retorno que o investimento pode te dar. Em alguns casos, empreendedores que não possuem essa quantia avalia a compra de painéis solares aqui mesmo no Brasil.
7. Conclusão
Importar painel solar da China vale a pena quando há uma análise prévia de viabilidade da transação. O empresário deve possuir recursos suficientes para fazer a importação de forma legal, com pagamento de tributos, homologação no Inmetro, frete e outros custos.
Além disso, é preciso entender que a mercadoria possui alto custo, o que aumenta a necessidade de encontrar um fornecedor de qualidade e confiável.
Vale destacar também que o auxílio de uma consultoria em comércio exterior pode desembaraçar toda a operação. A expertise desses profissionais não só economiza tempo do empresário, mas traz segurança para os trâmites necessários.
São profissionais que já possuem atuação na China e que sabem exatamente onde encontrar as melhores opções. No final das contas, é uma economia de recursos interessante.
O mercado de energia solar está em crescimento. Se você quer aproveitar melhor o mercado, deve se inserir nele agora. Que tal conhecer a Guelcos e ver como podemos ajudá-lo a importar painel solar?