Você conhece os feriados na China? Já parou para pensar como os feriados chineses podem afetar seus negócios? Se a produção e o envio de mercadorias é suspenso por alguns dias, suas importações da China seguem a mesma linha.
Por isso, abordamos neste texto tudo que você precisa saber sobre como os feriados chineses afetam as importações da China. E, claro, listamos algumas dicas para os compradores brasileiros não sofrerem prejuízos com essas paralisações. Acompanhe!
Aqui você verá:
1. Principais feriados chineses e quanto tempo eles duram
Os feriados chineses oficiais são 7: Ano Novo, Ano Novo Chinês, Qingming Festival, Dia Internacional do Trabalho, Dragon Boat Festival, Mid-Autumn Festival e National Day.
Ano novo
No dia 1º de janeiro de cada ano, comemora-se o ano novo ao redor do mundo inteiro. O dia de ano novo é um dos feriados chineses que não é tão tradicional no país, que possui um ano novo próprio nas comemorações de acordo com o calendário lunar.
Mesmo assim, é comum que as pessoas tenham 3 dias de folga, que os shoppings sejam decorados e que as lojas lancem promoções.
Ano Novo Chinês (Spring Festival)
O Ano Novo Chinês será comemorado em 2021 entre os dias 11 a 27 de fevereiro (o dia de ano novo é 12 de fevereiro ou o 1º dia no 1º mês lunar).
É um dos feriados chineses mais tradicionais, porque as festividades homenageiam ancestrais e outras divindades. As comemorações variam conforme a região do país, inclusive. A noite que antecede o início do ano é, em geral, uma reunião de família.
Esse feriado dura uma semana, mas os negócios geralmente são interrompidos por mais tempo, por cerca de 15 dias. Praticamente todas as empresas, incluindo fábricas, fecham para comemorar o Ano Novo.
Vale lembrar que, como no Brasil, muitos trabalhadores viajam para se reunir com suas famílias para as celebrações e precisam de tempo para retornar para suas casas após as reuniões.
Por isso, cerca de 3 dias antes do dia oficial de Ano Novo, empresas, estabelecimentos comerciais, escolas e outros negócios fecham as portas.
Ou seja, é o momento em que suas importações da China estarão paralisadas com certeza.
Qingming Festival
O Festival Qingming ocorre no dia 4 de abril e é semelhante ao nosso Dia de Finados. Os chineses homenageiam seus ancestrais, mas também comemoram a chegada da primavera. É um feriado de somente um dia.
Dia Internacional do Trabalho
Comemorado ao redor do mundo no dia 1º de maio, o Dia Internacional do Trabalho também é um dos feriados chineses. A única diferença é que os chineses aproveitam esse feriado durante 5 dias, sendo um período de pico para viagens durante o ano. Isso significa que suas importações da China também podem parar nestes dias.
Dragon Boat Festival
O Dragon Boat Festival (Festival Duanwu ou Festival do Barco do Dragão) ocorre em 14 de junho (5º dia no 5º mês lunar) e dura 3 dias. É um festival cultural tradicional na China, que existe há mais de 2000 anos. É a celebração de Qu Yuan (340 a 278 a.C), antigo poeta chinês.
Mid-Autumn Festival
O Festival do Meio Outono é um dos feriados chineses mais importantes do país. Ocorrerá em 21 de setembro de 2021, sempre no 15º dia no 8º mês lunar. É o segundo festival mais importante da China, também conhecido como Festival da Lua ou Festival Mooncake.
Os chineses ficam de folga por 3 dias, mas pode ser mais, quando a data cai próxima ao fim de semana.
Em Hong Kong, normalmente os trabalhadores têm 1 dia de folga após o Festival.
National Day
O Dia Nacional (Semana Dourada) é comemorado sempre no dia 1º de outubro, dia em que foi fundada a República Popular da China em 1949. Este é um dos feriados chineses prolongado, pois a população tem uma semana de folga.
Por isso, é um período utilizado bastante para turismo, o que promove a segunda maior movimentação de pessoas dentro do país (perde só para o Ano Novo).
Vale destacar que é também importante para quem trabalha com logística internacional, pois este feriado ele antecede a preparação para datas do varejo, como Black Friday e Natal.
2. Como evitar os impactos na importação de produtos
Durantes muitos feriados chineses, as fábricas fecham por alguns dias ou até semanas, e isso pode impactar diretamente nas importações da China. Mesmo após a reabertura, o ritmo fica mais lento, porque os fornecedores precisam programar todas as demandas.
Um bom exemplo é o Ano Novo Chinês. Importadores que solicitam mercadorias em fevereiro ou março devem recebê-las somente entre abril e maio, em função das longas festividades do feriado.
Esse é um dos feriados chineses de maior impacto no comércio exterior, inclusive. São cerca de 3 semanas úteis de folga. Isso também pode levar a custos de frete maiores, além de tempos de trânsito mais longos.
E vale destacar que não é raro ver uma fábrica modificando seu desligamento de acordo com suas orientações e necessidades operacionais. A maioria das fábricas permanece fechada entre duas e quatro semanas.
Mesmo em locais onde estão abertas, elas funcionam abaixo da capacidade e, portanto, levarão mais tempo para entregar os pedidos. Outro fato curioso deste feriado é que há uma troca de emprego por parte dos trabalhadores.
Isso também pode levar a tempos de produção mais longos, já que as fábricas correm atrás de novos trabalhadores para atender aos pedidos de produção.
Diante desse cenário, o ideal é se preparar para evitar os impactos nas importações da China.
Listamos, a seguir, algumas dicas estratégicas para quem você não tenha problemas durante os feriados chineses.
Dê atenção especial ao Ano Novo Chinês
Como acabamos de pontuar, o Ano Novo Chinês é um dos feriados chineses que pode ser caótico para suas importações. É difícil imaginar, no Brasil, os negócios fechando por três semanas ou mais. Nem no Carnaval.
Mas a China fecha quase tudo para seu Ano Novo, e nada sairá do país durante esse período. Por isso, você precisa se planejar para não ter seu estoque prejudicado com essa grande paralisação.
Desenvolva uma relação de confiança com seu fornecedor ou fabricante
Um bom relacionamento com fornecedores e fabricantes é essencial no comércio exterior. Principalmente porque a distância é um fator que pode atrapalhar os negócios e a própria relação.
Por isso, desde o início, você precisa estar próximo ao fornecedor ou fabricante para que não tenha problemas nos feriados chineses.
No Ano Novo Chinês, por exemplo, há uma pressão imensa sobre as fábricas nos meses anteriores.
Se seu negócio tiver uma relação recente com elas, é provável que suas mercadorias sejam a última prioridade quando se trata de conclusão de pedidos e envio.
Em qualquer caso, vale a pena perguntar se os fornecedores têm medidas em vigor para ajudar seus clientes a se planejarem para feriados chineses prolongados.
Quando se tem um parceiro para intermediar a relação, é possível que você consiga boas condições, pois ele tem anos de experiência na construção de uma rede de fornecedores confiáveis. Isso pode ajudar você a garantir que seu produto seja enviado a tempo durante a correria do feriado.
Faça uma previsão de suas necessidades
Você é capaz de prever a quantidade de produtos chineses que precisará nos primeiros meses do próximo ano? Se sim, já tem uma vantagem em mãos para garantir um estoque suficiente mesmo com os feriados chineses.
Se você tem pedidos para março, se antecipe e importe os produtos em janeiro. Pense sempre em pedir produtos com alguma margem para cobrir os meses em que não haverá envio.
Dar uma previsão ao seu fornecedor ou parceiro de fabricação também é vantajoso para que a fábrica veja sua demanda antecipadamente. Assim, ela pode se organizar para atendê-la dentro do prazo.
Entregue a carga no porto com antecedência
Para os importadores que são responsáveis pela própria logística (envio da China até a porta da sua empresa), essa dica é fundamental. Reserva as remessas com os transportadores com bastante antecedência, no máximo até 10 dias antes da data do navio.
Em feriados chineses, as linhas de navios a vapor, por exemplo, tiram vantagem da situação, porque há uma abundância de carregamentos esperando para deixar o porto antes do fechamento dos estabelecimentos.
Isso significa grandes aumentos nas taxas de frete durante esses períodos, em especial no Ano Novo Chinês. A demanda para embarcar em um navio de carga é alta, e quem pode pagar o custo mais alto sairá do porto a tempo.
Muitos containers, inclusive, são transferidos para a próxima reserva durante as semanas que antecedem o Ano Novo Chinês. E dependendo da frequência com que um container é movido, isso pode significar dias ou semanas de atrasos.
Não coloque todos os ovos na mesma cesta
A máxima utilizada para os investimentos também pode ser aplicada ao comércio exterior.
Para driblar as dificuldades das importações da China durante os feriados, considere trabalhar com um fabricante que opera em outros países também.
Isso ajudará a diversificar sua cadeia de suprimentos e a encontrar um fornecedor reserva, se necessário, durante os feriados chineses.
Alguns produtos são feitos de componentes de vários países, o que ajuda a aliviar a pressão de uma fábrica que faz todo o trabalho. Um bom exemplo é a relação China e Vietnã.
Muitos componentes são adquiridos na China e enviados ao Vietnã para montagem e embalagem.
No Vietnã, o Ano Novo Lunar também é comemorado (Tet) no mesmo dia do Ano Novo Chinês, mas dura apenas uma semana, no máximo.
Aproveite o estoque gerenciado pelo fornecedor
O chamado Vendor-Managed Inventory (VMI) é um modelo de negócios que permite que um fornecedor e um comprador mantenham um nível acordado de estoque para um produto.
O fornecedor garante que o nível necessário de estoque seja mantido mesmo nos feriados chineses.
Ele realiza as transações de forma mais eficiente e ajusta conforme demandas sazonais e mudanças no mercado, o que ajuda a reduzir o custo para o comprador.
Para tanto, seu fornecedor precisará de seu histórico de vendas e estoque atual para prever sua demanda e desenvolver uma programação de pedidos.
O VMI é ideal para aqueles que consideram os longos prazos de entrega desafiadores e para lidar com feriados chineses.
Comece seu planejamento com antecedência
Nunca é cedo demais para começar a se planejar para os feriados chineses, especialmente para o Ano Novo Chinês. Quanto mais cedo você começar, melhor será sua cadeia de suprimentos.
Analise seu histórico de vendas do ano passado, faça uma previsão e trabalhe com fornecedores e parceiros de fabricação de forma a antecipar esses possíveis problemas.
Uma previsão com folga pode te dar mais tranquilidade para lidar com as turbulências que acontece durantes os feriados chineses. É essencial fazer uma previsão de longo prazo para demanda, oferta e preços. No caso do Ano Novo Chinês, por exemplo, comece a pensar em tudo ainda em setembro.
Os feriados chineses podem afetar suas importações da China. Por isso, o principal é se preparar para que seu estoque esteja sempre em dia e preparado para as oscilações de fornecedores e fabricantes.
Lembre-se de considerar que você lidará com períodos de envio mais longos, mesmo que o pedido tenha sido feito antes do feriado, diante da ausência de trabalhadores nas fábricas.
Não se esqueça também de reservar mais recursos para os custos de remessa. Existem menos transportadores disponíveis durante os feriados chineses, o que causará aumento nos custos.
Suas importações da China ficarão asseguradas se você se planejar bem e seguir as dicas que pontuamos aqui.
A boa relação com fornecedores e fabricantes é fundamental, e ela pode ser melhorada quando você tem um intermediário com conhecimento do mercado, como os consultores da Guelcos.
Veja como a Guelcos pode te ajudar nas importações da China!