Com o objetivo de manter a competitividade e a rentabilidade de um empreendimento, investir na boa estruturação de todos os setores envolvidos na compra, administração, gestão e vendas é fundamental, principalmente quando se trata de um negócio de importação. Nesse cenário, existem estratégias que estão sendo cada vez mais exploradas pelas empresas devido aos seus benefícios, como é o caso do Strategic Sourcing.
Com uma visão mais detalhada e ampla de aspectos significativos do setor de compras, o Strategic Sourcing viabiliza uma análise profunda e completa sobre os custos e impactos que uma negociação trará para o seu negócio. Desse modo, é possível avaliar de maneira mais criteriosa as opções de fornecedores e parcerias, buscando sempre as alternativas mais vantajosas e rentáveis para a empresa.
Se você tem uma empresa que trabalha com importação para revenda, por exemplo, é fundamental considerar que existem muitos fatores que podem afetar a saúde financeira e o lucro do seu negócio que vão além do preço de compra dos produtos ou matérias-primas.
Os gastos com envio, certificados, armazenamento e até mesmo a qualidade desses produtos adquiridos podem gerar prejuízos financeiros, ainda que o preço de compra seja o menor encontrado no mercado estrangeiro.
Para ajudar você na missão de aumentar a rentabilidade e proteger a saúde financeira do seu negócio através da metodologia de Strategic Sourcing, preparamos um guia completo sobre essa técnica e como implantá-la em sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!
Aqui você verá:
1. Conceito de Strategic Sourcing
Também conhecido como Matriz Energética de Abastecimento, o Strategic Sourcing nada mais é do que uma metodologia sistêmica para a avaliação completa de todos os aspectos e particularidades envolvidas na compra de um produto.
Essa técnica tem como objetivo mensurar e analisar todos os custos que estarão envolvidos em cada negociação, considerando a complexidade da relação comercial de acordo com os riscos e benefícios financeiros para a empresa.
A missão do setor de Strategic Sourcing é encontrar e selecionar os melhores fornecedores e parcerias de negócio de acordo com o resultado dessa análise.
Com isso, a empresa consegue desfrutar de benefícios como a melhora da qualidade dos produtos para o consumidor final, redução de custos, abastecimento eficiente da cadeia de suprimentos, aperfeiçoamento da gestão de estoque e aumento da margem de lucro e da rentabilidade.
2. Metodologia do Strategic Sourcing
A metodologia do Strategic Sourcing consiste em levantar dados e realizar análises de mercado para selecionar e qualificar fornecedores que possam beneficiar a compra de mercadorias, produtos ou serviços. O grande diferencial dessa estratégia está no tipo de análise realizada.
Isso porque esse método vai muito além da avaliação de preços de venda. Ele também considera todos os custos externos e internos que impactam no valor final de uma negociação comercial.
Para quem trabalha com importação, conhecer todas essas informações é fundamental para garantir que os produtos estão sendo vendidos com competitividade e com uma margem de lucro vantajosa.
Focar apenas nos preços mais baixos praticados pelo mercado externo pode camuflar a rentabilidade verdadeira de um produto caso os custos de envio, armazenamento e logística se sobreponham a essa diferença de preço.
Desse modo, é possível que uma empresa de varejo esteja tendo prejuízos financeiros por considerar a margem de lucro com base apenas no preço de compra que o fornecedor está oferecendo, sem descontar outros custos importantes envolvidos na negociação.
Como solução, investir no Strategic Sourcing tornará o processo de compras mais inteligente, eficiente e financeiramente estratégico. Com profissionais dedicados especialmente a essa avaliação, a relação comercial entre a empresa e os fornecedores se tornará muito mais clara, objetiva e com o melhor custo-benefício do mercado.
Além disso, para que essa metodologia seja realmente eficaz, é preciso fortalecer todos os setores da cadeia de suprimentos, melhorando a comunicação geral da empresa e o trabalho direcionado a um mesmo objetivo.
Com o alinhamento do que a empresa busca em um fornecedor e nos produtos desejados, será possível estreitar os laços com os parceiros em potencial selecionados e obter ainda mais vantagens e condições diferenciadas nas negociações a longo prazo.
3. Funções e vantagens do Strategic Sourcing
Como principais funções e vantagens desta metodologia, podemos destacar:
Revisão dos custos externos
Ao elaborar o planejamento de Strategic Sourcing, a equipe envolvida na avaliação poderá rever todos os custos externos que estão sendo gerados pelas atuais parcerias da empresa. Desse modo, será possível realizar remanejamentos e substituições através de novas pesquisas de mercado para qualificação de fornecedores.
Isso porque mesmo que a empresa já tenha feito no passado uma busca e seleção criteriosa de parceiros, é possível que haja novas opções no mercado que ofereçam melhores condições de negociação, custos e prazos que possam impactar significativamente o lucro e rentabilidade do negócio.
No cenário da importação, por exemplo, as leis e diretrizes podem mudar recorrentemente de um país para outro, além da variação cambial e diferenças nos prazos que impactam questões como abastecimento e estoque.
Por isso, mesmo que um fornecedor tenha sido vantajoso no início, pode ser que ele esteja gerando prejuízos ou reduzindo a margem de lucro do seu negócio. Realizar essa avaliação de custos externos periodicamente é a melhor forma de garantir que a empresa sempre desfrutará do melhor custo-benefício de suas relações comerciais.
Análise dos custos internos
Além dos custos externos, os custos internos também devem ser avaliados na hora de colocar o Strategic Sourcing em prática.
Para analisar esses fatores os profissionais responsáveis pela metodologia deverão averiguar questões como logística, armazenamento e estoque dos suprimentos adquiridos e comercializados pela empresa.
Avaliar as parcerias internas é uma ótima opção para rever os custos e cortar gastos, buscando por opções mais vantajosas de frete, envio e estoque de produtos.
Essas análises também ajudam a melhorar a gestão de estoque, evitando que produtos fiquem parados em épocas sazonais e estejam gerando gastos pelo aluguel de galpões ou congelando o que poderia ser capital de giro para a empresa.
Otimização da cadeia de suprimentos
Como citamos, para garantir a eficiência do Strategic Sourcing é fundamental que a empresa invista no fortalecimento da cadeia de suprimentos, principalmente em relação a comunicação e integração.
Para que os profissionais consigam encontrar os fornecedores ideais, é importante que a empresa tenha um perfil traçado sobre os produtos, qualidade e características desejadas pelo consumidor final.
Além disso, é a estruturação da cadeia de suprimentos que viabiliza o funcionamento assertivo e estratégico do setor de compras. Afinal, é através das informações geradas pelos setores internos que os profissionais saberão exatamente quando fazer novos pedidos de abastecimento e quais os prazos necessários para realizar essas solicitações, considerando riscos como atrasos no envio ou na produção ou até mesmo a necessidade de recorrer a uma demanda extra para outro fornecedor.
Melhora da relação entre empresa e fornecedores
A equipe responsável pelo Strategic Sourcing . Nesse momento, eles poderão usar suas habilidades técnicas para fazer acordos estratégicos e vantajosos para a empresa, negociando preços, prazos e formas de pagamento em busca de beneficiar o seu negócio.
Essa relação estreita entre os representantes da empresa com os fornecedores também é benéfica a longo prazo, pois o fortalecimento dos laços desenvolve a confiança entre as partes, resultando em condições ainda mais especiais para que a parceria continue.
Essa relação positiva também reflete na otimização do abastecimento da cadeia de suprimentos, tornando os processos mais intuitivos e automáticos, fazendo com que os setores da empresa funcionem como uma engrenagem.
Aumento do desempenho operacional
Quando todos os setores da empresa começam a funcionar de maneira automática como uma engrenagem, o desempenho operacional se torna maior e mais eficiente.
Isso porque, a comunicação facilitada e clara entre os elos da empresa agiliza os processos de compra, venda e suporte aos clientes, fazendo com que cada equipe saiba em que momento deve agir para maximizar os gastos e reduzir os custos.
Desse modo, é possível reduzir as paradas entre as operações e os prazos para chegada de novos pedidos e reposições. Os clientes conseguem encontrar e adquirir os produtos sempre que precisam, dentro do prazo estimado e sempre a preços competitivos e padrão de qualidade.
E a empresa consegue evitar problemas de falta de estoque, atrasos e envio de produtos divergentes dos anteriores por falta de padronização dos fornecedores. A equipe de Strategic Sourcing cuidará desses detalhes juntamente com outros profissionais responsáveis pelo supply chain e gestão da empresa, antecipando problemas e elaborando soluções assertivas e ágeis para colocar em prática sempre que preciso.
Aprimoramento da vantagem competitiva da empresa
Como citamos, manter a atualização em relação aos melhores fornecedores é a maneira mais eficiente de garantir as condições mais vantajosas do mercado para o seu negócio.
Ao avaliar e selecionar os fornecedores com base em todos os custos envolvidos na negociação, é possível assegurar que os produtos manterão a vantagem competitiva e a margem de lucro ao mesmo tempo.
Ou seja, se o produto que sua empresa está comprando está gerando custos que se sobrepõem a vantagem de preço baixo de compra, ou sua empresa está tendo prejuízos nas vendas, ou está tendo que aumentar o preço de venda para o consumidor final.
Com preços elevados, os consumidores podem dar preferência a outras empresas que oferecem produtos semelhantes a um valor reduzido.
Para manter seus produtos dentro do preço ideal de mercado para o seu público alvo e conseguir proteger a margem de lucro para a saúde financeira do seu negócio, o Strategic Sourcing é a sua melhor ferramenta.
4. Como implementar o Strategic Sourcing na prática
Para colocar o Strategic Sourcing em prática é fundamental que a empresa planeje e estruture sua estratégia seguindo alguns passos essenciais. É importante ressaltar que a ordem ou a composição desses passos pode mudar de acordo com o tipo de empresa e sua cadeia de suprimentos.
Se você trabalha com importação da China, por exemplo, é possível terceirizar o processo de Strategic Sourcing para uma empresa que ofereça serviço de consultoria em comércio internacional e que tenha profissionais ambientados e localizados no território chinês.
Isso ampliará os benefícios e vantagens de sua estratégia, pois os especialistas poderão avaliar, negociar e acompanhar pessoalmente os melhores fornecedores disponíveis para sua empresa.
De modo geral, a primeira etapa do Strategic Sourcing é a coleta de dados sobre os fornecedores que melhor se encaixem com a demanda da empresa.
Para isso, é importante que os profissionais conheçam a fundo os objetivos, preferências e particularidades da demanda.
De modo geral, a primeira etapa do Strategic Sourcing é a coleta de dados sobre os fornecedores que melhor se encaixem com a demanda da empresa. Para isso, é importante que os profissionais conheçam a fundo os objetivos, preferências e particularidades da demanda.
Desse modo, eles irão conseguir filtrar e selecionar as opções que melhor se encaixam de acordo com preço, prazos e qualidade dos produtos. A partir disso, é necessário documentar todas as informações relevantes que serão usadas na seleção final dos fornecedores e parceiros posteriormente.
Em seguida, os dados coletados deverão ser comparados e relacionados com a estrutura que já funciona na empresa. Dessa forma será possível realizar substituições e avaliações da relação de custos atual com as possibilidades atuais disponíveis no mercado para novas negociações.
Após elaborar um plano de ação, o próximo passo será contatar os fornecedores qualificados e iniciar as negociações para afunilar e selecionar de forma definitiva os melhores parceiros comerciais. Por fim, a gestão do supply chain e do Strategic Sourcing deve continuar periodicamente de acordo com as demandas e funcionamento operacional da empresa.
5. Redução de custos com o Strategic Sourcing
Com base em todas as informações referentes às funções, efeitos e benefícios do Strategic Sourcing, fica fácil entender como essa metodologia atua na redução de custos para a empresa.
O processo permitirá com que os profissionais identifiquem todos os custos envolvidos de maneira interna ou externa em cada negociação, sendo assim possível enxugar e escolher opções mais econômicas para melhorar o lucro sobre as vendas.
É importante ressaltar que a aplicação dessa metodologia na prática também envolve investimentos específicos, mas para garantir a eficiência e o custo-benefício é possível terceirizar o Strategic Sourcing ao invés de começar do zero treinando e contratando novos profissionais.
Ao contar com empresas de comércio exterior, como a Guelcos, você pode confiar todo o processo de busca e seleção de fornecedores a uma equipe técnica especializada.
No caso de importação da China, a Guelcos dispõe de profissionais que moram e conhecem de perto o mercado asiático, podendo realizar visitas em feiras e eventos que contam com fornecedores especiais e difíceis de encontrar de outras formas.
Essa ligação próxima e pessoal também favorece a confiança e as condições de negociação, assim como a conferência das etapas de produção e envio dos produtos, reduzindo as chances de falhas na comunicação ou na execução de prazos.
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