Com 126 edifícios de 200 metros de altura (660 pés) ou mais, construídos em todo o mundo, 2019 foi outro ano impressionante para a construção de arranha-céus.
De acordo com o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, o total do ano passado representa um declínio de 13,7% em 2018, embora 26 prédios super altos de 300 metros ou mais tenham sido construídos em 2019, o maior número em qualquer ano.
Como nos anos anteriores, a China está na vanguarda do boom na construção de arranha-céus, construindo 56 no total no ano passado.
O Tianjin CTF Finance Center foi o edifício mais alto concluído em qualquer lugar do mundo no ano passado. Com 530 metros de altura, agora é o terceiro edifício conjunto mais alto da China, junto com sua torre irmã, o Guangzhou CTF Finance Center.
O segundo arranha-céu mais alto de 2019 foi o Lakhta Center, com 462 metros de altura (também conhecido como Torre Gazprom) em São Petersburgo, Rússia, enquanto o terceiro mais alto foi novamente na China, o Suzhou IFS, com 456 metros.
Depois da China, os EUA ficam em segundo lugar distante na liga de arranha-céus de 2019 com 14 conclusões, enquanto os Emirados Árabes Unidos ficam em terceiro com nove.
Devido às ambições da China em direção ao céu, a Ásia é o centro global de construção de arranha-céus, respondendo por 69% de todas as conclusões.
Somente a cidade de Shenzhen, na China, há 15 arranha-céus, mais do que o total dos Estados Unidos inteiro.
Fonte: Statista