Como escolher um centro de distribuição para minhas importações

Saber como escolher um centro de distribuição para importações é importante para destacar o seu negócio.

É exatamente por isso que a logística é tida como um dos fatores primordiais para o sucesso de uma empresa, sendo os centros de distribuição ferramentas importantes para o processo.

Através de uma estratégia eficiente unida à agilidade e eficiência dos processos, a operação corporativa se transforma em um verdadeiro diferencial competitivo.

centro de distribuição

No entanto, investir em um centro de distribuição nem sempre é tarefa fácil para os empresários. 

Por isso, se você quer entender como a escolha de um centro de distribuição pode impactar positivamente os seus negócios, garantindo maior satisfação para os seus clientes, confira este artigo que a Guelcos preparou!

O que você verá nesse post:

Leia até o final para entender tudo sobre centros de distribuição para suas importações!

O que é centro de distribuição?

Antes de falarmos sobre a logística da sua empresa, você deve estar se perguntando: afinal, o que é um centro de distribuição? 

De maneira geral, o centro de distribuição é o local onde ficam armazenadas as mercadorias vindas das fábricas. Lá é a primeira parada dos produtos antes de serem entregues aos pontos de venda.

Também podemos dizer que um centro de distribuição é um espaço de armazenamento e despacho, que funciona para concentrar os produtos de uma empresa.

Por isso mesmo que os centros de distribuição devem estar em uma localização estratégica em relação aos pontos de venda.

A partir deles, as entregas são realizadas pelas distribuidoras na maioria dos casos. São essas empresas que ficam responsáveis por fazer a ponte entre os produtos e as lojas ou aos consumidores finais.

Esse papel fundamental faz com que os centros de distribuição fiquem responsáveis por garantir o sucesso das operações. Ou seja, se houver qualquer problema nos centros de distribuição, é possível que o cliente final sinta um grande impacto, como atrasos na entrega.

No Brasil, os principais e maiores centros de distribuição são:

1) Cajamar;

2) Lauro de Freitas;

3) Correios;

4) Mercado Livre.

Centro de distribuição terceirizado para importações

É comum que muitos empresários optem por um centro de distribuição próprio, realizando internamente todos os processos da área.

No entanto, em termos logísticos, um centro de distribuição terceirizado pode oferecer vantagens competitivas.

Dentre os benefícios de contar com um centro de distribuição terceirizado, podemos destacar:

  • Redução de custos: centros de distribuição terceirizados maximizam a capacidade efetiva do seu negócio, já que garante eficiência na armazenagem.

  • Foco no core business: quando uma empresa realiza os processos internamente, gasta muito tempo organizando a armazenagem, que poderia ser melhor aproveitado para focar em questões ligadas à atividade principal da empresa. Reduzir o tempo e focar no core business garante maior produtividade e dedicação total, ganhando mais competitividade e destaque.

  • Uso de equipamentos adequados: contar com equipamentos específicos para armazenagem e transporte facilita o trabalho de qualquer empresa, além de reduzir custos com a compra e a manutenção dos itens.

Com todas essas vantagens, é imprescindível escolher um centro de distribuição com cuidado.

3 dicas importantes para escolher seu centro de distribuição

Separamos 3 dicas importantes para você ficar de olho quando for escolher um centro de distribuição para suas importações.

Atente-se à localização do cliente

Para escolher um centro de distribuição, observe e avalie a região em que ele está situação, se ela possui alta concentração de clientes, rodovias e vias expressas. Isso permite a redução no valor dos fretes.

Além disso, saber onde está o centro de distribuição garante maior agilidade nas entregas, diminuição de custos e, consequentemente, maior satisfação dos clientes.

Além disso, nos casos de importação a proximidade com regiões de conexão intermodal é ainda mais importante.

Cheque as instalações

Os centros de distribuição devem contar com uma estrutura adequada para armazenagem dos produtos.

Analise o espaço, o pátio de manobras e os sistemas de ventilação, por exemplo, já que isso tem impacto direto na movimentação segura das cargas.

Considere a logística

Uma ação estratégica que faz a diferença nos seus processos é verificar se o centro de distribuição está instalado próximo de fornecedores ou de vias de acesso.

O ideal é que o local facilite a logística, claro.

centro de distribuição para minhas importações
imagem freepik

Como funcionam os centros de distribuição para importações?

Primeiramente, é preciso entender que os centros de distribuição para importações devem contar com todas as áreas trabalhando em harmonia para cumprir com as demandas.

Isso porque o objetivo máximo desses espaços é despachar as mercadorias o mais rápido possível.

Então, o funcionamento dos centros de distribuição envolve o recebimento, a preparação, o armazenamento, a separação e o despacho dos produtos importados ou não.

Recebimento

É na hora do recebimento que as atividades dos centros de distribuição têm início.

Por causa do frequente fluxo de entrada e saída de mercadorias, os centros de distribuição exigem agilidade dos funcionários para receber os materiais nas docas, descarregar os itens de maneira correta, ou seja, sem provocar danos, e checar os itens de acordo com o que consta nas documentações.

Preparação

Na segunda etapa, a de preparação, os centros de distribuição preparam e organizam as mercadorias de acordo com os setores estipulados pelas ordens de compra.

É nesse momento que acontece o transporte interno de cargas.

Essa movimentação exige agilidade e muito cuidado, já que os centros de distribuição são espaços com muitas cargas e grande circulação.

Armazenamento

Apesar dessa fase ser chamada de “armazenamento”, os produtos que chegam nos centros de distribuição não passam muito tempo parados nos galpões.

É comum que as cargas cheguem, sejam trocadas de veículo e já saiam para outro transporte.

Separação

Aqui, as mercadorias são separadas para seguir até a próxima etapa, a de despacho.

Na separação, é de extrema importância que a equipe responsável seja organizada, para que haja a conferência dos produtos de acordo com as documentações.

Despacho

Também chamada de “expedição”, a etapa de despacho acontece quando os itens são carregados nos caminhões até chegar ao cliente.

Aqui, é possível que as mercadorias sejam levadas por veículos da própria empresa ou por fornecedores logísticos, como as transportadoras.

Para que todas essas etapas funcionem corretamente, precisamos falar sobre o layout de um centro de distribuição:

  • Layout de acordo com o giro de mercadorias: esse formato dá maior destaque aos produtos com mais giro. Para que a produtividade seja otimizada, esteiras elevadas são usadas para encaminhar as mercadorias até o local de separação, deixando os espaços mais livres;

  • Layout de acordo com o fluxo de mercadorias: esse tipo de formato tem como objetivo evitar gargalos. Por isso mesmo que é comum vermos a organização em linha reta, seguindo o fluxo dos produtos. Dessa forma, no início ficam os recebidos, no meio os armazenados e ao final os itens que serão expedidos.

Dito isso, é importante lembrar que um centro de distribuição com boa estrutura agiliza os processos internos, evitando transtornos operacionais e gastos desnecessários.

Como receber mercadorias internacionais?

O recebimento de mercadorias internacionais passa, inevitavelmente, por um processo chamado de “despacho aduaneiro de importação”.

Ele é o ato pelo qual uma autoridade libera a circulação de produtos estrangeiros em território nacional.

O despacho aduaneiro tem como objetivo confirmar com precisão os dados declarados pelo importador sobre a mercadoria.

Além disso, essa é uma etapa obrigatória para a importação de produtos estrangeiros: todos os produtos que chegam do exterior precisam ser sujeitos à Receita Federal.

Os principais documentos necessários para o despacho são:

  • Certificado de origem: emitido no país de origem da mercadoria, esse documento comprova de onde o produto veio;

  • Nota fiscal eletrônica: esse documento é emitido pelo fornecedor estrangeiro e detalha a mercadoria e seus valores;

  • Conhecimento de carga: é esse o documento que fica com a mercadoria durante o embarque até o destino;

  • Licenciamento de importação: esse documento autoriza a entrada da mercadoria no território nacional.

Além desses, o mais importante é a Declaração de Importação (DI), documento base do despacho.

Para saber mais sobre o despacho aduaneiro e o recebimento de mercadorias internacionais, veja o artigo da Guelcos.

Qual a diferença entre centro de distribuição e armazém?

Muitas pessoas acreditam que centro de distribuição e armazém são a mesma coisa, mas a verdade é que essas duas estruturas possuem diferenças importantes.

O foco do centro de distribuição é o cliente. Ele serve como uma ponte entre o fornecedor e os consumidores, atendendo às demandas de forma direta.

Além disso, os centros de distribuição possuem mais etapas no processo logístico. Também conta com mais tecnologia para gerenciar os pedidos e fazer a gestão do armazenamento e do transporte, por exemplo.

Não é incomum que os centros de distribuição contem com prazos de validade menores, mas uma ampla gama de serviços, como atendimento de pedidos, embalagem e cross-docking.

Por outro lado, um armazém serve para guardar mercadorias de forma eficiente. E isso diz respeito tanto ao produto final quanto aos materiais e insumos de produção.

Se o centro de distribuição tem foco no cliente, o armazém serve às empresas e ao seu setor produtivo e isso permite um fluxo mais lento.

Não se engane ao achar que os armazéns são estruturas menos importantes do que os centros de distribuição: os dois têm seu valor, mas cumprem funções diferentes e servem para estratégias distintas.

Blockchain ajuda os centros de distribuição da China?

Em tradução livre, blockchain é uma cadeia de blocos. Ela atua como um mecanismo de dados que permite o compartilhamento mais eficiente de informações na rede de uma empresa.

A importância da blockchain consiste na garantia de que ninguém consiga efetuar fraudes e no registro de todas as transações de forma segura e rápida.

A inovação da blockchain é armazenar os dados de forma sequencial, no entanto sem precisar de uma entidade que coordene o processo.

Ou seja, os próprios usuários da rede conseguem checar se as regras estão sendo cumpridas.

Mas então qual é a relação entre os centros de distribuição e a blockchain?

reprodução Canaltech

Bom, as cadeias de distribuição podem ser definidas como um conjunto de processos, organizações, pessoas, atividades, informações e recursos. Tudo isso junto, atuando na movimentação de um produto ou material e indo desde o fornecedor até o consumidor final.

Isso quer dizer que as cadeias de distribuição são sistemas que criam soluções logísticas e os entrega ao cliente.

Por isso mesmo elas podem ter uma configuração complicada, com muitas interações, sendo necessário extenso planejamento e supervisionamento das etapas.

É aqui que o blockchain pode ajudar os centros de distribuição, melhorando a confiabilidade para o gerenciamento dos processos.

A tecnologia blockchain tem como base a descentralização, ou seja, qualquer dado armazenado é compartilhado por todos os atores que fazem parte dessa rede.

Então, a blockchain garante uma fiscalização eficiente nos centros de distribuição e a consequente responsabilização em situações de erros e desvios.

Como importar mais rápido de outros países?

Importar de qualquer país é um processo complexo, por isso separamos algumas dicas para que você consiga de maneira mais rápida.

Defina o objetivo de cada compra

Se você é um importador, ter um objetivo claro para o seu negócio com certeza vai te poupar tempo. Isso porque, se você sabe o que o seu negócio precisa, suas compras serão melhor direcionadas para atender às necessidades do mercado que deseja atingir.

Além disso, leve em consideração o perfil dos seus clientes. A partir disso, fica mais fácil definir os critérios dos itens importados.

Faça a inspeção e auditoria dos produtos

A inspeção e a auditoria dos produtos importados garante a qualidade dos itens adquiridos.

Para facilitar esse processo, é importante contar com os serviços de uma empresa de inspeção reconhecida no mercado e que tenha experiência com importações.

Isso faz a sua empresa ganhar tempo, já que vai ter certeza da qualidade das compras e diminuir as chances de problemas com a importação.

Regulamente as burocracias de embarque

Por se tratar de uma importação, é importante verificar os documentos e as obrigações que dizem respeito à sua empresa.

Isso inclui o registro de importador, a licença de importação e o certificado de origem.

centro de distribuição para importação

Conte com a Guelcos para te ajudar!

Embora a importação seja um processo muito vantajoso, ele também traz muitas dúvidas para os empresários.

Por isso, apostar em uma empresa especializada em consultoria, como a Guelcos, é uma maneira eficiente de garantir que seu negócio tenha sucesso nos investimentos.

Entre os serviços oferecidos, destacamos o de:

  • Strategic sourcing: ajuda a encontrar fornecedores ideais;

  • Auditoria de fábrica: permite que você conheça o fornecedor e tenha certeza que ele atende às suas expectativas;

  • Inspeção de produção: promove a análise do produto importado e se ele está em conformidade com o solicitado.

Siga nossas redes sociais!

Posts Relacionados

Receba o melhor conteúdo de importação da China em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado


    A melhor consultoria para importar da China

    Solicite grátis ou resgate agora 1h de consultoria gratuita com nosso time!

    Desenvolvido por Agência Digitaria
    Rolar para o topo

    Menu