Na hora de importar produtos, é preciso compreender alguns pontos fundamentais sobre transporte de carga. Saber a diferença entre container LCL (Less Container Load) ou FCL (Full Container Load) é um deles. Qual é o mais indicado para importar produtos da China? Qual a vantagem de optar pelo container LCL? O container FCL é melhor?
Neste artigo, explicaremos de forma detalhada o que é LCL e FCL, qual a diferença entre os dois e o que levar em conta na hora escolher o tipo de container para o transporte dos produtos importados. Confira!
Aqui você verá:
- 1. LCL e FCL: você sabe o que é e qual a diferença entre os dois?
- 2. Qual a importância do container LCL ou FCL para quem importa?
- 3. Quais tipos de carga cada container pode transportar?
- 4. Quais os custos e o tempo de transporte no container LCL e no container FCL?
- 5. Quais os prós e contras do LCL e FCL?
- 6. O que considerar na hora de escolher o transporte para importar produtos?
1. LCL e FCL: você sabe o que é e qual a diferença entre os dois?
Container LCL (Less Container Load), por tradução, significa container com menor carga. Ele também é chamado de cargas soltas consolidadas. Esse transporte é utilizado quando dois ou mais exportadores compartilham o container por não ter carga suficiente para enchê-lo sozinho. É uma boa maneira de pagar somente pelo espaço que utilizará, o que ocasiona redução de custos.
A carga de vários exportadores é enviada de forma conjunta, em um único container, ao país de destino. Ao descarregar as mercadorias, cada um será responsável por cuidar de seus itens.
Já o Container FCL (Full Container Load), em tradução livre, é o container totalmente carregado. Em geral, um único exportador tem carga suficiente para lotar o container.
Na prática, pode significar que ele, mesmo sem carga suficiente, deseja que o carregamento e o transporte de mercadoria seja feito com exclusividade.
Neste caso, não há compartilhamento, e o container está ocupado somente com os produtos de um único exportador. O Container FCL também é conhecido como embarque marítimo em container.
2. Qual a importância do container LCL ou FCL para quem importa?
A compreensão sobre os tipos de transporte é fundamental para quem deseja importar produtos. Afinal, a logística é extremamente importante.
Entender sobre container LCL ou FCL é, assim, uma das formas de escolher a opção mais adequada para cada situação. E isso não envolve somente exportação, mas também custos de cada modalidade.
Além de compreender o conceito do container LCL ou FCL, o empresário também deve saber as diferenças das cargas conforme meio de transporte.
Em caso de transporte aéreo, o container é composto de materiais leves, como fibra de vidro ou alumínio, e possui um corte específico para melhor aproveitamento do compartimento do avião.
No transporte marítimo, a história muda. Em geral, utilizam-se containers de tamanho padrão, entre 20 e 40 pés (30 m³ ou 20 toneladas de carga a 60 m³ ou 25 toneladas de carga).
Qual é o mais adequado na hora de importar produtos da China? Tudo dependerá das escolhas do empresário. Ele deverá calcular os custos de cada modalidade, o compartilhamento ou não do transporte, o volume externo e o peso do container. Falaremos melhor disso adiante.
3. Quais tipos de carga cada container pode transportar?
Entender a diferença entre container LCL ou FCL é importante para fazer a melhor escolha de transporte para determinado tipo de carga. Quanto aos meios de transporte, mencionamos que pode ser aéreo e marítimo, cada qual com sua capacidade. Mas quais os tipos de carga o container LCL pode transportar? E o container FCL?
Diferentes tipos de cargas existentes
Carga perigosa: produtos que colocam em risco a vida das pessoas e que demandam cuidados especiais. Deve cumprir as diretrizes da ONU para o transporte. Essa carga pode conter explosivos, gases, líquidos e sólidos inflamáveis, substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas e infectantes, materiais corrosivos e radioativos, ou outras substâncias perigosas.
Carga geral: acondicionamento por embalagem de transporte (carga solta, com embalagens sem padrão, com dimensões e formas diversas, como fardos, engradados e caixas de papelão ) ou unitização (mercadorias, iguais ou diferentes, são agregadas em uma unidade de transporte).
Carga frigorificada: produtos devem ser refrigerados ou congelados para manter suas características e evitar deterioração. Frutas frescas, carnes e outros alimentos similares são transportados em cargas frigorificadas.
Neogranel: carregamento com conglomerados homogêneos de produtos, sem acondicionamento específico. Mercadorias transportadas em lotes em somente um embarque, caso dos veículos.
Carga a granel: carga seca ou líquida, sem acondicionamento, unidades ou identificação. Caso de trigo, soja e petróleo.
4. Quais os custos e o tempo de transporte no container LCL e no container FCL?
Na hora de importar produtos da China, um dos custos relevantes e necessários é o transporte. Seja pelo container LCL ou FCL, o empresário deve considerar esse custo em sua conta de importação, uma vez que incidem os impostos.
Além dos custos, o tempo de transporte para importar produtos também deve ser estudado. Analisando o tempo de trânsito, geralmente o container FCL tem melhor desempenho, pois tem mais opções de rotas diretas.
A logística do container LCL costuma ser mais demorada também pelas características dos produtos transportados. Afinal, é preciso entregar a carga para transporte com muito antecedência para conseguir estufá-la e organizá-la dentro do container.
Além disso, há poucas opções de serviço direto, o que ocasiona transbordo da mercadoria, transporte porto a porto, além de dias para descarregar a carga no armazém após sua chegada ao porto de destino.
Quanto aos custos do container LCL ou FCL, a análise é mais minuciosa. Normalmente, compartilhar o transporte fica mais barato (LCL). No entanto, os custos de destino podem ser altos.
Por isso, é possível que o container FCL seja mais vantajoso financeiramente se os custos totais de frete e armazenagem forem equivalentes aos do container LCL.
Na hora de importar produtos, você deve se atentar para todas as despesas para evitar prejuízos. Uma carga grande, por exemplo, não ocupa espaço suficiente para um FCL, mas é importante fazer a cotação com os dois tipos de transporte.
Além disso, há despesas específicas para qualquer tipo de transporte que você escolher.
Gastos locais
Existem gastos locais que o empreendedor deve ficar atento na hora de importar produtos da China e de outros países.
Gastos locais na hora de importar produtos
International Security Port Surcharge (ISPS): taxa de gastos adicionais com medidas de segurança cobrada pelas companhias marítimas. No container LCL, a taxa é cotada conforme B/L (Bill of Landing), mas no container FCL é contabilizada por B/L ou TEU (Capacidade de Carga do container).
Terminal Handling Charge (THC): valores de manipulação portuária. No container FCL, a taxa é definida pela companhia marítima conforme localização geográfica e o tipo de container. No container LCL, o cálculo varia conforme a relação tonelada por m³ (prevalece o valor mais alto).
OWS (transporte terrestre): sobretaxa de excesso de peso. Seja em container LCL ou FCL, quando há transporte de mercadorias pesadas ou perigosas, cobra-se 25% de taxa (incide sobre o preço-base do transporte).
Recolha ou entrega (transporte terrestre): no caso de FCL, o serviço é cotado por contentor (por quilômetro ou serviço. Para LCL, a cotação se dá pelo peso taxável, calculado em fórmula própria.
Bill of Landing (B/L): taxa de emissão e documentação do Conhecimento de Embarque.
Ainda pode ocorrer cobrança de outras despesas, como controle de equipamento, limpeza de container, despacho aduaneiro etc. A cobrança pode ser por B/L ou contentor e varia conforme o tipo.
Em relação ao frete, há sobretaxas no FCL e LCL que devem ser consideradas no transporte marítimo. É o caso de O/F (Ocean Freigh – frete puro sem taxa adicional), BAF (Bunker Adjustment Factor – corrige alterações no preço de combustível), CAF (Currency Adjustment Factor – cobre possíveis mudanças cambiais), EBS/BRC/BUC (para emergências), PCS (tráfego no Canal do Panamá), SCT (tráfego no Canal de Suez), Áden (tráfego no Golfo de Áden) e CSF/SEC (sobretaxa de segurança).
Por fim, caso você se depare com outras siglas, como WRS, PSS e WS, são referentes a sobretaxas temporárias de frete. Há, ainda, OOG, ICD, CDD, AMS e SEP, que dizem respeito a sobretaxas conforme tipo de mercadoria que está sendo transportada ou a origem/destino dela.
5. Quais os prós e contras do LCL e FCL?
Vantagens e desvantagens do FCL
Quem escolhe o container FCL, quer aproveitar de algumas vantagens que essa modalidade de transporte oferece. Como pontuamos, ela pode apresentar menor custo global, também porque as taxas de importação devem ser pagas independentemente do tamanho de sua remessa ou escolha de remessa de container.
O prazo de entrega costuma ser menor, porque a remessa FCL inclui cargas destinadas a uma única parte. Mesmo que pare em vários portos, elas não precisam ser abertas e retrabalhadas. Além disso, o empreendedor consegue rastrear seu container diretamente da empresa de transporte.
Outro ponto favorável ao container FCL é ter uma remessa mais segura. Por isso, empresários que possuem produtos delicados e de alto valor agregado optam por este tipo de transporte.
Vantagens e desvantagens do LCL
Os empreendedores que escolhem importar produtos com o container LCL querem aproveitar a redução de custos com frete, já que há rateio entre os envolvidos. A economia não é somente de espaço, mas também despesas contábeis e burocráticas, horas de trabalho de profissionais etc.
O container LCL é ideal para quem quer começar a importar produtos da China, porque permite ao empresário importar uma baixa quantidade.
Isso é importante para aprender mais sobre o processo de importação e, em caso de perda, não sofrer tanto prejuízo. Isso significa poder trabalhar com cargas de volumes bem pequenos.
Além disso, o empreendedor pode experimentar um menor risco de sourcing, já que será possível fazer um pedido “experimental”, com pequena quantidade, para provar se o produto é qualificado e o fornecedor é experiente.
No entanto, no LCL, a remessa fica mais exposta devido à consolidação de frete. O remetente entrega a carga no armazém do despachante para containerização, e isso pode provocar dano ou perda com a consolidação de outras cargas. Ela também ficará exposta no destino.
Por isso, caso você opte por esse transporte, certifique-se de que suas mercadorias estejam preparadas e embaladas adequadamente para resistirem aos riscos.
Outra desvantagem é que as remessas LCL levam mais tempo para serem processadas, uma vez que precisa de consolidação. O tempo em trânsito também é maior, sem contar que o processo alfandegário também pode tomar mais tempo do que no container FCL.
6. O que considerar na hora de escolher o transporte para importar produtos?
Na hora de escolher entre container LCL ou FCL, o empreendedor deve considerar todas essas especificidades que citamos: preço de frete, preço global (incluindo taxas extras), volume da carga, tempo de trânsito e tudo que pode interferir financeira e administrativamente em seu negócio.
Um ponto importante é que você deve solicitar ao seu fornecedor a cotação de um preço baseado em uma quantidade predeterminada. Isso ocorre geralmente para quem deseja importar produtos da China. No entanto, o fornecedor ainda deve calcular quantas unidades de produto cabem dentro do container.
Neste mesmo sentido, você deverá considerar o tamanho de seus produtos, lembrando-se das dimensões da embalagem inclusive. Ela pode interferir diretamente no cálculo do custo.
Por exemplo, se seus produtos forem muito delicados ou não puderem ser embalados de maneira justa (necessidade de plástico bolha ou outra proteção, por exemplo)e, portanto, ocuparem mais espaço, isso obviamente afetará o custo.
Algo muito utilizado para embalar produtos é o palete. Ele ajuda no carregamento e pode evitar que ocorram problemas durante o transporte.
Além disso, existe outra questão fundamental na hora de considerar o transporte para importar produtos: planejamento. É de fundamental importância se planejar com com antecedência para importar produtos com container LCL ou FCL.
Se você estiver interessado, certifique-se de agendar adequadamente e permitir tempo suficiente para planejar as remessas de acordo com os requisitos de consolidação. Isso pode ajudar bastante na economia.
Seja com container LCL ou FCL, o empresário deve avaliar muitos pontos antes de importar produtos. Ambos possuem vantagens e desvantagens, mas passam pelas mesmas burocracias do processo de importação.
Em muitos casos, a perda financeira ocorre na escolha do tipo de transporte errado, o que aumenta o custo global. Em outros casos, a perda ocorre em outras etapas. Em qualquer caso, é importante avaliar a necessidade de contar com um bom parceiro para simplificar as transações de comércio exterior.
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