Fornecedores chineses: como encontrar e escolher o melhor parceiro

Encontrar bons fornecedores chineses é um processo trabalhoso, mas fundamental. Quem trabalha com importação da China sabe que um fornecedor pode ser um parceiro ou uma grande dor de cabeça. 

No caso do país asiático, a 2ª economia do mundo, são milhares de opções disponíveis, e nem todas são boas.

Por isso, encontrar os parceiros mais lucrativos para o seu nicho é um desafio, mas também é o que pode levar seu negócio a outro patamar. 

Ter produtos exclusivos de marca própria, aprimorar o relacionamento com fornecedores para ter uma relação de longo prazo e contar com produtos de qualidade são grandes vantagens.

Por isso, muitos empresários já não querem mais saber como encontrar fornecedores, e sim terceirizam esse trabalho para especialistas. Seja qual for a sua predileção, separamos boas dicas para você aprender como encontrar fornecedores chineses. Acompanhe!

Aqui você verá:

1. Como encontrar fornecedores para importar na China?

Na hora de importar da China, a busca por fornecedores chineses será trabalhosa. O empresário deve ter em mente que não tem como encontrar fornecedores sem uma pesquisa detalhada de cada opção. Mas existem duas principais formas de otimizar sua seleção: marketplaces e feiras de negócios chineses.

Marketplaces

Os marketplaces já são conhecidos pelos empresários brasileiros. Grandes empresas, como Magazine Luiza, Americanas e Casas Bahia são marketplaces. 

Na prática, são plataformas que, apesar de serem fornecedores para o consumidor final, abrem espaço para outros fornecedores venderem em seu site.

Quando falamos de encontrar fornecedores chineses, os marketplaces também têm seu lugar no país asiático. Você deverá entrar buscá-los na internet, que é a opção mais rentável se você não consegue ir até a China.

Separe um tempo relevante para fazer sua pesquisa, verificar as avaliações e investir no relacionamento com os fornecedores. Há sites com chat, onde você pode sondar o fornecedor sobre os pontos fundamentais da sua importação, como preço, frete internacional etc.

A seguir, apontamos alguns sites confiáveis para encontrar fornecedores chineses:
 Light in the Box: voltado para diversas categorias de produtos, mas seu foco são fornecedores chineses de moda feminina, inclusive casamento. 
• TBDRESS: focado em venda de roupas femininas, masculinas e esportivas. Tem um programa de atacado interessante para importadores.
Deal Extreme: especialista em produtos eletrônicos, inclusive novidades, e atende na modalidade de dropshipping.

Destacamos, além desses 3 sites, outras excelentes opções para encontrar fornecedores chineses.

Alibaba e AliExpress

Alibaba e AliExpress são empresas do mesmo grupo, que atualmente é a maior empresa de e-commerce do mundo por volume de vendas. São duas ótimas opções para quem quer saber como encontrar fornecedores, mas sua escolha depende do foco.

Enquanto o Alibaba é voltado para pessoa jurídica, o Aliexpress se volta para pessoas físicas. 

Portanto, para uma importação empresarial, o Alibaba é confiável, pois você consegue comprar em grandes quantidades e volumes. Se, por outro lado, quer importar poucas coisas para sua casa, o AliExpress é a melhor opção.

E esses sites são confiáveis? Sem dúvidas. O grupo Alibaba possui muita credibilidade pelo seu tempo de mercado.

Alibaba é confiável

 Ele já validou diversas vezes ideias de negócios, mas o principal é contar com empresas de auditoria que fazem validações constantes dos fornecedores chineses.

As empresas que vendem na plataforma passam por um esquema de certificação de qualidade. É um controle de qualidade é rigoroso (inclusive das trading companies). Isso dá segurança ao importador, porque o processo é todo verificado e validado, evitando fraudes.

Além disso, o Alibaba apresenta também o distintivo A&V para indicar que certo fornecedor foi aprovado na inspeção de verificação e autenticação do grupo.

Você pode, claro, fazer sua própria auditoria de fábrica, mas a certificação é um ótimo ponto de partida.

YiwuGo

O YiwuGo é o site oficial do China Yiwu Commodity Market (Mercado de Yiwu). É mais recente do que o Alibaba e surgiu como iniciativa do governo chinês de modernização e transformação do Mercado de Yiwu.

Vale desctacar que o Mercado de Yiwu é o maior mercado atacadista de commodities do mundo. Portanto, é ideal para importações da China. Seu foco é a estratégia Online-Merge-Offline (OMO), facilitando os importadores estrangeiros a escolherem fornecedores e mercadorias do mercado de Yiwu.

Feira de negócios chinesas

Se sua ideia é investir no relacionamento com fornecedores para escolher o melhor parceiro, a melhor forma é ir às feiras de negócios. Existem feiras de expositores no Brasil (China Homelife Brazil), mas você encontrará diversidade viajando para a China.

Existem algumas vantagens de aprender como encontrar fornecedores nas feiras:
Conversas com o potencial parceiro pessoalmente, o que desenvolve o relacionamento com fornecedores e o guanxi, algo importante para a cultura chinesa;
Possibilidade de tocar, verificar e testar a qualidade do produto;
Negociação de preços melhores para o seu negócio;
Rapidez no processo de contratação.

Como desvantagem para o empresário, apontamos principalmente o custo da viagem, que não é barata. Além disso, é preciso falar mandarim ou ter um tradutor o tempo todo à disposição. E você precisará de muito tempo para visitar o máximo de feira de negócios que conseguir.

Uma forma de resolver essa questão é contar com um representante que já está na China. A Guelcos, por exemplo, possui escritórios em Hong Kong e no Brasil, com profissionais gabaritados para representar os interesses dos empresários nas feiras.

2. Por que escolher os melhores fornecedores chineses é importante para o seu negócio?

Imagine que você queira importar da China para sua loja online. Como encontrar fornecedores que atendam à sua demanda com qualidade? 

Nós acabamos de apontar que os marketplaces e as feiras de negócios são ótimas opções. Neles, é possível encontrar os melhores parceiros para seu empreendimento.


E por que isso é tão importante? Em primeiro lugar, porque escolher os melhores é prezar pelo relacionamento com fornecedores. O empresário que tem bons parceiros não tem motivos para trocá-los com frequência.

A confiança construída ao longo das transações facilita a relação e traz benefícios para ambas as partes, como:
• Maior economia nos processos de aquisição, pois é possível conseguir melhores preços e maximizar os lucros;
• Parcerias vantajosas a médio, curto e longo prazo, com relacionamentos longos e condições especiais;
• Garantia de cumprimento de prazos (recebimento ou pagamento) conforme as necessidades;
• Análise de riscos mais assertiva, pois o empresário já conhece seus fornecedores chineses;
• Rapidez e agilidade na resolução de problemas com produção e/ou prazos;
• Redução de custos com logística e frete.

3. Dicas para gerenciar o relacionamento com fornecedores chineses

O relacionamento com fornecedores deve ter especial atenção por parte do empresário. Seu setor de compras, especialmente em uma importação, deve adotar algumas práticas para gerenciar essa relação. Assim, ela poderá trazer as vantagens para o negócio que acabamos de citar.

A primeira dica fundamental para gerir o relacionamento com fornecedores chineses é a homologação de fornecedores. Muitos gestores fazem essa homologação apenas dos parceiros mais relevantes. Essa é uma escolha, mas é possível fazer a homologação de todo o quadro.

E o que é homologação de fornecedores? Como pontuamos em outro texto, “é um procedimento em que a empresa que o realiza estabelece com a outra parte, ou seja, seus fornecedores, condições para garantir a plena prestação dos serviços ou fornecimento de materiais. Basicamente, são ações pré-definidas que tem o objetivo de otimizar tempo e recursos para garantir o cumprimento do contrato”.

A homologação faz com que a relação entre contratante e fornecedores chineses se baseie em transparência e qualidade, garantindo a produtividade das duas partes.

É uma boa forma de fazer com que os fornecedores tenham um relacionamento alinhado com os valores e política de compras.

Outra dica boa para gerenciar o relacionamento com fornecedores chineses é a classificação deles. Com a Matriz de Kraljic, o gestor consegue segmentar os fornecedores por categorias. 

Cada um deles é identificado em quadrantes de risco no uso do sistema financeiro e no grau de importância do produto para a empresa.

Na importação, a homologação de fornecedores e sua classificação são essenciais para reduzir custos e garantir a qualidade dos produtos.

4. Saiba como escolher fornecedores chineses

Busque fornecedores confiáveis

Para escolher fornecedores chineses, você deve saber o que está procurando. Por isso, crie um documento com as especificações que o produto deve apresentar. 

Isso pode envolver design, elementos químicos proibidos, materiais de composição etc. Assim, você facilita sua busca e exclui parceiros que não atendem a essas especificações.

Ao separar os fornecedores que atendem, é hora de verificar se eles são confiáveis. Como dissemos, o Alibaba já traz uma espécie de curadoria a partir dos selos e certificações. Esse é um ótimo indício, mas você pode ir além, com uma auditoria de fábrica.

Nunca deixe, também, de verificar comentários de outros clientes e avaliações que podem dar uma ideia do comportamento do fornecedor.

Avalie os prazos estimados e cumpridos

Busque informações com clientes passados para saber se o fornecedor entregou as mercadorias no prazo estimado. O prazo é um dos fatores mais importantes na sua escolha de fornecedores chineses.

A equipe de supply chain deve estar atenta aos atrasos. Se você teve uma primeira boa experiência com o parceiro, ótimo. Mas continue acompanhando os prazos nos demais pedidos.

Prazos irreais atrapalham a cadeia produtiva e a gestão de estoque, especialmente em empresas que trabalham com produtos sazonais ou de temporada.

Ateste os índices de qualidade e padronização dos produtos

Como é a satisfação dos clientes finais dos seus potenciais fornecedores chineses? Na hora de escolher seus parceiros, busque opções de alta qualidade e preços competitivos. Assim, você poderá oferecer um ótimo padrão de produtos para seus clientes finais.

Aliás, oferecer o mesmo produto em padrões diferentes pode causar muitas reclamações e devoluções. Portanto, fique atento a este ponto para não afetar seu relacionamento com os clientes e prejudicar sua imagem no mercado.

Saiba as condições de pagamento

Antes de importar produtos da China, o empresário deve conhecer quais são as condições de pagamento da transação. Cada fornecedor pode estabelecer práticas diferentes, e isso deve ser considerado por você.

Por parte do empresário, existem linhas de financiamento para importação, como o Finimp, que traz vantagens e condições especiais. Mas é preciso aliar isso às práticas adotadas pelos fornecedores chineses.

Se um deles oferecer parcelamento a um preço competitivo, pode ser mais vantajoso para você do que pagar à vista. Portanto, considere esse fator na hora de escolher o melhor parceiro.

Ele impacta no capital de giro, no fluxo de caixa e na manutenção dos pedidos a longo prazo.

Procure saber como é o relacionamento dos parceiros com os clientes

O relacionamento com fornecedores é um dos pontos mais importantes na hora de escolher seus parceiros. A construção de uma boa relação comercial depende de transparência e confiança mútua. Assim, todos conseguem se beneficiar a longo prazo.

Pense que todo esse trabalho de seleção e homologação de fornecedor serve para encontrar os melhores. Seria um trabalho jogado fora se você trocasse de parceiro mensalmente. E um dos motivos que mais pesa para o empresário é a dificuldade na relação.

Portanto, busque informações de clientes passados para saber como o fornecedor se relaciona ao longo do tempo. 

Ele é inflexível ou consegue ser flexível para atender às demandas do empresário? Ele possui uma fácil comunicação ou demora dias para responder? Tudo isso deve ser considerado.

Analise mais o custo-benefício do que o preço

O custo-benefício geral de cada parceria será determinante na sua escolha de fornecedores chineses. Todos os fatores que acabamos de mencionar devem ser colocados em uma balança.

O empresário deve definir o que pesa mais para conseguir enxergar o fornecedor de melhor custo benefício.

Em uma importação, é essencial avaliar o impacto dessa transação, como margem de lucro e o preço de venda no mercado nacional. Nem sempre, a importação será a medida mais indicada.

Por isso, analise todos os fatores, e não só o preço das mercadorias, na hora de escolher seus fornecedores.

5. Como fazer o pedido para o fornecedor chinês?

Antes de fazer seu pedido para os fornecedores chineses, você já fez as escolhas com base nos critérios importantes. Assim, chegou a hora de conversar com o fornecedor sobre os pontos mais específicos.

Para simplificar, escolha uma forma de comunicação eficaz, como o WeChat, e concentre tudo por lá.

Então, basta seguir esse breve passo a passo para fazer o pedido para os fornecedores chineses:
1. Confirme requisitos básicos para importação, que são o preço por unidade, a quantidade mínima de produtos por compra, o tempo de entrega médio dos pedidos e formas de pagamento;
2. Peça amostras dos produtos antes de fechar o contrato, mesmo que tenha que pagar um pequeno valor por isso;
3. Após receber a amostra e avaliá-la, veja se ela atende ao que você deseja. Se não, tire fotos e descreva detalhadamente o que pode ser alterado. Peça outra amostra e, quando ela atender às suas expectativas, feche o contrato e encerre o pedido;
4. Caso tenha algum problema até a entrega, acione o fornecedor.

6. Os segredos que não contaram para você sobre sourcing na China

O processo de escolha dos melhores parceiros na China (fornecedores, trades, etc) deve ser realizado com muito cuidado. Afinal, esse é um processo estratégico para o seu negócio.

Apesar da importância, muitos empresários relatam problemas com um fornecedor e precisam de ajuda para resolver a questão. Pensando nisso, resolvemos contar a estratégia da Guelcos para ajudar quem já importa da China ou está avaliando iniciar importações!

Nossa primeira dica é: comece montando uma lista de possíveis fornecedores. Pesquise na internet ou contrate uma empresa que tenha experiência para já fazer toda a validação para você.

 Lembre-se de que o especialista no produto sempre será você, então é importante estabelecer padrões de qualidade do produto e fornecedor.

Após definir essa lista você pode começar a escolher as melhores opções. Na sequência, faça as perguntas certas. Questionar é crucial, mas o questionamento deve ser qualificado. 

Basicamente, você deve perguntar sobre tudo que se relacione com reputação, processo fabril, matérias primas utilizadas, experiência e tempo de atuação no ramo, histórico e forma de comunicação.

Depois, certifique-se sobre o seu pedido. Peça informações de quantidade mínima a ser produzida para o pedido de importação, tempo de produção, valores e formas de envio, opções de amostra e etc.

Na sequência, verifique as certificações e classificações. Fabricantes respeitáveis terão presença em plataformas B2B bem conhecidas (Alibaba) ou terão sites próprios bem organizados em diversas línguas. 

Faça pesquisas e descubra que tipos de certificações eles têm e as classificações que receberam.

Examine qualquer coisa que indique a qualidade: há quantos anos eles estão no negócio, a quantidade de transações que concluíram e com que tipo de empresa trabalharam antes (empresas mais conhecidas e com presença estabelecida são ideais).

Vale pontuar que empresas de consultoria na Ásia, como a Guelcos, possuem acesso a bases do governo chinês para estudar a reputação e análise de idoneidade das empresas chinesas, o que é crucial antes das primeiras negociações com um novo parceiro.

Por fim, esteja preparado para negociar quantidades mínimas. Quantidades mínimas de pedido são comuns com produtos manufaturados. Esteja totalmente preparado para negociar os pedidos mínimos com um fornecedor e observe a média do setor.

Quando você negocia abaixo das quantidades mínimas de um fornecedor, ele pode recusar o seu pedido ou praticar valores bem acima da média do mercado. 

No entanto, as fábricas têm motivos diferentes para ter esse pedido mínimo, como muito trabalho inicial envolvido.

Compreenda como funcionam as produções do produto que necessita antes de questionar as quantidades mínimas dos fornecedores.

Na hora de escolher os fornecedores chineses, os empresários devem avaliar uma série de pontos. Reputação, prazos, qualidade, condições de pagamento e relacionamento são fundamentais. 

Por ser algo crucial para o negócio, é preciso ter muita atenção nesta atividade.

Não à toa, muitos empresários terceirizam esse relacionamento com fornecedores. Na Guelcos, nossos profissionais assumem essa tarefa com experiência e compromisso. Que tal conhecer mais sobre nossos serviços de desenvolvimento de fornecedores?

Siga a Guelcos International nas redes sociais e fique sabendo mais sobre importações empresariais e missões para a Ásia!


Facebook


Linkedin


Instagram

Posts Relacionados

Receba o melhor conteúdo de importação da China em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

    A melhor consultoria para importar da China

    Solicite grátis ou resgate agora 1h de consultoria gratuita com nosso time!

    Desenvolvido por Agência Digitaria
    Rolar para o topo

    Menu