Frete DHL: o que é e quando utilizá-lo na importação

Frete DHL: o que é e quando utilizá-lo na importação

Quem importa da China sabe que é fundamental procurar a melhor opção de frete, inclusive cogitando o frete DHL. Mesmo assim, muitos empreendedores ficam em dúvida se o frete DHL é taxado ou se a importação DHL é um bom negócio.

Para ajudar esses empresários, respondemos às dúvidas mais frequentes sobre o DHL eCommerce e mostramos também se o frete DHL é de fato vantajoso. Confira a seguir!

1. O que é frete DHL?

Frete DHL é o frete realizado pela empresa DHL, uma courier líder no setor de logística internacional e correio expresso. Ela é uma divisão da Deutsche Post e tem sede em Bonn, Alemanha. É a grande concorrente da Fedex, uma courier norte-americana que também é muito conceituada na remessa expressa de correspondência, documentos e objetos.

Courier (do inglês express courier) ou correio expresso é um serviço postal de entregas domésticas ou internacionais de correspondência ou encomendas, respeitados os limites legais de peso, dimensão e valor. Seu grande diferencial é a agilidade.

Por isso, quando falamos em frete DHL, estamos falando em contar com uma solução privada de entrega ágil. A importação DHL pode ser utilizada, por exemplo, para trazer sua primeira amostra após escolher seu fornecedor chinês. O produto virá embalado em caixa ou envelope e chegará entre 3 a 5 dias úteis com o DHL Express.

Frete DHL

Sim, o tempo de trânsito é muito baixo nesta modalidade de frete, e este é o motivo pelo qual o frete DHL é mais alto que o dos Correios, por exemplo. A data da entrega é praticamente garantida, e o produto chegará no endereço de destino.

Isso significa também que a empresa oferece ao comprador a possibilidade de realizar os trâmites junto à autoridade aduaneira para que os produtos sejam liberados e entregues ao destinatário final. No entanto, existe um custo para isso, que pontuaremos brevemente a seguir.

DHL Global Forwarding

A DHL é uma gigante da logística internacional por motivos bastante sólidos. Um deles são suas inúmeras divisões. A DHL eCommerce, por exemplo, é especialista em logística de e-commerce, e falaremos melhor dela adiante. Mas existe também a DHL Global Forwarding.

Essa divisão é especialista em transporte internacional para empresas. É a ideal para quem deseja fazer importações para seu negócio. Eles oferecem uma ampla gama de opções de serviço e velocidades de entrega para transporte marítimo, aéreo, ferroviário (entre Ásia e Europa), e rodoviário.

Frete DHL

Além disso, possuem soluções complementares, como serviços de desembaraço aduaneiro, remessas urgentes de porta a porta, e outros serviços de logística. Caso pretenda fazer sua importação DHL, essa divisão será a responsável pelo frete.

Desembaraço aduaneiro pela DHL

A DHL, além de oferecer diversas opções de frete em suas divisões, oferece o serviço de realizar o desembaraço com despacho aduaneiro interno a um custo reduzido. No entanto, a operação é feita toda conforme a solicitação do cliente.

Esse é um problema, porque eles utilizam as informações que você preencheu nos formulários de contratação dos serviços, no AWB (Air Waybill ou Aviso de Embarque Aéreo) e os dados para o desembaraço.

Ou seja, se você se esquecer de preencher uma solicitação específica, eles seguirão as opções padrão do frete DHL, o que pode trazer problemas, como não emissão de nota fiscal de entrada ou pagamento da alíquota de 60% de imposto de importação.

O melhor a se fazer é optar por uma consultoria especializada em comércio exterior para fazer o desembaraço aduaneiro.

Ela consegue lidar com produtos em que é preciso fazer um estudo de classificação de NCM ou avaliar a necessidade de licenças especiais. Assim, realizam um acompanhamento mais profundo e seguro dos aspectos burocráticos do desembaraço.

2. Como calcular frete DHL?

Para calcular frete DHL, você deve inicialmente ter ciência sobre os custos de importação. Assim, você entenderá onde se encaixa o frete.

O que considerar ao calcular o frete DHL:

Imposto sobre Produtos Industrializados;
Seguro de Transporte Internacional;
Taxas de Armazenagem;
Imposto de Importação;
Despesas Bancárias;
Frete Internacional;
Taxas Portuárias;
Frete Interno;
PIS/Pasep;
Cofins;
ICMS.

Perceba que a DHL se enquadra no custo com frete. Ou seja, não inclui valores de impostos e taxas nos preços dos envios. Aliás, isso depende das autoridades alfandegárias do país de destino (autoridades brasileiras, no caso de importação por empresários no território nacional). 

Por isso, quando se deparar com a pergunta “frete DHL é taxado”, saiba que o custo de frete é diferente do custo com tributos e outras taxas.

Fatores que influenciam
na hora de calcular frete DHL:

País e zona de destino: a distância do destino, bem como os acordos de comercialização, influenciam no preço do frete DHL. Com essa informação, a empresa consegue preparar a documentação de saída e entrada da mercadoria estrangeira e conhecer os requisitos aduaneiros e os encargos de taxas e tributos a serem cobertos pelo remetente ou pelo destinatário.
• Peso do envio: um dos fatores que mais influencia na hora de calcular frete DHL é o peso. É preciso considerar o peso real e o peso volumétrico, pois são fundamentais para manipulação, transporte e espaço que a mercadoria ocupa nos meios de transporte.
• Tipo de serviço de envio: há empresas que podem se aproveitar de uma solução padrão que a DHL oferece, mas há empreendedores que demandam um serviço estruturado sob medida devido a tempo de entrega, tipo de mercadoria etc.

Com os dados anteriores, é possível calcular frete DHL. Mas é preciso entender o que está incluído no preço de envio. No primeiro momento, a courier oferece aconselhamento para selecionar o melhor tipo de envio para seu negócio e produto. 

Com as informações prestadas, consegue definir o tempo de trânsito e a entrega logo no início. Por fim, oferece um serviço porta-a-porta que você pode acompanhar online.

Portanto, após calcular frete DHL, saiba que tudo isso que mencionamos está incluído. Porém, é importante fazer uma última ressalva sobre a pergunta “frete DHL é taxado?”. 

Afinal, após a liberação alfandegária, dependendo do valor e do tipo de bens importados, o importador ainda poderá ter que pagar a taxa local, taxa de antecipação de tributos DHL e outras taxas regulatórias.

3. Quando vale a pena usar esse tipo de frete?

Agora você já sabe mais sobre o frete DHL international, como funciona e como calcular. Está pensando na importação DHL? É preciso saber quando vale a pena usar esse tipo de frete!

Quando você precisa de agilidade e segurança

Frete DHL

O frete DHL ou por qualquer um dos couriers é muito indicado para o empresário que precisa de agilidade e segurança com suas cargas. Em geral, vale destacar, as cargas relativamente pequenas.

Mas mesmo neste contexto, é importante considerar os custos. O custo do frete internacional, somado ao despacho pelo courier e o pagamento de tributos deve ser menor do que o custo com o frete aéreo tradicional, somado com a armazenagem da Infraero, o custo do despachante aduaneiro tradicional, o pagamento de tributos e o frete interno.

É fundamental pegar cotações e comparar as opções para saber se o custo-benefício é interessante. Nem sempre valerá a pena, mesmo que haja demanda por agilidade e segurança.

Quando você se junta com outras empresas

Para diminuir os custos com o frete DHL, o importador pode se juntar a outros empresários para conseguir melhores condições. 

Quando se faz a simulação pela página da empresa, você terá o valor comum, cobrado naquela condição. Mas é interessante acionar a empresa para explicar a situação.

O mesmo acontece quando os clientes são grandes lojas ou redirecionadores de encomendas. Por isso, junte-se a “grupos” que conseguem obter maiores descontos.

4. Você conhece a DHL e-commerce?

A DHL eCommerce é a divisão da DHL especialista em logística de e-commerce. Ela oferece soluções de coleta, entrega e devolução para clientes corporativos, além de serviços de atendimento de pedidos e logística de e-commerce em determinados mercados (Américas, da Ásia-Pacífico e Oriente Médio/África). No entanto, eles não estão presentes no Brasil, por enquanto.

Por ser um serviço de remessa global, diferentes importadores podem se aproveitar desse serviço. No entanto, a DHL eCommerce destina-se apenas a embarcadores que trabalham com altos volumes.

Isso significa que sua empresa deve atender aos requisitos mínimos de volumetria de remessa:

50 itens por dia para serviços de remessa internacional;
100 itens por dia para serviços de remessa doméstica.

Caso a empresa atenda aos requisitos, a DHL ecommerce oferece uma gama de ferramentas e serviços de remessa de mercadorias. Conheça quais são eles:

• Opções de envio internacional: transporte transfronteiriço acessível, com devoluções, escolha de nível de serviço e recursos, desembaraço aduaneiro B2C, entregas e devoluções do início ao fim do trajeto, rede de locais de entrega e retirada, rede global de Fulfillment, e Fulfillment B2C e B2B.
Integração com seus outros serviços: rastreamento integrado do início ao fim e outras opções de integração, como APIs, portais web, principais marketplaces, plataformas de e-commerce.
Opções de entrega: conexão com redes domésticas de entrega, pagamento na entrega, múltiplas opções de entrega em 6 dias por semana, e opção de entrega sustentável.

Remessa internacional ou doméstica

A DHL ecommerce divide seus serviços em internacional e doméstica, o que interfere no preço e na logística. Em geral, o transporte internacional apresenta mais taxas do que o transporte doméstico, além de encarecer a importação.

Vale destacar também que os preços variam conforme o tipo de pacote, como ocorre com qualquer operador logístico. Tamanho e peso do bem, e distância do destino são considerados na formação do preço. 

Frete DHL

Para ter o custo certo de envio das encomendas pela DHL ecommerce, é preciso solicitar uma cotação com o time comercial da DHL.

Nas remessas internacionais, o software ICart ajuda a facilitar as despesas. É uma ferramenta que, via APIs, se integra ao carrinho de compras da plataforma virtual da empresa. 

Assim, simplifica os cálculos de remessa. É possível fornecer aos clientes o custo total da entrega na moeda local, já incluindo despesas de impostos, taxas e custos de envio.

Nas remessas domésticas, a DHL ecommerce faz parceria com serviços postais locais. Nos Estados Unidos, que é um dos locais de operação da empresa, a parceria se dá com o USPS – Serviço Postal dos Estados Unidos. Enquanto a DHL gerencia a coleta e faz a classificação inicial dos pacotes, o USPS lida com a coleta final de entrega e de retorno.

Também nas remessas domésticas é preciso entrar em contato com um representante comercial para obter a cotação.

Frete DHL

O frete DHL é uma opção que deve ser considerada por quem precisa de agilidade e segurança na importação. 

No entanto, é fundamental fazer um estudo de viabilidade de importação utilizando esse frete, porque pode ser mais vantajoso contratar o frete tradicional para realizar a operação.

É importante destacar também que a empresa oferta outros serviços, como o desembaraço aduaneiro, mas não é uma expert no assunto.

Para saber se o frete DHL vale a pena realmente, é melhor procurar auxílio de especialistas na importação. Uma consultoria de comércio exterior, como a Guelcos, consegue avaliar todo o processo do início ao fim, inclusive a hora da escolha do melhor frete. 

Com esse amparo, é possível realizar uma importação ágil, segura e dentro de todas as normas exigidas pela legislação brasileira. Veja como fazer sua importação com a Guelcos!

Leia mais sobre como importar da China


Posts Relacionados

Receba o melhor conteúdo de importação da China em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado


    A melhor consultoria para importar da China

    Solicite grátis ou resgate agora 1h de consultoria gratuita com nosso time!

    Desenvolvido por Agência Digitaria
    Rolar para o topo

    Menu