As roupas da China são mundialmente conhecidos pelos preços baixos. No setor de vestuário, não é diferente: as roupas atraem muitos empresários que desejam revendê-las no mercado brasileiro.
E as vantagens de importar roupas da China são oferecidas tanto para os empresários quanto para os clientes, que podem confiar na qualidade dos produtos.
Neste artigo, a Guelcos te explica tudo sobre como são as roupas da China e como importa-las para o Brasil.
Acompanhe até o final e aprenda tudo sobre a importação de roupas!
O que você verá nesse texto:
1. Como são as roupas da China?
2. Como personalizar roupas na China?
3. Como comprar roupa na China?
4. Etapas para importar roupa da China
5. Passo a passo para montar sua marca própria
6. Como acessar os fornecedores chineses com estoque no Brasil?
Como são as roupas da China?
Os produtos chineses no geral têm melhorado de qualidade a cada ano, principalmente pelos processos mais automatizados de produção.
Assim, a qualidade das roupas da China hoje em dia é excelente para você que quer revender os produtos no Brasil.
Além disso, os chineses oferecem baixos custos e têm experiência com personalização de produtos.
Por isso, criamos uma lista com as principais vantagens de comprar roupas da China.
Confira tudo!
1 – Baixo custo: qual o imposto de importação de roupas?
Os custos de produção de bens na China foram impactados por fatores de mercado como a competição com a Indonésia e a Índia, por exemplo. O imposto da importação de roupas consistem em 60% do valor total do produto, somando o custo do ICMS e do frete.
Apesar disso, o valor dos produtos chineses se mantém atraente para o mercado brasileiro.
Isso acontece principalmente porque a importação da China ainda é mais barata do que as compras feitas no próprio mercado interno ou em países próximos do Brasil.
A competitividade dos preços chineses sobrevive mesmo com choques na economia mundial, sem repassar novos custos para os clientes, já que a China investe em práticas como robotização e automação de processos industriais, o que barateia a produção.
2 – Melhores condições de pagamento
Além do custo competitivo de produção, o mercado chinês oferece melhores condições de pagamento.
Muitos fabricantes da China estabelecem longos prazos de pagamento e isso acontece porque o mercado tem uma capacidade financeira significativa.
Eles conseguem essas condições devido à entrada constante de investimentos e divisas internacionais no país.
Dessa forma, é possível negociar formas mais flexíveis de compras de roupas da China.
3 – Fornecimento eficiente
Quem quer fazer importação de roupas da China precisa saber que essa é uma forma de adquirir produtos de um fornecedor com uma capacidade grande de atender às demandas presentes e futuras, pois os fabricantes chineses operam com grandes quantidades de itens.
Ou seja, investir no mercado chinês de roupas é ter uma garantia de produtos disponíveis em grandes quantidades e variedade para revender no Brasil.
Como personalizar roupas na China?
Os fornecedores chineses possuem facilidade de se adequar à personalização dos produtos para atender as demandas dos clientes.
Isso acontece principalmente porque muitos fabricantes já têm experiência com esse tipo de negócio e não querem perder suas vendas.
Por isso, importar roupas da China permite uma maior possibilidade de personalização dos produtos, seja através de uma embalagem customizada seja com a adição da logomarca do seu negócio.
Claro, essa personalização pode ter um custo adicional. Mas é um investimento que pode compensar para o seu negócio atingir um público maior e firmar parcerias de longo prazo com os fornecedores.
Como comprar roupa na China?
A China tem mantido seu longo posto de maior potência industrial do mundo, em termos de comércio exterior.
Esse é um mercado em ascensão, mesmo com diversas crises mundiais. Por isso, o país é conhecido como a “fábrica do mundo”, ideal para quem quer investir em produtos para revenda.
Se você quer saber como comprar roupas da China, saiba que existem 2 opções: diretamente de fornecedores do país ou em sites chineses.
Vamos agora conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.
1 – Comprar direto da China
Essa é a opção é a mais interessante para quem desejar apostar no mercado internacional e importar.
Vantagens
-
Como o processo de negociação é feito diretamente com o fabricante, existe uma maior possibilidade de redução dos custos da compra;
-
O contato direto com os fornecedores evita mal entendidos e falhas de comunicação, principalmente relacionados às informações técnicas dos produtos;
-
O importador pode sentir mais confiança no processo de compra por conhecer o fabricante e ter acesso ao seu histórico de vendas;
-
É mais rápido, dessa forma, resolver problemas de envio ou sobre a qualidade e os prazos de entrega dos produtos;
Desvantagens
É necessário que você tenha uma previsibilidade de estoque no seu negócio, o que pode ser desafiador para quem está começando no ramo de importação;
Muitos fornecedores possuem uma linha de produtos limitada, o que não garante uma variedade de itens para os compradores, que precisam procurar diversos contatos para montar um bom mostruário;
Existe maior propensão a problemas com a carga porque nem todos os fabricantes têm licença ou experiência para atuar nos aeroportos ou portos. Dessa forma, o importador terá que saber todos os trâmites burocráticos para resolver qualquer eventual questão;
Se o seu negócio está começando agora, pode encontrar problemas com fornecedores que exigem uma quantidade elevada de produtos comprados. Nesses casos, micro e pequenas empresas podem encontrar problemas para conseguir o número de itens desejados.
2- Comprar em sites chineses
Essa é opção é válida somente para pessoa física!
Vantagens
-
Existem muitos sites chineses que oferecem peças de roupas para importação. Isso garante uma diversidade de opções para atender diferentes gostos, tamanhos e tipos.
-
Nesse modelo de compra, é mais fácil descobrir as informações dos fornecedores e o histórico de venda. Assim, diminui o risco de firmar parcerias com fabricantes que não cumprem o prometido ou que têm produtos ruins.
-
As compras oferecem maior conveniência, porque podem ser feitas a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso também permite a renovação do estoque mais rapidamente.
-
O e-commerce de roupas chinesas geralmente oferece várias formas de pagamento, não só facilitadas como também seguras. É comum encontrar os principais cartões de crédito, boas opções de parcelamento e até descontos com determinadas condições.
Desvantagens
-
Uma das principais desvantagens de comprar roupas em sites chineses é a falta de contato com os fornecedores. Isso impossibilita a negociação e o esclarecimento de dúvidas;
-
Além de todos os processos burocráticos, comprar roupas chinesas online exige atenção para a possibilidade de existirem sites falsos. Também há fornecedores que não cumprem o prometido. Nesses casos, atente-se às formas de pagamento e procure boas referências.
Etapas para importar roupa da China
Qualquer tipo de importação da China passa por algumas etapas importantes.
Antes de procurar fornecedores de roupas da China, por exemplo, faça um planejamento estratégico, saiba o que quer comprar e o público que a sua marca deseja atingir.
Como o número de fornecedores chineses é grande, não ter um objetivo bem definido e claro pode ser confuso.
Além disso, é imprescindível que você fique de olho e confira cada passo para evitar qualquer empecilho na hora de importar roupas da China.
Confira as etapas básicas de importação da China:
-
Legalização da empresa: a empresa deve ter a atividade de importação e exportação no objeto social;
-
Habilitação no Siscomex: o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é um instrumento administrativo que articula atividades de acompanhamento, registro e controle de operações no comércio exterior;
-
Procura de fornecedores: fechar parcerias de qualidade com fornecedores estrangeiros é uma etapa importante para quem quer ter sucesso nos negócios a longo prazo;
-
Pedido de cotação: quem quer importar roupa da China deve fazer um pedido de cotação ao fornecedor e definir a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para ter o tratamento tributário e administrativo;
-
Elaboração da planilha de custos: ter uma planilha organizada com todos os custos de cada processo de importação permite verificar a viabilidade econômica da operação;
-
Negociação com fornecedores: nesta etapa, são estabelecidas todas as condições da operação;
-
Organize os documentos: ter todos os documentos em mãos evita dor de cabeça no momento da liberação da mercadoria no despacho aduaneiro.
Bom, agora que você sabe o processo básico, saiba que sua empresa tem, ainda, 3 opções de tipos de importação da China.
-
Dropshipping: essa possibilidade diz respeito à revenda sem estoque. Ou seja, é a escolha de um parceiro que fornece os produtos somente após eles serem vendidos. Essa opção é vantajosa para os revendedores brasileiros que não querem ter um estoque e que desejam importar roupas da China no atacado;
-
Trading: nesta opção, empresas terceirizadas são contactadas e ficam encarregadas de todo o processo de importação e transporte. Ou seja, são elas que acompanham a compra desde o início até a entrega;
-
Direto da fábrica: apesar de essa ser uma opção mais econômica, você fica responsável por todas as etapas da importação da China.
Passo a passo para montar sua marca própria importando da China
Na Guelcos fizemos um página que te ajuda a importar roupas de sua marca própria da China. Temos uma consultoria internacional para procurar fornecedores chineses.
-
O primeiro passo é entrar em contato com um dos nossos profissionais para encontrar os produtos que você necessita na China. Temos uma base em Hong Kong, estamos localizados em uma posição estratégica para cuidar de perto da sua mercadoria.
-
O segundo passo é manter-se em contato com tipo de processo de importação e exportação da Guelcos. Exemplo, coordenamos todas as ações e as documentações que você precisará durante o processo de importação da China.
-
O terceiro passo é receber seus produtos no Brasil, com seu logo, design e embalagem escolhida com ajuda de nossos profissionais. Fique tranquilo, você pode personalizar seu produto e investir na sua própria marca direto Brasil.
Como acessar os fornecedores chineses com estoque no Brasil?
Você sabia que existem fornecedores chineses no Brasil?
Se você quer entrar em contato com fornecedores chineses com estoque de roupas no nosso país, uma das opções é participar de feiras de comércio atacadista da China.
Nos estandes de venda, você pode conversar diretamente com os fornecedores ou donos de fábricas que tiverem os produtos que interessam ao seu negócio.
É comum que o fornecedor chinês que trabalha no Brasil tenha um site ou uma plataforma de divulgação de produtos, e isso barateia os itens sem decair a qualidade.
Além dessa opção, você também pode apostar em empresas de consultoria, como a Guelcos. Elas podem te ajudar a estabelecer um contato mais facilitado com os fornecedores chineses com estoque no Brasil.
Compensa importar da China com marca própria?
Se você está investindo em importação de roupas da China e quer saber se é possível acrescentar a sua própria marca nos itens, saiba que sim, você pode fazer isso!
A maioria das fábricas chinesas está acostumada a produzir mercadorias com as marcas dos clientes.
No entanto, é possível que os fornecedores peçam que o seu projeto seja simples, com alterações apenas na logomarca, e não no produto, por exemplo.
O fato é que algumas fábricas da China cobram uma quantia a mais por isso, enquanto o valor permanece o mesmo em outros fornecedores.
Alguns empresários fazem esse tipo de compra, com alteração da logo, em testes de produtos. É uma boa tática se você está começando no ramo de importação e quer saber se o seu fornecedor tem bons produtos.
Se você ainda está se perguntando se compensa importar da China com marca própria, nossa dica é: invista na sua empresa.
Criar uma identidade para a sua marca, mesmo com custo adicional, é também investir no sucesso do seu negócio.
Importar um produto com a cara da sua empresa fará com que o cliente se aproxime da marca, fazendo uma associação mais fácil.
Como funciona o tamanho das roupas chinesas?
O primeiro passo para fazer compras e importar roupas da China é consultar a confiabilidade do fornecedor.
Os preços são bastante atrativos, mas você precisa estar atento a questões como avaliações de outros empresários, certificações de segurança e disponibilidade de formas de contato em casos de dúvidas ou reclamações, por exemplo.
Porém, se você já percebeu as enormes vantagens de importar roupas da China e quer dar o próximo passo, fique de olho nos tamanhos das peças para que a experiência não seja frustrante tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes.
A maioria dos fornecedores oferecem uma tabela com as referências das medidas em inglês. Então, é comum que você veja as traduções assim:
-
Bust: busto;
-
Waist: cintura;
-
Shoulder: ombro;
-
Thigh: coxa;
-
Lenght: comprimento;
-
Hip: quadril.
Além disso, a tabela de cada peça de roupa escolhida tem variações entre S (Small), ou seja, (pequeno) e XXXL (extra large, ou, em português, extra grande).
Os tamanhos de roupas asiáticas são costumeiramente de uma a duas medidas menores do que os padrões americanos e europeus, então atenção!
>>> Conversor de tamanhos da China <<<<<<
Atenção cuidado na hora de importar produtos de moda!
Lembre-se a moda é cíclica, por isso, na hora de importar produtos tome cuidado com a sazonalidade do mercado. Tente antecipar as tendências e coleções de roupas nas suas compras e importações, afinal elas podem demorar para chegar e você perder o time de venda.
Existem cobrança de taxas de importação, por isso compare frete e taxas antes de comprar para ver se realmente vale a pena. Na maioria das vezes, saí mais barato importar com a ajuda de uma consultoria.
Evite dores de cabeça, como:
-
Comprar empresas sem registro na Siscomex para importar roupas, isso é ilegal.
-
Cuidado com o tamanho das roupas da china, converta polegadas em centímetros para fazer a compra certa dos tamanhos.
-
Não se esqueça de planejar suas ações de vendas para mercadoria importada.
Conclusão
O ramo de importação de roupas da China está em franca ascensão. E os produtos chineses oferecem diversas vantagens, como preços reduzidos, boa qualidade e grande variedade.
Neste artigo, vimos quais são as principais etapas de importação de roupas da China, quais são as formas de compra e, ainda, maneiras de calcular os tamanhos dos itens a serem revendidos.
Se você quer saber mais sobre o assunto de importação da China, acesse o site da Guelcos e confira todas as dicas para fazer transações seguras e de sucesso para o seu negócio.
Siga a Guelcos nas redes sociais!