O Governo chinês emitiu neste sábado, 25 de Abril de 2020, novas diretrizes para a exportação de máscaras e outros produtos da China usados para o combate do coronavírus. Por se tratar de uma questão emergencial, a Guelcos está disponibilizando as informações para as suas importações de produtos hospitalares não ficar retida da alfândega chinesa.
Leia até o final para entender como não deixar seus produtos retidos na alfândega e aprenda tudo sobre produtos relacionados ao COVID-19!
Motivo da mudança
Sem dúvidas nenhuma, a China é a maior fornecedora dos materiais básicos de combate ao coronavírus para todos os países (veja mais aqui), porém diversas questões estavam sendo levantadas em relação a qualidade dos produtos e muitas fábricas funcionando sem registro de fabricação e exportação dos produtos.
Para ter uma ideia da dimensão, a China está produzindo uma média de 100 milhões de máscaras por dia após o COVID-19, enquanto antes da pandemia estava fabricando 20 milhões.
O objetivo do Governo Central da China é padronizar a exportação dos produtos e não deixar que fábricas sem registros enviem produtos de má qualidade para os clientes.
Checklist de recomendações antes de importar
Embalagem
Nome da Fábrica deve ser mostrado no produto, caixa ou no certificado.
Produto deve ter embalagem apropriada, com informação na caixa que é de uso civil ou médico e certificado de qualidade de acordo com padrão nacional.
O Shipping Marks também deve seguir normas conforme imagem abaixo e quem deve garantir que tudo esteja correto é o seu fornecedor e agente de cargas na China.
Declarações e Documentação
É necessário que o importador assine a declaração conjunta de exportação e importação confirmando que o produto segue os padrões de qualidade da China e do país importador.
Apenas a cópia digital é suficiente e são fornecidas pelo seu fornecedor, no caso o exportador.
Certificados e Etiquetas
Deve constar nos produtos o certificado de qualidade (com carimbo) no produto ou embalagem.
O certificado de qualidade deve estar dentro do padrão nacional, o que significa estar de acordo com a certificação chinesa e contendo:
1) número do certificado GB/T XXXXX
O número do certificado GB (Guobiao standards) é obrigatório e emitido pelo departamento do governo chinês responsável pela padronização de produtos em geral.
Consulte se o seu fornecedor possui esse registro através do link: https://www.gbstandards.org/
2) Número do lote
3) Nome da fábrica
4) Endereço
5) Data de produção e prazo de validade
Tipo de Uso
Máscaras de uso civil não pode ter na embalagem a palavra “Para uso Médico”. Desta forma, o certificado do produto deve estar de acordo também com o uso específico dele.
Inspeção pré-embarque (Test Report)
É obrigatório o TEST REPORT do produto de uso médico hospitalar e relacionados a saúde.
Informações de matéria-prima utilizada devem acompanhar as informações dos produtos
Páginas de exemplo de um test report emitido por empresa credenciada
Conclusão
Estamos avaliando as mudanças que a China está fazendo nos tratamentos administrativos para padronizar os produtos dos fornecedores. É importante estar ciente das novas exigências que estão surgindo porque muitas delas vão ficar e serão incorporadas a nossos processo alfandegários na China. Certifique-se que seu fornecedor e agente na China estejam atualizados das medidas para não acarretar erros e dores de cabeça com a sua importação!