A câmara de comércio Brasil China é uma entidade configurada como sociedade civil e sem fins lucrativos, que tem por objetivo movimentar o mercado dos países que fazem parte dessa sociedade.
A câmara de comércio Brasil China possui o intuito de intensificar o comércio bilateral, pronunciando quais são as empresas que possuem o interesse em intercâmbio comercial.
São diversos os serviços oferecidos através dessas sociedades, não se limitando aos âmbitos comerciais. Há uma troca de cultura, envolvendo elaboração de eventos e semelhantes (em ambos os países).
Para que serve a Câmara De Comércio Brasil China?
Falar de exportação ou importação para a China já se tornou rotina entre empresários brasileiros por dois motivos principais.
O primeiro é que o país asiático se tornou parceiro comercial do Brasil em 1993, o que facilita muito o desenvolvimento de negócios.
Além disso, acordos entre os governos para investimentos em vários setores como planejamento, infraestrutura e transporte, facilitam as relações e reforçam os sistemas econômicos nos dois lados.
O outro fator, é o crescimento da economia chinesa. De simples camponeses, os chineses se solidificaram como potência mundial em poucos anos com números econômicos assustadores.
Assim, a corrente de comércio entre os dois países se tornou vantajosa para os dois lados, tanto para exportação quanto para importação.
Portanto, está mais do que claro que a oportunidade nesse mercado está consolidada e, cada vez mais, promissora.
Nesse contexto, para que realmente se desenvolva uma câmara de comércio é fundamental que ambos os envolvidos tenham as informações necessárias sobre o outro país para que seja criada uma relação de confiabilidade.
Mas, no final das contas, quais são os efeitos dessa sociedade na população? A câmara de comércio Brasil China busca novas oportunidades para os empresários de ambos os países, facilitando o comércio e, consequentemente, movimentando o mercado interno e externo.
Além de abrir portas, o intuito também é facilitar todas as transações. No caso do Brasil e da China, por exemplo, a importação segue diversos passos burocráticos (envolvendo documentações e tributações), mas você pode contar com a Câmara do Comércio para realizá-las.
A História da câmara de comércio Brasil China
A Câmara de comércio e indústria entre o Brasil e a China (CCIBC) foi fundada em 1986, na cidade São Paulo, capital do estado. A sociedade tomou forma devido o pedido do Sr. Wu Xueqian, que, na época, era o ex-vice primeiro ministro da China.
A CCIBC é a única câmara de comércio Brasil China que é, de fato, legítima de acordo com o Conselho Chinês, pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Dentre tudo o que já foi citado como função, objetivos e metas de uma câmara de comércio e indústria (entre quaisquer países), a relação entre o Brasil e a China dá total suporte em questões muito importantes, como:
– Informar e estabelecer passo a passo para as empresas da China e do Brasil sobre como conduzir as negociações e sobre como lidar com as legislações e normas (tudo isso entrando em acordo com o que é estipulado por cada país)
– Responsável pela emissão dos Certificados de Origem de mercadorias para exportação (fundamental para o processo de compra e venda).
– Receber delegações chinesas.
– Organizar delegações brasileiras à China.
– Conduzir encontros entre delegações do Brasil e da China.
– Realizar seminários.
– Realizar feiras.
– Objetiva estreitar ainda mais os laços e a confiabilidade entre o Brasil e a China, de forma amigável e benéfica.
– Promover e apresentar novas oportunidades de negócios para ambos os países e empreendedores.
Quantas câmaras de comércio Brasil China existem no país?
Atualmente existem cinco câmaras no país. São elas:
- Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCB)
- Câmara de Comércio Brasil-China
- Câmara de Comércio e Indústria Brasil –China
- Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China –ES
- Câmara de Comércio e Indústria Brasil –China na Paraíba
Algumas delas terceirizam parte dos serviços para outras empresas, como a Guelcos. A Guelcos é uma consultoria de negócios internacionais com ênfase no mercado chinês localizada em Hong Kong e renomada no ramo.
Como escolher e avaliar uma câmara de comércio?
As câmaras de comércio podem ser avaliadas aproximadamente da mesma forma que uma empresa de importação (saiba mais aqui).
Sem o auxílio de uma empresa de qualidade, você tem maiores chances de enfrentar situações de risco que podem acarretar em prejuízos ou danos à sua reputação no mercado internacional. Para escolher bem uma câmara de comércio Brasil China esteja atento a alguns pontos importantes, como:
Parceiros Globais
Analise bem ao escolher uma câmara de comércio Brasil China e verifique as conexões e contatos que ela possui com o local desejado. Ao ter como parceira uma câmara que possui uma sólida rede de contatos fica mais fácil conseguir o apoio necessário para suas demandas internacionais.
Infraestrutura
Ainda mais importante do que encontrar um parceiro com conexões, é ter uma câmara de comércio que possui infraestrutura de qualidade no país para o qual você precisa importar ou exportar.
Afinal, não há nada melhor do que contar com a assistência de uma equipe que entende profundamente sobre a cultura e os regulamentos de transporte na área em que você está interessado em conduzir negócios.
Isso lhe dará a garantia de que seu parceiro tem toda a experiência na condução de operações naquela região, sabendo qual a melhor maneira de executar sua operação e como lidar com toda a documentação adequadamente.
No período recente, a China tem-se destacado internacionalmente pela abundância de sua economia e pela invasão de seus produtos no mundo inteiro. Enquanto a Europa, o Japão e os Estados Unidos enfrentam inúmeros percalços, a China mantém-se puxando o crescimento mundial.
O futuro econômico do Brasil será sem dúvida alguma influenciado pela dinâmica chinesa e por isso, é importante para qualquer segmento da indústria, entender sobre o papel da câmara de comércio Brasil China.