Há quase um século, o mercado formado por empresas varejistas e de consumo voltou sua atenção para os Estados Unidos e a Europa em busca das novas tendências do varejo.
Porém, nos últimos meses, por conta da pandemia pelo novo coronavírus, os hábitos de consumo ao redor do mundo mudaram, e as novas tendências de varejo voltaram-se para o Oriente.
De tecnologias inovadoras aos novos canais de vendas, o varejo tem se renovado a cada ano. E para se manter competitivo no mercado de importação, acompanhar as tendências do varejo na China é essencial.
Por conta das restrições impostas pelo isolamento social, as vendas on-line dispararam, o que fez com que o processo de migração de compras em lojas físicas para o e-commerce avançasse cinco anos ou mais, em poucos meses.
O que isso quer dizer? Se antes o consumidor preferia ir até as lojas pessoalmente para conferir a qualidade dos produtos antes de adquiri-los, hoje, a internet oferece todas as ferramentas necessárias para que este tipo de compra seja realizada on-line, com muito mais conforto, rapidez e segurança.
Então, ficar atento ao surgimento de novas tendências do varejo pode ser uma estratégia interessante para o seu negócio lucrar e render muito mais ao olhar na direção onde sopram os bons ventos da mudança.
Entenda melhor como acompanhar essas tendências e novidades, quais são as principais mudanças no varejo e muito mais. Confira abaixo.
Neste post você verá:
O conceito de Novo Varejo, apresentado por Jack Ma em 2016, fundador de um dos maiores sites para compra do mundo, o Alibaba, já previa que a tendência seria certeira. E, a China, cresceu ainda mais e se tornou líder em comércio eletrônico e varejo, tornando-se o palco principal desta mudança.
O país tem introduzido cada vez mais o modelo digital de consumo em comércios que, normalmente, exigiam que o consumidor estivesse presencialmente na hora da compra, como mercados, mercearias, shoppings e lojas de conveniência.
Para além disto, este tipo de estabelecimento está integrando métodos digitais de pagamento e self checkout, ou seja, um modelo onde o consumidor realiza o auto atendimento, registrando as compras, pagando-as e empacotando-as.
Então, vemos que as novas tendências na área de consumo estão surgindo em todos os lugares, com experiências focadas no consumidor on e off-line.
No ambiente digital, a convergência dos modelos de consumo on-line e off-line e novas tendências significa o sucesso para Ma, líder do Alibaba. Deixando de ser apenas uma questão de canais onde os consumidores podem encontrar o que desejam, mas sim uma jornada de compra positiva completa.
O foco não está apenas na venda, mas em proporcionar uma experiência boa que faça com que o cliente volte sempre.
Por anos a fio, as operações envolvidas em redes físicas e digitais de vendas eram administradas por empresas distintas. Este tipo de administração tinha as áreas relacionadas aos dados dos clientes, como relacionamento com cliente, programas de fidelidade, logística e transações em lugares diferentes.
Então, o verdadeiro desafio foi encontrar uma forma de interpretar a jornada de compra destes consumidores e criar uma experiência integrada, que alcance o cliente em todos os canais, com ofertas personalizadas e mais facilidade na hora de “fechar o carrinho”.
Portanto, no Novo Varejo, os consumidores não enxergam mais canais de compra separadamente e, sim, utilizarão todos os recursos disponíveis para fins diferentes: pesquisar produtos, comparar, comprar com um clique, entrega em casa ou retirada e se a experiência de atendimento ao cliente é positiva.
Transformando o que antes seria uma transação comum em uma experiência de varejo interativa, segura, conveniente e positiva, utilizando o poder e a interpretação de dados sobre a jornada específica de cada consumidor.
Um dos principais objetivos do Novo Varejo e tendências de varejo na China é fazer com que sua marca interaja com os consumidores, fidelizando os novos clientes e garantindo um relacionamento mais próximo e profundo com seus clientes.
O novo modelo de comércio é um sucesso tão grande na China que, no Brasil, grandes redes varejistas também estão seguindo as tendências do mercado chinês.
Ou seja, unificando os canais on e off-line e aumentando exponencialmente seu faturamento, expandindo seus negócios e lucrando muito mais.
Estimular consumidores e gerar mais vendas é o objetivo final do Novo Varejo, criando estratégias para captar mais clientes e, ainda assim, ter canais de contato que individualizam as experiências e aproximam a marca do seu público, como marcar a presença nas redes sociais e ampliar o contato com os clientes através de aplicativos de mensagem instantânea.
Vale lembrar que no Novo Varejo, as pessoas não são vistas como meros consumidores. Grandes marcas enxergam seus clientes como um tipo de influenciadores e coprodutores.
Se antigamente era possível identificar seu público-alvo com insights limitados, agora, uma marca que possua um perfil dinâmico e uma boa presença digital encontra formas de identificar potenciais consumidores, suprindo suas necessidades e transformando outros consumidores em tipos de “embaixadores” que podem, efetivamente, co-criar com a marca.
Este tipo de comportamento também é gerado a partir dos produtos, estes que também estão evoluindo de necessidades / commodities, para se tornarem parte do processo de compra e uma experiência dentro do consumo integrado entre canais.
3 dicas de importação para o Varejo
Confira nossas soluções de importação para quem trabalha no setor do varejista
Se o antigo modelo de negócios estava focado em atender uma demanda em massa e garantir a entrega de artigos, o Novo Varejo integra os produtos a experiência do cliente – o que não significa apenas comprar, mas também fazer com que ele saiba tudo sobre o produto a partir da pesquisa nos canais da marca, depois utilizando-o e, por fim, a recomendando-o para outros usuários.
Acompanhar as novas tendências do varejo na China geram insights sobre a experiência do consumidor omnicanal. Isto é, um espaço onde ele pode fazer compras, enquanto aproveita o conteúdo oferecido pela marca ou navegando pelas redes sociais.
Essa experiência totalmente integrada em e-commerce entre os canais da marca criam oportunidades que quebram as restrições de tempo e localização.
Não há fórmula mágica. A inovação no setor varejista precisa andar lado a lado com as inovações tecnológicas. Soluções, ferramentas e novas tecnologias são aliadas na hora de estruturar seu negócio, otimizar os processos logísticos, estreitar o relacionamento com o consumidor e interpretar os dados fornecidos pelos seus clientes. Então, antes de tudo, seu negócio precisa estar totalmente integrado ao ambiente digital.
Como a experiência positiva é parte essencial da jornada do consumidor, é preciso ficar atento ao que grandes redes varejistas estão aplicando aos seus negócios. Portanto, além de oferecer o “pacote completo” da customer experience, estar aberto a novas ideias inspirando-se em estratégias que dão resultado, faz sentido.
Conheça o seu público-alvo. Conheça os clientes em potencial. Faça leads virarem consumidores fiéis. Para isso, utilizar uma comunicação que atinja tanto o seu público quanto os clientes em potencial é fundamental.
Analise os dados fornecidos, entenda quais são as preferências de quem quer comprar e personalize a experiência do consumidor com base nisso.
Lembrando que os dados são mutáveis pois estamos falando de pessoas, mas, com a interpretação correta, auxiliam -e muito!, no crescimento da sua empresa.
Ao seguir essas dicas, mantendo a mente aberta para as novidades do comércio e do Novo Varejo, sua empresa estará pronta para acompanhar as tendências e adaptar-se como for necessário para aplicar os novos hábitos ao cotidiano da sua empresa.
Lembrando que importar da China, país que tem ditado essas tendências para o resto do mundo, é um ótimo negócio.
3. Tendências do varejo em e-commerce na China para você ficar de olho
Se você quiser que sua empresa cresça, acompanhar as tendências do varejo no e-commerce na China é o primeiro passo para aplicar modelos de sucesso aos seus negócios. Confira abaixo algumas dicas de vendas no varejo da China para se inspirar e aplicar no seu negócio.
10 tendências do e-commerce chinês
para ficar de olho em 2021:
• Lives nas redes sociais: apostar em lives nas redes sociais e streaming com review de produtos é uma estratégia efetiva para o canal de vendas.
• Produção de drops de conteúdo audiovisual sobre os produtos: a criação de vídeos curtos com informações rápidas e objetivas sobre os produtos possuem um grande poder no marketing de compartilhamento e propaganda boca a boca entre os usuários.
• Inteligência artificial e atendimento humanizado: ninguém gosta de sentir que está falando com um robô ao fazer suas compras em seu site favorito. Faz parte da experiência do consumidor o atendimento ao cliente humanizado, mesmo quando realizado por chatbots.
• Manufatura inteligente atrai consumidores em busca de produtos personalizados: o modelo C2M ocorre quando os consumidores conectam-se diretamente aos fabricantes para comprar um produto. Então, apostar em uma manufatura mais prática e inteligente pode atrair ainda mais clientes.
• Fique atento ao comércio de luxo: apesar de não ser uma área de interesse para o público geral, o comércio de luxo não para de crescer e, conferir os produtos oferecidos ao público mais segmentado, pode ser uma boa para a sua empresa.
• O show não pode parar: se hoje o ato de comprar faz parte de uma experiência, grandes redes varejistas começaram a promover festivais de compra com atrações reais e benefícios válidos por um curto período de tempo, como cupons de desconto, frete grátis e cashback na compra de produtos específicos.
• A compra em conjunto veio para ficar: a ação de comprar produtos em grande quantidade em conjunto com o objetivo de reduzir custos de frete ganha mais força com o passar do tempo. Comunicar-se com o público-alvo é essencial.
• O avanço da tecnologia é a chave: lembre-se sempre que as inovações tecnológicas irão melhorar sempre as plataformas de e-commerce, influenciando positivamente ainda mais a experiência geral do consumidor.
• Sistema de entregas ainda mais ágil: o tópico “tempo estimado de entrega” pode ser decisivo para um consumidor fechar uma compra, por isso, muitas empresas de e-commerce estão investindo no planejamento otimizado de entregas.
• O Novo Varejo está on-line! – e off também: a integração entre o ambiente digital e físico é essencial. Nesta nova tendência de comércio varejista, os canais não competem entre si, e, sim, complementam-se.
4. O que esperar do mercado varejista no pós-pandemia
Mesmo em um mundo vacinado e protegido contra a Covid-19, alguns hábitos já deram indícios de que vieram para ficar. O e-commerce cresceu e, com isso, o ambiente digital tornou-se o principal local de encontro entre lojas e consumidores.
Por exemplo, a cultura do “Peça hoje, receba amanhã.” continuará forte entre os usuários, além dos métodos contactless para entrega e pagamentos.
Com toda a situação de saúde pela qual nosso planeta enfrenta com a pandemia, as pessoas também começaram a olhar para um estilo de vida mais saudável.
Apostando em uma alimentação mais saudável, proporcionada, também, pelo comércio alimentício que atendeu às demandas deste mercado, transformando seu controle de qualidade com práticas mais rigorosas.
As lojas que comercializam artigos para exercícios físicos em casa também tornaram-se alvo dos consumidores.
A preferência entre o comércio local e incentivo a pequenos negócios também farão parte da pauta dos antigos e novos consumidores.
Para fazer com que este tipo de comércio continuasse existindo, apesar das dificuldades impostas pelas medidas de segurança e isolamento social, as pessoas deixaram de comprar em grandes centros comerciais e focaram no apoio aos comerciantes locais. Após a pandemia, a prática tende a continuar.
Conforme o Novo Varejo se desenvolve e cria raízes, as marcas que prosperam reconhecerão que as mudanças que fazem hoje, com os novos recursos que desenvolvem e os modelos operacionais que idealizam, não necessariamente poderá ajudá-las nos próximos anos.
O Novo Varejo é uma tendência que direciona o mercado, mas exige que as empresas se reinventem sempre para novos desafios e adversidades, formatos emergentes e o fluxo constante de novas ideias que irão influenciar as práticas do varejo do futuro.
E, se você precisar de uma força para começar a importar da China, contar com uma consultoria de comércio exterior é a melhor solução. Para uma negociação prática, eficiente e segura, a Guelcos conta com inúmeros serviços capazes de reduzir custos de tempo, risco e pessoal.