Todo mundo que trabalha com redes varejistas, indústrias de bens de consumo ou em empresas prestadoras de serviços envolvidas na cadeia de desenvolvimento, compras e distribuição sabe que é fundamental garantir uma gestão de estoque eficaz.
Com a evolução da tecnologia, a criação de dispositivos, softwares e ferramentas que ajudam no dia a dia de profissionais do setor tem sido cada vez mais comum. E, cada vez mais empresas têm adotado medidas para otimizar seus processos e facilitar o trabalho dos colaboradores.
As etiquetas RFID são um tipo de dispositivo que passou a ser muito utilizado na logística por oferecer a possibilidade de administrar o estoque de mercadorias de forma mais simples, controlando a entrega de produtos.
Entenda melhor como funciona a tecnologia RFID e como ela pode ajudar na logística do seu negócio.
Aqui você verá:
1. O que é etiqueta RFID e como ela funciona
A origem da tecnologia RFID está diretamente ligada à Segunda Guerra Mundial. Os sistemas de radar utilizados por várias nações, entre elas a Alemanha, a Inglaterra, Estados Unidos e Japão, permitiam que a aproximação de aviões aos territórios fossem identificados, mesmo quando ainda estavam distantes. O que garantia aos exércitos a possibilidade de se prepararem contra os ataques que chegariam. Entretanto, na época ainda não era possível diferenciar aviões aliados e aviões inimigos.
Nos dias de hoje, a tecnologia oferece muito mais. RFID vem do termo em inglês Radio Frequency Identification, ou seja, Identificação por Radiofrequência. O método se dá pela identificação automática através de sinais de rádio e, no caso, as etiquetas RFID são pequenos dispositivos (chips) que podem ser colocados em um produto ou equipamento.
Este tipo de dispositivo pode ser usado de um jeito simples, somente para o controle de produtos, mas também pode oferecer um uso mais complexo, armazenando informações específicas sobre a mercadoria.
Um bom exemplo do uso de etiquetas RFID são as lojas de departamento e supermercados que utilizam esses dispositivos para prevenção contra roubos e falsificação de produtos. Ao passar por um sensor, um alarme é disparado para alertar os responsáveis, evitando tentativas de furto.
Muitas empresas também utilizam essa tecnologia para o rastreamento de produtos. Isso porque as etiquetas emitem um sinal de radiofrequência, que quando captado mostra em tempo real a localização de um produto, ou caminhão de entrega.
Quando se trata da tecnologia RFID, também há a possibilidade de leitura das etiquetas sem necessariamente estar perto de um scanner, ou leitor, além da vantagem de leitura de várias etiquetas ao mesmo tempo.
Caso a empresa utilize as etiquetas não só para fazer o controle da mercadoria, mas também para armazenar informações sobre os produtos, alimentando o banco de dados do estoque com tudo que é necessário saber sobre um carregamento, dispensando a necessidade de cadastrar manualmente os produtos todas as vezes.
No momento em que o carregamento passa pelo scanner, os dados armazenados na etiqueta RFID são identificados e o sistema é atualizado automaticamente.
Ou seja, o carregamento de mercadoria recebido pode ter uma etiqueta por produto, ou uma por lote, o leitor irá identificar tudo, pois mesmo não estando visíveis, a radiofrequência irá captar o sinal das etiquetas.
Portanto, o objetivo da tecnologia RFID na área de logística de uma empresa é contribuir com a gestão e o fluxo de entrada e saída de materiais, em todas as áreas da cadeia de suprimentos.
Com isso, o gestor obtém informações atualizadas sobre os níveis do estoque e dados sobre a localização de mercadorias durante o trajeto da entrega.
1.1 Como funciona?
O código do produto é gravado no chip, o que possibilita a leitura contactless com o objeto, podendo ser identificado através de vários materiais, entre eles tecidos, papéis, plástico, madeira, etc.
Lembrando que a única maneira de ler o código sem uma antena, é imprimi-lo em sua superfície, como nos códigos de barra.
Como o sistema pode fazer a leitura com uma maior distância e velocidade, há um aumento na produtividade da equipe responsável pela gestão de mercadorias.
Se não há necessidade de parar o fluxo de produtos para que alguém realize a leitura das etiquetas, então há uma otimização no fluxo de produtos, com maior precisão na identificação de informações, diferente do que seria com um código de barras normal.
2. Porque o RFID pode melhorar a logística do seu negócio
A tecnologia RFID na logística é uma alternativa ao código de barras e influencia diretamente no supply chain de uma empresa, já que o trabalho de controle de estoque fica mais ágil.
O processo de expedição, por exemplo, quando integrado com outras ferramentas, melhora a documentação de entrada e saída dos produtos.
Reduzir os custos com distribuição, melhorar a produtividade do setor e auxiliar no rastreamento de produtos são só algumas das vantagens da utilização da tecnologia para empresas.
Além disso, o aumento na capacidade de armazenamento, leitura e compartilhamento de dados em tempo real também são grandes vantagens dentro de uma operação. Isso tudo quer dizer que quanto maior a integração entre os setores de uma empresa, maior será a fluidez nos processos diários.
A identificação de informações e contagem instantânea de vários itens ao mesmo tempo também facilita na hora de realizar a administração de um estoque com alto volume de mercadorias.
Uma das vantagens da tecnologia RFID é realizar essa leitura a uma certa distância do produto, diferente do processo realizado com código de barras.
Outra vantagem da utilização das etiquetas RFID é sua durabilidade e possibilidade de reutilização em outras mercadorias. Durante o processo de venda de produtos, por exemplo, é possível retirar as etiquetas e aproveitá-las novamente para mercadorias que ainda constam no estoque.
Essa vantagem está diretamente relacionada à agilidade na expedição de produtos, por exemplo, já que faz parte do processo de conferência e despacho de mercadorias para o transporte.
Como citado anteriormente, as etiquetas RFID ainda podem ajudar na prevenção de roubos, falsificações e furtos, situações comuns no dia a dia de grandes lojas e supermercados.
Então, é possível concluir que seu uso é diversificado, servindo tanto para a melhoria do controle de estoque nas empresas quanto neste tipo de prevenção contra furtos em lojas.
3. Quais são os tipos de etiquetas RFID?
A tecnologia utilizada nas etiquetas RFID funciona capturando dados para identificação de produtos diversos, e isso pode se desdobrar em etiquetas propriamente ditas, transponders, tags eletrônicas ou outros tipos de objeto que transmitem sinais de radiofrequência para leitores. Assim, os scanners fazem a leitura e identificam o número e as informações sobre um determinado produto.
Além disso, alguns especialistas afirmam que a tecnologia RFID servirá para substituir os códigos de barras, mas sua finalidade não deve ser limitada assim.
A tecnologia RFID é disruptiva e representa um avanço significativo para o setor do varejo, pois pode ser aplicada em várias áreas de uma empresa. Porém, antes de tudo, é preciso entender qual é a necessidade do seu negócio e quais são os tipos de etiquetas RFID disponíveis. Confira abaixo.
Sobre as frequências mais comuns utilizadas pela tecnologia RFID estão a LF (low frequency), HF (high frequency) e, na área logística, as mais utilizadas são UHF (ultra high frequency) e microondas.
As frequências LF e HF (baixa e alta, respectivamente), possuem um uso específico para um tipo de alcance menor, de até um metro de distância. Comumente são vistas na identificação de produtos, bagagens, smart cards, rastreamento de animais, entre outros.
Na frequência UHF, as etiquetas podem ser lidas até nove metros de distância, possuem um baixo custo e tem um tamanho menor. Já as microondas têm maior alcance, e normalmente são utilizadas quando precisam de um alcance maior que 10 metros. Ambos podem ser utilizados para o controle de fornecimento logístico.
4. Como aplicar a tecnologia RFID na área de varejo
Como é uma tecnologia versátil que pode ser aplicada em várias áreas dentro da empresa, é válido lembrar que a implementação de RFID pode melhorar não só a operação, mas também oferecer uma experiência melhor de compra aos clientes. Isso tudo porque com integração, interatividade e segurança é possível promover uma melhora significativa na gestão do negócio.
Então, construir um ambiente com tecnologia de ponta que faça com que a mercadoria, os funcionários e os clientes integrem a mesma rede é um investimento que vale a pena.
Principalmente por estarmos inseridos em um contexto cultural em que o interesse pelas inovações tecnológicas tem crescido cada vez mais, movimento esse que pode provocar uma grande mudança no comércio como conhecemos hoje.
No varejo, a gestão de estoque está entre as principais aplicações das etiquetas RFID, já que esse processo é otimizado com um sistema de controle de entrada e saída de mercadorias.
Ter o domínio total e informatizado sobre tudo o que há disponível no estoque pode evitar erros e eliminar a necessidade de realizar balanços mensais de forma manual.
Agilidade e facilidade no processo de recebimento das mercadorias da empresa também faz parte da otimização promovida pelo uso de RFID. Isso porque, geralmente, uma loja pode demorar até 24 horas para disponibilizar e lançar uma lista atualizada dos produtos que tenha recebido no centro de distribuição, pois o processo exige a conferência dos itens e seu registro no estoque.
Com a utilização de etiquetas RFID, os produtos são conferidos em poucos minutos de forma automática, muito mais rápida e prática.
Facilitar as vendas está entre os objetivos da implementação desta tecnologia, já que empresas que realizam vendas no atacado ou varejo costumam lidar com filas de mercadorias.
Essas filas precisam de conferência antes de sair do estoque, antes do fechamento de qualquer venda. Ao utilizar RFID para melhorar o processo, o tempo nas filas pode diminuir, e a agilidade no fechamento das vendas aumentar.
Fazer o inventário do estoque de uma loja pode não ser uma missão fácil, ainda mais se sua empresa for grande e tiver a necessidade de realizar inventários rotativos.
Para melhorar esse processo, implementar as etiquetas RFID aos produtos e mercadorias pode ser uma boa saída. Isso pois, ter o maior nível de assertividade sobre o que há disponível no estoque e ter certeza sobre as contagens é essencial.
5. Prós e contras do uso da tecnologia RFID
Apesar de ser uma tecnologia que pode facilitar a vida dos gestores, é preciso levar em consideração algumas questões antes de realizar uma possível implementação de RFID na empresa. Confira abaixo
Portanto, antes de implementar o sistema RFID na sua empresa, faça um estudo detalhado levando em consideração todos os pontos levantados anteriormente.
A escolha da frequência e o tipo de etiqueta RFID são essenciais, pois podem impactar diretamente no custo utilizado para uma otimização nesta escala.
Além disso, pensar na aplicação e em seu ambiente será fundamental, já que para alguns casos, o encapsulamento e frequência das tags pode mudar.