Blank Sailing é um termo comum no comércio exterior, especialmente para quem trabalha com o transporte marítimo.
Em tradução livre do inglês, seria uma “vela em branco”, o que nos remete aos tempos das embarcações à vela. Nos dias atuais, nada mais é do que o cancelamento da saída do navio pelo armador.
Essa ação impacta diretamente em toda a operação e pode ser um grave problema na cadeia de suprimentos dos importadores.
Por isso, explicamos neste artigo o que é Blank Sailing, quando ele ocorre e suas principais causas, bem como atitudes para diminuir seu impacto.
Aqui, você verá:
1. O que é Blank Sailing?
2. Quais as principais causas do Blank Sailing?
3. Quando o Blank Sailing acontece?
4. Quais os impactos do Blank Sailing para sua carga?
5. Como minimizar os impactos do Blank Sailing?
6. Conclusão
1.O que é Blank Sailing?
Blank Sailing é um termo utilizado pelos armadores para comunicar o cancelamento da saída de um navio ou de sua atracação em um porto específico da rota pré definida, o que a altera parcial ou totalmente.
Para entender melhor, pense que os armadores estabelecem uma rota específica antes de iniciar o traslado para otimizar a logística e atender à demanda global. Porém, isso pode sofrer mudanças posteriores.
Veja os exemplos práticos de como isso pode acontecer.
Blank Sailing: exemplo prático
Imagine que você queira importar produtos diretamente de Shanghai. Sua carga deve ser entregue em Navegantes.
Em uma importação da China para o Brasil, imagine que exista a seguinte rota estabelecida:
Shanghai – Shekou – Singapore – Durban – Santos – Paranaguá – Itapoá – Navegantes – Buenos Aires – Montevideo – Singapore – Hong Kong – Busan
O armador pode, por exemplo, cancelar a atracação de seu navio em Durban devido ao mau tempo. Isso impactará nas operações de quem precisa desta escala, mas pode ter outras consequências para os demais importadores.
A carga será reprogramada para o próximo porto da rota ou deverá esperar pelo próximo navio para esse destino.
Este é um exemplo de Blank Sailing em que ocorre a omissão de um porto específico. E se o porto omitido for Navegantes, seu destino final?
Há outras logísticas que podem ser realizadas, como descarregar sua mercadoria em Itapoá e utilizar o transporte rodoviário para entregar no porto de Navegantes
O outro exemplo que pode ocorrer é o cancelamento da saída inteira. Ou seja, o armador decide que seu navio não sairá de Shanghai no dia e horário combinados, e, consequentemente, não passará pelos portos.
Nesta situação, o embarque será reprogramado, e o armador manterá a rota pré-definida.
Entendeu o que é Blank Sailing no exemplo de importação? Então, vamos entender as principais causas desse cancelamento!
2. Quais as principais causas do Blank Sailing?
O Blank Sailing pode ocorrer por condições climáticas adversas, razões financeiras, congestionamento portuário e outros motivos.
Conheça a seguir!
Baixa demanda por espaço em contêiner na embarcação
Nas operações internacionais, os empresários fazem orçamentos de fretes para suas cargas, e um dos mais econômicos é o transporte marítimo em contêiner.
Porém, há casos em que a demanda por espaço é pequena, o que causaria baixa ocupação na embarcação.
Diante disso, as linhas de navegação podem cancelar uma parada da rota de navegação programada ou até mesmo a viagem inteira.
A baixa demanda permite que as transportadoras consolidem remessas de várias embarcações, pois acaba sendo econômico para elas. Além disso, aumenta a eficiência das remessas.
Isso aconteceu bastante durante a pandemia do coronavírus, em que várias companhias de navegação transpacíficas e asiáticas apontaram a baixa demanda de espaço de carga.
É, assim, uma decisão meramente econômica.
Caso fortuito ou força maior
Outro motivo que pode originar Blank Sailing são os casos fortuitos ou de força maior. Isso ocorre principalmente em duas situações:
• Greves portuárias: os conflitos trabalhistas que geram greve também causam o cancelamento pelo armador, pois podem demorar bastante tempo ou atrasar a atracação de navios e outros serviços nos portos;
• Condições climáticas adversas: o mau tempo é um fator que contribui para o cancelamento da atracação ou saída do navio. Avisos meteorológicos, como tempestades tropicais em alguns locais, podem comprometer a segurança do navio. Por isso, há casos em que eles aguardam o mau tempo passar, mas isso pode atrasar o cronograma.
Congestionamento portuário
O congestionamento portuário é outro motivo muito comum para a ocorrência de Blank Sailing.
As companhias de navegação fazem um cálculo simples sobre a situação: o atraso inesperado na rota agendada vale a pena ou é melhor pular um determinado porto?
Quando o atraso é prejudicial (seja financeiramente ou pela reputação no mercado), é melhor ir para o porto seguinte.
Problemas mecânicos no navio
Assim como qualquer outro meio de transporte, as embarcações também podem apresentar problemas mecânicos que exigem reparos urgentes.
Alguns deles podem ser feitos apenas em locais ou portos específicos, o que dificulta a navegação originalmente programada.
Nesses casos, uma transportadora pode pular um porto para cumprir o cronograma ou escolher uma rota mais rápida.
Reconfiguração de rota do armador
Existem situações em que o armador muda a frequência de viagens por algum motivo interno.
Imagine que uma transportadora quer reduzir a rota Shanghai – Santos de 10 para 5 travessias semanais. Durante o período de transição, ocorrerão alguns cancelamentos.
Esse caso é mais raro, pois não é simples realocar todos os navios para iniciar uma nova rota programada. No entanto, é um dos motivos de Blank Sailing.
Redução de capacidade para aumentar as taxas de frete
Por fim, há outro motivo utilizado pelas companhias de navegação na hora de cancelar uma viagem inteira ou a atracação em determinado porto: reduzir a capacidade para aumentar as taxas de frete.
Você viu outras causas de otimização da operação e outros serviços, certo? No entanto, os armadores também usam o cancelamento como uma oportunidade para estabilizar ou aumentar suas taxas de frete, cancelando viagens previamente programadas.
Isso é mais comum após as temporadas de férias, como o Ano Novo Chinês e a Golden Week.
3. Quando o Blank Sailing acontece?
Como você acabou de ver, o Blank Sailing acontece por diversos motivos, como no caso de demanda baixa, congestionamento portuário, problemas mecânicos, caso fortuito e força maior.
Mas por que nós dissemos que eles são comuns depois da Golden Week e do Ano Novo Chinês? Porque são períodos em que a demanda por navios é baixa devido ao fechamento das fábricas.
Sem carga enviada aos portos, os armadores não atingem um volume suficiente para a saída das embarcações.
Agora imagine que você não se programou bem, e fez negócios com a China logo após o Ano Novo Chinês. Sua carga será embarcada 10 dias depois do previsto, pois o armador resolveu cancelar a saída por baixa ocupação.
E agora? Quais os impactos do cancelamento para sua carga?
4. Quais os impactos do Blank Sailing para a sua carga?
O empresário que possui cargas nestes navios poderá enfrentar alguns desafios, como:
• Possibilidade de maior custo com taxas de demurrage e detenção, ou seja, maior taxa de frete;
• Em caso de cancelamento da viagem, a carga do cliente é reprogramada para o próximo navio de forma prioritária;
• Possibilidade de aumento no lead time (tempo de entrega do serviço ou produto), ainda que as companhias de navegação se esforcem para respeitar o ciclo das mercadorias e a cadeia de suprimentos de seus clientes .
Isso significa que será preciso ter estratégias para contornar o lead time, como ter um ciclo de compra e venda de mercadorias que considerem imprevistos. Com a margem de prazo de segurança, é possível minimizar os impactos do Blank Sailing e atender ao seu mercado.
A seguir, apontamos outras práticas que podem minimizar os impactos do cancelamento da atracação ou saída de navios.
5. Como minimizar os impactos do Blank Sailing?
O importador não pode evitar que os cancelamentos aconteçam. De igual maneira, não deve ficar sem ação para o caso em que o planejamento inicial não seja cumprido.
Para que essa omissão não comprometa a operação, é preciso tomar atitudes para minimizar o impacto do Blank Sailing, certo?
Veja a seguir algumas ações!
Tenha um bom planejamento logístico
Você traça um planejamento logístico para todas as suas importações? Sabe quais serão suas ações de recuperação e execução para minimizar consequências financeiras e de prazos geradas pelo cancelamento?
Se sim, essa é uma excelente atitude para minimizar os impactos do Blank Sailing. Ele envolve análise de riscos e cenários, análise de mercado e sazonalidade, viabilidade financeira e muito mais.
Neste planejamento, considere também ter um bom operador logístico como parceiro, pois ele será responsável por mantê-lo atualizado sobre o status da carga.
Se sua carga está programada para uma saída que não ocorrerá, ela será reprogramada para a próxima saída, certo? Seu agente de cargas acompanhará esse processo para garantir que ocorra sem mais problemas.
E não esqueça: a transparência entre as partes é sempre desejável para ajustar o planejamento, ok?
Simule cenários
Um ponto fundamental no planejamento logístico é compreender como as partes envolvidas no transporte da carga participam da operação.
A partir dessa compreensão, pense nas consequências do Blank Sailing para cada uma delas.
Seu cliente final certamente ficará insatisfeito com um maior tempo de entrega, certo? Se for o caso de seguir com transporte rodoviário entre portos, há ainda a possibilidade desse tempo aumentar por fatores imprevisíveis, como os acidentes na pista.
Quanto mais cenários você avaliar, maiores as chances de mitigar os riscos e maior o controle sobre o ciclo de compra e venda.
Cultivar uma cultura de análise de riscos ajuda o empresário a lidar melhor com essa situação, pois consegue antever os eventos e estabelecer os melhores parâmetros possíveis para lidar com eles.
Conheça os períodos de menor impacto
Ano Novo Chinês e Golden Week, bem como outros feriados prolongados, são datas que podem impactar profundamente suas operações. Como apontamos, elas podem dar origem a cancelamentos.
Portanto, para otimizar seu planejamento logístico, analise todos os períodos relativos ao seu fornecedor (o mercado chinês, por exemplo) e considere as sazonalidades comerciais e das rotas comerciais.
Pense no setor de atuação e na dinâmica do comércio exterior. Dessa forma, você consegue se antecipar a esses períodos mais críticos.
Pedir auxílio a profissionais especializados, como consultores em comércio exterior, os próprios armadores ou o agente de cargas, é uma boa prática para evitar os erros na importação.
Mantenha uma margem de segurança para as operações
Os atrasos nas operações de comércio exterior podem trazer muita dor de cabeça para os empresários. Infelizmente, alguns deles acontecem mesmo que o importador tenha se cercado das melhores providências.
Por isso, uma etapa fundamental do seu planejamento é pensar de maneira preventiva. Inclua uma margem de atraso em sua previsão de tempo de transporte da carga. Em uma entrega que ocorrerá em 30 dias, pense em sua operação para 45 dias.
Com essa margem, você consegue contornar eventuais atrasos, de modo que eles não impactam na dinâmica do seu negócio.
Utilize os dados a seu favor
A consulta e a análise das informações no histórico de remessas de potenciais parceiros pode tornar seu trabalho mais eficaz e assertivo, pois será orientado por dados.
Com base nos dados coletados, você poderá analisar os processos logísticos que atende às suas demandas. Em outras palavras, conseguirá encontrar um parceiro logístico de confiança para efetuar o transporte de cargas.
6. Conclusão
O Blank Sailing é um evento em que o armador cancela a saída ou a atracação do navio em algum porto específico.
Ele pode ocorrer por diversos motivos, como a baixa demanda por espaço em contêiner, problemas mecânicos na embarcação e mau tempo.
Seja qual for a causa, o cancelamento traz impactos relevantes ao empresário, caso ele não esteja preparado para tal.
Um bom planejamento logístico é fundamental para reduzir danos, bem como o auxílio de especialistas em cada etapa.
A Guelcos é uma consultoria de importação que auxilia o empresário de ponta a ponta, inclusive na escolha do melhor transportador de carga.
Conheça nossos serviços!