O Mercado de Yiwu está localizado na província de Zhejiang, na China. Esta cidade é famosa como um centro de mercadorias e atrai negociantes e turistas de todo o mundo.
O mercado atacadista de Yiwu possui uma grande variedade de commodities e é um dos principais polos da economia do país.
O local ocupa uma área de 6,4 milhões de metros quadrados, com 75.000 estandes no interior. Existem 100.000 fornecedores neste mercado que mostram cerca de 400.000 tipos diferentes de produtos.
Mercado de Yiwu – Conheça mais
A popularidade do mercado chinês aumentou nos últimos anos, com mais pessoas agora o reconhecendo como um centro de produtos baratos com excelente qualidade.
Yiwu é a maior cidade atacadista da China, e sua crescente aceitação entre os compradores pode ser atribuída à sua ampla gama de produtos industriais excelentes e acessíveis.
O mercado é dividido em 5 distritos e os produtos são provenientes de cerca de 40 indústrias diferentes. Mais de 65% dos produtos são exportados para 210 países diferentes em todo o mundo. Yiwu otimiza o comércio de atacado e cria um sistema de suporte para todo o setor.
Segundo as estatísticas, os volumes de transações no mercado de Yiwu ultrapassaram os 250 bilhões de yuans. Isso é cerca de 32 bilhões de dólares.
Sobre o Distrito 2 do mercado de Yiwu
Inaugurado em 22 de outubro de 2004, o International Trade Mart District 2 ocupa uma área de edifícios de mais de 600.000m², possui mais de 8.000 estandes e reúne mais de 10.000 operadores de negócios.
O primeiro andar trata de malas, guarda-chuvas, capas de chuva e sacos de embalagem;
O segundo andar tem fornecedores de ferramentas e acessórios de hardware, produtos elétricos, fechaduras e acessórios de veículos.
O terceiro andar lida com utensílios de cozinha e louças sanitárias, pequenos eletrodomésticos, instalações de telecomunicações, instrumentos e equipamentos eletrônicos, relógios etc.
O quarto andar é o centro de negócios de alta classe, como HK Hall, Korea Hall, Sichuan Hall, etc; no quinto andar, há um centro de compras e serviços de comércio exterior; no andar 2-3 do salão central, há um centro de exposições da China Commodity City Developing History.
Nos prédios anexos ao leste, existem instalações de apoio, incluindo agência industrial e comercial, agência fiscal, delegacia de polícia local, bancos, restaurantes, logística, correios, empresas de telecomunicações e outros departamentos funcionais e organizações de serviços
Como chegar a Yiwu?
Para estrangeiros, a primeira escolha para chegar até o Mercado de Yiwu é de avião. Mas não existe aeroporto internacional na cidade de Yiwu. Então é melhor você chegar a Hangzhou, Xangai, Pequim, Shenzhen ou Guangzhou primeiro e depois pegar outro voo ou trem nacional da China para a cidade de Yiwu.
A segunda maneira é de trem. Quando você pousa na China, pode pegar o trem para qualquer lugar do país, é claro, incluindo Yiwu, geralmente optamos por receber nossos clientes em Xangai e de lá pegar um trem bala para Yiwu.
É preciso encontrar um agente?
Uma coisa é encontrar um fornecedor com produtos interessantes. Porém, é completamente diferente negociar preços, liquidar o pagamento e enviar os produtos para casa.
É quando um agente de Yiwu pode fazer sentido. Um agente Yiwu atua como seu gerente de compras e o acompanha enquanto visita os fornecedores.
Depois de fazer uma seleção do produto e decidir a quantidade da sua compra, o agente Yiwu coordena o processo de compra e garante que toda a carga seja coletada em uma única remessa.
Isso é especialmente importante na compra de vários fornecedores, pois várias remessas pequenas podem custar muito mais que uma remessa grande.
Agora, lembre-se de que a função do agente é negociar o preço e administrar todo pedido no Mercado de Yiwu através dos armazéns de consolidação. Cabe a você, importador, verificar se os produtos atendem aos seus requisitos de qualidade, padrões de segurança e rotulagem em seu mercado.
Confira sete dicas em nosso artigo completo também sobre visitar o mercado de Yiwu