Ter uma marca própria pode ser a solução que você busca para seu negócio. A dificuldade que o mercado varejista impõe é enorme, já que a concorrência é grande. A importação da China de produtos pode até ajudar a reduzir custos, mas não é suficiente, porque muitos adotam a mesma prática.
Por isso, a marca própria pode ser um grande diferencial, seja para se destacar no mercado, ganhar credibilidade ou aumentar as margens de lucro.
Já pensou em criar uma marca própria com produtos importados da China? Você deve ter visto marca própria Carrefour, Leroy Merlin, Renner e muitas outras. Com uma boa estratégia de marketing e um produto de qualidade e diferenciais atrativos, sua empresa consegue sair na frente dos concorrentes.
Mas você deve estar se perguntando: é possível importar um produto da China com sua marca? E a resposta é sim!
Quer saber melhor sobre marca própria com importação da China para gerar mais valor aos seus produtos? Confira nosso texto completo sobre o assunto!
Aqui você verá:
OEM ou Original Equipment Manufacturer é, em tradução livre, “Fabricante Original do Equipamento (produto)”. De forma simples, são produtos fabricados com foco em empresas e indústrias. Esses produtos não são destinados para o consumidor final, mas para uma empresa. Esta organização compra o produto, agrega sua marca a ele e vende como se fosse a fabricante.
A OEM é uma estratégia que você pode utilizar para desenvolver sua marca própria. Marca própria (marca de distribuidor) é, segundo a ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização), “todo serviço ou produto, fabricado, beneficiado, processado, embalado para uma organização que detém o controle e distribuição da marca, a qual pode levar, ou não, o nome desta”. Em outras palavras, é a terceirização da mão de obra da indústria, a terceirização marca própria.
A participação do Brasil na indústria marca própria ainda é muito tímida, não atingindo 15%. Na Europa, a título comparativo, ela já passou de 30% da fatia total das vendas do varejo. Por isso, há uma grande margem a ser aproveitada por interessados em desenvolver suas marcas próprias aqui no país.
Um exemplo prático é o tapetinho da ZeeDog, empresa que possui uma grande linha de produtos Pet.
O produto é de um fornecedor chinês, mas o consumidor não o associa ao fabricante original, e sim à Zeedog, que oferece o produto final, que agrega sua marca ao produto.
Porém, antes de sair por aí importando da China para ter produtos de marca própria, você deve ter um conhecimento prévio sobre estratégia e posicionamento da marca no mercado.
Atingir e manter um bom posicionamento no mercado, independente do seu ramo de atuação, é o que irá garantir o sucesso do seu empreendimento. Quanto mais você conseguir se destacar dos concorrentes e quanto mais o seu produto for direcionado e exclusivo, maior será a procura por ele.
Com boa estratégia, a opção por OEM pode trazer muitas vantagens para seu negócio.
2. Principais benefícios dos produtos OEM para varejistas e fornecedores?
Optar pela estratégia OEM para posicionar as marcas próprias é algo que tem ganhado cada vez mais a atenção de varejistas e fornecedores. As vantagens são realmente interessantes, motivo pelo qual muitas empresas estão atuando com marca própria e produtos personalizados diretos da China.
Tomemos como exemplo a importação da China. Inicialmente, o primeiro benefício evidente é o preço mais acessível. Os preços de fornecedores chineses são muito competitivos quando comparados ao mercado brasileiro. Então, o empresário já faz sua economia de cara. Além disso, ele se livra de boa parte do processo produtivo, tendo menos responsabilidade e menos gastos com a produção.
Outro benefício relevante é o potencial de customização. É possível ter marcas próprias muito atraentes para o consumidor e com sua cara. Para tanto, é preciso escolher bem o fornecedor para prezar pela qualidade do produto. Afinal, só se destaca no mercado quem possui alto padrão de qualidade, então esse é um fator ao qual você deve se atentar.
Neste ponto, vale a experiência de um fornecedor para cada produto em linha que você trabalha. Para compreender melhor, um fornecedor de cabos de celular não será o mesmo que produzirá os suportes de celular para veículos.
Com todos esses benefícios, seus produtos serão diferenciados no mercado, e sua marca começa a atingir um melhor posicionamento. Em decorrência disso, vem a principal vantagem: crescimento e lucro.
3. Como importar produtos da China com marca própria?
Nós acabamos de apontar os benefícios de ter uma marca própria utilizando produtos importados. Não assumir a produção e não ter custos que são embutidos no preço final realmente pode levar sua empresa a outro patamar.
Os produtos da China são conhecidos mundialmente como mais baratos. Atualmente, sai mais em conta importar algo do outro lado do mundo do que comprar algo dentro do próprio Brasil. E mais: os produtos chineses já não são sinônimo de má qualidade. Por isso, você pode importar produtos chineses em grandes quantidades e de boa qualidade, pedindo ao fornecedor que as mercadorias venham com a sua própria marca.
Sabendo escolher um bom fornecedor, é possível encontrar mercadorias ótimas com preços acessíveis. Por isso, importar da China e criar sua própria marca é muito interessante (estratégia OEM). Mas, como salientamos, é preciso saber escolher o fornecedor. Aprenda como fazer isso com alguns passos simples:
1) Registre a marca no Brasil
O primeiro passo para desenvolver uma marca própria é registrá-la devidamente aqui no Brasil. Pense no nome e atenda a todas as burocracias exigidas. Essa etapa exige cuidado para você não criar concorrência com você mesmo!
2) Confecção de layout e arquivos de embalagem e produto
Após o registro, você deve focar no que oferecerá aos clientes e como pretende fazer isso. Não se esqueça de que o prazer do consumidor é muito visual, então pense em embalagens atrativas e em uma boa estratégia de marketing.
Está em dúvida se a embalagem também é feita na China? Diversos fornecedores já contam com departamentos que recebem os arquivos de arte das suas embalagens e fazem testes, enviando imagens de como ficaria a embalagem depois de pronta.
3) Peça amostras ao fornecedor
Após organizar tudo, escolha seu fornecedor e peça algumas amostras para se certificar de que o produto é realmente aquilo que você esperava. Em seguida, avalie as amostras com a sua marca e, se possível, com a embalagem junto!
Faça testes, e seja bem exigente na etapa de amostras. Você tem uma marca e uma reputação para zelar, e a qualidade não pode ser inferior ao que você espera.
4) Aprove o pedido e faça a importação
Quando suas expectativas forem atingidas (desde a confecção dos produtos até as embalagens, que também são feitas pelos chineses), os seus produtos com marcas próprias já podem começar a entrar no mercado. Feche as negociações, mas se lembre de inspecionar suas primeiras importações antes do seu pedido sair da China.
Não esqueça: trabalhe sempre com fornecedores com boa idoneidade!
4. Cases de gestão estratégica de marcas próprias para se inspirar
Você certamente conhece muitos exemplos da indústria marca própria que deram certo no Brasil. Carrefour, Leroy Merlin, Renner, 100% Marca Própria, são alguns exemplos.
Varejistas e indústrias brasileiras já entenderam a enorme oportunidade de ganhos com o desenvolvimento de marca própria. Querem seguir o caminho vencedor de inúmeras empresas europeias e americanas, como o grupo Walmart.
Existem cases inspiradores ao redor do mundo, como é o caso da Costco (empresa norte-americana e maior atacadista do planeta) Loblaws (rede de supermercados líder no Canadá). E destacamos aqui 4 cases de gestão estratégica de marcas próprias para se inspirar.
Marca Nell
A Marca Nell é uma marca própria da gigante do varejo Magazine Luiza. Falar das lojas Magalu e de seu sucesso “estrondoso” é desnecessário. Fundada em 1957 em Franca (SP), a varejista de eletrônicos e móveis possui mais de 1000 lojas.
Seu modelo de negócios soma o e-commerce com pontos físicos. Inclusive, a operação na plataforma digital ganhou 12 vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico.
A transformação digital da companhia levou a empresa a ter seu melhor resultado da história em 2017, com lucro líquido de R$ 389 milhões. No fim de 2018, a empresa ganhou o prêmio Caboré, maior prêmio da propaganda brasileira, na categoria Anunciante. Sem dúvidas, é uma empresa com uma grande estratégia de marketing.
E utilizando toda a sua expertise, a Magalu lançou sua marca própria (Nell), que abrange principalmente eletrodomésticos e móveis para o lar.
Marca Benoá
A Lojas Benoit completou 49 anos de fundação em 2020. Apesar de ter começado com a venda de máquinas e implementos agrícolas, expandiu sua atuação para produtos da linha de eletrodomésticos.
A empresa teve rápido crescimento e, em 1995, atingiu a marca de 43 filiais. Atualmente, são 250 lojas espalhadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
A rede lançou sua marca própria, BENOÁ, com a estratégia OEM. Os produtos são importados e já chegam dos países de fabricação com a marca das Lojas Benoit. É possível encontrar centenas de produtos com a marca, desde equipamentos de escritório, eletrônicos, eletrodomésticos, bicicletas, ferramentas até copos.
Zee.Dog
A Zee.Dog é uma empresa que “conecta cachorros e pessoas”. O foco é criar e desenvolver produtos diferenciados, com os quais os donos dos pets se identifiquem.
Nada de produtos genéricos e sem graça, conforme os criadores. Nada de repetir os produtos das mesmas superempresas.
Com essa mentalidade, a empresa já nasceu como marca própria, criando acessórios de cachorro que são chamados de “produtos de expressão”.
Ou seja, produtos que demonstram uma extensão do estilo de vida do dono do pet. Tapetes higiênicos, guias, coleiras, brinquedos e outros diversos produtos integram a estratégia OEM da empresa. É ou não uma ótima inspiração?
Anker
Power banks, cabos, carregadores, fones de ouvido, capas, caixas de som. Esses são os principais produtos comercializados pela Anker, uma marca chinesa de eletrônicos presente no Brasil desde 2018.
Ela foi fundada em 2011, na Califórnia, por um grupo de amigos que trabalhavam no Google.
A empresa também nasceu como marca própria e se tornou líder da indústria de carregamento móvel com poucos anos.
No Brasil, sua distribuidora exclusiva é a Positivo Tecnologia S/A, que também mantém a comercialização dos produtos Anker.
5. Como ter sucesso com marca própria?
Esses 4 cases de gestão estratégica de marca própria são realmente inspiradoras. Especialmente a Zee.Dog e a Anker, que já nasceram como marcas próprias.
Para fazer uma gestão igualmente bem-sucedida, você pode pensar na estratégia OEM para criar sua própria linha de produtos. Mas é preciso destacar algumas qualidades que grandes empresas com marcas próprias possuem. Veja abaixo quais são e aplique-as no seu negócios.
• Priorize suas marcas: priorize a comercialização de suas marcas em suas lojas. É impossível privilegiar produtos de indústrias nacionais e querer ter sucesso em seus próprios produtos. Para que o consumidor opte pelos seus, não negligencie a qualidade e invista bastante em marketing. Pense em como diferenciar seu produto para que ele seja a única opção disponível na categoria.
• Fomente vendas expressivas: ao comercializar bastante seus produtos, você consegue fortalecer também a parceria com seu fornecedor. Além de custos mais baixos, ganhará um nível de comprometimento mais alto, otimizando toda a cadeia de distribuição de forma consistente.
• Priorize também a qualidade dos produtos: produtos sem um bom lastro de qualidade não duram no mercado. Por isso, na hora de fazer a importação, siga os passos que apontamos para garantir que seu produto atende às expectativas. Tenha um controle rígido de qualidade, possibilitando ao consumidor ter um retorno bom em caso de insatisfação (devolução do dinheiro, oferta gratuita de outro produto etc.).
• Invista na diferenciação: produtos únicos, como os importados pela Zee.Dog, chama a atenção do consumidor. E, mais do que isso, entrega a eles uma experiência singular, aumentando as chances de fidelização.
• Desenvolva a cultura de marca própria: seus colaboradores devem entender o valor e reconhecer a qualidade que sua marca possui. Isso significa ter domínio sobre todas as informações na hora de repassar ao cliente. Essa cultura foca bastante nos diferenciais e contribui bastante para as vendas.
6. Conclusão
Ter uma marca própria é uma forma de se diferenciar da concorrência e desenvolver sua empresa no mercado. A importação da China, com a estratégia OEM, é uma excelente pedida. Redução de custos e personalização são alguns dos benefícios, mas eles dependem do desenvolvimento de uma estratégia sólida em todas as etapas.
Uma delas é a correção na importação. A burocracia, os documentos, os processos. Tudo deve ser feito da maneira correta. Se você tem dúvidas sobre o procedimento de importação de produtos chineses, fale com a Guelcos!