Gerir um negócio que dependa de importações da China é um desafio com vários itens que devem ser levados em conta. O feriado do Ano Novo Chinês é uma delas e modifica de tal maneira a rotina dos chineses que pode afetar as suas importações.
Quem já é do ramo e cuida dos trâmites das importações das mercadorias, sabe que essa pausa, que pode durar até duas semanas oficialmente, paralisa as fábricas, portos, embarcações, e sem se planejar você pode ter prejuízo.
E este ano, começa no dia 20 de janeiro e vai até meados de fevereiro. O planejamento e a antecipação das atividades de negociação são fundamentais para que seu faturamento não diminua e os produtos cheguem sem dor de cabeça.
O que acontece durante o Ano Novo Chinês?
O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante na China, ele dura uma semana, paralisa todo o país e as atividades das fábricas são interrompidas.
A folga de uma semana, geralmente dura 15 dias e os pedidos são embarcados cerca de 45 depois da solicitação. Com isso, não apenas as fábricas diminuem o ritmo, mas os portos, rodoviárias e as atividades de exportação.
Os navios ficam parados nos portos devido ao “blank sailing”, ou seja, as viagens são canceladas, o que reduz as ofertas e o preços dos fretes de mercadorias acaba ficando inflacionada.
Ainda temos as “emendas de feriado”, isso mesmo, os chineses também praticam esse hábito! A folga para o trabalhador chinês, pode ser dada antes ou depois do Ano Novo Chinês. Isso fica a critério dos acordos entre patrão e funcionários. Há casos que a fábrica fica praticamente um mês sem negociar novos pedidos com os clientes.
Cuidados para importadores da China
Alguns cuidados podem garantir que os importadores passem por essa fase do mercado de maneira organizada e tranquila. Seguindo esse passo a passo, tudo fica sob controle e os prejuízos não viram uma realidade para você.
Planejamento
Pra começar, antecipe as atividades de encomenda de mercadorias organizando um plano logístico. Pontue quais produtos e fornecedores estarão nas negociações.
Para ser um bom importador, como qualquer empreendedor, os planejamentos e a atenção constante nos fornecedores, são necessários para não haver erros e prejuízos, que podem ser irreversíveis.
Orçamento
Dentro desse plano logístico, dê atenção redobrada a suas finanças, controlando o que tem em caixa e pesquisando os melhores preços de fretes e outros gastos.
Marcação dos fretes
É necessário que já no final de ano você alinhe as datas com o seu agente de cargas. Fuja dos atrasos e dos preços inflacionados dos fretes!
Calcule a quantidade necessária
Perto do feriado, as fabricam costumam trabalhar com metade da produção. Com isso, calcule bem o seu volume de mercadorias, para não ficar com o estoque descoberto.
Cuide do armazenamento
Muitos produtos ficam parados nos portos e outras áreas no feriado. Procure contratar armazéns para estocagem em contêineres da sua mercadoria.
Compromisso com as mercadorias
Alguns fornecedores chineses podem deixar pedidos estocados de maneira incorreta, o que gera a possibilidade de quebrar, avariar de alguma forma. Inspecione as cargas antes da viagem (Saiba mais sobre inspeções de embarque aqui).
A qualidade dos importados chineses costumam estar acima da média do que é pedido. Muitos produtos são muito procurados, como cosméticos, artigos para o lar e muitos alimentos que não encontramos aqui no Brasil, por incrível que pareça, mas TODOS tem sua linha de produção impactado com os feriados do Ano Novo Chinês, não se esqueça.
O que os chineses fazem no Ano Novo Chinês?
O Ano Novo Chinês é uma data comemorada há mais de 2000 anos na cultura chinesa. As pessoas começam a se preparar duas semanas antes e costumam limpar seus lares para espantar os maus espíritos.
Quando chega no vigésimo terceiro dia do último mês lunar, comida é oferecida ao Deus da Cozinha, para eles responsável pela prosperidade, e costumam colar nas portas e janelas papéis vermelhos de bom agouros, os Tao Fu.
Para eles, o vermelho e o dourado são cores pertinentes a data, responsáveis por atrair boa sorte para quem usa, principalmente, em roupas novas, para passar a virada do ano.
Então, quando o relógio marca meia noite, as pessoas comem os famosos bolinhos chineses cozidos, chamados de guiozas. Os mais velhos presenteiam os jovens com um envelope vermelho com dinheiro, que deve ser aberto depois do ano novo.
Em seguida, os chineses visitam familiares e amigos para comer e beber. Também há a queima de fogos tradicional nas ruas das cidades e muitos cidadãos circulam para ver o espetáculo.
As festas só terminam no décimo quinto dia do mês, finalizadas com o Festival das Lanternas. Lanternas são colocadas nas águas de rios e lagos. Essa tradição marca o fim das despedidas do ano anterior.
Ano Novo do Boi de Metal (2021) e programação para importar
O interessante, é que cada ano na China, é representado por um animal. O ano de 2022 é o ano do tigre da água, terceiro animal do zodíaco chinês, ele possui como característica principal sua força e dinamismo. O que promete ao ano de 2022 bastante energia e vigor.
Em contrapartida, o elemento água traz um pouco mais de leveza para o ano, uma vez que a fluidez, transparência e melhora a capacidade de adaptação.
A virada do ano na China será no dia 01 de fevereiro de 2022. Então, a logística das importações espera-se ter sido concluída final de novembro, início de dezembro. Com o natal fica quase impossível negociar.
O ano de 2022 só vai começar para as exportações, no final de fevereiro até meados de março. Até lá, importadores devem controlar seus estoques e prever um aumento de preço para os produtos.
Portanto, se programe para o ano que vem, por que para esse ano, já parece que, não tem mais tanto tempo, já que já passamos pela nossa virada de ano e, quem conseguiu bater suas metas logísticas está seguro.
Mas não desanime. Afinal, com o tempo de experiência nesse ramo, fazer o calendário na data do Ano Novo Chinês, não será tão desafiador e seu estoque de produtos estará abastecido, sofrendo o menor impacto nessa data
Curiosidades do Ano Novo Chinês
A China, assim como outros países orientais, é conhecida por ter costumes exóticos e de ser rígida com a cultura e a tradição. As celebrações são regadas de muitas curiosidades e ritos milenares.
Os chineses acreditam mesmo em energias boas e negativas e fazem de tudo para controlar os fluidos desses ares, principalmente em dias comemorativos. Desde palavras até as ações, são medidas e pensadas para atrair boas energias e sorte.
Não só o Ano Novo Chinês, mas várias outras datas são marcadas por um envolvimento maior consigo e com os amigos e familiares, são tempos de reconciliações e reflexões são muito levado a sério para os chineses.
Mas quais seriam as curiosidades mais comuns e exóticas que eles adotam no Ano Novo Chinês? Não é pular sete ondas, ou vestir branco, mas carregam um significado muito especial para todos os envolvidos.
Listamos aqui pra você, algumas peculiaridades do povo chinês. Algumas até se assemelham com algumas coisas que nós fazemos aqui no Ocidente.
1- Nada de Passado!
No ano novo não se deve falar do passado, apenas nas prospecções do futuro, pois é o início de um novo ciclo na vida das pessoas e com isso, coisas futuras devem ser atraídas.
2- Sem lavar o cabelo
Os chineses não costumam lavar o cabelo no último dia do ano, eles acham que com isso, podem perder os bons fluidos para o ano que se inicia.
3- Palavrões
As pessoas devem prestar atenção no que falam, evitar os palavrões e as expressões negativas, para não chamar energias negativas nessa data tão importante.
4- Tesouras e objetos pontiagudos
Não é bom ficar perto de instrumentos pontiagudos, como faca e tesouras, eles podem limitar a entrada das boas energias para as famílias e lares.
5- Vai de vermelho e dourado (nada de branco)
Elementos que significam prosperidade e boa sorte são muito representativos. Como as cores vermelho e dourado, flor de ameixa (diz respeito a coragem e esperança) e a flor do narciso. Já a cor branca é considerada a cor da morte e SEMPRE evitada para ser usada ou até mesmo como cor dos presentes para os chineses.
6- Transito migratório
O Ano Novo Chinês é conhecido como o maior fluxo migratório do planeta, só em 2018 foi estimado o deslocamento de 385 milhões em uma semana! Imagine um pouco menos da população da América do Sul se deslocando de avião, navio, carro, trem em um espaço de uma semana.
Outros feriados chineses que os importadores devem prestar atenção
Assim como em outros países, inclusive aqui no Brasil, vários feriados impactam na rotina das pessoas e do mercado. Na China, além do Ano Novo Chinês, existem outros feriados que paralisam as atividades no geral.
Com isso, é importante o importador brasileiro saber em quais outras datas suas vendas podem ser afetadas pelas relações de importação e exportação, e estar atento nas atividades do país exportador.
Aqui estão alguns outros feriados que merecem atenção redobrada com os imprevistos. É importante o controle de estoque, avaliação de entrada e saída das mercadorias e a definição das datas dos pagamentos e chegada dos produtos.
Dia do Trabalho
O dia na China compreende uma das duas Golden Weeks, por conta do tempo que os chineses tiram de folga no feriado. É um dos poucos com data fixa, acontecendo todo dia 1 de maio.
Qingming
Considerado o dia de finados para os chineses, muitas pessoas vão aos cemitérios para visitar e lavar túmulos de parentes e com isso, parte das atividades podem ficar paralisadas.
Festival do Barco do Dragão (Dragon Boat Festival)
No 5º dia do 5º mês do calendário lunar é festejado na China o Dragon Boat Festival. Nesse dia acontece o famoso festival de corrida dos barcos de dragão originário de uma lenda chinesa. São feitos os famosos bolinhos de arroz chineses. Muito tradicional no Sul da China.
Festival de Meio de Outono
Famoso feriado, só perde para o Ano Novo Chinês. Festejado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, dia que os agricultores agradecem as colheitas e saúdam a lua.
Dia Nacional da China
Dia 1 de outubro marca o aniversário da fundação da República Popular da China e é comemorado com fogos de artifícios e paradas militares.
É preciso ficar atento ao calendário dos seus fornecedores chineses nessas datas e antecipar toda a logística da sua empresa. Os orientais costumam levar muito a sério suas tradições e sua cultura, por isso não adianta negociar ou brigar com ele para trabalhar ou fazer algo durante estes períodos de feriado.
Um detalhe é que, no Ano Novo Chinês e no Dia Nacional da China, há as duas Golden Weeks da China, ou Semanas Douradas, que marcam uma semana de folga no país.
As pessoas se preparam para os rituais e comemorações nessas datas e, para eles, é como fosse um desrespeito não parar. Época das famílias ficarem juntas, se visitarem e festejar com comida e bebida à vontade.
Além da fartura da comida e da entrega dos presentes, tudo acontece contemplando ancestrais e as lendas que marcam os ritos orientais. Entre superstições e encontros, é tempo de reflexão e prospecção futura.
Calendário de Feriados na China 2021
Conclusão desse Guia
Diante de toda a preparação feita na China para receber a virada do ano, não perca tempo para se planejar e traçar suas metas de mercado para que tudo dê certo para você. Se previna, que é a melhor escolha.
Portanto, busque fornecedores confiáveis, que respeitem as datas previstas de entrega das mercadorias, para que não fique na mão e mantenha o seu faturamento em alta.
Procure estudar todas as fases que engendram as relações de importação e exportação com o exterior, não só com a China. Monte um projeto para cada fornecedor que você negociar, com as datas bem estabelecidas e ciclos de pagamento.
Não espere para se informar se no país de origem das mercadorias, vai existir, ou está acontecendo algum evento que pode afetar as importações. Se possível, visite o país e as fábricas para ver as linhas de produção, capacidade produtiva e armazenagem.
Para isso, forme uma equipe de trabalho que seja responsável e tenha experiência com as burocracia e os trâmites, que podem no final do ano, fazer diferença no seu balanço geral de transações mensais.
São tantos fatores para serem administrados que, não se pode perder tempo em se ajustar a eles. O bom é saber que o retorno é satisfatório, já que a China é um dos países que lideram as importações brasileiras e isso não é por acaso.
Preparados para o Ano Novo Chinês? Esperamos que com esse guia de como agir nessa data, você possa se organizar melhor e não deixe o prejuízo chegar. Que os bons fluidos tragam boa sorte para os seus negócios com a China!