A China se transformou nos últimos 20 anos no maior fornecedor para diversas categorias de produto e entre uma dela, a parte de iluminação é um dos destaques pela qualidade, inovação e capacidade produtiva.
Nesse artigo vamos abordar algumas questões para ajudar tanto quem não importa quanto quem importa esses produtos da China para algumas dicas que podem poupar muita dor de cabeça.
Aqui você verá:
1. Quais os principais produtos e suas categorias?
Basicamente temos as seguintes categorias de iluminação que são bem fortes na China para importação:
• Lustres / pendentes
• Lâmpadas do tubo
• Iluminação LED
• Customização para projetos de engenharia em iluminação
• Candeeiros de mesa, piso e parede
• Lâmpada Pin-up
• Iluminação Neon
• Iluminação ao ar livre
• Spots de iluminação
• Iluminação pública
• Iluminação noturna
• Acessórios de iluminação: interruptor, tomada, fio de iluminação
2. Como importar da China artigos de iluminação?
Se você pretende importar da China artigos de iluminação com certeza está fazendo uma escolha muito assertiva. O país possui alguns dos produtores mais importantes desse tipo de peça, e oferece uma variedade de encher os olhos.
Os chineses são grandes consumidores de iluminações variadas. Mas, também são os maiores produtores do mundo dessas peças, e trabalha com diferentes modelos, tamanhos, formatos.
A qualidade elevada dos produtos faz com que o país seja um destaque nesse nicho. Você pode encontrar luminárias para ambientes residenciais, prédios, escritórios, consultórios. Tem, literalmente, para todos os gostos.
Em média o valor é 30% do mercado estrangeiro quando comparamos um fornecedor local com um fornecedor chinês, mas a principal diferença está na DIVERSIDADE de produtos que podem ser customizados e disponibilizados para clientes de todos os tipos.
Vamos abordar um passo a passo simples para iniciar um processo de Strategic Sourcing e validação de uma importação de artigos de iluminação da China:
1. Informações do mercado local
Para começar é sempre interessante fazer uma pesquisa nem que seja de forma básica com os produtos que são importados e os preços de venda.
Então, analise quanto você pagaria em determinado modelo de iluminação no Brasil e na China para poder depois revender.
Você perceberá que em alguns casos o valor pode cair pela metade! É uma economia muito expressiva, seja para uso em projetos de grande volume ou para revenda dos produtos.
2. Listar produtos e requisitos técnicos
Ao descobrir quanto você pode economizar e importar da China artigos de iluminação é hora de fazer uma lista com os produtos que você deseja importar e montar as fichas técnicas com seus requisitos do produto.
IMPORTANTE: Lembre-se que ter os seus requisitos técnicos e comerciais são muito importantes para conseguir ter sempre a mesma base de comparação entre fornecedores e produtos.
3. Identificar locais para encontrar fornecedores na China
DICA EXTRA:
Polos industriais e eventos para o setor de iluminação da China
Feira De Cantão (Canton Fair): a maior feira multisetorial do mundo
Se você dispõe de tempo para ir até à China, então a nossa dica: visite a Feira de Cantão (Canton Fair)! Ela é a maior feira multisetorial da China e há fornecedores de iluminação na primeira fase da feira!
Para saber mais você pode consultar o guia completo da Feira aqui.
Hong Kong International Lighting Fair: Feira Internacional de iluminação em Hong Kong
Outra feira de grande sucesso acontece em Hong Kong. São mais de 2 mil expositores que trabalham especificamente com iluminação. É um ambiente perfeito para fechar parcerias, conhecer marcas e encontrar os melhores preços do mercado. Para saber mais você pode consultar o guia completo da Feiras de Hong Kong aqui.
Polos Industriais
A concentração de 80% da indústria de artigos de iluminação está nas províncias de Zhejiang (Shanghai e Ningbo) e Guangdong (Guzhen, Foshan, Shenzhen e Guangzhou).
Cada uma com especialidades de acordo com o tipo de produto, por exemplo: em Shenzhen é possível encontrar diversas soluções em LED com alta tecnologia empregada no produto, mas não é o ideal qual falamos de iluminação decorativa.
Vamos falar agora de uma cidade em especial, Guzhen
A cidade de Guzhen possui mais de 8 mil fabricantes do setor de iluminação e periféricos. É o principal polo para esse nicho na China continental, sendo uma referência em iluminação decorativa também.
Guzhen é o destino perfeito para quem quer importar da China artigos de iluminação. O Galaxy Lighting Plaza é um prédio voltado para luzes de médio ou baixo preço.
O mesmo acontece no Guzhen Lighting Times Plaza, que reúne mais alguns fornecedores que praticam valores muito competitivos.
Mas, se o que você busca é algo mais luxuoso e sofisticado, então o seu destino é o Centro de Iluminação da Star Alliance. Nele estão reunidos os fornecedores de preços elevados mas com produtos de alto valor agregado.
A ideia de estar em Guzhen também é para visitar as fábricas, verificar as linhas de produção e estreitar o relacionamento com o seu possível novo parceiro de negócios!
4. Vantagens de comprar iluminação na China
Como você pode ver o mercado para importar da China artigos de iluminação é bem aquecido. Você tem a opção de buscar pelos grandes centros de vendas ou negociar diretamente com os fornecedores.
Mas, afinal, quais são as principais vantagens de importar da China?
Preços mais acessíveis
A China é um país de custo de vida baixo, população gigantesca e mão de obra barata. Com isso, os custos de produção são baixos, e o preço final também é muito mais acessível se comparado com outros países.
Produção em massa
A produção em massa faz com que o valor também seja reduzido, e, o mais importante, faz com que todos os compradores sejam atendidos.
Infraestrutura
O país também possui uma estrutura incrível para os fabricantes. Com isso a China consegue entregar produtos de alta qualidade, e satisfaz os clientes do mundo inteiro com o custo de transportes da cadeia logística não interferindo muito no custo de produção!
Fácil de montar
Os chineses são muito práticos. Por isso a maioria das peças produzidas no país também trazem isso como característica. As luminárias, por exemplo, são geralmente fáceis de montar e a forma de embalagem serve para otimizar o processo de transporte.
Variedade
Com certeza a variedade é um dos motivos pelos quais importar da China artigos de iluminação vale muito a pena. Afinal, o país reúne alguns dos maiores fabricantes do mundo, e oferece iluminação para todas as finalidades.
5. Principais tipos de iluminações que compensam importar da China
Caso decida realmente importar da China artigos de iluminação, você poderá escolher entre diferentes tipos de produtos, de acordo com a sua necessidade e finalidade.
As principais opções de artigos de iluminação são:
Iluminação Urbana
A China é uma referência no fornecimento de iluminação para ambientes urbanos. Por isso continua sendo o país preferido dos governantes que querem importar esse tipo de produto para melhorar as suas cidades. Há tecnologia de ponta para eficiência energética, e segurança.
Iluminação comercial ou industrial
Também existe uma grande demanda para luzes aplicadas em ambientes de fábrica, indústria, hospitais, escolas, shoppings e escritórios corporativos também, pois existem as luzes próprias para as diversas finalidades comerciais.
Iluminação doméstica
Uma das categorias mais procuradas. A iluminação doméstica é aquela destinada aos ambientes particulares como quartos, salas, cozinhas, banheiros e outros cômodos de uma casa.
As luzes para esses espaços precisam ter um toque de aconchego, e tornar o ambiente mais acolhedor e mais confortável para as pessoas. Até porque, a iluminação doméstica é parte fundamental da decoração também!
E os chineses sabem bem disso. Por isso, produzem belíssimas peças que são almejadas por pessoas em todo o mundo. Hoje, as luzes para ambientes caseiros e escritórios são os produtos mais vendidos do segmento na China.
BÔNUS:
Evite os problemas a seguir que são específicos na hora de importar da China artigos de iluminação
Qualidade
A qualidade do produto ainda mais tratando de iluminação pode recair no fornecedor, mas o cuidado deve ser do importador! A China é conhecida por fabricar produtos em escala e também muitos níveis de qualidade e isso é uma escolha do comprador.
Certifique-se sobre o tipo e tecnologia do LED, o acabamento, índices de refração e iluminação para determinado uso e etc.
Voltagem e padrão de tomada e conexões
Os fornecedores que já exportam vão saber as informações que precisam ter junto do cliente mas sempre fique atento aos padrões do Brasil ou o país que deseja vender e utilizar o produto.
Aqui entra também certificações e testes que são exigidos de acordo com o tipo de produto e são de responsabilidade do importador.
Embalagem
A embalagem do produto muitas vezes seguem padrões do país importador e também vão precisar conter os certificados como selos do INMETRO, CE, RoHS, UL, e outros.
Muitos casos os manuais são obrigatórios e também precisam conter informações de segurança do produto.
Acessórios
Luminárias e produtos desmontados devem ser verificados com atenção antes do embarque para não faltar nenhuma peça na hora da montagem. Aqui vale sempre contratar uma inspeção de pré-embarque para acompanhar e verificar o produtos em um nível amostral.
Importar da China artigos de iluminação será um bom negócio, seja para uso próprio ou para revenda. O importante é que você conheça os melhores fornecedores e os trâmites de importação.