Durante o chamado boom das commodities, no início dos anos 2000, a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil. E o nosso país tem se destacado na importação de mercadorias chinesas. Por causa do baixo custo de produção, os produtos chineses são mais baratos e atraem muitos consumidores.
Por isso, aprender como importar da China se tornou um conhecimento fundamental para muitos empresários. Essa transação traz muitos benefícios, quando bem feita, para qualquer segmento econômico.
Se você quer importar da China rodas e acessórios de caminhão, deve conhecer os melhores caminhos para percorrer.
Mas como importar da China de forma segura? Quanto tempo demora para o recebimento dos produtos? Quais são os documentos necessários?
- Como Importar da China Rodas e Acessórios para Caminhão?
- Os Produtos da China Têm Qualidade?
- Em Quanto Tempo as Peças e os Acessórios para Caminhão Chegam da China?
- Quais São os Principais Custos de uma Importação da China?
- Como Fazer Cotação de Frete da China para o Brasil?
- Por que Investir em Acessórios para Caminhões da China?
- Quais Cuidados Tomar na Hora de Importar Rodas e Acessórios da China?
COMO IMPORTAR DA CHINA RODAS E ACESSÓRIOS PARA CAMINHÃO?
Saber como importar da China rodas e acessórios para caminhão é uma dúvida comum a muitos empresários que desejam se aventurar nesse ramo.
Por isso, preparamos um passo a passo detalhado para você seguir quando quiser fazer esse tipo de transação.
1º passo: Faça uma pesquisa de produto
Antes de qualquer coisa, se você quer importar da China rodas e acessórios para caminhão, é importante entender que estamos falando de peças automotivas paralelas. E o que é isso?
Peças paralelas consistem em peças de reposição, ou seja, réplicas daquelas que vêm originalmente no caminhão. As peças originais pertencem a um mercado dominado pelos donos das marcas e importá-las não é uma opção economicamente vantajosa.
Imagine que você quer importar rodas que a Volvo utiliza. Será muito mais caro, certo?
Uma boa dica para quem quer importar da China é ter marca própria. Isso é bastante útil para quem vende no varejo, começa a importar e vende no atacado.
2º passo: Entenda qual é a linha de atuação que você quer
Existem diversas linhas de atuação no mercado de importação, como: estética, de reposição ou de reparo de peças. E saber disso faz muita diferença na hora de importar da China, devido à quantidade e aos tipos de itens.
Paralamas, portas, faróis, peças mecânicas e elétricas, tudo pode ser importado, desde que seja uma marca própria ou paralela.
3º passo: encontre um fornecedor de confiança
Depois de saber exatamente o que deseja importar da China, é preciso buscar fornecedores de qualidade. Para fechar boas parcerias nesse ramo, é preciso ter conhecimento sobre o mercado chinês.
Você não deve conhecer somente os melhores sites para importar da China, mas também os fornecedores e as marcas mais sólidas no mercado.
Ainda, se você quer importar marca própria, é necessário ter mais atenção quanto aos fornecedores.
Para isso, existem milhares na internet, mas nem todos têm boa reputação e credibilidade. Então, você deve buscar colegas de mercado que saibam como importar da China para obter feedback sobre a experiência de compra.
É possível que em algumas plataformas já existam avaliações dos fornecedores, mas elas não podem ser sua única referência.
Avalie a capacidade do vendedor em atender à sua demanda com qualidade, dentro dos padrões do mercado. Também não se esqueça de analisar valores de produto e transporte, bem como condições de pagamento.
Após escolher os fornecedores, peça cotações, informações e amostras do pedido mínimo.
Por causa de todos esses detalhes, contar com o auxílio especializado para encontrar um fornecedor de qualidade é importante.
4º passo: Providencie o desembaraço aduaneiro no Brasil
O desembaraço aduaneiro consiste no processo pelo qual a carga é submetida para ser liberada.
Essa liberação só é possível quando é entregue toda documentação, que é formada por:
Comprovante de importação;
Documento de conhecimento de carga;
Comprovante de pagamento da taxa do Departamento de Marinha Mercante;
Comprovante do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
Declaração de Trânsito Aduaneiro;
Declaração de Importação.
É importante saber também que cada país estabelece suas regras burocráticas, que seguem acordos internacionais. Por isso, cheque as demandas aduaneiras da China quando for importar peças e acessórios para caminhão.
OS PRODUTOS DA CHINA TÊM QUALIDADE?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fato de um produto ser da China não quer dizer que ele seja falsificado. De fato, diversas imitações de produtos originais são vendidas com o selo “Made in China”, o que contribui para o preconceito com as mercadorias do país.
No entanto, a China é uma das maiores economias do mundo e tem várias empresas listadas em bolsas de valores, fundos multi-indez e ETFs, por exemplo.
Muitas marcas famosas, inclusive, têm fábricas no país, já que o custo de produção chinês é menor. Mas por que isso acontece?
Por causa do baixo custo de produção, que é resultado do alto potencial de matéria-prima e mão de obra mais barata, os produtos chineses atraem a atenção do mercado em todo o mundo.
EM QUANTO TEMPO AS PEÇAS E OS ACESSÓRIOS PARA CAMINHÃO CHEGAM DA CHINA?
O tempo de liberação da carga depende do canal de parametrização, que consiste em modalidades de fiscalização da Receita Federal.
Os canais são divididos em 4 categorias:
Verde: conferência documental, carga liberada rapidamente;
Amarelo: conferência entre dados declarados à Receita Federal e os documentos enviados;
Vermelho: conferência de documentos e da carga, o que deve demorar alguns dias;
Cinza: fiscalização mais rigorosa, que pode levar até 180 dias.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUSTOS DE UMA IMPORTAÇÃO DA CHINA?
Mercadoria
Este valor representa o que é repassado ao vendedor, ou seja, o preço da mercadoria que será importada.
Impostos
Os impostos são pagos com base em alíquotas variáveis e diretamente ao Governo Federal, que, por sua vez, certifica que a entrada da mercadoria foi legalizada.
Confira a lista dos principais impostos pagos em um processo de importação:
PIS;
Confins;
ICMS;
ISS (se contar com prestação de serviço);
IPI (para produtos industrializados).
Frete internacional
O frete consiste no pagamento pelo serviço de transporte da China ao Brasil. É possível que o produto seja transportado através de modal marítimo ou aéreo, sendo o marítimo o mais comum.
Despesas com a Receita Federal
Os impostos exigidos pela Receita Federal são gerados a partir da Declaração de Importação (DI), que é redigida por um despachante aduaneiro.
É através desse documento que se comprova a legalidade da operação, então é importante que nele contenha:
Quem é o importador;
O tipo de modal para a importação.
Características da carga;
Dados do vendedor;
Forma de pagamento;
Valor aduaneiro;
Tipo de Incoterm;
Câmbio aplicado na transação.
COMO FAZER COTAÇÃO DE FRETE DA CHINA PARA O BRASIL?
Para importar da China peças e acessórios para caminhão, existe um grande fluxo logístico, que pode ser resolvido mais facilmente com o auxílio especializado de uma trading company ou através do contato direto com um vendedor.
Ao tentar realizar a importação por conta própria, o empreendedor iniciante pode cometer muitos erros que custam caro.
Diretamente com um vendedor
Se o comprador optar por esse método, é importante saber que deve dar conta de realizar todo o planejamento, desde a compra até o processo logístico que envolve a chegada da carga.
Trading company
Uma trading company consiste em uma empresa especializada em operações e é responsável pela prestação de serviços a quem quer importar ou exportar produtos.
É uma trading company que irá realizar as compras desejadas e repassar os custos para o importador.
Por isso, é interessante ter ao lado uma empresa que tenha boa experiência neste mercado, que é muito particular.
Ela poderá assumir negociações e solicitar amostras das peças para caminhão para sua aprovação. No mesmo sentido, pode visitar as fábricas e acompanhar a produção, bem como checar os detalhes de transporte (estufagem do container, pré-embarque e todo o processo logístico da mercadoria).
Se você quer importar da China com segurança, reduzindo o risco do negócio e aumentando o lucro, o auxílio especializado é muito importante.
Ele garante agilidade e eficácia nos procedimentos específicos para seu tipo de importação.
A ideia é importar pneus da China ou importar peças automotivas? Não tem problemas. Os especialistas já conhecem o mercado e as melhores oportunidades para você.
POR QUE INVESTIR EM ACESSÓRIOS PARA CAMINHÕES DA CHINA?
Importar da China peças para caminhão é uma boa oportunidade de negócio.
O Brasil é um país com enorme extensão continental, cortado por uma malha rodoviária significativa. Logo, os veículos pesados estão 24 horas por dia nas estradas, e são fundamentais para nossa economia.
E a única certeza de um veículo utilizado diariamente é que ele precisa de reparo e revisão constante.
O mercado de peças para veículos pesados é competitivo, e ganha quem consegue ter melhores condições para oferecer aos clientes.
Com a importação, você adquire as peças automotivas paralelas variadas a um melhor preço. Não importa se você atua com reposição, reparo, estética, lataria, elétrica, plástica ou mecânica. Todos esses componentes são passíveis de importação a um custo bem menor, se comparados a peças originais.
Por meio do código da peça, você consegue escolher os itens corretos e de maior saída em seu negócio. Com a marca própria, você pode, inclusive, se posicionar no mercado de maneira mais assertiva.
Vantagens de importar da China peças para caminhão
Redução de custos: apesar das mudanças no mercado chinês nos últimos anos, os custos de produção continuam mais baixos que muitos fabricantes nacionais. Por isso, o preço final tende a oferecer uma boa margem de aproveitamento e até de lucro para revenda.
Prazo de pagamento: é possível que alguns fornecedores da China também ofereçam prazos de pagamento mais flexíveis para importadores que estabelecem uma relação de confiança duradoura.
Agilidade de entrega: é comum receber ajuda de fornecedores chineses nos trâmites burocráticos, para uma parceria melhor com o cliente. Isso auxilia o importador a sentir mais segurança nas transações e cria um ambiente favorável para as próximas vendas.
QUAIS CUIDADOS TOMAR NA HORA DE IMPORTAR RODAS E ACESSÓRIOS DA CHINA?
Um cuidado importante na hora de importar rodas e pneus da China é escolher fornecedores de qualidade. Nós mencionamos como isso é essencial, mas este não é o único cuidado.
Você deve resolver a burocracia da sua empresa, saber o tipo de importação mais adequado para o caso, entender os custos, e muito mais.
Para importar da China pneus de automóveis, você ainda deve considerar o antidumping.
Antidumping
O antidumping consiste em regras que identificam o dumping com o objetivo de manter uma concorrência de preço legal e justa entre fornecedores.
Ou seja, uma medida antidumping investiga e previne casos de dumping comercial.
Na prática, imagine que uma fábrica chinesa venda um pneu de caminhão a um determinado preço no mercado interno, mas exporta para o Brasil a um terço deste valor. Existe uma margem de diferença entre os preços praticados de ⅔.
Se uma fábrica com produto similar no Brasil denunciar a fábrica chinesa por se sentir prejudicada pelo preço da mercadoria, ocorrerá uma investigação. Esta investigação pode concluir pela prática de dumping, estabelecendo, assim, uma taxa antidumping.
Foi exatamente isto que aconteceu em relação aos pneus de automóveis oriundos da China. Conforme as Portarias da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais Resolução CAMEX N° 56 – DOU DE 29/07/2013 e Portaria SECINT Nº 505 – DOU de 25/07/2019, vigora um Direito Antidumping em relação a estes produtos.
São muitos os detalhes para quem deseja aprender como importar da China. Por isso, no caso de rodas e acessórios para caminhão, o interessado deve adotar alguns cuidados, como encontrar fornecedores de qualidade e lidar corretamente com a burocracia.
Dessa forma, ele poderá usufruir de benefícios evidentes, como maior lucro em seus negócios.
No entanto, o auxílio especializado é de fundamental importância para que tudo corra bem. Inclusive, ele evita gastos desnecessários e minimiza os riscos.
CONCLUSÃO
Importar da China pneus e acessórios para caminhão pode ser um excelente negócio, devido ao menor custo dos produtos.
No entanto, como visto no artigo, são necessários cuidados e a ajuda de especialistas para que todas as transações sejam eficazes e corretas.
Se você quer saber como importar da China com segurança, conheça a Guelcos e veja o que nós podemos fazer por você e pelo seu negócio!