A curva ABC é uma importante ferramenta para empresas que trabalham com um grande fluxo de vendas tem como um de seus principal desafio a gestão de estoque eficiente.
No caso de empresas que trabalham com importações da China, esse setor é ainda mais decisivo na hora de saber como aproveitar corretamente os recursos sem comprometer o fluxo de caixa e reduzindo custos.
Outro fator decisivo dentro de um negócio de importação é a escolha dos produtos que compõem o inventário e o estoque da empresa.
Saber quais itens têm maior escoamento e aceitação no mercado e se há ou não sazonalidade nas vendas é essencial para fazer pedidos assertivos e abastecer a cadeia de suprimentos de maneira intuitiva, evitando atrasos e faltas no estoque que prejudiquem a relação com os clientes.
Apesar de parecer um grande desafio, o segredo para solucionar esses problemas é simples e eficaz: usar ferramentas e técnicas que ajudem a melhorar a organização e o conhecimento do supply chain, como é o caso da curva ABC.
Por meio da curva ABC é possível não só otimizar a gestão de estoque, mas também aperfeiçoar o conhecimento da empresa em relação a sua carteira de clientes.
Quer saber mais sobre como esse método pode beneficiar o seu negócio de importações da China? Então continue a leitura e confira!
Neste artigo você verá:
1. O que é curva ABC e qual a sua função
A metodologia da curva ABC foi desenvolvida a partir da teoria de Vilfredo Pareto, que no século XIX constatou que 80% da riqueza da população da Itália estava concentrada nas mãos de apenas 20% da população. Adaptada por administradores, a teoria se fortaleceu na afirmação de que 80% da riqueza das empresas são advindas de apenas 20% dos produtos disponíveis ou de seus clientes.
Também conhecida como regra 80/20 de Pareto, a curva ABC assume que é de extrema importância classificar níveis de prioridade dentro do inventário ou da carteira de clientes. Avaliados como “a”, “b” ou “c”, os produtos prioritários devem receber maior parte dos recursos e ocupar uma fatia mais generosa do estoque, assim como ter uma maior frequência nos pedidos de importação e reposição.
Isso porque para ser definido como prioridade, o produto em questão deve apresentar um grande fluxo de vendas e facilidade de escoamento. Considerando empresas de varejo que trabalham com peças sazonais ou por temporada, a curva ABC deve ser ajustada de acordo com a época e com o mercado para evitar falhas ou sobrecargas no estoque.
A curva ABC tem como função determinar o grau de importância de cada produto para o lucro da empresa de acordo com a aceitação e popularidade no mercado, direcionando a atenção dos esforços para os 20% dos recursos que são responsáveis por 80% do faturamento.
Essa classificação ajuda na hora de gerenciar o estoque de maneira inteligente, sem deixar dinheiro parado com peças que tem menor fluxo de vendas e sem deixar com que produtos essenciais para a marca se esgotem para os clientes.
Ao mesmo tempo, calcular a curva ABC dentro de uma empresa de importação da China é uma estratégia valiosa para saber em quais itens investir para ter maior retorno, seja no início do negócio ou ao longo de seu fortalecimento no mercado.
2. Como utilizar a curva ABC para fazer a gestão de estoque
Uma boa gestão de estoque é uma característica decisiva para o sucesso de empresas que trabalham com importações da China. Além de demandar um alto investimento, fatores como prazos, condições comerciais, fretes e gastos com armazenamento podem afetar significativamente a margem de lucro da empresa.
Além disso, fornecedores estrangeiros podem estabelecer promoções ou condições especiais de acordo com a época ou com o tipo de relação de confiança criada com o importador.
Quando não há um controle de estoque eficiente, fica difícil analisar se os descontos concedidos valerão a pena financeiramente diante dos gastos gerados com um pedido não programado.
Para não comprometer a saúde financeira da empresa, conhecer profundamente a relação de fluxo de caixa e gestão de estoque é fundamental, até mesmo para usufruir de promoções e preços especiais oferecidos pelos fornecedores.
Investir demais em itens que tem um baixo fluxo de vendas pode gerar custos com armazenamento, além de congelar recursos que poderiam estar sendo melhor direcionados dentro do fluxo de caixa ou capital de giro.
Nesse cenário, ter uma curva ABC previamente definida e clara na empresa em relação aos produtos importados é o segredo para evitar compras prejudiciais disfarçadas de benefícios e para aproveitar da maneira certa os preços competitivos e atrativos do mercado chinês.
3. Como usar essa ferramenta na prática?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que as letras A, B e C representam o grau de importância de cada produto dentro do quadro de rentabilidade da empresa, do maior para o menor, respectivamente.
Grupo A
O grupo A compreende os produtos com maior importância econômica para o negócio. Ou seja, itens que representam a maior parte do faturamento, com preços mais rentáveis e um bom volume de escoamento.
Apesar de poder ser alterado de acordo com os números de cada empresa, em geral, o grupo A segue a regra do 80/20. Sendo assim, o grupo é composto por cerca de 20% dos produtos do inventário ou catálogo e correspondem a cerca de 80% do faturamento da empresa.
Grupo B
O grupo B deve ser composto por produtos que sejam intermediários em volume de vendas e faturamento. Assumindo uma média geral, o segundo grupo tende a abordar cerca de 30% dos produtos importados, representando cerca de 15% do faturamento de vendas.
Grupo C
Por último, o grupo C reúne produtos diversos e com grande volume dentro do catálogo, mas com pouco peso no lucro da empresa. Apesar de ser o grupo com a maior quantidade de itens, geralmente cerca de 50% dos produtos comercializados, a representatividade econômica tende a girar em torno de 5% nas vendas.
4. Como calcular a curva ABC
O primeiro passo para calcular e implementar a curva ABC na gestão de estoque de uma empresa que trabalha com importações da China é realizar um levantamento sobre todos os itens que compõem a cartela de produtos importados. Esse levantamento deve não só listar todos os produtos, como também analisar a demanda de cada um deles.
Para realizar a análise de demanda, é necessário contar com ferramentas tecnológicas, sejam planilhas ou softwares de gestão que ajudem a manter as informações atualizadas, precisas e seguras.
Dados para elaboração de planilha
para cálculo de curva ABC
• Nome do produto;
• Código;
• Descrição do produto;
• Valor unitário de venda;
• Quantidade de produtos vendidos;
• Valor total de vendas por item em determinado prazo.
Esses dados serão essenciais para que a equipe consiga visualizar quais itens estão tendo maior fluxo de vendas, quais itens são responsáveis pela maior parte do faturamento e quais produtos sofrem incidência de períodos sazonais.
No caso de produtos sazonais, é importante avaliar os períodos, épocas e fatores que influenciam a demanda. Desse modo, a equipe de supply chain saberá exatamente como calcular a curva ABC de acordo com a época do ano com estimativas mais assertivas e margens de desvio.
O período de análise da demanda pode ser determinado de acordo com a estratégia da empresa. Para montar a curva ABC, a avaliação pode ser feita com análises de uma semana, um mês, um ano ou uma temporada específica, a escolha deve ser baseada no tipo de produto comercializado e nicho da empresa.
Por meio de uma planilha no excel, por exemplo, já é possível realizar as anotações e usar as fórmulas da ferramenta para calcular o valor unitário do produto vezes o volume de itens vendidos nesse determinado período. Também é importante que o valor total de vendas seja calculado e anotado.
Com esses cálculos feitos, basta realizar uma tabulação classificando os itens em ordem decrescente de acordo com o valor total de vendas por período. Feito isso, divida o valor total por produto pelo valor total de vendas, para obter a porcentagem de participação de cada item e conseguir identificar a importância de cada um dentro do faturamento da empresa.
Por fim, a equipe ou o profissional responsável pelo cálculo e controle da curva ABC conseguirá, com base nesses dados, determinar quais produtos fazem parte do grupo A, do grupo B e do grupo C, de acordo com o fluxo de vendas e participação no faturamento, sempre considerando o princípio da regra 80/20.
5. Por que a curva ABC é eficiente para quem importa
Se a curva ABC já é uma metodologia estratégica para qualquer empresa que trabalha com um grande fluxo de vendas, imagine para um negócio que depende de um mercado externo para abastecer a sua cadeia de suprimentos.
Mais do que vantajosa, essa ferramenta é essencial para que a tomada de decisões seja assertiva e eficiente dentro da uma empresa que trabalha com importações da China.
Redução de custos e proteção do fluxo de caixa
A gestão de estoque em si já é uma ferramenta que viabiliza a redução de custos. Dentro da curva ABC, esse benefício é ainda mais significativo.
Isso porque quem trabalha com importação geralmente precisa demandar de um espaço físico alugado ou próprio para armazenar os produtos que chegam da China até que eles sejam comprados e enviados para o consumidor final.
Esse armazenamento gera gastos com transporte, locação ou investimento estrutural para conservação dos produtos, além de demandar uma equipe para organização e manutenção do armazém.
Além disso, produtos que ficam parados no estoque por muito tempo tornam os recursos ociosos, ou seja, o dinheiro fica parado enquanto poderia estar sendo usado de maneira mais inteligente e com maior retorno financeiro.
A ausência de uma boa gestão de estoque e avaliação de curva ABC pode fazer com que o empreendedor acumule produtos do grupo C, com baixo volume de vendas, e fique sem recursos para reabastecer itens do grupo A.
Esse desequilíbrio pode gerar uma falta de abastecimento para os consumidores finais. Considerando os prazos de entrega de produtos importados para reabastecimento da empresa importadora, pode levar os consumidores a buscarem outras empresas ou marcas que tenham os produtos disponíveis a pronta entrega, prejudicando as negociações e o relacionamento com os clientes.
Compras selecionadas com foco na rentabilidade e aproveitamento real de promoções
Como citamos ao longo do artigo, quando o assunto é importação da China para revenda cada detalhe da negociação é significativo para calcular a margem de lucro e os benefícios da relação comercial.
Ao ter uma curva ABC bem definida, é possível selecionar os produtos a cada pedido dando prioridade de investimento para os que apresentam melhores índices de rentabilidade e fluxo de vendas.
Desse modo, o empreendedor e a equipe de supply chain saberão exatamente onde aplicar os recursos, quais promoções aproveitar, quando realizar os pedidos e qual o volume ideal de importação de acordo com a demanda estimada para cada época, período ou temporada.
A gestão de estoque associada a curva ABC ajudará a reduzir as chances de ruptura de produtos, tornará os pedidos de importação mais coerentes com as demandas e reduzirá as perdas ou os custos ociosos gerados por pedidos aparentemente vantajosos, mas desnecessários.
Direcionamento assertivo sobre investimentos ou financiamentos
Uma empresa que deseja trabalhar com importações da China precisa considerar que, apesar dos benefícios econômicos, é necessário um alto investimento para dar o pontapé inicial e continuar fortalecendo o negócio no mercado.
Os recursos financeiros são fundamentais para manter o abastecimento, o fluxo de caixa, o capital de giro e o estoque do negócio.
Para quem deseja iniciar um negócio de importação ou aliviar o fluxo de caixa, uma solução estratégica são os Finimps, formulados com condições especiais para quem deseja investir nesse setor com segurança e respaldo financeiro. No entanto, para que essa seja realmente uma estratégia de sucesso, manter o planejamento e o controle da gestão empresarial é fundamental.
Diante da importância dos recursos para que uma empresa de importação mantenha sua saúde financeira, saber onde direcionar os investimentos de maneira assertiva é imprescindível.
Por isso, para quem deseja aproveitar o potencial máximo dos recursos disponíveis e fazer com que eles retornem de maneira rápida e lucrativa, a curva ABC é uma ferramenta que não pode faltar na hora de planejar, administrar e gerir o empreendimento.
Gostou de conhecer melhor esse método vantajoso que ajuda a melhorar a gestão de estoque e a tomada de decisões dentro de uma empresa de importação? Então não deixe de conferir também como o Strategic Sourcing pode impactar o seu negócio!