Depois de vários eventos no Brasil e na China, vamos resumir tudo sobre importação de óculos da China, assim como as novidades que prometem chegar ao mercado.
Você já ouviu falar sobre Wenzhou, a capital mundial dos óculos? Pois saiba que de cada 10 óculos produzidos no mundo 8 são de lá.
Semana passada estivemos em outro evento na Cidade dos Óculos em Wenzhou. Fomos convidados pelo governo da província de Zhejiang para falar um pouco sobre importações de óculos da China para o Brasil.
A partir de um trabalho que iniciou em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica) e um de nossos parceiros, Kleber Fontes, do Grupo Casco , temos como resultado a seguinte análise:
O setor no Brasil
Foi unanime dos fornecedores chineses em nos perguntar sobre a burocracia e a falta de competitividade do setor para trabalharem com produtos de maior qualidade.
Então se você pensa em importações da China para o setor óptico, tenha em mente que você pode encontrar parceiros ótimos e dispostos a entregar o melhor produto. Deste segmento destaca-se: armações de óculos, peças e partes de armações, blocos de lente, óculos de sol, caixas de óculos, flanelas e demais utilitários.
Temos alguns dados gerais do setor em território brasileiro:
1) Mais de 23.000 lojas de varejo
2) 49% estão no sudeste do Brasil
3) 7 mil lojas só em São Paulo
4) Nordeste apresenta um rápido crescimento nos últimos anos!
Produtos mais consumidos:
Armações de óculos (33%)
Óculos de sol (44%)
Lente (16%)
Lente de Contato (4%)
Óculos de proteção (3%)
Impostos e Antidumping para importações da China
O terror para os importadores brasileiros: Impostos e barreiras tarifárias que podem colocar os projetos por água abaixo.
Nós temos boas notícias que foram levantadas pela Casco e viraram um artigo completo do consultor de comércio exterior, Kleber Fontes, sobre importação e impostos do setor óptico.
Você pode conferir direto acessando aqui. Lá você também pode acessar todas as classificações fiscais e impostos para armações e óculos de sol. Já, em relação ao Antidumping, resolvemos trazer de forma resumida:
O Antidumping de 2013 tinha como finalidade sobretaxar as armações de óculos com valores CIF inferiores a 10 USD, ou seja, quase todas! Porém a portaria não foi renovada e temos agora a seguinte situação: A portaria não foi renovada depois do período de 5 anos, e em Outubro de 2018 ela foi extinta. O que retira essa taxa de importação. Mas lembre-se: Há sempre a possibilidade de uma nova investigação e implementação antidumping. Mas não foi encontrada nenhuma informação pública sobre este assunto até o momento.
China Branding (Inovação)
Assim como em outros setores produtivos a China está empenhada em acabar o estigma de produtos falsificados e de má qualidade. Conversando com entidades do setor óptico da China e parceiros ficou claro o desenvolvimento de produtos de qualidade.
Encontramos até um fornecedor nosso patenteando um novo tipo de material para lentes, e outro que trabalha com tecnologia de reconhecimento facial para identificar a melhor armação para o cliente. Isso tudo com a própria marca!
O setor óptico chinês está desenvolvendo tanto que eles mesmo querem trabalhar com suas marcas em outros países, logo logo estaremos importando óculos da China e usando a marca chinesa, então pensem nisso! Fornecedores para futuras parcerias com a sua empresa não faltam basta encontrar os melhores e começar a fazer negócios (Veja o nosso artigo sobre como encontrar um bom fornecedor na China).
Oportunidades
Entre 2017 e 2018 houve uma queda de 2,1% nas vendas totais do setor mas, no primeiro trimestre de 2019 tivemos um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior. A estimativa para 2019 é de 23 bilhões de reais em vendas.
O que acha de começar a importar ou reavaliar sua estratégia de importação da China? Veja como a Guelcos está ajudando importadores não só do setor ópticos mas dos mais diversos segmentos a importar da China e demais países da Ásia.