Agente de cargas: o que é e qual sua importância

O processo de exportação e importação tem como uma das figuras centrais nessa cadeia o agente de carga, também conhecidos como agentes transportadores.

Segundo a definição da Receita Federal, o agente de cargas é qualquer pessoa que contrate o transporte de mercadoria em nome do importador ou exportador e que consolide ou desconsolide cargas.

Ou seja, o agente de carga é um intermediário entre as empresas e o exportador ou importador, coordenando o processo de logística.

Cada tipo de carga para cada destino específico, existem características distintas que tornam os processos únicos.

Por isso, é sempre importante contar com os serviços de um agente de cargas eficiente.

Índice de conteúdo

Confira o artigo da Guelcos sobre as funções e a importância dos agentes de cargas para você que quer ter mais sucesso no seu negócio.

O que é um agente de carga?

De maneira simples, o agente de carga pode ser definido como o profissional responsável por prestar serviços logísticos e desenvolver soluções para os usuários do transporte de carga em qualquer modal: aéreo, terrestre e marítimo.

Ou seja, o agente de cargas lida diretamente com toda a parte documental e física do embarque internacional de cargas.

Para isso, ele também deve estudar a rota mais adequada para definir, por exemplo, a melhor opção de frete.

O agente de cargas conta, ainda, com uma ampla rede de fornecedores, de forma a oferecer opções de diferentes tipos de transporte e atender de maneira equilibrada à equação tempo e custos da operação.

Mas qual é a importância de um agente de cargas?

Pense com a gente: sua empresa terá um diferencial competitivo ao contar com a ajuda de um profissional que tem recursos relevantes para a análise de grandes dados de mercado, conhecimento de transações e suas dinâmicas e ferramentas de rastreabilidade para garantir o sucesso dos transportes.

Isso tudo pode trazer ganhos operacionais e financeiros significativos para você e seu negócio.

Agente de carga internacional

Um agente de carga internacional é o profissional responsável por representar legalmente o importador ou exportador na realização do transporte de produtos desde a origem até o destino.

Agente de comércio exterior 

Os agentes de comércio exterior atuam como operadores logísticos de transporte, desenvolvendo parcerias entre empresas e fornecedores no exterior. São eles os responsáveis pela análise, por exemplo, do fluxo de documentos e dos regimes alfandegários.

Agentes transportadores

Os agentes transportadores são profissionais responsáveis por agenciar a disponibilidade de transporte de um modal (aéreo, marítimo ou terrestre). Além disso, cuida da coleta e do embarque da mercadoria no meio de transporte definido como o mais adequado para o negócio.

Agente de cargas
imagem de freepik

Qual a função do agente de carga?

O agente de cargas é um profissional fundamental para todo o processo de importação ou exportação. Sem ele, é difícil que seu negócio tenha tanto êxito porque parte da função do agente de cargas é garantir que o transporte de produtos seja feito de maneira correta.

Além disso, o agente de cargas deve realizar o estudo logístico do processo, analisando os modais e definindo aquele que se adequa melhor ao cliente.

Os agentes transportadores também escolhem os melhores fornecedores, acompanham a movimentação da mercadoria e resolvem qualquer imprevisto relacionado ao transporte dos itens.

Confira uma lista com algumas das funções e atividades de um agente de carga:

  • Mapeamento dos documentos legais e dos trâmites jurídicos necessários para a realização do transporte de cargas;

  • Definição dos fornecedores adequados para cada modal;

  • Monitoramento do deslocamento das remessas;

  • Resolução de eventuais imprevistos relacionados ao transporte;

  • Cotação e organização dos modais para transporte de acordo com o país de origem e o destino;

  • Pagamento de taxas obrigatórias de deslocamento e importação ou exportação;

  • Efetuar a consolidação e desconsolidação de mercadorias;

  • Contratação de seguro, caso seja solicitado pelo cliente;

  • Follow-up de pedidos, ou seja, acompanhamento do transporte com registro e envio de informações sobre o posicionamento da carga.

Além disso, administrativamente faz parte da rotina de um agente de cargas o gerenciamento de burocracias e operações variadas, sempre com o foco em garantir o andamento eficiente dos processos e o sucesso dos negócios.

Então, podemos dizer que a atuação do agente de cargas se resume em dois pontos importantes:

  • Planejamento: mapeamento das soluções logísticas entre países, das rotas e das possibilidades de compra e entrega;
  • Estratégia de embarque e desembarque: verificação dos tipos de transporte, calculando economia no custo do frete.

Se relacionam diretamente com o trabalho dos agentes de cargas as Incoterms (Termos Internacionais de Comércio). Elas são um conjunto de regras internacionalmente reconhecidas e usadas em todo o mundo para contratos nacionais e internacionais de vendas de mercadorias.

São as Incoterms que regulamentam os negócios e definem os direitos e as obrigações dos exportadores ou importadores, tendo em vista a segurança e a precisão dos procedimentos.

As principais Incoterms utilizadas são:

  • EXW (local de entrega nomeado);

  • FOB (porto de embarque nomeado);

  • FCA (local de entrega nomeado);

  • CIF (porto de destino nomeado).

Saiba tudo sobre as Incoterms neste guia preparado pela Guelcos: Incoterms: para que serve na hora de importar da China?

Benefícios de contratar um agente de carga

Um dos principais benefícios de contratar um agente de cargas é que esse profissional garante a possibilidade de as empresas ficarem no seu core business, ou seja, a atividade principal da empresa.

Isso porque contar com os serviços de um agente de cargas torna o processo de exportação ou importação menos estressante e desgastante. Dessa forma, você tem mais tempo para se dedicar à gestão e ao crescimento do negócio.

Além disso, é importante destacar que um agente de cargas eficiente tem experiência com logística internacional. Isso significa dizer que você vai poder contar com ele na hora de diminuir custos e tempo de entrega.

Por isso, o agente de cargas é uma boa opção para os negócios que têm como objetivo flexibilidade, abertura para negociações e abrangência global, por exemplo.

Isso porque os agentes de carga têm vivências em vários setores e mercados, o que facilita na criação de soluções que sejam ajustáveis ao escopo de cada cliente.

Como escolher um bom agente de carga?

O processo de importação ou exportação envolve diversas etapas, como o estudo da legislação e das normas entre países; os diferentes tipos de modais; as taxas envolvidas; e os documentos legais necessários.

São muitos detalhes que podem assustar até mesmo os empresários mais experientes.

Por isso, os agentes de carga são fundamentais, porque eles têm experiência no segmento e coordenam as atividades com maior segurança e menos riscos materiais, legais e jurídicos.

Daí a importância de contar com um profissional eficiente.

Mas como escolher um bom agente de carga afinal?

Confira alguns fatores para ficar de olho na hora de escolher contratar um agente transportador:

  • Qual é o nível de satisfação dos clientes?
    O atendimento é bom?

  • Possui experiência com o envio de remessas?

  • Os preços cobrados são apropriados?

  • Quais são as empresas parceiras e os operadores logísticos que trabalham em conjunto com esse agente de cargas?

Como funciona a assessoria de importação?

Todo processo de importação envolve etapas e procedimentos muito específicos. Não obedecer a algum dos requisitos pode acarretar multas e sérios prejuízos para as empresas.

Para evitar esse cenário, as empresas de assessoria de importação têm o conhecimento que permite o melhor planejamento da importação e, consequentemente, a otimização dos processos e a diminuição de custos e tempo de espera.

Mas como funciona a assessoria de importação?

Bom, é possível dizer que a assessoria de importação é um serviço especializado de suporte, mapeamento e definição de procedimentos.

A Guelcos, por exemplo, que é uma empresa que presta serviços de assessoria de importação da China, tem como objetivo otimizar os processos de acordo com a lei e as exigências específicas do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

Assim, a Guelcos se preocupa em ajudar o empresário a realizar suas compras ou vendas com sucesso, sem preocupação e com o menor custo possível.

Conheça os serviços da Guelcos e saiba que irá contar com profissionais que entendem todos os detalhes burocráticos e analisam o mercado da maneira que for mais vantajosa para a sua empresa.

Siga a Guelcos nas redes sociais!

Posts Relacionados

Receba o melhor conteúdo de importação da China em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado


    A melhor consultoria para importar da China

    Solicite grátis ou resgate agora 1h de consultoria gratuita com nosso time!

    Desenvolvido por Agência Digitaria
    Rolar para o topo

    Menu