Importação da China: Cidade de Guangzhou

Importação da China: Cidade de Guangzhou

A cidade de Guangzhou é uma ótima opção para quem pensa em importação da China, principalmente se comercializa eletrônicos. Localizada no sul da China, é a maior cidade dessa região, com cerca de 10 milhões de habitantes. Capital de Guangdong, é o centro econômico, científico, político e cultural da província.

Essa é a maior cidade do litoral da China, com maior número de circulação de pessoas. Possui uma infraestrutura ímpar, incluindo o porto que é o quinto maior em volume de carga.

Além disso, tem o segundo maior aeroporto do mundo, com maior número de passageiros em trânsito. Parece uma boa estrutura para importar da China, certo?

Canton Fair em Guangzhou

É lá onde tem o gigante Centro de Convenções da Ásia no qual acontece anualmente a maior feira multisetorial do mundo, a Canton Fair (Feira de Cantão).

Guangzhou é uma cidade que carrega uma cultura milenar com cerca de 2 mil anos de existência. Os seus habitantes estão acostumados a tomar chá, pois a degustação de chás está ligada à sua cultura cantonesa.

Agora que você conheceu um pouco sobre a cidade de Guangzhou, explicamos mais sobre a importação da China por esta localização.

Aqui você verá:

A cidade de Guangzhou faz parte da megalópole do Delta do Rio das Pérolas na província de Guangdong. Ela integra a iniciativa da Great Bay Area, assim como Shenzhen e Hong Kong.

Nós destacamos em nosso Guia Completo de Feiras em Hong Kong que “a Great Bay Area é uma iniciativa de formação de um cluster econômico, que engloba as Regiões Administrativas da China, Hong Kong e Macau. O projeto é destacar as aspirações financeiras de abastecimento global”.

Sua localização é um ótimo ponto para quem quer importar eletrônicos da China e outros produtos.

Entre as grandes metrópoles, a cidade de Guangzhou está em 5º lugar no PIB per capita. No entanto, seu PIB cresce 7% ao ano, e a tendência é que daqui a 10 anos esse número dobre. É, sem dúvidas, uma cidade rica.

 

Guangzhou é considerada atualmente um centro internacional de aviação, logística e comércio, o que favorece a importação da China. Além disso, comporta um sistema moderno de prestação de serviços financeiros.

As características da cidade de Guangzhou como centro portuário, aéreo e de inovação tecnológica encaixam-se perfeitamente na consolidação da estratégia nacional de aposta na inovação. O Fórum Global de Wealth apontou Guangzhou como um novo ímpeto de vitalidade nesta região cultural e de história tão rica.

Dados interessantes da cidade que motivam empresários a visitar a cidade de Guangzhou:

Adiante, nós falaremos o que fazer em Guangzhou. Mas além desses motivos que apontamos, existem outros pelos quais a cidade recebe milhares de turistas com poder monetário para consumo.

De um lado, temos turistas que aproveitam a cidade para comprar eletrônicos, roupas e brinquedos. De outro, temos empresários que pensam em importar eletrônicos da China (ou outros produtos) e se dirigem à Feira de Cantão.

1.1 Feira de Cantão e outras possibilidades de negócios nas redondezas

A Feira de Cantão é um evento que atrai cerca de 200 mil pessoas por sessão anualmente. A maior feira comercial de exposições do mundo costuma acontecer durante a primavera e o outono. Ela é realizada a cada seis meses e se destina a todos os tamanhos e tipos de compradores.

Muitos empresários que pensam em importar da China procuram fornecedores online. Porém, ir a uma feira de negócios da China garante os melhores negócios e preços. É o caso da Feira de Cantão, que é um excelente ponto de partida.

Estrangeiros são sempre bem-vindos e há opções para diversos segmentos da indústria. Mas fique atento aos setores com baixa representatividade na Canton Fair, como o ramo pet, aviação e máquinas de determinados setores. Em geral, quem busca importar da China bens industriais pode não encontrar opções tão vantajosas na Feira de Cantão.

Saiba mais sobre a Canton Fair em um guia completo que temos preparado!

A Canton Fair não é a única feira de importação e exportação da China. Há muitas oportunidades de negócio para quem quer importar eletrônicos da China, por exemplo.

A Hong Kong Electronics Fair é realizada no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong na China na mesma época da Feira de Cantão. É a maior exposição profissional de eletrônicos da Ásia.

Para encontrar os melhores fornecedores, os importadores devem saber “se comportar” nessas oportunidades de negócio. Isso porque os chineses prezam muito pelo “guanxi” (relacionamento). Por isso, se você pretende ir a uma feira de importação e exportação da China, é interessante ter um especialista para te acompanhar.

1.2 Por que contratar a Guelcos para fazer acompanhamento em feiras comerciais

A Guelcos possui profissionais especialistas que ajudam o empresário a realizar a importação da China.

Uma feira de importação e exportação da China pode ser enorme. Por isso, sem um guia adequado, o empresário pode ficar perdido em meio a diversos fornecedores. É importante destacar que o fato de estar em uma feira de negócios da China não credencia um fornecedor para atendê-lo. 

Ter foco é fundamental para buscar apenas produtos que estão relacionados ao seu negócio. E nem sempre isso é fácil.

Diante deste contexto, a Guelcos dispõe de consultores com experiência em feira de negócios da China para acompanhar o empresário. Eles são capazes de diferenciar bons e maus fornecedores. 

Nosso serviço é otimizar o tempo do empresário, procurando as melhores oportunidades de negócio e os fornecedores mais confiáveis.

Se você já possui experiência em uma feira de importação e exportação da China, ótimo. Nestes casos, nem sempre precisará dos serviços de nossos consultores de negócios.

Mas, caso não tenha domínio do idioma, também temos o serviço de tradução. Nossa parceria com bons tradutores ajudam você a conversar diretamente no idioma local. Como apontamos, o guanxi é algo importante, e os chineses valorizam isso.

Você sabia que a cidade de Guangzhou possui o 3º maior número de empresas nacionais de alta tecnologia? A cidade será protagonista da estratégia “Fabricado na China 2025”, cujo objetivo é transformar cidades e empresas da indústria da fabricação de mão-de-obra intensiva para buscar maior valor agregado.

Com este plano, o governo chinês tenta tornar as empresas mais competitivas a nível global em vários setores. Isso aconteceria por meio do aumento da produtividade em todas as áreas econômicas, envolvendo diversos aspectos, como uso de capitais, maior qualidade dos talentos e desenvolvimento de tecnologia.

Neste sentido, Guangzhou é fundamental para a concretização da estratégia e já possui um projeto que visa atingir o rendimento de trilhões de yuans nas diversas indústrias da cidade. Dentre elas, estão inteligência artificial, tecnologia de informação, fabricação avançada, biofarmácia, navegação e nova energia.

Para você ter uma ideia da dimensão destes planos, nos últimos anos, a saída de veículos que utilizam novas energias cresceu em 55%, a produção de robôs aumentou 21%, e as telas de LED em 13,7%, de acordo com a repartição de estatística de Guangzhou.

Mas este é só um dos motivos pelo qual Guangzhou é a cidade de investimento mais popular da China. Ela também possui um robusto comércio eletrônico transfronteiriço

Em 2013, se tornou uma cidade piloto neste tipo de e-commerce e, desde então, viu as importações e exportações crescerem rapidamente. Em 2017, experimentou um aumento anual de 55%.

Esse grande salto no volume comercial transfronteiriço foi provocado também pelas melhorias no desembaraço aduaneiro, que acontece em segundos. Antes, os produtos “corriam” seis vezes entre diferentes departamentos para as declarações.

Já hoje em dia, bastam alguns cliques. Até por isso, há mais consumidores chineses importando produtos, enquanto pequenas e médias empresas exportam seus produtos.

A cidade de Guangzhou é o principal polo fabril da China para manufaturas eletrônicas e tecnologia de ponta. Por isso, diversos importadores brasileiros buscam a importação da China pela cidade, principalmente varejistas e comércios especializados.

Principais categorias de produtos para importar da China:

Equipamentos de áudio e som

Assim como em Shenzhen, nesta categoria temos os fones de ouvido, caixas de som, speakers bluetooth entre outros. A qualidade dos produtos em Guangzhou é tão boa quanto em Shenzhen. O que pode mudar são os tipos de produtos, especificamente.

Vestuário

Há mercados inteiros focado em moda na cidade de Guangzhou. O principal destino é o mercado africano devido à qualidade das peças encontradas e à possibilidade de comprar a granel.

Bolsas e artigos em couro ou couro sintético

Produtos de moda também são facilmente encontrados em Guangzhou, e é um mercado muito procurado por comerciantes da África.

Iluminação simples

Diferente de Shenzhen, em Guangzhou você vai encontrar muitos produtos focando em luminárias e lanternas.

Realizar a importação da China é um processo burocrático. De maneira simplificada, o empresário brasileiro deve começar registrando sua empresa no Siscomex. Em seguida, deve analisar a viabilidade da operação. Isso só será possível após definir os produtos que deseja importar da China, encontrar e homologar os melhores fornecedores, e entender todos os custos com taxas e tributação.

Essa é a parte burocrática de importar eletrônicos da China (e outros produtos também). Com o auxílio de uma consultoria em comércio exterior, o empresário pode focar na sua atividade, e deixar a importação da China com especialistas. Caso contrário, deverá assumir todas as atividades de todas as etapas da operação.

Feita a ressalva sobre o processo de importação empresarial, é hora de pensar em algumas dicas para importar da China via Guanghzou.

Dica #1: fábrica ou trade?

Caso já tenha um processo de qualidade bem definido, preste muita atenção se os produtos que está negociando para importar são de uma fábrica ou Trade. É fundamental verificar a idoneidade de fábrica.

Guangzhou é muito famosa por ter muitas empresas Trade Company. Vale lembrar que a Trade é uma empresa, então é possível que ela cobre um pouco mais pelos produtos, pois os compram de outro fornecedor.

Dica #2: inspeções de embarque

Depois de escolher seus produtos e fornecedores para importar da China, é preciso fazer outra validação da operação: as inspeções. Elas podem ser de pré-produção, pré-embarque e embarque.

A inspeção de embarque acontece no exato momento em que a mercadoria está sendo estufada no container. Com ela, você garante que a carga seja carregada conforme a negociação. Isso vale tanto para a parte de embalagem (para evitar danos ao produto) quanto para os testes técnicos.

Dica #3: condições de reposição

Mesmo escolhendo bons fornecedores, o empresário pode se deparar com algumas peças com defeito. Por isso, avalie bem os termos de pagamento e condição de reposição dessas peças. Sempre veja as condições de reposição antes de fechar um pedido com o fornecedor chinês.

Dica #4: marca própria

Já pensou em atuar com marca própria e produtos personalizados diretos da China? Além de ter um preço mais acessível, se comparado ao mercado brasileiro, o empresário se livra de boa parte do processo produtivo e garante um alto potencial de customização.

Por isso, priorize sua marca própria na importação da China ou feche uma parceria com uma fábrica chinesa na hora de importar da China.

Dica #5: atente-se ao seu mercado

Mesmo que você opte por importar eletrônicos da China ou outros produtos, lembre-se de que você os comercializa no Brasil.

Por isso, traduza e altere os manuais dos produtos e etiquetas para o mercado brasileiro. Não deixe isso como tarefa do seu fornecedor chinês.

Se você pretende ir à Feira de Cantão para fazer novos negócios, vale a pena saber o que fazer em Guangzhou. Listamos 5 atrativos imperdíveis!

Chimelong Changlong Holiday Resort

Chimelong Changlong Holiday Resort

O resort é também um parque temático e é tão impressionante, que chega a receber cerca de 6 milhões de visitantes por ano. É um dos lugares mais popular entre os turistas. Dentro dele tem circo, parque com safári, parque de diversões e parque aquático.

Cozinha Cantonesa

A cozinha da cidade de Guangzhou é uma das mais famosas do país. Vale a pena experimentar desde lanches para o dia a dia até refeições mais completas.

Reproduzir vídeo

Dentre os destaques, experimente o dim sum, um lanche popular e que serve também como almoço. Muitos jantares baseados em uma culinária leve e nutritiva são servidos em restaurantes cantoneses.

CTF Finance Center guangzhou

Os edifícios mais altos

O que fazer em Guangzhou além de comer bem? Visitar edifícios altíssimos! Esse é outro atrativo que também chama a atenção dos turistas. Guangzhou possui o terceiro maior edifício da China, o CTF Finance Centre. No ranking mundial, o CTF está em 7º lugar.

Cantão também chama atenção. Por ser brilhante e colorida, encanta milhares de turistas do mundo todo.

Capital histórica do comércio exterior

Província da era do Império Han, foi durante muito tempo um porto comercial, desde a dinastia Han, passando por Tang, até o começo de Qing. Este, por sua vez, permitiu que a cidade tivesse o único porto aberto para comerciantes e estrangeiros.

FOTO ANTIGA CIDADE DE GUANGZHOU
metro guangzhou

Paisagismo e serviço de transporte

Embora Guangzhou seja a terceira maior cidade, e o maior município do mundo. As suas novas linhas de metrô e trem bala fazem mostram que apesar da grande circulação de pessoas, não há grandes tumultos e nem congestionamentos.

Tudo foi bem planejado, os bairros têm ruas largas, e o paisagismo por sua vez mantém uma beleza vibrante com as árvores, os parques.

Na costa sul da China, havia uma pequena vila de nome Panyu, que se tornaria uma cidade de grande desenvolvimento. Uma das suas maiores vantagens era sua localização geográfica, pois desde o século III era ponto oriental do início da rota da seda.

Guangzhou, ainda em fatores históricos, é de uma riqueza sem igual, com lendas que se equiparam à mitologia grega e romana. Chamada de cidade das cinco cabras, uma dessas lendas conta que as divindades trouxeram a civilização, representada por um grão simbólico.

Muitos turistas são atraídos até hoje por essas histórias que se consagram em alguns locais para visitação, tais como o Templo da família Chen e o Templo das Seis Árvores Banyan.

Vista de Guangzhou com a Canton Tower

Com o passar dos anos, Guangzhou passou a ter um comércio forte, de forma que em 1992 foi criada a zona de livre comércio. Ela se situa próxima à sua zona de desenvolvimento econômico e tecnológico.

Em 2005, foi criada a Zona de Processamento de Exportação, que inclui importantes indústrias de montagem de automóveis e biotecnologia. A cidade oferece um ótimo transporte público com excelente infraestrutura. Em 2010, sediou os jogos asiáticos. A maior feira multisetorial do mundo, a Canton Fair, acontece em Guangzhou todos os anos.

Sem dúvidas! Os atrativos de Guangzhou são inúmeros e abordam também o aspecto comercial, por meio do seu crescente desenvolvimento e alguns pólos industriais bem interessantes. Sua cultura, com suas lendas milenares e sua culinária cantonesa, se une a uma infraestrutura impressionante.

Se você pretende visitar uma feira de negócios na China, a Feira de Cantão está pronta para te receber. Uma excursão a Guangzhou permite unir o útil ao agradável. Não à toa, atrai milhares de turistas o ano todo. Se você procura um lugar de história, mas também deseja fazer aquelas comprinhas, esse é o lugar ideal!

A importação da China pela cidade de Guangzhou é uma excelente opção. Seja por meio da Feira de Cantão ou de outra feira de importação e exportação da China, o empresário brasileiro consegue encontrar ótimas opções de negócio.

Com o auxílio de uma consultoria em comércio exterior, aproveita-se melhor as oportunidades ao encontrar os melhores fornecedores. Veja como a Guelcos pode ajudá-lo a importar da China!

Siga a Guelcos International nas redes sociais e fique sabendo mais sobre importações empresariais e missões para a Ásia!

Posts Relacionados

Receba o melhor conteúdo de importação da China em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado


    A melhor consultoria para importar da China

    Solicite grátis ou resgate agora 1h de consultoria gratuita com nosso time!

    Desenvolvido por Agência Digitaria
    Rolar para o topo

    Menu