Empreender no mercado com produtos importados é um grande desafio, por esse tipo de negócio já existir há muitos anos e a concorrência ser bem forte e estruturada.
Com esse guia de feiras em Hong Kong, você vai descobrir os principais eventos de negócios, feiras e como importar pela região.
Os chineses são famosos importadores de produtos, que fazem sucesso nos outros países. As rodovias e ferrovias, e principalmente o porto tem grande entrada e saída de mercadorias, clientes e fornecedores
Portanto, as feiras em Hong Kong e seus modos de funcionamento, de carga e descarga com variedades de mercadorias e demandas de encomendas em contêineres em seus navios, não podem ficar de fora dos planos de viagens a trabalho.
Feiras de Negócios em Hong Kong
As oportunidades das feiras em Hong Kong são, para os estrangeiros, tudo o que um bom empresário de importados está a procura: preço e qualidade. Brasileiros não ficam de fora desses eventos.
Durante todo ano, a China promove seus encontros comerciais de compra e venda de eletrônicos, souvenires, acessórios para casa, decoração, dentre outras mercadorias.
Alguns desses eventos são anuais e fazem sucesso, e para não ficar de fora, Hong Kong acabou aproveitando as feiras comerciais que acontecem na China e promoveu suas próprias feiras para atrair importadores estrangeiros.
Feiras como a HKTDC, a Global Sources e a Canton Fair são importantes para negociar com fornecedores, fazer encomendas personalizadas e conhecer as novidades. As feiras em Hong Kong, onde se concentram a maioria, são tradicionais no mundo do mercado de importados.
Feiras do HKTDC
O HKTDC (Hong Kong Trade Development Council), órgão do governo de Hong Kong, criado em 1966, que tem o objetivo de criar oportunidades para pequenas e médias empresas do mercado de bens e serviços.
Com mais de 10 escritórios locais na China, e cerca de 40 espalhados no exterior, o órgão promove Hong Kong como um dos maiores centros de negócios chinês e asiático, sendo ponto de encontro de empresas.
Mais de 40 feiras de negócio em Hong Kong são organizadas pelo HKTDC e com isso, há incentivos de pacotes de viagens e de hotéis para quem deseja conhecer os eventos e aumentar a lista de fornecedores.
O órgão também auxilia empresas estrangeiras que planejam expor suas mercadorias em algumas das feiras em Hong Kong, com ofertas e promoções interessantes para os expositores de outros países.
O HKTDC tem representantes no Brasil, há mais de 20 anos, e ao longo desse tempo, vem ajudado aos empresários brasileiros a ampliar suas relações de mercado com os chineses. Seu endereço aqui é Rua Coronel Xavier de Toledo, 316, São Paulo.
Caso você queira saber mais sobre o que acontecerá no ano de 2020 em relação aos eventos ligados ao HKTDC entre em: hktdc.com
Feiras da Global Sources
A Global Sources é a organizadora de exposições com sede em Hong Kong há 49 anos, incluindo a maior feira de fornecimento de eletrônicos do mundo, a Global Sources Electronics
As fases da feira são essas
Fase 1. Com os mais avançados produtos para casa e de áudio. Eletrônicos residenciais e para áreas externas e automotivos.
Fase 2. Com fornecedores de hardwares, acessórios para celulares, wearables , aparelhos celulares e expositores de startups do ramo e do varejo.
O que você pode encontrar no evento
Estantes com variedades de acessórios de áudio, para casa, profissionais, cabos.
Novidades do mundo dos games, com as novidades dos consoles mais famosos. Os novos jogos, de última geração, que fazem sucesso em todo mundo.
Marcas de fabricantes de motos, scooters e outras peças que compõem esse ramo da indústria automotiva.
Peças para PCs, com acessórios, laptops e periféricos.
Variedades de fabricantes de peças para automóveis.
Brand Zone, área feita para formações de parcerias com futuros distribuidores. Espaço muito importante para fazer contatos e conseguir parcerias novas.
Produtos variados do ramo da segurança. Desde câmeras, outros eletrônicos para esse fim, até as mais recentes inovações tecnológicas nessa área.
Produtos para melhorar a automação das casas e prédios comerciais.
Produtos de última tecnologia na área dos automóveis, robótica e outros ramos.
A Global Sources acontece dias antes da Canton Fair e tem um foco maior em eletrônicos. Caso, seja a sua escolha empreender nesse campo, a dica é se organizar para dar preferência a este evento.
Todas as informações do que está planejado para 2020 você encontra em globalsources.com
Lista das principais feiras da Global Sources
– Global Sources Consumer Electronics
– Global Sources Mobile Electronics
– Global Sources Smart Home & Appliances
– Global Sources Home & Kitchen
– Global Sources Fashion
– Global Sources Lifestyle
Os principais locais de feiras em Hong Kong
Hong Kong Convention and Exhibition Centre
Inaugurado em 1997 com as presenças de celebridades e outras pessoas importantes de várias áreas do mundo. Feito para exposições e reuniões comerciais, tem a entrada gratuita, menos para eventos individuais. É onde acontecem os programas do HKTDC. Em seu último andar temos a vista do famoso porto de Victoria Harbour.
Asia World Expo
Onde acontece a Global Sources. Centro de Convenções inaugurado em 21 de dezembro de 2005, perto do aeroporto da cidade. Concentra as feiras em Hong Kong feitas em espaços fechados, já que é considerado o maior galpão fechado local.
Hong Kong e o Projeto Great Bay Area
A Great Bay Area é uma iniciativa de formação de um cluster econômico, que engloba as Regiões Administrativas da China, Hong Kong e Macau. O projeto é destacar as aspirações financeiras de abastecimento global.
Com isso, redes de transportes e outros setores das cidades, estão cada vez mais interligadas, revelando as competências delas com a indústria de manufaturas, marítima, aérea e outros serviços.
O objetivo é traçar uma estrutura de comunicação, transportes, de transações financeiras, que fortalece essas regiões, que já demonstraram ter um enorme potencial econômico e de abastecimento internacional de mercadorias.
As feiras em Hong Kong, em Macau e em outras áreas do Delta do Rio das Pérolas, aumentaram os contatos comerciais, com isso décimo terceiro plano quinquenal (2016 – 2020), pretende destacar mais ainda essas regiões.
Essa iniciativa favorece as relações de mercado, tanto na própria China, quanto com outros países. Se você pretende começar a negociar com fornecedores chineses poderá ver as facilidades trazidas com a Great Bay Area.
Portos de Hong Kong
A China, como um dos maiores países exportadores e de relações internacionais de comércio com outros países, criou uma infraestrutura de portos, rodovias e ferrovias, que permitem o translado das mercadorias.
Ou seja, foi montada toda uma logística e interligações entre portos, estradas, para que as transações de comércio fossem facilitadas e tornou a China forte no livre mercado e na abertura da cultura ocidental.
Existem portos chineses que são fundamentais para o mercado, em regiões estratégicas, eles fazem parte de um conjunto de medidas tomadas pelo governo chinês para ser referência como país exportador.
Portos chineses e a interligação das cidades:
Porto de Hong Kong – Localizado na Baía Vitória, tem um dos maiores tráfegos de pessoas e mercadorias de toda a China. Navios de diferentes tamanhos têm acesso ao porto, pois as águas das baías são profundas.
Porto de Shenzhen – Fica localizado em uma das áreas mais cosmopolitas da China, com várias multinacionais sediadas perto.
Porto de Guangzhou – Fica em Cantão, onde fica é realizada a Feira da Canton Fair, um dos maiores eventos de exportação. O porto era o único que permite negócios com o exterior até a Primeira Guerra do Ópio.
Viajando para Hong Kong
Agora que você, que quer, ou já investe em venda de importados, sabe como pode fazer grandes negócios com fornecedores e fabricantes chineses. Portanto, é imprescindível saber o que é necessário para viajar.
Tanto para as feiras em Hong Kong, como de Macau e de toda a China e para quem quer fazer turismo em Hong Kong, precisa planejar os pacotes turísticos, que possam trazer as melhores experiências em território chinês.
Veja 11 dicas de lugares que valem a pena visitar enquanto participa das feiras de negócios
Sabemos que uma viagem de negócios para a China é cansativa, então sempre vale a pena ter alguns locais para visitar e descontrair um pouco!
1) Curtir a vista do Victoria Peak.
Um dos pontos mais altos da Ásia, que atraem vários visitantes para ver a cidade iluminada lá de cima.
2) Usar a Star Ferry para atravessar a baía.
Um dos passeios mais tradicionais da cidade para aproveitar a vista da cidade pela baía.
3) Andar no teleférico Ngong Ping 360.
Para avistar as montanhas e aproveitar para visitar o Po Lin Monastery, para admirar as estátuas de Buda.
4) Fazer compras em Kowloon
e ir em atrações como o Flower Market, Ladies Market e a Avenue of Stars.
5) Visitar o Sky 100
observatório que fica no mais alto prédio de Hong Kong.
6) Fazer compras em Causeway Bay
Conheça as ruas e lojas mais famosas da região e tire um tempo para os presentes e lembranças.
7) Ir ao Man Mo Temple
com suas curvas em espirais.
8) Ir ao evento musical Symphony of Lights
para conhecer os prédios famosos da cidade.
9) Conhecer a culinária, experimente o dim sum.
Procure saber os restaurantes mais famosos e com bom preço.
10) Visitar a Hong Kong Disneyland e o Ocean Park
os maiores parques de diversões da região.
11) Agende uma visita à cidade de Macau
que fica perto e tem muitas opções turísticas. A sintonia das duas cidades não fica apenas na área econômica, mas também nos investimentos em pontos turísticos.
Como se hospedar em Hong Kong:
Procure hotéis em lugares como, Causeway, perto das estações Central, Wan e Tsim Sha Tsui, em Kowloon. Como toda ida a um novo país, faça todo esses agendamentos ainda no Brasil e preste atenção no seu orçamento.
Utilize os transportes públicos para fazer o translado entre a feira e o hotel, assim como demais locais que deseja visitar. O preço de cada um varia com o deslocamento feito. Essa dica é muito importante, pois o trânsito de Hong Kong costuma a ser caótico.
Então, deixe um pouco de lado os compromissos de trabalho e aproveite para conhecer um pouco mais da cultura asiática. Se planeje para não transformar a sua viagem, apenas para afazeres profissionais.
Os hotéis de Hong Kong costumam ser pequenos, mais confortáveis. Com tantas coisas para fazer, ficar no quarto do hotel será apenas para descansar para o dia seguinte.
Então, se você é um empreendedor do mundo dos importados, faça esse investimento profissional, e veja de perto como os produtos são fabricados, aproveite para conhecer outras pessoas do ramo e também para se divertir.
Afinal, viajar para o outro lado do mundo, entrar em contato com outros modos de vida e poder trazer novidades para o seu negócio, é uma oportunidade única para quem é do mercado e pode organizar financeiramente essa viagem.
Esse guia mostra as inúmeras possibilidades de encontrar a mercadoria ideal para a sua demanda, como funcionam as feiras e as dicas valiosas para não deixar de fora também nenhum ponto turístico da cidade.
Não deixe de ir com roupas confortáveis para as feiras em Hong Kong, que são em pavilhões de grandes proporções e o cuidado com o cansaço e má alimentação nos dias de evento. Ter foco é mais valiosa dica de sucesso para o seu negócio decolar. Programe-se!