Em tempos de pandemia, saber como importar da China máscaras e equipamentos médicos é muito importante e também para fugir de aventureiros.
Esses são artefatos que podem ajudar na proteção pessoal e também são fundamentais para os profissionais que estão atuando nos atendimentos médicos e hospitalares.
O COVID-19 se espalhou por todo mundo. Agora, iniciou-se uma corrida contra o tempo para tentar encontrar uma solução que contenha essa doença. Por enquanto a principal informação que temos é de que a prevenção é o melhor remédio.
Nesse contexto, saber como importar da China máscaras e equipamentos médicos é importantíssimo. São itens que tiveram a sua procura aumentada em números muito expoentes, e são essenciais para a humanidade atualmente.
Aqui você verá:
- 1. Por que importar da china máscaras e equipamentos médicos?
- 2. Onde comprar na China?
- 3. Principais Produtos que estão sendo importados
- 4. Ter um agente de fornecimento é fundamental para escolher as melhores fornecedores
- 5. Veja o passo a passo para importar esses produtos da china
- 6. Pontos para tomar cuidado ao importar da China máscaras e equipamentos médicos
- 7. Por que importar da china?
1. Por que importar da china máscaras e equipamentos médicos?
Antes de partirmos para as dicas efetivamente é importante esclarecer porque a China é o melhor fornecedor desses materiais. O motivo é que o país é o maior produtor do mundo de máscaras e artigos médicos.
O aumento da demanda repentinamente veio acompanhado da queda de produção, já que os infectados precisam manter isolamento, tal como pessoas que tiveram contato direto com eles. Com isso, muitos trabalhadores deixaram seus postos.
No entanto, a China começa a se recuperar da devastação causada pelo coronavírus, e volta a produzir em grande escala.
2. Onde comprar na China?
Alibaba continua sendo a melhor opção para quem não tem contatos na China, mas empresas especialistas no assunto podem ter fornecedores homologados e certificados o que vai reduzir muito o tempo de busca.
Uma das maiores vantagens do site é que você consegue filtrar para buscar apenas vendedores qualificados, ou vendedores que possuem o produto a pronta entrega, apesar que mesmo assim muitos fornecedores não estão atualizando suas contas no Alibaba e você precisa se certificar mais de uma vez!
Máscaras em Xiantao:
Xiantao é uma cidade localizada na China Central que também abriga os maiores fabricantes de máscaras faciais do país – cujos nativos são adeptos a esse equipamento de proteção há muito tempo.
A cidade entendeu a urgência de aumentar a sua produção, e convocou todos os fabricantes para uma força tarefa, visando atender a demanda mundial por equipamentos e peças médicas.
3. Principais Produtos que estão sendo importados
Máscaras N95
As máscaras N95 são usadas pelos profissionais de saúde durante os procedimentos para proteger o paciente e a equipe de saúde da transferência de micro-organismos, fluidos corporais e material particulado.
São de vários tamanhos e devem ser selecionados individualmente para se ajustarem ao rosto do usuário e para fornecer uma vedação firme.
Máscaras cirúrgicas (3-ply face mask)
As pessoas confirmadas ou suspeitas de ter COVID-19 devem usar uma máscara desse tipo na China, pois evitam a contaminação das áreas circundantes quando uma pessoa tosse ou espirra.
Composta por três camadas, cada uma com funções específicas. A camada externa é uma camada hidrofóbica que pode repelir água, sangue e fluidos corporais. O filtro do meio é projetado para filtrar bactérias, enquanto a camada hidrofílica interna pode absorver água, suor e secreções.
Termômetro infravermelho
O termômetro infravermelho possui um sensor infravermelho que mede rapidamente o calor proveniente da superfície do corpo de uma pessoa. Ultimamente, tornou-se um dispositivo crítico com o atual surto de coronavírus.
Como o uso não envolve nenhum contato com a superfície corporal, a probabilidade de infecção é pequena.
Desinfetante de álcool (álcool gel)
A remoção de germes como o coronavírus requer limpeza completa seguida de desinfecção. O álcool mata a maioria dos germes. Soluções de álcool com pelo menos 75% de álcool são eficazes contra o coronavírus.
Um desinfetante para as mãos à base de álcool é uma boa alternativa se a lavagem das mãos com água e sabão não for possível.
Luvas descartáveis
As luvas descartáveis são os produtos de segurança médica mais comumente usados no setor de saúde para evitar a contaminação cruzada entre pacientes e equipe médica.
São recomendadas para uso em pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
DICA EXTRA: Diferenças entre N95 e KN95
De acordo com a Smart Filters a fabricante 3M, uma das especialista nesse tipo de material, divulgou um estudo, que você pode acessar aqui, mostrando as diferenças dos tipos de mascaras N95.
Basicamente, as máscaras N95 são os padrões dos EUA para máscaras; o KN95 é o padrão chinês para máscaras. Apesar da longa lista de diferenças, as duas máscaras são equivalentes aos recursos com os quais a maioria das pessoas se importa.
A tabela abaixo mostra exatamente os padrões mais testados para as mascaras N95 e o padrão de diversos países para elas.
4. Ter um agente de fornecimento é fundamental para escolher as melhores fornecedores
O grande problema de fazer compras importadas em um momento de pandemia é que tudo é muito urgente. Com isso, os riscos de escolher fornecedores que não são assim tão confiáveis aumenta muito.
Então, se você pretende importar da China máscaras e equipamentos médicos, mas está fazendo isso pela primeira vez e não conhece fornecedores, o mais indicado é contratar um agente de fornecimento ou saber fazer as perguntas certas!
Esses agentes são responsáveis por procurar os melhores e mais confiáveis fornecedores. Além disso, eles analisam a qualidade do produto e verificam se o valor cobrado é verdadeiramente competitivo.
5. Veja o passo a passo para importar esses produtos da china
Agora que você já obteve algumas informações é hora de falarmos sobre os passos para importar da China máscaras e equipamentos médicos.
Detalhes do produto:
A primeira coisa importante é definir quais são os detalhes dos produtos que você precisa. Dados como tamanho, material, cor, dimensões…tudo isso deverá ser definido previamente para que você faça a compra certa.
Sempre tenha uma ficha técnica com padrões de produção e de conformidade do produto. Tenha uma ilustração do produto nas partes frontal, traseira, superior, inferior e lateral (se houver).
ATENÇÃO: Apesar do Governo Brasileiro reduzir impostos desses tipos de produtos, as exigências sanitárias continuam e devem ser levadas em consideração. E é de responsabilidade do importador e comerciante sobre o produto estar regularizado no Brasil.
Escolha os fornecedores:
Depois de listar quais são as especificações, é hora de você escolher os fornecedores dos quais quer importar da China máscaras e equipamentos médicos.
Você pode fazer isso pelo site Alibaba, entrando em contato com algum fornecedor que você já conheça em Xiantao, ou, como explicamos, contratando um agente para lhe passar os contatos e verificar todas as questões burocráticas com o fornecedor.
Peça um orçamento:
No momento em que entrar em contato com um fornecedor ou com um agente, é importante que você já saiba exatamente o que precisa. Solicite então um orçamento para a quantidade de peças que necessita, e informe todas as especificações.
Adiantamento:
Os produtores chineses exigem, na maioria das vezes, que o comprador pague um sinal de 30% do valor, mas devido a grande demanda muitos fornecedores estão exigindo 50% ou até 100% adiantado.
O pagamento deve ser realizado através de contrato de câmbio e acompanhado pelo seu despachante aduaneiro e agentes de carga.
Organize a documentação:
Enquanto os produtos estão em fabricação você deve se informar a respeito do processo de importação, e reunir toda a documentação necessária para receber a sua remessa.
Documentos como fatura comercial, lista de embalagem, conhecimento de embarque serão necessários para o transporte marítimo ou de avião e são apresentados a Receita Federal.
6. Pontos para tomar cuidado ao importar da China máscaras e equipamentos médicos
Listamos 5 cuidados para a importação desse tipo de produto e geralmente são negligenciados por importadores que não compreendem o setor de produtos hospitalares
5.1 Comunicação
O idioma é um problema, já que muitos fornecedores chineses falam um inglês carregado de sotaque, e se tornam ininteligíveis na maioria das vezes.
5.2 Qualidade
Os problemas de qualidade do produto geralmente ocorrem por dois motivos: 1) Problemas de comunicação ou 2) não encontrar um fornecedor de qualidade e apenas focar no preço. Não existe fórmula mágica, desconfie de grandes descontos quando o mercado está ofertando por um preço superior.
5.3 Tempo de Entrega
Embarques marítimos seguem normalmente mas os materiais médicos e máscaras estão com urgência e exigindo cada vez mais do modal aéreo. Logo, os valores aumentaram e a disponibilidade diminuiu, certifique-se de estar com a negociação junto ao agente de cargas para garantir o embarque dentro dos prazos.
5.4 Certificações
Importar material hospitalar não é para amadores e exige amplo conhecimento das certificações dos produtos. Há grandes certificadores como CE, ROHs que acreditam os produtos internacionalmente, mas é importante verificar sobre a exigência do Brasil principalmente tratando-se de Anvisa e Inmetro.
5.5 Cuidados com Desembaraço
Além disso, é preciso se manter atento com relação às exigências da China e do Brasil para o processo de exportação/ importação. Qualquer falha ou falta de compreensão pode ser suficiente para que sua mercadoria fique retida.
6. Por que importar da china?
Talvez você esteja se perguntando porque importar da China máscaras e equipamentos médicos. Afinal, o país foi o epicentro da pandemia do Covid-19, e um dos mais devastados pela doença.
A China, como dissemos, é o maior produtor de máscaras do mundo. O tempo de sobrevivência do vírus é 72 horas, o que significa que a embalagem que chega ao Brasil não estará infectada.
Sendo assim, você consegue comprar um produto seguro, de alta qualidade, com preços justos ofertados pelos maiores produtores do mundo.
Além disso, o fato de que a China aumentou consideravelmente a sua produção diária de máscaras e outros equipamentos de segurança garante que você não ficará sem a sua encomenda por conta da alta demanda global.
Então, importar da China máscaras e equipamentos médicos pode realmente ser uma boa ideia. O país também entende a sua relevância para manter o planeta abastecido com esses itens, e tem cumprido com as necessidades mundiais.