Importar da China é uma atividade cada vez mais adotada por pequenos, médios e grandes empresários. Especificamente a importação de óculos, seja de sol ou de grau, é um bom negócio, pois o mercado brasileiro é um dos grandes mercados do mundo.
Se você quer revender esse produto em lojas físicas ou online, precisa aprender como importar óculos. Por isso, apresentamos a seguir alguns motivos e vantagens da importação de óculos, a melhor forma de fazer a operação e outros detalhes que você deve conhecer ao importar óculos. Vamos lá?
Aqui você verá:
1. Por que importar óculos da China?
2. Como importar óculos da China?
3. Como encontrar bons fabricantes para importar óculos da China?
4. É seguro importar lente da China?
5. Por que contar com a Guelcos para importar da China?
6. Dicas para quem quer revender óculos online
1. Por que importar óculos da China?
Certamente você conhece alguém que decidiu importar da China produtos para a loja física. Ao mesmo tempo, fica receoso com aquelas notícias (em geral, pouco fundamentadas) que dizem que os produtos chineses não têm qualidade. Quem será que tem razão?
Importar óculos de grau ou de sol para vender em sua loja pode ser algo bem vantajoso, sabia? Demonstramos a seguir alguns motivos para você importar da China, pontuando as vantagens que isso pode trazer ao seu negócio.
Porque o mercado brasileiro tem enorme potencial
As notícias da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) para o mercado óptico brasileiro são animadoras. Um levantamento feito em 2021 apontou para uma considerável recuperação do setor, com o aumento da procura dos consumidores por produtos deste mercado.
Essa retomada do crescimento foi puxada por óticas independentes, de acordo com relatório da Euromonitor International. Para a empresa especializada em pesquisas e tendências, “o vasto potencial da indústria de óculos brasileira ainda está longe de ser alcançado”.
Isso significa que os empresários podem aproveitar esse potencial para explorar esse mercado, inclusive realizando a importação de óculos. Em outras palavras, há espaço para um crescimento exponencial contínuo.
Para se ter uma ideia, somente 1% dos maiores varejistas do país pertence ao setor de franquias de produtos ópticos.
Além disso, há grande expectativa de que o setor óptico siga performando de forma exponencial. De acordo com pesquisa realizada pela Grandview Research, o setor foi avaliado em mais R$ 170 bilhões e poderá chegar a R$ 278,9 bilhões até 2028.
Entende por que importar da China pode ser vantajoso para o empresário brasileiro? Mas não é só isso! O medo sobre a qualidade de produtos e fornecedores chineses também não se sustenta.
Porque os fornecedores chineses buscam inovação
Você quer importar óculos para vender em seu e-commerce. Um amigo começou a importar óculos de sol, enquanto outro colega passou a importar armação de óculos. Todos vocês estão querendo aproveitar esse mercado em potencial. Mas será que podem confiar nos fornecedores chineses?
Sem dúvidas! Importar da China é uma operação cheia de complexidades. Para encontrar bons fornecedores é preciso atuar de maneira estratégica, exatamente como você faz no Brasil.
Assim como no nosso país, você poderá sim se deparar com fornecedores ruins. Mas saiba que os setores produtivos chineses se empenham em acabar com o estigma negativo de seus produtos. Eles não desejam ser reconhecidos por terem produtos falsificados e de má qualidade.
Por isso, é mais fácil encontrar fornecedores que buscam constantemente a inovação para desenvolver produtos de qualidade do que o contrário.
Você sabia, por exemplo, que existem fornecedores patenteando um novo tipo de material para lentes? Há, também, aqueles que trabalham com tecnologia de reconhecimento facial para apontar a melhor armação para o cliente.
Em outras palavras, se você quer importar da China, certamente encontrará um bom fornecedor do setor óptico chinês.
Porque a importação de óculos tem ótimo custo-benefício
Seguindo a ideia de importar óculos da China de bons fornecedores, chegamos à outra grande vantagem da importação de óculos: ótimo custo-benefício.
Seu investimento, como acabamos de apontar, poderá se destinar a produtos de ótima qualidade, com variedade de modelos e fornecedores. O custo dos produtos costuma ser menor do que o custo no mercado brasileiro.
Mesmo considerando o custo da importação e suas diversas taxas, você poderá obter um bom retorno com as vendas ao importar da China.
Agora você já sabe as vantagens de importar da China. Está pensando em importar armação de óculos? Ou prefere importar óculos de sol? Seja como for, é preciso aprender como importar óculos!
2. Como importar óculos da China?
A importação de óculos ou de qualquer produto da China deve seguir uma série de procedimentos. Começa pelas burocracias relacionadas à empresa, como a habilitação no Radar Siscomex. Na sequência, será preciso encontrar bons fornecedores, fazer um pedido de cotação e definir o NCM do produto.
Após elaborar a planilha de custos da importação, você deve realizar a inspeção de fábrica do fornecedor, a negociação e o Licenciamento de Importação (LI), se for o caso. Por fim, separe os documentos de importação para que a liberação da mercadoria seja realizada.
E como importar óculos da China? Você precisa saber as armações e as lentes que quer comercializar, a quantidade ideal, e muito mais. Apontamos a seguir algumas questões que você deve considerar ao importar da China óculos para revenda.
Conheça os requisitos de pedido mínimo do fornecedor
Antes de definir seu fornecedor para importar óculos de grau ou de sol (ou importar armação de óculos), você precisa conhecer os requisitos de quantidade de pedido mínimo.
Há fornecedores que comercializam no mínimo 1000 unidades, enquanto outros aceitam pedidos de 200 unidades por cor ou padrão em caso de design não personalizado.
Antes de importar da china, conheça esses requisitos para não comprar produtos desnecessários.
Peça os arquivos técnicos dos produtos
Importar óculos de sol ou de grau depende de atender às exigências técnicas previstas no Brasil. É desejável que o fornecedor tenha experiência com isso, garantindo assim que os produtos mantenham um padrão mínimo de qualidade.
Peça os arquivos técnicos dos óculos, que envolvem declaração de conformidade, relatórios de teste, desenhos de design, lista de normas aplicadas, avaliação de risco e outros documentos.
Solicite amostras
As amostras são de extrema importância quando você faz a importação de óculos. Afinal, você precisa atestar a qualidade e a conformidade do produto com as normas locais.
Fique atento ao antidumping
A tributação na importação já é algo conhecido. Mas na hora de importar óculos, você deve ficar atento às medidas antidumping. Elas estiveram presentes nas importações de 2013 a 2018, mas a portaria que as determinava não foi renovada.
Portanto, no momento atual, não há essa taxa extra de importação, mas há a possibilidade de uma nova investigação e implementação da medida antidumping.
Você reparou que pontuamos muitas questões relacionadas aos fornecedores na hora de aprender como importar óculos? Vamos falar mais sobre encontrar bons fornecedores na hora de importar da China!
3. Como encontrar bons fabricantes para importar óculos da China?
Para quem nunca realizou a importação de óculos ou de outros produtos, é muito comum recorrer a sites famosos na internet, como o Alibaba. É, sim, uma boa forma de conhecer alguns fornecedores validados pelo próprio site e produtos de boa qualidade.
No entanto, a melhor forma de encontrar bons fabricantes para importar armação de óculos, óculos de grau e sol, e lentes é buscar a cidade de Wenzhou, a capital mundial dos óculos. Uma curiosidade: 8 de 10 óculos produzidos no mundo são de lá.
Situada na província de Zhejiang, no sul de Xangai, Wenzhou faz dobradinha com outra cidade: Linhai. Neste local, empresários encontram milhares de fornecedores para importar óculos de sol.
Mas como encontrar bons fornecedores para importar da China óculos para revenda? Confira três dicas indispensáveis:
• Conheça a reputação do fornecedor: não se limite à avaliação de clientes atuais ou passados. Veja se a fábrica atende às normas de saúde e segurança do trabalho, sustentabilidade e outras.
• Atenção aos materiais dos óculos: verifique se os óculos possuem lentes confiáveis (como as da marca Carl Zeiss), se elas têm proteção contra UV, e se o material da base do óculos é de qualidade (caso do aço inoxidável).
• Verifique a conformidade do produto conforme os regulamentos aplicáveis no Brasil ou no resto do mundo: como apontamos, há documentos técnicos que comprovam a conformidade, tais como relatório de teste da FDA, declaração de conformidade, ISO 9001, relatório de auditoria de fábrica etc.
Quer mais dicas para importar da China com bons fornecedores? Veja como encontrar e escolher o melhor parceiro na China!
4. É seguro importar lente da China?
Sim, se você adotar todos os cuidados necessários na hora de importar da China. Como apontamos, existem fornecedores bons e ruins, o que acontece em qualquer lugar.
Portanto, é fundamental encontrar parceiros que trabalham com produtos de qualidade e certificados.
No caso das lentes, separamos alguns cuidados para você adotar ao importar da China.
Analise as lentes
As lentes dos óculos devem ter qualidade, permitindo que a pessoa consiga enxergar de forma nítida e transparente. Mas como saber sobre isso se o produto está do outro lado do mundo?
Se você pretende importar lentes de contato, por exemplo, tenha especial cuidado, pois elas devem ser aprovadas e registradas pela Anvisa.
Para analisar as lentes, o meio mais simples é pedir a documentação técnica ao seu fornecedor. Nós falamos que esses documentos podem comprovar a procedência da qualidade do óculos, inclusive das lentes.
Geralmente, produtos originais vêm acompanhados de selo de identificação, informações sobre o modelo e até código de barras. Podem ser bons indícios para verificar a qualidade.
Outra forma de analisar as lentes é saber quem é o fornecedor. Óculos e lentes originais costumam ser vendidas por lojas especializadas.
Tenha cuidado com produtos falsificados
Seguindo neste sentido, só é seguro importar lente da China se você conta com produtos originais. O uso de lentes falsificadas pode provocar doenças oculares irreversíveis. Isso serve para quem deseja importar óculos de grau ou importar óculos de sol, ok?
A lente deve possuir o objetivo de proteção ocular. Isso significa ter os tratamentos corretos especificados pelos especialistas, como proteção contra raios ultravioleta (UV).
5. Por que contar com a Guelcos para importar da China?
Para importar da China com segurança e qualidade, o auxílio de uma consultoria em comércio exterior, como a Guelcos, é fundamental. Nossos consultores possuem experiência no mercado asiático e ajudam o empresário a realizar uma transação que cumpre todas as normas brasileiras e que atende aos propósitos do negócio.
Dentre os diversos serviços que a Guelcos oferece, estão alguns importantes para a importação da China:
• Strategic Sourcing: validação de produtos e seleção dos melhores fornecedores para sua importação por meio da metodologia Strategic Sourcing.
• Acompanhamento em feiras comerciais: estamos à disposição para estar com o empresário ou representá-lo nas feiras, que são excelentes pontos de negociação e contratação de parceria.
• Auditoria de Fábrica e Inspeção de Produção: validação de fornecedores, por meio de análise de idoneidade online e auditoria presencial, de modo a garantir a melhor forma de produção e a qualidade dos produtos.
No caso da importação de óculos, você sabia que a Guelcos participou da ExpoÓptica 2019, a maior feira da América Latina deste segmento? Isso conta bastante na hora de conhecer o mercado chinês e quais as possibilidades ele traz para empresários brasileiros!
6. Dicas para quem quer revender óculos online
Será que a revenda de óculos por e-commerce é um bom negócio? Só para você ter uma ideia, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 48,4% em 2021. Manter um negócio online é uma ótima forma de se destacar no mercado.
Então, após aprender como importar óculos, o empresário deve buscar práticas para revendê-los na internet. Como se diferenciar no mercado? Apontamos algumas dicas para quem quer revender óculos online:
• Explore diversos modelos de óculos: cada rosto combina melhor com um perfil diferente de óculos. Portanto, tenha diversidade em sua loja online para atender ao máximo seu público-alvo.
• Dê dicas de combinações: dê instruções sobre qual produto combina mais com cada tipo de rosto. Isso ajuda uma pessoa indecisa a escolher algo ao invés de não comprar nada. Ao restringir as possibilidades, facilita a escolha.
• Foque na experiência dos seus clientes: para se diferenciar dos concorrentes, você deve buscar recursos inovadores. Um bom exemplo são os softwares que permitem ao cliente experimentar um óculos a partir da câmera do notebook ou do celular.
• Aproxime-se dos consumidores: ter uma loja virtual com presença nas redes sociais é fundamental. Se você tem um público-alvo mais jovem, Tik Tok e Instagram serão importantes para interagir com ele. É também uma chance de conseguir bons feedbacks nas redes.
• Dê especial atenção ao suporte: manter um chat online, ser transparente em relação à desistência e à troca são pontos positivos para o pequeno empreendedor. Isso o diferencia muito em relação aos concorrentes, porque proporciona a melhor experiência ao cliente.
• Invista na vitrine virtual: fotos de qualidade, descrição completa dos óculos (inclusive com as medidas), design e cor do site são pontos que influenciam na decisão de compra. Pense sempre em deixar seu cliente seguro com a compra e sem dúvidas sobre os produtos.
• Poste looks com os óculos: uma ótima forma de o cliente se enxergar com seu produto é ver uma “atmosfera” em torno dele. Por isso, invista em fotos de modelos com looks que combinem com seus óculos. Indicar o estilo do produto também é eficiente, como geek, romântico, ousado etc.
Importar da China óculos para revenda pode melhorar os resultados do negócio, especialmente para pequenos empreendedores. Além do bom custo-benefício, você pode contar com produtos diversos, inovadores e de qualidade.
Para garantir essas vantagens, é fundamental ter bons fornecedores, e a Guelcos pode ajudá-lo com isso. Entre em contato conosco!