Frete da China para o Brasil: o que você precisa saber em 2023

Quem importa da China tem uma série de preocupações e, entre elas, sem dúvida, está o frete. Logicamente, todos os empresários buscam ter os menores custos com a maior lucratividade e, por isso, entender sobre esse valor faz toda a diferença.

Mas quanto custa trazer um contêiner da China? Quanto tempo demora uma encomenda de navio? Como contratar frete da China para o Brasil? E qual a previsão de preço desse frete em 2023?

Se você busca uma dessas respostas, está no artigo certo. Vamos trazer um panorama importante sobre os custos do frete da China para o Brasil para que você possa entender o cenário atual.

Aqui, você verá:

1. Quanto custa para trazer um contêiner da China?

O custo para trazer um contêiner de 20 pés da China está em torno de U$1,2 mil.

É interessante perceber que, depois da pandemia, os valores dos fretes aumentaram consideravelmente, principalmente em 2021, quando houve outro lockdown decretado no país asiático.

No início deste ano, o valor da importação de um contêiner de 40 pés da China para o Brasil chegou ao valor de US$9 mil, valor muito acima da média atual de US$1,5 mil.

2. Quais são os tipos de fretes usados da China para o Brasil?

Antes de falar sobre os cálculos dos fretes, é importante ressaltar que existem duas modalidades possíveis: a área e a marítima.

Enquanto a primeira é mais rápida e cara, a segunda é mais barata e demorada. E, focando em negócios, o mais comum é que os empresários optem por contratar transportadores que façam frete marítimo.

É por isso que, ao longo do texto, quando nos referirmos ao frete, estaremos falando sobre essa modalidade, salvo quando nos referimos também ao aéreo.

3. Como calcular o frete da China?

Mesmo que já tenhamos mencionado as vantagens que o frete marítimo traz, vamos apresentar aqui como calcular o frete da China para o Brasil dos dois modos. Assim, fica mais fácil entender quais são os custos envolvidos para cada tipo de transporte.

Custo do frete aéreo da China para o Brasil

No frete aéreo, o peso e o volume são os principais aspectos considerados de uma remessa. Ou seja, é a partir deles que se determinam as taxas e os valores. Mais especificamente, para determinar o peso cobrável, existem dois aspectos que podem ser considerados.

O primeiro é o peso real ou bruto, que significa quanto o item realmente pesa. Já o peso volumétrico ou dimensional é aquele que é estimado a partir da altura, comprimento e largura.

Essas dimensões são consideradas no cálculo, que é feito multiplicando os 3 valores e, depois, dividindo-o pelo fator dimensional.

Essa abordagem é o que vai definir as taxas básicas de frete aéreo. Isso serve para garantir que as transportadoras não se prejudiquem financeiramente ao movimentar cargas que possuam uma baixa proporção entre densidade e peso.

No entanto, existem também as taxas e sobretaxas que envolvem o frete aéreo. São elas:

Taxas da estação de frete de contêiner (CFS): são as cargas armazenadas temporariamente nas instalações de entrada ou saída em um país sujeitas a taxação;
Sobretaxas de segurança: os aeroportos podem exigir taxas adicionais para medidas de segurança reforçadas, tanto no ponto de origem como no ponto de destino;
Taxas de manuseio de terminais de companhias aéreas: aplicada a todas as cargas aéreas, destina-se a recuperar as despesas associadas à carga e descarga das suas mercadorias tanto na origem como no destino;
Sobretaxa de combustível (FSC): cobre a flutuação de custos  da região e também da temporada, baseada no preço médio do combustível. É preciso medir a porcentagem do peso tributável a remessa para poder calcular esse valor.

Além de todos os esses custos que entram no cálculo, existem as taxas de desembaraço aduaneiro e custos adicionais depois da alfândega.

Vale dizer ainda que qualquer atraso de inspeção ou transporte associado que impacte o desembaraço da mercadoria também pode resultar em taxas adicionais também.

Custo do frete marítimo da China para o Brasil

Quando estamos falando de frete marítimo da China para o Brasil, os gastos vão ser definidos a partir do tipo de contêiner usado, juntamente com as taxas adicionais.

Para entender melhor esse primeiro ponto, vamos apresentar as duas opções de contêineres que podem ser usadas na importação:

Container FCL: geralmente é usado para transportar equipamentos de 20 a 40 pés e carga seca. O custo depende do tipo de equipamento utilizado, bem como do itinerário, tempo de trânsito, e quaisquer sobretaxas aplicáveis para pesos extremos (mais de 20 toneladas). Ele serve quando o importador ou exportador usa totalmente o contêiner;
Container LCL: aqui, quanto mais alto for o peso ou o volume do produto, maior será o seu custo. Essa é a opção quando  a pessoa que vai importar ou exportar não tem material necessário para ocupar todo um contêiner.

Além do aspecto do contêiner, existem as taxas e sobretaxas do frete marítimo. Vamos apresentar algumas delas a seguir:

Volume pesado: a carga que tem excesso de peso ou requer equipamento o pessoal especializado para a sua gestão no navio pode ser difícil de manusear vai ser taxada por isso;
Taxa de seguro: a taxa de frete salvaguarda a mercadoria, garantindo a sua chegada em perfeitas condições;
Taxa mínima: quando se lida com menos de 1 tonelada ou 1 metro cúbico, o componente menos caro do frete marítimo é tido em conta no custo;
Taxa adicional de porto: se a carga requerer descarga ou carregamento num porto não na rota pretendida, serão aplicadas taxas adicionais.
Taxa de prosseguimento: é a taxação no transporte que envolve mais de um agente, pois as mercadorias precisam ser transportadas por uma rota marítima ou terrestre diferente a fim de chegarem ao seu destino.
Volume de grande dimensão: qualquer produto que ultrapasse os 12 metros, independentemente do seu peso, é taxado;
Sobretaxa de combustível: compensa as despesas de combustível relacionadas com esta viagem.
Sobretaxa por congestionamento: cobrada em portos com tráfego intenso.

Ainda vale destacar que qualquer coisa que dificulte a viagem pode interferir no preço do frete marítimo. Um bom exemplo disso é o clima. Chuvas intensas podem aumentar o tempo de trânsito, o que acaba gastando mais combustível, por exemplo.

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4. Quanto tempo demora uma encomenda de navio da China para o Brasil?

Agora que já mostramos fator preço e o que entra no cálculo, vamos entender como funciona o fator tempo no frete da China para o Brasil para as duas modalidades!

Transporte aéreo

O transporte aéreo é justamente conhecido por ser bem mais rápido. O tempo médio dele costuma ser de 10 e 15 dias.

No geral, são 3 dias para resolver todas as pendências antes do embarque. Depois disso, correm 7 dias para chegar até o Brasil — principalmente quando são necessárias paradas durante o trajeto.

Por fim, são mais 3 ou 4 dias para que a mercadoria saia do aeroporto. Caso tenha alguma exigência aduaneira, no entanto, essa terceira fase pode ser bem mais demorada.

Transporte marítimo

Diferentemente do anterior, o transporte marítimo costuma levar um tempo maior. Além de ser mais lento, estamos falando de uma distância considerável entre a China e o Brasil.

Embora possa variar muito, o tempo médio é de 30 a 45 desde o envio até o recebimento da mercadoria.

O tamanho gigantesco dos portos chineses também faz com que seja preciso mais tempo para organizar toda a movimentação. Em média, são necessários 7 dias para organização do embarque e revisão de documentação, por exemplo.

Depois disso, de maneira geral, podemos considerar 2 dias para a mercadoria sair da  fábrica e  ir até o porto. Em seguida, pode levar mais 7 dias do porto para o embarque. Após isso, é o tempo mais longo: 45 dias para o trajeto da China até o Brasil.

A partir da chegada em solo nacional, são mais 2 dias para descarregar os contêineres. Depois, mais 10 dias para que a alfândega faça a liberação e, por fim, em torno de 3 dias para que a carga chegue até o seu destino final.

5. Quais os cuidados na hora de escolher o frete China para o Brasil?

Existem alguns pontos importantes que os importadores devem avaliar em relação à escolha do frete da China para o Brasil.

Valor a longo prazo

As taxas mais baratas nem sempre vão significar a melhor opção. Afinal, muitas vezes, a confiança está acima da economia. Por isso, ao contratar frete da China para o Brasil, é importante escolher transportadoras confiáveis. Isso significa avaliar se ela tem um boa reputação e se é indicada por outros clientes.

Inclusive, pode ser algo positivo financeiramente a longo prazo. Isso se dá porque, com custos muito baixos, você pode não ter garantias quando houver problemas na entrega e até mesmo atrasos e sabemos que a entrega no prazo estimado, assim como a integridade da carga, tem um custo.

Cotações completas

Fazer uma análise superficial em relação ao custo do frete pode ser um grande prejuízo para quem está importando. Se você não olhar com cuidado, pode pagar mais caro do que imagina.

O principal motivo para isso é porque, sem detalhismo, você pode deixar passar gastos que vão aparecer eventualmente na fretagem.

Portanto, o melhor cuidado a se ter nesse sentido é pedir todas as taxas aplicáveis envolvidas, para que se possa avaliar a tarifa básica e as adicionais de maneira completa. Somente com isso em mãos será possível fazer uma boa escolha.

Planejamento antecipado

Outro ponto de atenção diz respeito ao planejamento antecipado. Em alguns casos, pode valer a pena adiar a remessa de uma carga que não tem tanta prioridade para reduzir os custos.

Assim, ela vai ser classificada como “diferida” — o que vai aumentar alguns dias de trânsito — e, em contrapartida, o valor do frete acaba sendo menor para sua empresa.

6. Qual a previsão de preço do frete da China para o Brasil em 2023?

O preço do frete da China para o Brasil sofreu uma considerável variação, como falamos, principalmente nos anos de 2021.

Pensando no ano de 2023, o principal índice de fretes marítimos da China, CCFI (China Containerized Freight Index) começou em queda do ponto de vista global. Esse é o mesmo cenário que se teve no final de 2022.

Em contrapartida, mostra estabilidade nas rotas da América do Sul. Elas, especificamente, aumentaram 0,2%, o que não é uma grande oscilação.

A tendência é que esse valor mantenha-se em nível semelhante ao do atual momento, sem grandes alterações, principalmente por não ter uma demanda forte.

Outro ponto importante é que, com o ano novo chinês (fevereiro), se espera que alguns blank sailings ocorram para segurar os preços dos fretes.

Os blank sailing é uma prática que omite algumas rotas, a partir do cancelamento da atracação de um navio na escala de determinado porto. Ele geralmente é feito quando a demanda por espaços no navio é muito baixa. Logo, segurar valores fica mais fácil.

7. Guelcos: importe e economize no frete

Entender melhor sobre o frete para quem quer importar da China para o Brasil é apenas uma parte do processo. Mas o processo de comprar produtos de fora para vender nacionalmente envolve muitas mais etapas.

Desde a escolha de fornecedores até o desembaraço aduaneiro, são muitas preocupações, cuidados e detalhes para que tudo dê certo. Contar com uma consultoria de comércio exterior, como a Guelcos, vai tornar a importação muito mais fácil e segura. Conte com a gente!

8. Perguntas frequentes sobre frete da China para o Brasil

Como contratar frete da China para o Brasil?

Você pode contar com transportadores ou agentes de carga para enviar as mercadorias. Para isso, também, precisa escolher o tipo de frete que é mais interessante para o seu negócio.

Quanto tempo demora uma encomenda de navio da China para o Brasil?

No geral, o tempo de espera para uma encomenda de navio da China para o Brasil é de 30 a 45 dias.

Por que o frete da China está tão caro?

A pandemia é o principal fator que fez com que os valores aumentassem, junto com a polícia de Covid-19 zero da China. Nesse cenário, surgiram problemas no fluxo de aviões, escassez de contêineres e o fechamentos de terminais.

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