O frete marítimo ou o frete aéreo são dois modais de transportes possíveis para quem deseja realizar uma importação. A escolha por eles depende de diversos fatores, como tipo de carga, volume, dimensão, uma vez que tudo isso interfere no valor.
Para elucidar sua escolha, apontamos neste texto o conceito de frete marítimo e frete aéreo, o custo e o funcionamento de cada modal, bem como uma breve comparação entre eles. Confira!
Neste artigo você verá:
1. O que é frete marítimo e frete aéreo?
O frete marítimo é aquele em que o importador escolhe transportar suas mercadorias em navios. Nesta modalidade, o empresário deve escolher entre container LCL (Less Container Load) ou FCL (Full Container Load).
Conforme explicamos em outra oportunidade, Container LCL (container com menor carga ou container de cargas soltas consolidadas) é “utilizado quando dois ou mais exportadores compartilham o container por não ter carga suficiente para enchê-lo sozinho”.
O Container FCL (container totalmente carregado) é utilizado quando “um único exportador tem carga suficiente para lotar o container” ou quando deseja carregar e transportar sua mercadoria com exclusividade.
O frete aéreo é o transporte de mercadorias por meio de uma transportadora aérea.
Nas duas modalidades de frete, existem inúmeras empresas que prestam o serviço. O importante é verificar não só o preço, mas também a qualidade nas entregas, os prazos, o atendimento ao cliente e, claro, a reputação da empresa.
2. Qual o custo do frete marítimo e aéreo?
O custo do frete marítimo internacional e do frete aéreo internacional depende de diversos fatores, como tipo de carga, peso e volume, alguma particularidade que a carga apresenta, bem como sobretaxas.
Além disso, cada agente de carga também opera de determinada forma e apresenta uma abordagem diferente ao fixar as taxas básicas da transportadora. Por isso, fique atento aos seguintes fatores mais comuns no frete marítimo e no frete áereo para chegar a uma conclusão justa.
Vale pontuar que o fechamento de câmbio na importação não interfere no valor das taxas em caso de frete aéreo ou frete marítimo.
O que faz diferença é o montante a ser remetido. De forma simples, valores maiores conseguem uma negociação de taxa melhor.
Custo do frete aéreo internacional
Para calcular frete aéreo, as transportadoras geralmente consideram o peso e o volume de uma remessa. A partir daqui, determinam as taxas e selecionam o peso cobrável. Para determinar o peso cobrável, as operadoras examinam duas opções que listamos abaixo.
Como calcular custo de frete aéreo:
• Peso real: quanto o item realmente pesa, também conhecido como peso bruto.
• Peso volumétrico (ou dimensional): peso estimado calculado a partir de seu comprimento, largura e altura. O cálculo é feito pela multiplicação dessas três medidas e dividido pelo fator dimensional.
Essa abordagem determina as taxas básicas de frete aéreo. Ela serve para proteger as transportadoras de perder dinheiro ao movimentar cargas com baixa relação densidade x peso.
Taxas e sobretaxas de frete aéreo:
• Sobretaxa de combustível (FSC): cobre a flutuação de custos regionais e sazonais de combustível. Depende do preço médio do combustível e é calculada como porcentagem do peso tributável de uma remessa.
• Taxas de manuseio de terminais de companhias aéreas: aplicadas a todos os envios aéreos, destina-se a cobrir custos associados ao manuseio de carga na origem e no destino.
• Taxas da estação de frete de contêiner (CFS): cobrada para cargas armazenadas temporariamente nas instalações na saída ou na entrada em um país.
• Sobretaxas de segurança: taxas adicionais por medidas de segurança exigidas em aeroportos na origem ou no destino.
Calcular frete aéreo envolve todos esses custos. Em caso de transporte porta a porta, além dessas taxas e sobretaxas, o importador ainda pagará taxas de desembaraço aduaneiro e eventuais taxas adicionais após exame da carga na alfândega.
Grandes atrasos podem resultar em taxas adicionais também. Caso haja necessidade de retirar a carga de um aeroporto ou armazém e levá-la para outro ponto, também há taxas de transporte associado. Por fim, existe o seguro de carga.
Custo do frete marítimo internacional
Em um frete marítimo internacional, o custo depende do tipo de container utilizado, acrescido das taxas adicionais.
No container FCL, o comum é transportar equipamentos de 20 e 40 pés, com carga seca. Neste caso, o preço varia conforme o tipo do equipamento utilizado e de acordo com rota, tempo de trânsito e sobretaxa de cargas muito pesadas (acima de 20 toneladas), quando for o caso.
Já no custo frete marítimo container LCL, há interferência do peso do produto ou de seu volume (o que for maior). Por exemplo, o frete LCL de uma carga de 2 toneladas e 1 metro cúbico, considerando US$ 50,00 por tonelada ou metro cúbico, custará US$ 100,00.
Existem valores adicionais em certos casos, conforme carga, volume, preço, peso, grau de peculiaridade, além das sobretaxas, que são despesas com a navegação, tais como combustível, porto ou rota perigosa.
Taxas e sobretaxas de frete marítimo:
• Taxa de prosseguimento: transporte que envolve mais de um transportador, quando a carga precisa prosseguir por outra via marítima ou via terrestre até seu destino.
• Taxa mínima: menor valor que entre no custo do frete marítimo, aplicado a volumes pequenos (inferiores a 1 tonelada ou 1 metro cúbico).
• Taxa de seguro: incide sobre o frete. Serve para garantir que as mercadorias cheguem a seu destino em perfeito estado e com segurança.
• Taxa adicional de porto: cobrada em caso de necessidade de embarque ou desembarque da carga em um porto secundário ou fora de rota.
• Volume pesado: carga com excesso de peso ou que demanda equipamento ou mão de obra especializada para movimentação no navio.
• Sobretaxa de combustível: cobre a despesa com o combustível que será utilizado na viagem.
• Volume de grande dimensão: produto que ultrapassa 12 metros, qualquer que seja seu peso.
• Sobretaxa por congestionamento: cobrada em portos com movimentação muito intensa.
Vale destacar alguns pontos interessantes no custo frete marítimo container. Tudo aquilo que dificulta a travessia pela via marítima pode interferir no preço. Até mesmo o clima, que aumenta o consumo de combustível e o tempo de trânsito.
Motivos que podem interferir no
custo do frete marítimo:
• Oferta e demanda por espaço: um navio com muito espaço e pouca demanda por transporte diminui o preço do frete (freight), mas se existir muitos afretadores (charterer) disputando o mesmo espaço, o frete (freight) fica mais caro.
• Conflitos armados: conflitos armados em regiões de petróleo pressionam o custo do bunker e impactam diretamente no frete marítimo, além de ser cobrada uma taxa extra cobrada caso haja trânsito em regiões em guerra.
• Sazonalidades: a maior demanda no segundo semestre do ano reflete diretamente na formação do preço do frete marítimo, que fica mais baixo quando há alta demanda, pois cada dia de operação fica mais barato.
• Guerras comerciais: as guerras comerciais, como as existentes entre Estados Unidos e China, são obstáculos para a redução das taxas de frete marítimo, porque a disputa impacta em todo o mercado.
Aumento dos preços
Nos últimos meses, o custo de frete marítimo internacional e frete aéreo internacional para quem importa da China aumentou bastante. Reportagem do Diário do Nordeste aponta que o valor é 10 vezes maior comparado a janeiro de 2020. No ano passado, o valor do contêiner de 40 pés era US$ 1,2 mil, mas agora atingiu US$ 13 mil.
O principal motivo é a falta de contêineres no mercado asiático. Essa falta decorre especialmente de problemas logísticos e da diferença entre a demanda e oferta no tocante à mão de obra do setor logístico nessas regiões, consequências diretas da pandemia.
O lockdown agravou bastante a situação das empresas, que não tinham condições para desembaraçar as cargas e/ou tirá-las do porto diante da ausência de transporte.
Esse aumento no custo frete marítimo container, em muitos casos, não é repassado totalmente ao consumidor.
Então, as empresas optam por absorver esse prejuízo. O cenário é ainda mais grave para setores que importam produtos de baixo valor agregado (material de construção, por exemplo) ou de pequeno valor.
Enquanto alguns acreditam que haverá melhoria dessa situação de frete marítimo ou frete aéreo nos próximos, outros já estão mais cautelosos diante da possibilidade da segunda onda de lockdown.
Em qualquer caso, a situação demanda maior atenção por parte dos empresários que pretendem importar da China. É fundamental fazer uma avaliação prévia para concluir se a transação é realmente indicada no momento, considerando esse grave problema de logística.
3. Quais as vantagens de cada tipo de frete para importação?
Seja no frete marítimo ou no frete aéreo, o importador contará com um transporte seguro. O estado e a integridade dos produtos importados é priorizada pelas transportadoras aéreas e marítimas, que também obedecem aos critérios estabelecidos pelos órgãos competentes de cada país.
O frete marítimo internacional é vantajoso em caso de cargas muito pesadas ou volumosas e que não sejam frágeis. Afinal, o frete aéreo internacional, devido à sua cobrança por peso ou volume, pode apresentar restrições sobre o tipo de mercadoria a ser embarcada. É mais indicado para produtos leves, pouco volumosos e frágeis.
O frete aéreo internacional se destaca principalmente pela sua velocidade. Enquanto o frete marítimo internacional demora em média 20 dias em um trajeto Europa-Brasil, o frete aéreo internacional não demora mais do que 4 dias.
Esse menor tempo de trânsito faz com que o frete aéreo seja perfeito para transportar eletrônicos, roupas, fármacos e outros bens. O menor tempo diminui potenciais perdas pelo prazo de validade de produtos sensíveis ao tempo e à temperatura.
No entanto, o prazo nem sempre deve ser o fator determinante para o importador. O tipo e a quantidade de mercadoria é fundamental na análise. Um carro, por exemplo, devido ao seu peso e ao volume total, é importado normalmente por via marítima, já que o custo do frete aéreo seria muito alto.
Vantagens e indicações para cada
tipo de frete internacional:
• O frete aéreo é melhor para cargas leves, delicadas e pouco volumosas, ou em casos em que há urgência em recebê-las.
• O frete marítimo é melhor para cargas pesadas e volumosas que não sejam frágeis, por apresentar menor custo nesses casos.
* O importador deve estar ciente do tipo e volume da carga.
4. Qual frete escolher na hora de importar?
Agora você já sabe quais são as vantagens do frete marítimo e do frete aéreo. Na hora de escolher, é preciso considerar o tipo e o volume da carga para chegar a uma conclusão do que é melhor para seu negócio.
A partir dessa análise, você será capaz de verificar o preço total, inclusive com eventuais taxas, como a de armazenagem, muito comum no frete internacional. Só então você escolherá entre o frete aéreo ou frete marítimo.
No entanto, muitos empresários não conseguem fazer uma estimativa de toda operação. Isso pode ocorrer por falta de conhecimento, algo comum para empresários que começaram suas operações de comércio exterior recentemente.
Nestes casos ou em situações em que se procura o máximo de custo-benefício, a escolha pelo frete marítimo internacional ou frete aéreo internacional deve ser feita com o auxílio de especialistas em comércio exterior.
Eles avaliarão o tempo de trânsito, o tipo e a quantidade de mercadoria, a cotação do preço total, e, claro, a reputação do transportador. Essa empresa especialista atua para fazer a melhor escolha para o contratante e ainda cuida de todos os aspectos burocráticos da operação, como o Conhecimento de Embarque.
Isso significa que os especialistas fazem um planejamento considerando os dois tipos de frete. Veja a seguir.
Pontos fundamentais na hora de considerar
qual o melhor tipo de frete:
• Valor a longo prazo: nem sempre a taxa mais baixa é aquela mais indicada, porque é fundamental priorizar a confiabilidade em detrimento do custo. Transportadoras confiáveis são sempre a melhor opção, porque garantem a entrega no prazo estimado e a segurança e integridade da carga.
• Cotações completas: a análise superficial do custo do frete pode levar o importador valor muito mais alto do que o planejado. Por isso, a empresa pede uma lista completa das taxas aplicáveis para avaliar a tarifa básica e as adicionais.
• Planejamento antecipado: em alguns casos, é possível adiar a remessa de uma carga de prioridade baixa para que seja enviada “diferida” (acresce alguns dias de tempo de trânsito), o que pode reduzir seu custo.
O frete marítimo ou o frete aéreo são duas boas opções para o importador. No entanto, cada um deles é indicado para determinado tipo de carga. Além disso, apresentam custos e particularidades.
Por isso, o recomendado é contar com o auxílio de especialistas para avaliar qual é a melhor opção para sua operação. Converse com a Guelcos!