Você já ouviu falar em Milk Run? Se você não sabe o que é milk run, não basta apenas traduzir para “corrida do leite”, porque isso não faz qualquer sentido para o processo de compras e logística.
O nome remonta, sim, ao sistema utilizado por produtores de leite nos Estados Unidos, mas atualmente é muito utilizado na indústria automobilística e no varejo.
Veja a seguir o que é Milk Run e como ele pode ser bastante eficaz na redução de custos!
Neste artigo você verá:
1. O que é Milk Run e como funciona
O Milk Run é um sistema de abastecimento que envolve um cliente e múltiplos fornecedores. Eles são conectados por veículos de transporte rodoviário, em geral, e há apenas um veículo por rota.
A atividade de coleta é programada e pressupõe a combinação de distâncias, quantidades e características dos materiais supridos.
Na prática, um único meio de transporte faz a coleta em cada fornecedor, conforme um trajeto traçado estrategicamente e dentro dos horários pré-estabelecidos. Os materiais são previamente planejamentos pelo cliente e se conectam com seu plano de produção.
Quando se fala de sistema milk run, estamos falando de uma forma não tradicional de logística, portanto, já que o fornecedor não realiza a entrega do material diretamente ao cliente.
Apesar de ter se desenvolvido como sistema a partir do Sistema Toyota de Produção (conceito do just-in-time), o Milk Run é muito usado na indústria automobilística. No entanto, esse modelo de coleta e entrega pode ser encontrado em várias empresas de diversos segmentos.
A empresa paranaense Cargolift Logística S/A, por exemplo, assumiu em 2013 todas as operações de Milk-Run da Scania no Brasil, na modalidade dinâmica, em que é possível ajustar rotas de coleta com 24 horas de antecedência.
Outros clientes que utilizam o serviço de Milk-Run da Cargolift são a Volvo, o Grupo Metalsa, a MWM, a Caterpillar e a DHB.
Após saber o que é Milk Run, é possível imaginar os benefícios que o sistema traz enquanto estratégia de logística.
2. Benefícios do sistema Milk Run como estratégia de logística
O Milk Run é um sistema sempre associado com a redução de custos. Nesta estratégia de logística, é preciso ter colaboração entre produção, logística da empresa e dos fornecedores.
A implantação e o desenvolvimento do processo poderá trazer bons resultados e benefícios, evitando atrasos, conflitos com fornecedores e aumentos nas despesas.
E quais são os benefícios do sistema Milk Run enquanto estratégia de logística? Seu principal objetivo é reduzir os custos logísticos de abastecimento por meio da racionalização de rotas e economias de escala.
A empresa poderá experimentar redução nos gastos com frete e no número de veículos próprios, bem como diminui o índice de avarias no transporte. Nota-se também uma redução considerável de carregamentos inativos.
Ganhos para o processo de compras ao aplicar o Milk Run
Grandes empresas do varejo contam com centros de distribuição para suas lojas próprias. Elas podem ter alguns processos potencializados pelo sistema Milk Run no que diz respeito ao processo de compras.
As trocas e devoluções para fornecedores, bem como a transferência entre lojas, são as principais práticas que podem ser otimizadas. Mais uma vez, evitam-se compras desnecessárias e promove a regulação do estoque.
3. Motivos para adotar o Milk Run
Uma das principais vantagens do sistema é ter mais dinheiro disponível e melhor fluxo de caixa. Com o Milk Run, o estoque é reposto com maior frequência, o que dispensa grandes investimentos em equipe e infraestrutura e reduz o desperdício de materiais.
O sistema Milk Run traz como vantagem a redução de estoques, espaço e contentores, em decorrência do aumento da frequência das entregas.
No entanto, é preciso ter mais atenção, porque as cargas são mistas (envolvem diversos fornecedores) e não há “sobras” de estoque para suprir trocas de programação.
Outro motivo para compreender o que é Milk Run e adotá-lo é aumentar a confiabilidade do processo em geral. Já pontuamos os benefícios quanto à logística, mas vale destacar que o sistema cria um ambiente favorável para introduzir e disseminar o Just-in-Time.
De acordo com a filosofia Just-in-time, “tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata”. Em outras palavras, defende a redução de estoques e a eficiência na produção.
Um benefício que envolve os recursos humanos é nivelar a carga de trabalho de recebimento, o que evita desgaste de pessoal e horas-extras.
Vantagens do Milk Run
• Adoção de embalagens padronizadas e reutilizáveis, o que provoca redução de custos;
• Redução dos problemas com prazo de validade dos produtos;
• Maior previsibilidade dos lead times de reposição;
• Agilidade no carregamento e descarregamento;
• Melhor comunicação com fornecedores;
• Aumento no giro do estoque.
4. O que é necessário para aplicar o Milk Run
O primeiro passo para aplicar o sistema é compreender exatamente o que é Milk Run. Você deve entender o conceito para saber se ele realmente é aplicável ao seu negócio. Se sim, seu próximo passo é fazer uma planejamento estratégico do sistema.
Você precisa, inicialmente alinhar as demandas da empresa com seus fornecedores. É a etapa que servirá para que todos estejam sincronizados, evitando paradas por falta de material, viagens em excesso e outros problemas.
Em seguida, faça a roteirização, momento em que se define as melhores rotas possíveis. Isso influencia em vários pontos, como lugares que integram a rota, horários em que as equipes devem aguardar o caminhão e outros.
A carga e descarga também deve ser estudada, porque a equipe que separa os produtos deve apresentar máxima eficiência ao preparar a carga para abastecer o meio de transporte.
As cargas que serão entregues devem estar bem sinalizadas para evitar confusões.
Os motivos para adotar o Milk Run são suficientes, se você possui uma empresa que preza pela racionalização dos recursos. Isso é fundamental durante as crises econômicas, inclusive. Esse sistema pode oferecer ganhos para o processo de compras e otimização de toda a logística empresarial.
5. Sistema Milk Run aplicado na China
Por se tratar de um método logístico que exige certo grau de controle no planejamento de compras e comunicação com tecnologia, não são muitas fábricas da China que utilizam a técnica.
Porém, é um dos métodos que mais exploramos na hora de definir compras de componentes e até em compras fracionadas entre diversos fornecedores.
No momento que você optar por trabalhar com um bom planejamento logístico na China não esqueça de avaliar com os fornecedores se eles conhecem e como implantaram o sistema de Milk Run na fábrica.
Um bom exemplo são as fábricas da Fujifilm que começaram a utilizar o Milk Run para a coleta de componentes das câmeras fotográficas que fabricavam na China na cidade de Suzhou.
O resultado foi uma economia de tempo e deslocamento dos caminhões em 50% com a premissa dos caminhões se deslocarem o mínimo possível sem cargas, além da redução em 28% na emissão de poluentes por parte da frota da Fujifilm.
Você já experimentou? Se sim, conte nos comentários como foi sua experiência com o Milk Run!