Lidar com fornecedores da China nem sempre é fácil, seja pela diferença cultural ou pela dificuldade de comunicação. Se você ainda não sabe o que é WeChat, certamente sua vida está ainda mais difícil.
O WeChat é um aplicativo de mensagens chinês é muito utilizado em negócios no país e pode otimizar o relacionamento com fornecedores.
É uma boa ferramenta para utilizar em sua estratégia de comunicação, caso você tenha tenha ou pretenda ter relações comerciais com empresários chineses.
Conheça a seguir o que é WeChat e como utilizá-lo para melhorar seu relacionamento com fornecedores!
Aqui você verá
1. O que é WeChat?
WeChat é o aplicativo nº 1 na China, desenvolvido pela Tencent. Ele possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais globalmente, sendo que a grande maioria está em território chinês.
Por permitir somente 5 mil contatos por conta pessoal, muitos usuários possuem duas contas ou mais. E o que é WeChat na prática e por que ele é tão popular?
Imagina reunir, em um só lugar, Facebook, Messenger, Apple Pay, Whatsapp e Uber? Não é à toa que os chineses gastam mais de um terço do seu tempo online no aplicativo. O WeChat permite a vinculação de outros aplicativos para que tudo seja feito dentro de seu ecossistema.
Inicialmente lançado como um aplicativo de mensagens, o WeChat se tornou um aplicativo para tudo. Ele conecta usuários a jogos, permite compartilhamento entre amigos e familiares de viagens, compras e serviços governamentais.
No caso de fornecedores chineses, existem recursos muito interessantes específicos, como os Mini Programas. Explicaremos melhor adiante o que é WeChat no mundo corporativo.
No entanto, se as pessoas passam boa parte do tempo no app, é possível acreditar que os fornecedores chineses também estão.
2. Como usar o WeChat?
Após entender o que é WeChat, você deve saber como utilizá-lo. Se você tem familiaridade com aplicativos de mensagens e redes sociais, não terá dificuldades. Basta baixar gratuitamente em sua loja de aplicativos, na versão para Apple, Android e outras plataformas.
Com o nome e o número de telefone, você consegue registrar uma conta. Para utilizar a ferramenta, será preciso verificar a conta com o número enviado pelo WeChat. A idade mínima para utilizar o aplicativo é 13 anos (com permissão de pais para menores, claro).
Após o registro inicial, você precisa configurar seu perfil com nome e foto. Em seguida, pode adicionar as conexões que desejar. Neste ponto, se estamos falando de relacionamento com fornecedores, você deverá adicioná-los.
E isso é bem simples: peça a seus fornecedores chineses o ID do WeChat que eles utilizam e faça uma solicitação de amizade. Ao invés de conversar na plataforma do Alibaba, você falará com ele pelo WeChat.
Pontos relevantes sobre o WeChat
• É difícil salvar o histórico de mensagens no aplicativo. Caso queira registrar uma conversa importante, faça isso por e-mail para ter um registro além do WeChat.
• É difícil recuperar sua conta e seu histórico de mensagens caso você perca seu telefone ou o ID do WeChat.
• A privacidade não é o forte da plataforma.
Agora você sabe o que é WeChat e como utilizá-lo. Só falta ter motivos para baixar o app de vez, certo? Apontamos logo a seguir como ele pode ser uma boa ferramenta de relacionamento com fornecedores!
3. Por que usar o app como ferramenta de relacionamento com fornecedores?
Se você ainda não sabia o que é WeChat, certamente não saberá por que utilizar o app como ferramenta para lidar com fornecedores chineses.
Vamos dar uma dica simples: cerca de 80% das 500 maiores empresas na China são usuários corporativos no WeChat Work, a versão do WeChat semelhante ao Slack e a outras plataformas de colaboração no trabalho.
Isso significa que os grandes players do mercado chinês utilizam o aplicativo para diversas funcionalidades, como marketing de influenciador, mini programas (aplicativos dentro do aplicativo que podem ser utilizadas para oferecer promoções especiais, serviços, produtos etc.), publicidade e loja.
Mas o que é WeChat para quem possui relações com fornecedores chineses? Como ele pode ser utilizado?
Dicas para usar o WeChat como ferramenta de relacionamento com fornecedores
• Acompanhar atualizações dos fornecedores (semelhante aos moments ou stories do Facebook/Instagram) para conhecê-los melhor e construir uma relação mais aceita para aquela cultura (guanxi);
• Ter um relacionamento com fornecedores em um tom mais casual, algo importante para empreendedores de primeira viagem;
• Fazer perguntas e resolver problemas de forma muito mais rápida do que por telefone ou e-mail;
• Utilizar funcionalidades, como fotos e vídeos, para resolver questões com o fornecedor;
• Traduzir mensagens de chinês para inglês e outras línguas dentro do próprio aplicativo;
• Aproveitar-se da conveniência do aplicativo, que possui uma interface simples e limpa;
• Fazer ligações gratuitas (de voz ou de vídeo) para os fornecedores chineses;
• Monitorar o progresso da produção do pedido na fábrica;
• Enviar dinheiro para pagar as amostras do pedido.
Percebeu como é importante saber o que é WeChat e como ele pode ser útil no relacionamento com fornecedores?
4. Quais as melhores práticas na hora de usar o app nos negócios?
Além de todas as práticas que acabamos de citar, você deve ir além de apenas saber o que é WeChat e como utilizá-lo.
Assim como em outros aplicativos com os quais você está familiarizado, o WeChat permite conversas privadas e em grupo.
As conversas entre duas pessoas são ideais para quando você deseja falar apenas com aquele interlocutor, seja um fornecedor ou um consultor.
As conversas em grupo são importantes para evitar ruídos de comunicação entre pessoas que precisam ter ciência daquele informação.
Você pode ter um grupo com pessoas de sua equipe, um inspetor de fábrica, um despachante de carga e um negociador, por exemplo.
Além das possibilidades de conversa, você pode compartilhar arquivos de forma rápida. O e-mail é um meio de comunicação mais formal e indicado para certas situações.
Mas para analisar o problema em um produto, por exemplo, pode ser mais prático enviar pelo WeChat.
Como mencionamos, você também pode realizar chamadas internacionais gratuitas, seja de voz ou de vídeo. Elas podem ser ideais para fazer um tour virtual pela fábrica ou para mostrar ao fornecedor modificações em produtos, designs de embalagens e qualquer outra coisa que precise de uma imagem de ilustração.
Por tudo isso, é fundamental que você aprenda o que é WeChat e como ele pode servir para seus negócios. No entanto, utilizar a ferramenta não é suficiente para melhorar o relacionamento com os fornecedores chineses.
5. Como melhorar o relacionamento com os fornecedores chineses?
A comunicação com fornecedores chineses continua difícil, mesmo que você tenha aprendido o que é WeChat e instalado o aplicativo? Nada de resposta por e-mail também?
De fato, negociar com certas empresas pode ser algo difícil para brasileiros. A diferença nas formas de lidar com as tratativas é enorme. A cultura é muito diferente. O idioma, então, nem se fala!
A chave de tudo é a comunicação. Um problema com ela e você pode enfrentar consequências graves para seu negócio, ocasionando perdas ou itens não satisfatórios. Por isso, apontamos 5 dicas para melhorar seu relacionamento com fornecedores chineses.
Seja claro e conciso em sua comunicação
Qualquer empreendedor do mundo consegue importar itens da China. Essa universalidade envolve empresários sem experiência em fabricação ou desenvolvimento de produtos, inclusive.
Isso significa se aventurar em um campo no qual não têm experiência. E qual a consequência disso? Obter produtos que não são exatamente os esperados.
Os fornecedores chineses estão preparados para vender e ter lucro. Existe um padrão que seguem para negociar e fechar os contratos. Especificações de produtos, desenhos de projeto, arquivos de etiquetas para seus produtos OEM, lista de materiais. Eles precisam de todos esses detalhes, porque essa é a linguagem universal da fabricação.
Se você não comunicar, de forma clara e concisa, o que deseja, a chance de ter erro no processo de fabricação é grande. Por isso, seja preciso, especialmente nos documentos.
Assuma a frente do seu projeto de importação
Padronizar certos documentos não quer dizer que os fornecedores chineses possuem procedimentos organizados. Em uma boa hipótese, eles podem ter um modelo de pedido de compra e condições de pagamento pré-estabelecidos.
Mas não vão muito além. Se você tem um pedido cheio de particularidades, como na fabricação OEM, os procedimentos precisam ser direcionados por você.
Um ponto importante aqui é ter em mente que os fornecedores costumam trabalhar com compradores experientes e partem do pressuposto que você é um deles.
Esses importadores têm procedimentos próprios, modelos de contrato e requisitos de qualidade. Por isso, você precisa ter um para assumir a frente do seu projeto de importação.
O bom relacionamento com fornecedores terá esse pressuposto: o roteiro do negócio é seu. Não espere que eles implementem algum, porque isso não ocorrerá. Como comprador, seja novato ou experiente, cabe a você gerenciar o processo.
Isso significa dar ordens explícitas ao fornecedor sobre tudo, desde o quê e como enviar um arquivo de cotação até a elaboração de um contrato de venda e execução do controle de qualidade.
Saiba lidar com as resistências do fornecedor
Outra dificuldade no relacionamento com fornecedores são as resistências que encontrará no caminho. Ao gerenciar o processo, elas aparecerão.
Recusa ao assinar um contrato de venda por falta de costume local, ausência de controle de qualidade, tudo isso pode acontecer. E cabe a você, comprador, saber lidar com isso, sem ceder às exigências dos fornecedores.
Um comprador não deve ter “medo de ofender” ao negociar condições. Os fornecedores chineses operam em um ambiente altamente competitivo e estão acostumados a ceder diante de grandes compradores e concorrentes.
Por isso, você deve agir de acordo e se desviar das dificuldades que podem inviabilizar seus processos.
Use o WeChat para se comunicar
Falamos o que é WeChat e não foi à toa. As dificuldades de lidar com fornecedores chineses dizem respeito, em sua maioria, à comunicação.
Formas de se comunicar e de negociar podem atrapalhar todo o processo de compra e venda. Principalmente se eles não respondem aos e-mails que você enviar.
Em primeiro lugar, é importante saber que os representantes de vendas chineses não têm os mesmos hábitos de e-mail que seus clientes.
Você pode estar focado em comércio eletrônico, mas eles passam o tempo encontrando compradores ao vivo, em feiras de negócio e de olho na produção. As poucas horas restantes são destinadas aos clientes regulares. Se você ainda não é um deles, precisa esperar.
Além disso, considere que os emails enviados do exterior para servidores de e-mail chineses têm uma alta taxa de falha na entrega. Ou seja, sua comunicação pode nem chegar à caixa de entrada dos fornecedores.
É aqui que entra a importância de conhecer o que é WeChat e como ele funciona no mundo corporativo. Utilizar esse app significa ter acesso direto ao seu fornecedor, a qualquer hora do dia.
Como pontuamos anteriormente, são muitas as ações que você pode adotar na hora de usar a ferramenta.
Não se chateie com atrasos e mudanças nas condições
Em qualquer lugar do mundo, o processo de fabricação é complicado. Atrasos acontecem com frequência, e os preços das matérias-primas mudam constantemente.
Embora o país tenha uma das economias em grande evidência no mundo, a China ainda está desenvolvendo seus processos industriais.
Como comprador, você precisa ser paciente e tolerar atrasos e, às vezes, aumentos de preços. Certamente, é possível ter produtos de boa qualidade e bom preço.
No entanto, isso pode demorar um pouco mais. E, dentro do limite do aceitável, esteja preparado para esses “poréns”.
Peça ajuda de uma consultoria de comércio exterior
A última dica não se relaciona diretamente com saber o que é WeChat e como usar a ferramenta, mas certamente pode evitar todos os problemas de comunicação.
Ter o auxílio de uma consultoria de comércio exterior como a Guelcos, é ter a certeza de profissionais capacitados e acostumados com o mercado chinês.
Por ter extenso relacionamento com fornecedores de todos os tipos, a Guelcos já conhece as melhores práticas. O guanxi, ou a rede de contactos e conhecimentos entre várias partes que cooperam juntas e se apoiam, é uma realidade quando se tem esse tipo de consultoria.
Além disso, os consultores da Guelcos que assumem a frente do projeto de importação têm a melhor forma de se comunicar e já entregam expectativas reais quanto a qualidade, preço e prazos.
Agora que você sabe o que é WeChat e como ele pode ajudar você a melhorar o relacionamento com fornecedores chineses, é só baixar o aplicativo.
Além disso, tenha em mente que seu processo de importação de produtos deve estar estruturado. Isso evita os conflitos na comunicação que mencionamos.
Caso precise de ajuda, entre em contato conosco! Temos profissionais especializados no mercado chinês que podem otimizar todo o negócio.