Os principais portos da China movimentam milhões todos os meses e a atividade de comércio marítimo é, ainda hoje, um dos principais expoentes da economia chinesa.
Por isso mesmo, diz-se que a China é uma potência mundial no setor portuário. Inclusive, o Porto de Xangai, localizado no país, é considerado o maior do mundo.
Além disso, os chineses também possuem a maior carga de transporte de contêineres: em 2020, mesmo num ambiente internacional desfavorável devido à pandemia da Covid-19, o Porto de Xangai atingiu um novo recorde e liderou a produção pela 11ª vez.
Assim, é possível dizer que a China é responsável por 7 dos 10 principais portos de contêineres do mundo, o que demonstra a importância do país para o cenário de importação e exportação, principalmente para os empresários brasileiros.
Para saber por que a China tem tantos pontos, quais são os principais portos chineses e a importância de cada um, confira este post que preparamos!
Aqui, você verá:
1. Por que a China tem tantos portos?
2. Quais os 7 principais portos da China?
2.1. Xangai
2.2. Ningbo-Zhoushan
2.3. Shenzhen
2.4. Guangzhou
2.5. Qingdao
2.6. Hong Kong
2.7. Tianjin
3. Conclusão
1. Por que a China tem tantos portos?
Para entender por que a China tem tantos portos – vários deles entre os principais portos do mundo -, é necessário saber que o governo e as empresas chinesas promovem diversos investimentos em importação e exportação no país.
Um exemplo disso é a Rota Marítima da Seda, que pode ser descrita como uma iniciativa que faz parte de um plano de investimento de capital chinês em obras de infraestrutura ao redor do mundo. Ela é uma série de rotas interligadas através da Ásia meridional e central, usadas no comércio de seda e outras mercadorias entre o Oriente, a Europa e o Médio Oriente.
Essas rotas foram significativas para o desenvolvimento de grandes civilizações, como o Egito Antigo, a Mesopotâmia, a Índia, Roma e até a própria China, fundamentando, assim, o início do mundo moderno.
Para isso, foi – e ainda é – fundamental que os chineses controlassem as concessões portuárias em pontos geoestratégicos. Assim, empresas do gigante asiático controlam, atualmente, cerca de 100 portos em mais de 60 países.
Além disso, os portos chineses de contêineres com investimento cresceram, o que representa uma vantagem competitiva e permite o avanço da indústria portuária.
Especialistas indicam que o que impulsiona a estratégia portuária da China é a possibilidade de maior controle e eficiência em seus negócios marítimos globais, além de, claro, a busca por oportunidades para participar de projetos de desenvolvimento.
2.Quais os 7 principais portos da China?
A Ásia possui os maiores e mais importantes portos do mundo. Abaixo, confira os principais portos da China e entenda a importância de cada um deles.
2.1. Xangai
O Porto de Xangai possui cinco áreas de trabalho e é considerado, hoje, como o maior porto do mundo. É, também, a porta de entrada mais importante para o comércio exterior chinês e sua existência data de 180 anos atrás, abarcando todos os tipos de importação e exportação.
Além disso, ele é composto por um porto marítimo de águas profundas e outro fluvial, isso porque usa como aportamento para os navios tanto o mar da China Oriental e a Baía de Hangzhou quanto os rios Yangtzé e Huangpu.
Ele também ocupa o primeiro lugar no ranking de porto de contêineres mais movimentados do mundo. Na verdade, foram eles, os contêineres, que fizeram de Xangai um dos maiores portos em escala global. Em 2022, por exemplo, o Porto de Xangai movimentou cerca de 4,3 milhões de TEUs, tornando-se um dos principais portos do mundo.
O Porto de Xangai também é uma fonte de atividade econômica para a zona do rio Yangtze e, por isso, eleva o status de regiões como a província de Zhejiang, Jiangsu e Henan.
Quem administra o complexo portuário de Xangai é a Shanghai International Port Group (SIPG), uma empresa pública que tem 45% das suas ações pertencentes ao governo municipal.
2.2. Ningbo-Zhoushan
A cidade de Ningbo é repleta de cultura e é considerada uma peça-chave para a transformação econômica da China.
O porto do complexo de Ningbo-Zhoushan, considerado o terceiro maior do mundo, é formado por terminais que ficam na própria cidade e na vizinha, Zhoushan, sendo um dos principais portos chineses.
Além disso, ele é conhecido por ser o ponto inicial da Rota da Seda Marítima, o que liga Ningbo a mais de 600 portos e, consequentemente, a mais de 100 países e o torna um dos principais portos do mundo.
Justamente por isso e também por se localizar ao final do Grande Canal da China, o Porto de Ningbo-Zhoushan tem um papel importante no desenvolvimento da economia e cultura chinesa.
Em 2016, a cidade entrou para o plano chamado “Made in China 2025”, que tem como objetivo promover um molde inovador de integração entre indústria e tecnologia.
Isso estimula marcas chinesas a produzirem de maneira mais sustentável, o que também agrega valor aos produtos.
Além disso, em 2019 a produção portuária de eletrodomésticos em Ningbo superou a marca de 1 bilhão de toneladas de carga.
Por esse porto também passam commodities manufaturadas e cargas brutas, como carvão, óleo e petróleo brutos, maquinários e grãos.
2.3. Shenzhen
Um dos portos chineses mais conhecido é o Porto de Shenzhen, que é, na verdade, um conjunto de vários portos distribuídos ao longo da costa de Shenzhen, na província de Guangdong.
Ele é um dos mais movimentados do mundo e registra o maior crescimento no sul da China continental.
Localizado no delta do Rio das Pérolas, na província de Guangdong, o Porto de Shenzhen abriga 39 companhias de navegação, que traçam 131 rotas internacionais nas quais está incluído o porto.
Em 2022, o porto chinês movimentou mais de 30 milhões de TEUs, segundo o departamento de transporte local.
Além disso, também foi lançada uma linha expressa de transporte marítimo transfronteiriço entre Shenzhen e Hong Kong. Até agora, essa criação movimentou mais de 1,44 milhão de TEUs de contêineres e mais de 6,89 milhões de toneladas de mercadorias.
Uma curiosidade interessante é que Shenzhen é responsável por 90% da produção de eletrônicos do mundo. Ou seja, 9 em cada 10 dispositivos são fabricados lá.
É de lá que saem a maioria dos Iphones e vídeo games, por exemplo. Por isso, O Porto de Shenzhen é o grande responsável por conferir à China o título de maior exportadora de eletrônicos do mundo.
Conheça a importância do despacho aduaneiro no processo de importação.
2.4. Guangzhou
O Porto de Guangzhou é o quinto maior em volume de carga e possui uma infraestrutura ímpar. Localizado ao sul da China, está rodeado de um centro econômico, científico, político e cultural potente.
Guangzhou é a maior cidade do litoral chinês e tem o maior número de circulação de pessoas, além dos 10 milhões de habitantes.
Além disso, a cidade de Guangzhou é o principal polo fabril da China para manufaturas eletrônicas e tecnologia de ponta. Isso a torna atraente para importadores brasileiros que buscam boas oportunidades no varejo e em comércios especializados.
Os principais produtos importados de Guangzhou são:
• Equipamentos de som e áudio;
• Roupas;
• Artigos de couro e couro sintético;
• Luminárias e lanternas.
Guangzhou também recebe a Canton Fair, ou Feira de Cantão, que é conhecida no mundo todo como um dos maiores eventos de negócios.
Saiba mais sobre como funciona a importação de itens na cidade e no Porto de Guangzhou.
2.5. Qingdao
Um dos principais portos chineses e um dos mais movimentados do mundo, o Porto de Qingdao está localizado no Mar Amarelo, na província de Shandong.
O terminal foi financiado e construído pelo Qingdao Port Group e pela DP World.
Ele é considerado um porto marítimo automático e utiliza sistemas avançados, como guindaste automático de cais, veículos autoguiados e pórticos automáticos montados sobre trilhos.
Além disso, ele combina negócios portuários e ferroviários. Isso cria um meio de transporte mais seguro, eficiente e econômico.
Ou seja, o Porto de Qingdao representa um grande avanço na construção de portos inteligentes e ecológicos.
Qingdao também tem o desejo de se tornar um centro para o turismo de cruzeiro. Por isso, o cais de 1.200 metros de comprimento e a profundidade da água entre 13 e 14 metros de profundidade permitem que receba os maiores navios de cruzeiro do mundo.
2.6. Hong Kong
O Porto de Hong Kong está situado no Mar da China Meridional, é um dos principais portos da China e ocupa o nono lugar na lista dos maiores portos marítimos do mundo.
Ele é considerado extremamente modernizado, possui águas profundas e conta com nove terminais de contêineres.
É verdade que o Porto de Hong Kong possui uma das menores áreas para armazenamento e processamento de cargas, porém ele vem se mostrando capaz de suprir a demanda da região e, hoje, conecta-se com certa de outros 470 portos do mundo.
Ele é conhecido também pelo comércio de produtos manufaturados e matérias-primas. Além disso, tem enorme capacidade de manutenção e reparo de navios cargueiros.
Também é forte, no Porto de Hong Kong, a produção de navios de lazer e patrulha para a comunidade internacional.
2.7. Tianjin
O Porto de Tianjin, que já foi conhecido como Porto de Tanggu, é o maior porto do norte da China e a principal fonte de comércio exterior marítimo de Pequim.
Ele é considerado o maior porto artificial da China e possui 121 km² de extensão, mais de 31,9 km de cais e cerca de 150 berços de atracação.
Além disso, o Porto de Tianjin possui linhas diretas com mais de 600 portos em 180 países ao redor do mundo e é servido por mais de 115 linhas de transporte de contêineres.
Só em 2016, por exemplo, passaram pelo porto cerca de 500 milhões de toneladas de carga e 4,9 milhões de TEUs.
3. Conclusão
Fazer negócios através dos portos chineses é uma prática cada vez mais comum no mundo todo, especialmente no Brasil, já que oferece inúmeras vantagens para os empresários.
É possível aproveitar a mão de obra barata, a diversidade de produtos, a qualidade dos itens e, ainda, condições flexíveis de pagamento.
No entanto, o contato com fornecedores estrangeiros e as exigências aduaneiras podem intimidar quem quer trabalhar no ramo de importação.
Para isso, é possível contar com a Guelcos Internacional, empresa de consultoria em comércio exterior que cuida de todas as etapas de importação empresarial e consegue eliminar eventuais problemas na operação por meio do seu eficiente processo de sourcing.
Na prática, isso significa dizer que o empresário não vai precisar se preocupar em buscar e escolher fornecedores e checar os requisitos fiscais. Os especialistas da Guelcos assumem todos os detalhes, de ponta a ponta na operação.
Para conhecer os serviços oferecidos pela Guelcos, clique aqui.
Siga a Guelcos nas redes sociais: