Modelo Invoice e Proforma para importar da China

Se você pretende realizar uma compra da China, é fundamental que você esteja por dentro do Modelo Invoice e Proforma para importar da China, pois isso facilitará – e muito! – todo o processo.

A globalização e o acesso a internet abriram muitas portas para o mercado chinês e nós, aqui do Brasil, sabemos que em muitas ocasiões é mais rentável importar produtos da China do que trabalhar com fabricação própria e nacional.

Por conta disso, a importação foi se popularizando cada vez mais, ao passo que as distâncias parecem menores, de um continente a outro, já que hoje em dia é muito mais fácil importar do que era há 20 anos. 

No entanto, apesar de ser muito vantajosa, importar em grandes quantidades não é tão simples, por isso o Modelo Invoice e Proforma são fundamentais para importar da China.

Aqui você verá:

1. Qual a diferença entre Commercial Invoice e Proforma Invoice

Antes de encontrar e saber como funciona o Modelo Invoice e Proforma para importar da China, é interessante saber quais são as principais diferenças entre o Commercial Invoice, Proforma Invoice e Fatura Proforma.

O Proforma Invoice é um documento emitido pelo exportador, ou seja, o fornecedor de mercadoria. Nele constam dados sobre o produto, incluindo valor, condição de pagamento, quantidade de produtos e local do embarque.

Já o Commercial Invoice faz referência ao faturamento, contendo todas as informações sobre o embarque. Nele também consta as informações do Proforma Invoice. A confusão entre os dois documentos é normal, pois são semelhantes. Além disso, não são todos os importadores que sabem quais são os documentos necessários para esse trâmite.

No caso da Fatura Proforma, esta é a cotação ou formalização do pedido de compra do importador.

Ou seja, é parecido com um orçamento no mercado interno. Pode ser utilizado para permitir o fechamento de câmbio para casos de pagamento antecipado. Inclusive, a Fatura Proforma assegura as informações exigidas para emissão da carta de crédito.

É fundamental saber quais são todos os documentos e do que eles dependem é o primeiro passo para que a sua mercadoria não fique barrada na alfândega, o que pode ser muito comum entre as operações de importação.

2. Checklist completo dos documentos de importação da China

Muitos são os documentos que devem ser organizados quando se pretende realizar uma importação em grande quantidade da China. Confira abaixo os principais documentos e um breve resumo sobre eles.

2.1 Certificado de Origem

O emissor deste documento é o fornecedor das mercadorias e ele é utilizado para comprovar a origem do produto que está comprando, mas não é obrigatório para todos os embarques.

2.2 Packing list

A Packing list é uma lista que possui todos os itens contidos na entrega que irão para o embarque. 

Nela constam informações logísticas detalhadas dos produtos, veja mais em nosso artigo sobre o checklist completo para importação Da China.

2.3 Proforma Invoice

A Proforma Invoice é emitida pelo fornecedor e o objetivo é determinar a quantidade de produtos e valor da mercadoria. Normalmente este documento está em inglês. Normalmente serve como uma cotação para o importador fechar o câmbio inicial do pedido.

2.4 Fatura comercial ou Commercial Invoice

Conhecida como Fatura Invoice, esse documento garante que o processo já foi realizado e que a partir desse momento o exportador se torna o responsável pelos trâmites de exportação.

É a formalização da Proforma Invoice e segue um modelo de invoice sem um padrão definido, mas que deve ter informações específicas para o desembaraço aduaneiro. Normalmente, este documento está em inglês e deve conter os dados listados na tabela abaixo.

Como preencher Fatura Comercial:

Exporter: nome e endereço completo fornecedor e do comprador;
Date: data de emissão da Fatura Comercial;
Invoice Number: número de referência da Fatura Comercial/número do documento;
Importer:. nome e endereço do importador;
Terms of Payment:  forma de pagamento (antecipado, à vista, a prazo e carta de crédito);
Mean of Transport: modal de transporte (marítimo, aéreo, rodoviário ou ferroviário);
Port of Loading: porto de embarque;
Destination: local de destino final;
Quantity: quantidade do produto (por unidade, quilo, tonelada, kit, etc);
Net Weight: peso líquido unitário do produto;
Code: código do produto de referência do exportador e/ou importador;
Description of goods and HS Code: descrição do produto e classificação fiscal (NCM);
Unit FOB price: preço unitário do produto no local de embarque;
Total FOB price: preço total do produto no local de embarque;
Shipping Marks and Numbers: marcação de volume (identificação do exportador, importador e quantidade de embalagens);
Shipping Charges: gasto de embarque (embalagem, transporte interno, documentação e liberação na alfândega);
International Freight: valor do frete internacional do local de embarque ao local de desembarque;
Insurance: valor do seguro internacional;
Net Weight: peso líquido total (peso do produto);
Gross Weight: peso bruto total (contando com a embalagem);
Cubature: cubagem total;
Packages: quantidade e tipo de volumes (embalagens);
Country of origin: país de origem das mercadorias;
Signature: assinatura do emissor do documento (exportador ou seu representante).

2.5 Conhecimento de embarque

Comprova que a mercadoria está sob a responsabilidade de uma transportadora. O conhecimento de embarque marítimo é um documento necessário para mover uma remessa de frete.

Ele funciona como um recebimento de serviços, um contrato entre uma transportadora e o remetente e um documento de título. Em caso de dúvidas, leia sobre o conhecimento de embarque marítimo.

3. Nota fiscal de importação: em que situações devo emitir uma Invoice?

Basicamente, a nota fiscal de importação, ou Invoice, deverá sempre ser emitida e entregue junto com uma nota fiscal quando houver atividades de exportação, importação ou prestação de serviços no exterior. 

Lembrando que, sempre ao emitir uma nota fiscal para o exterior, o responsável estava isento de pagar o PIS e o Cofins, mas ainda deverá arcar com os demais impostos envolvidos nas operações.

As taxas e impostos, assim como as alíquotas, podem variar conforme a atividade realizada. No entanto, também é preciso levar em consideração os principais impostos, o IOF (Imposto sobre operações financeiras), ou seja, o imposto sobre transações de câmbio, crédito e seguros, e a Taxa de Câmbio.

4. E se eu precisar de um modelo invoice ou outro documento para importação?

Para conseguir o Modelo Invoice e Proforma para importar da China, assim como encontrar ajuda para realizar todo esse procedimento de forma correta, você pode conferir os modelos de documentos para importações da China e entrar em contato com os consultores especializados da Guelcos.

Não há um modelo padrão para ambos os documentos, inclusive, muitas vezes são enviados por em Excel, Word, PDF, dependendo do fornecedor chinês, podendo até mesmo conter textos em mandarim.

Entretanto, a Receita Brasileira exige o documento em inglês e, em alguns casos, pode vir com a descrição em português quando uma consultoria julga necessário. 

Portanto, quanto mais informações você reunir sobre todos esses procedimentos, menores são as chances de algo dar errado no momento de importação.

Muitas empresas importam em grande escala para os seus empreendimentos brasileiros e, nesses casos, dominar o assunto se faz mais necessário. Então, ter uma boa organização de documentos, assim como o Modelo Invoice para importar da China, é fundamental para evitar dores de cabeça.

E, caso você esteja pensando em começar a importar ou precisa de ajuda extra para encontrar os fornecedores ideais e organizar seu processo, conte com a Guelcos. A consultoria de comércio exterior pode auxiliar no processo de importação da China, reduzindo custos de risco, pessoal e de tempo.

Gostou das nossas dicas para a utilização do Modelo Invoice e Proforma para importar da China na sua empresa? Inscreva-se e receba a newsletter semanal da Guelcos! Você receberá os índices de fretes da China semanalmente, sempre às segundas-feiras.

vinicius alves marques guelcos international CIO

Vinícius Alves MARQUES

ESPECIALISTA EM IMPORTAÇÃO DA CHINA E CIO NA GUELCOS

Siga a Guelcos International nas redes sociais e fique sabendo mais sobre importações empresariais e missões para a Ásia!