Aqueles que importam da China para o Brasil precisam saber se estão lidando com uma fábrica ou empresa comercial (trade) de confiança ao importar produtos da China. Para essa análise, dá-se o nome de idoneidade de fábrica.
Quase todos os fornecedores chineses alegam que são fábricas, incluindo fornecedores no Alibaba, embora sejam, na verdade, apenas empresas comerciais (trades), falsários, ou empresas com reputação contestável judicialmente.
Por isso, existem maneiras de verificar a idoneidade de fábrica – e elas serão abordadas através de dicas para descobrir quem realmente é seu fornecedor.
Verificar a licença comercial do fornecedor – idoneidade de fábrica
A parte mais importante ao se verificar a idoneidade de fábrica é o “Business Scope”. Esta é a maneira mais fácil e direta de fazer isso, uma vez que é uma informação que seu fornecedor não pode falsificar.
– O escopo de negócios de uma fábrica deve incluir palavras como ” fabricar ou produzir” – que o escopo de negócios de uma empresa comercial (trade) não terá.
Verifique os relatórios de auditoria de fábrica
Além de verificar os relatórios de auditoria (idoneidade) de fábrica, é preciso saber avalia-los. Se o fornecedor informou que fornece produtos para empresas do mundo inteiro, como o Walmart, você pode solicitar que eles enviem referências comerciais ou consultar os mercados que exporta.
– Se eles recusarem ou hesitarem, provavelmente não é verdade. Se eles enviarem o relatório de idoneidade, você precisará verificar o nome da empresa no relatório.
– Se é o mesmo nome que o da Licença Comercial, isso indica que há idoneidade de fábrica.
Verifique a Certificação ISO 9001
Nem todas as fábricas possuem certificação ISO 9001, mas a maioria das empresas que possuem essa certificação são fábricas, porque uma empresa comercial não tem necessidade de tê-la.
– Porém, ainda assim, algumas empresas comerciais obtêm essa certificação, e todas elas são especializadas apenas em uma categoria de produto e têm um relacionamento sólido com suas fábricas.
Existem várias empresas desse tipo, e trabalhar com elas não fará uma grande diferença em relação ao trabalho com fábricas, mesmo no preço.
– Porém, se elas estiverem mentindo em relação à sua classificação, já é uma boa ideia checar se essa é uma empresa com a qual você deseja fazer negócios.
– Se não for esse o caso, considere a possibilidade, ou obtenha ajuda de uma empresa que possa fornecer a você informações do mercado asiático de forma confiável, rápida e fácil, como a Guelcos.
Verifique onde o fornecedor está localizado na China
Todos os produtos têm suas próprias áreas industriais na China, e vamos usar os carros de brinquedo RC (Controle Remoto) como exemplo.
– Em um artigo sobre como importar brinquedos da China, foi mencionado que todos os brinquedos RC são produzidos principalmente na cidade de Chenghai, província de Guangdong.
– Isso acontece porque esta cidade tem a cadeia de suprimentos completa para todas as partes de carros de brinquedo RC, como motor, controle remoto e rodas.
– Isso significa que a fábrica precisa apenas projetar a carcaça e a embalagem do carro e, em seguida, montar todas as peças.
– Produzir brinquedos RC em qualquer outra cidade será mais complicado e mais caro do que em Chenghai, portanto, as fábricas provavelmente não estarão localizadas em outros lugares.
Independente disso, ao acessar os sistemas públicos e banco de dados de empresas na China, um relatório de idoneidade deve fornecer informações do nome exato da fábrica e sua localização deve bater com o informado pela fábrica na China.
Outro ponto muito importante na idoneidade é verificar a disponibilização de:
1) Patentes de Produtos
2) Patentes de Marcas
3) Vagas de emprego, o que demonstra expansão da fábrica ou não;
4) Problemas jurídicos. Fábricas na China com questòes jurídicas podem ter facilmente seus bens confiscados pelo governo;
5) Capital social e alteração de quadro societário
Conhecer as cidades mais indicadas para a obtenção de determinados produtos também é uma informação que pode ser obtida junto a uma empresa de conhecimento técnico para importação da Ásia! Una seu serviço às dicas de idoneidade de fábrica e boas compras!
Siga a Guelcos nas redes sociais, e veja novidades e dicas sobre importação, comércio exterior e feiras e muito mais!