A gestão da cadeia de suprimentos é uma atividade de suma importância para uma empresa. Um erro no processo produtivo pode causar atrasos irrecuperáveis.
Por outro lado, uma boa administração causa não só redução de custos, mas também maior produtividade. Dentro da boa gestão da cadeia de suprimentos é que aparece o lead time.
Você sabe como calcular lead time? O profissional responsável pela logística de suprimentos deve saber como fazer o cálculo, especialmente se estamos falando de importação de produtos.
O processo de compras de mercadorias importadas apresenta algumas particularidades, mas quando bem feito pode aumentar a produtividade da empresa e facilitar o planejamento interno do mercado varejista.
Confira a seguir o que é lead time em suprimentos, sua importância, como calcular lead time na importação e como reduzi-lo!
Neste artigo você verá:
1. O que é lead time em suprimentos?
Lead time é o tempo de espera da cadeia logística quando se fala em gestão da cadeia de suprimentos. Ou seja, é o período que transcorre entre o pedido feito pelo cliente e sua remessa para o consumidor. É um dos importantes KPIs de compras dentro de uma organização.
Para um empresário, lead time é a soma do tempo gasto em todas as etapas produtivas até que o produto chegue nas mãos do cliente.
Vamos pensar no lead time em suprimentos dentro da própria empresa. Sua equipe de manutenção entra em contato com o setor de compras pedindo um insumo básico. O setor aciona o fornecedor e, 2 dias depois, recebe o insumo.
O lead time é exatamente o tempo transcorrido entre o momento do pedido de compra do insumo até sua entrega na empresa. E o mesmo ocorre quando você faz um pedido para seu e-commerce junto ao fornecedor.
Etapas do lead time que
devem ser consideradas:
1. Data de realização do pedido pelo cliente e data de recebimento desta solicitação;
2. Processamento do pedido e resposta do fornecedor;
3. Coleta, recebimento e armazenagem de matéria-prima;
4. Inventário;
5. Linha de produção (montagem e armazenagem do produto);
6. Distribuição para a transportadora;
7. Deslocamento do insumo e do produto finalizado até o cliente final.
2. Qual a importância do lead time em logística de suprimentos
O lead time logística envolve muitas etapas, e cada um delas demanda um tempo próprio, específico de seu segmento de mercado, do perfil da empresa e dos processos organizacionais. Seja qual for, é de suma importância para o negócio.
Isso porque a gestão da cadeia de suprimentos, em especial do lead time, está diretamente ligada à satisfação do cliente. Independentemente de eventuais variações em suas etapas, o gestor deve ter ciência de que, quanto menor o lead time logística, maior a satisfação do cliente.
Consequentemente, maiores as chances de fidelização e lucratividade do negócio.
Sob a ótica interna, o lead time é importante, pois dá ao gestor mais insights para aperfeiçoar as etapas de produção e distribuição de suas mercadorias. Gargalos e erros dos processos internos se tornam visíveis com o uso de KPIs de compras. É possível ser mais eficiente no planejamento organizacional.
Quando falamos em importação, fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos se torna ainda mais importante, porque as chances de gaps na logística são bastante grandes se a operação não for bem executada.
Por isso, se você pretende melhorar sua competitividade realizando importações da China ou de outro país asiático, fique atento ao lead time.
Divida seu projeto em pequenas etapas para entender a média de tempo de cada uma. Dessa forma, você poderá dar uma previsão mais precisa de entrega do produto aos seus clientes, garantindo sua satisfação.
Importância do lead time na logística:
• Garante a satisfação dos clientes, melhorando a imagem da empresa no mercado;
• Permite a definição mais precisa dos prazos de entrega das mercadorias;
• Melhora o controle e a produtividade nos processos internos;
• Possibilita identificar gargalos nos processos produtivos;
• Aumenta a produtividade.
3. Como calcular o lead time na importação
O cálculo do lead time envolve desde a aquisição e a entrega de matéria-prima na fábrica até o transporte da mercadoria. Separação de produtos em estoque, inventário, produção/fabricação, montagem e empacotamento, tudo isso entra no cálculo.
Por isso, para calcular o lead time na importação, você deverá saber exatamente o que deseja importar, pois o cálculo varia conforme o tipo de produto. Afinal, cada mercadoria pode demorar um tempo a ser produzida, o que interfere no cálculo do importador. Vamos considerar, então, que você já possui uma lista com os produtos que deseja.
A partir daí, deverá procurar fornecedores confiáveis, pedir orçamentos e fazer uma pesquisa sobre sua confiabilidade. Após escolher seu fornecedor, com auxílio de especialistas que podem, inclusive, realizar a auditoria na fábrica, deverá alinhar com ele todos os detalhes. Pagamento, prazo de entrega, frete e outros pontos são fundamentais.
Até que a mercadoria chegue no Brasil e na sua empresa, há um longo caminho a ser percorrido. E todo ele deve ser considerado na hora de saber como calcular lead time.
Em algumas operações comerciais, é preciso considerar o tempo para adquirir cada material necessário para a produção do produto. E isso é mais comum em fábricas que atendem sob encomenda.
No entanto, outra opção comum na importação é o empresário brasileiro já comprar produtos que estão em estoque. Dessa forma, o prazo para a produção da mercadoria já foi “absorvido” pelo seu fornecedor. Por isso, quando o fornecedor te dá um prazo para entregar um produto, ele já considera o próprio lead time.
Vamos elucidar abaixo com um exemplo?
Imagine que você comprará eletrônicos de seu fornecedor. Lá na fábrica, o gestor industrial listará os materiais necessários para a produção desses produtos e verificará o tempo para que cheguem à fábrica.
Em seguida, acrescenta o dia para conferir os produtos, fazer o inventário e produzir os eletrônicos. Por fim, ele considera o tempo necessário para entregar seu pedido em sua empresa. Esse é o lead time do seu fornecedor.
Importância do lead time na logística:
1. Análise das necessidades de compras e envio do pedido para o fornecedor, que confirma o recebimento e processa o pedido;
2. Separação e embalagem dos produtos;
3. Pedido pronto para embarque;
4. Liberação para embarque por parte do cliente (ou de seu representante);
5. Embarque do produto no país estrangeiro e transporte dos produtos para o Brasil (frete aéreo ou marítimo);
6. Processo alfandegário de nacionalização dos produtos importados (desembaraço aduaneiro);
7. Transporte interno dos produtos até o estabelecimento da empresa;
8. Armazenagem dos produtos.
Se você conhece a fundo todo o processo de importação, não terá dificuldades na hora de calcular o lead time. A última medida é encaminhar o produto ao cliente final.
Dicas para calcular o lead time
Dentro de todo esse caminho que apontamos para aprender como calcular lead time, existem etapas que são fundamentais para um cálculo correto. O principal é exatamente dividir a importação em etapas para que você consiga verificar quanto tempo cada uma demora.
Dicas simples para ter em mente
na hora de calcular o lead time:
• Considere um tempo extra para imprevistos que podem acontecer no desembaraço aduaneiro, algo que é mais improvável quando se conta com o auxílio de uma consultoria em comércio exterior;
• Pesquise por bons fornecedores, que têm um processo produtivo em conformidade com as normas e que atendem aos prazos;
• Tenha processos padronizados dentro de sua empresa para economizar tempo;
• Faça uma lista detalhada dos produtos que você deseja comprar;
• Escolha o frete adequado à sua demanda.
Uma dica interessante para calcular o lead time logística é utilizar uma ferramenta que adota o método kanban. Há aplicativos, como o Trello, Asana e outros, que separam o fluxo de uma tarefa em colunas (que pode ser “pedido feito ao fornecedor”, “pedido pronto para envio” e outras etapas), facilitando a visualização dos prazos.
4. Saiba como reduzir o lead time em logística
Após aprender como calcular lead time, você pode ter percebido que ele está um pouco alto. Isso pode atrasar seus processos produtivos ou prejudicar a satisfação do cliente. Por isso, é preciso pensar em alternativas para reduzir o lead time logística, controlando melhor esse KPI de compra e aumentando a produtividade interna.
Na importação, existem particularidades na operação, pois um imprevisto pode ter um impacto muito maior, especialmente devido ao trânsito da mercadoria. Já imaginou quantas empresas foram impactadas com o atraso causado pelo navio da empresa Evergreen que ficou encalhado 6 dias no Canal de Suez?
Outro ponto interessante da importação é que o importador não pode fazer muito quanto ao lead time de produção, que é do fornecedor. Mas as etapas subsequentes que apontamos podem ser determinantes na hora de reduzir seu lead time. Confira a seguir algumas dicas para isso!
Padronize seus processos empresariais
O primeiro passo para reduzir o lead time é olhar para dentro. Como estão seus processos empresariais? Sua organização interna é satisfatória, de modo que seu processo produtivo seja eficiente?
Os KPIs de compras fazem parte de uma boa gestão da cadeia de suprimentos porque possibilitam a mensuração do desempenho e a adoção de melhorias.
Uma forma de otimizar os processos internos é sua padronização. As etapas no processo de compras são diversas, mas isso não significa que é impossível ter padronização.
É possível, por exemplo, automatizar etapas manuais, de modo que elas sejam sempre executadas da mesma maneira. Quando isso acontece, o tempo de execução será bem definido.
Assim, você terá mais precisão na hora de calcular o lead time e, consequentemente, ver como ele pode ser reduzido.
Escolha bem seus fornecedores
Escolher bem seus fornecedores é fundamental para reduzir o lead time. Fazer negócios com bons parceiros é ter a certeza de que, em condições normais, seu prazo de entrega será atendido. Além disso, é saber que a qualidade dos bens está garantida.
Na importação, há maior dificuldade para escolher o fornecedor correto, pois na maioria dos casos o empresário não tem contato direto com ele.
No entanto, com o intermédio de uma consultoria em comércio exterior é possível fazer auditoria de fábrica e saber quais são os melhores fornecedores.
A consultoria também consegue negociar prazos e condições, estabelecer acordos para manter estoques prontos, e, assim, reduzir o lead time na importação.
Mantenha contato com outros importadores
Seguindo a linha de uma boa escolha de fornecedores, ter contato com outros importadores pode ajudar bastante a reduzir o lead time. Se vocês são três empresários que possuem lojas de vestuário na região metropolitana de São Paulo, certamente podem se enquadrar no mesmo segmento na hora de importar.
A união dessas forças pode causar redução de custos na hora de negociar com os fornecedores e de escolher um frete que reduza o lead time.
Escolha o frete mais adequado
Falando de frete, quando pensamos em importar da China, por exemplo, temos o frete marítimo e o frete aéreo como opções. O frete aéreo é mais rápido, porém mais custoso. O frete marítimo costuma ser mais barato, mas demora mais e aumenta seu lead time.
Neste ponto, o empresário deve avaliar o que compensa mais para ele, fazendo um balanço de custo e benefício entre reduzir o lead time e preço de frete. Como apontamos, se você se juntar a outros importadores, é possível melhorar essa “balança”.
Com o auxílio de uma consultoria em comércio exterior, você consegue fazer uma análise de viabilidade da importação para enxergar as melhores possibilidades quanto a frete e fornecedores.
Em alguns casos, você pode perceber que a compra em outro país asiático pode ser mais vantajosa pela sua posição geográfica.
E quando a mercadoria chegar ao Brasil, faça a mesma avaliação para reduzir o lead time. Uma boa opção pode ser o milk-run!
Aprender como calcular lead time na importação é fundamental para tomar as melhores decisões nessa operação. Com uma boa gestão da cadeia de suprimentos, o empresário consegue obter muitos benefícios, em especial a satisfação do cliente.
O auxílio de uma consultoria de comércio exterior, como a Guelcos, pode ajudá-lo a avaliar melhor a transação, reduzindo o lead time. Converse conosco!