Como importar produtos de forma vantajosa para o empresário brasileiro? Essa é uma pergunta comum em nosso país, principalmente nesta época de dificuldade econômica. As empresas passam por uma queda de faturamento, e é preciso encontrar maneiras de reduzir os custos de produção.
Uma das opções é a importação de produtos inovadores e com preços mais atrativos. Isso poderia conferir mais competitividade às empresas brasileiras, inclusive, pois oferecem ao consumidor final um produto com melhor preço, sem perder a qualidade.
A prática que vem ganhando terreno é a importação de matéria-prima, uma espécie de material direto. Para que você entenda essa alternativa como forma de aumentar a lucratividade, mostraremos o que é material direto, as vantagens de importá-lo da China e como fazer isso.
Aqui você verá:
1. O que é material direto
Material direto é o custo de qualquer material passível de ser diretamente identificado no produto, por ser parte integrante dele. Existem alguns tipos de material direto, como:
Tipos de Material Direto
• Matéria-prima: é o principal material componente do produto final e o mais utilizado na produção (em quantidade). Ela sofre transformação no processo de fabricação. Ex.: madeira para fabricação de mesas, tecido para fabricação de roupas.
• Material secundário: é o material com função secundária na composição do produto, mas que pode ser identificado nele. Ele não é o componente básico. Ex.: parafusos da mesa de madeira, botões das roupas.
• Embalagens: são materiais diretos por serem facilmente identificados com o produto. São utilizados para embalar o produto ou realizar o acondicionamento da remessa. Ex.: papelão para acondicionar a mesa, saco plástico para colocar a roupa.
Qualquer gasto que o empresário tiver para colocar o material direto disponível para a produção teve integrar o custo. Se é preciso retirar o material no fornecedor, terá gastos de transporte e seguro. Se precisar estocar o material, terá gastos com armazenagem e vigilância. Esses gastos devem ser incorporados ao custo do material.
Para o empresário, é importante ter clareza sobre os custos do material direto, porque eles interferem diretamente sobre o preço. Isso será fundamental na hora de avaliar como importar produtos e se a operação vale a pena. Falaremos melhor disso adiante.
2. Quais as vantagens de importar matéria-prima
A importação de produtos pode trazer muitas vantagens. Mas, e quando se pensa em importar matéria-prima? O empresário pode usufruir de preços mais baixos com alta qualidade e diferencial competitivo.
No entanto, antes de saber como importar produtos, o empreendedor deve entender que os benefícios da prática só vêm com uma análise prévia sobre necessidade. No mesmo sentido, as vantagens só serão confirmadas se a operação for feita de forma correta.
Considerando o cenário ideal, veja a seguir os benefícios de importar matéria-prima.
Reduzir custos com preços mais baixos
Realizar comércio entre países é uma grande oportunidade para empresários. Se ele possuir um negócio bem estruturado, deve começar a pensar no comércio exterior como estratégia de alavancar sua empresa.
Um dos motivos para isso é a redução de custos na produção. A importação de produtos e de matéria-prima cumpre bem essa função, mas aqui vamos falar apenas desta espécie de material direto.
A matéria-prima é a base para a venda. É o produto mais utilizado na hora de produzir um produto. Se o custo com sua aquisição é mais baixo, a produção será menos custosa.
Em consequência, o valor final do produto será mais acessível aos consumidores.
Muitos segmentos econômicos perceberam que os insumos nacionais não são tão competitivos.
Quando comparamos aos insumos de concorrentes de fora do país, percebemos que eles entregam matéria prima de menor valor e com qualidade superior.
Quando pensamos em como importar produtos e matéria-prima da China, isso também é válido. A mão de obra tem baixo custo, ao passo que a escala de produção é elevada.
A matéria-prima chega aqui com um custo bem menor do que a ofertada no mercado nacional. E isso não abrange somente bens manufaturados, mas também matérias primas para maquinário e indústrias de ponta inexistente no Brasil.
Estamos considerando um contexto comum na importação de produtos e matéria-prima, que gera economia. No entanto, essa redução de custos pode ser ainda maior quando há redução nas alíquotas de importação para determinados insumos.
Por isso, além de saber como importar produtos e matéria-prima, o empresário deve analisar os custos da importação. Assim, poderá avaliar se a operação valerá a pena ou não. A redução de custos, quando ocorre, aumenta também a lucratividade do negócio, sem perda de qualidade.
Maior qualidade com a importação de produtos
Saber como importar produtos e matéria-prima é também avaliar a qualidade. Quando a análise prévia indica que pode existir uma concreta redução de custos, o empresário deve se atentar para o insumo em si.
Levantamentos, pesquisas e análises sobre a qualidade e a credibilidade do fornecedor é de suma importância.
Na China, é possível encontrar materiais de altíssima qualidade que sequer são encontrados em território nacional. Muitos fatores naturais específicos da região podem influenciar diretamente na produção de materiais e na qualidade final do produto.
Se a matéria-prima que você busca possui alta qualidade por ser desenvolvida nas melhores condições daquele local, excelente. Se ela é ainda melhor do que a produzida em solo nacional, é realmente uma grande vantagem importá-la.
Diferencial competitivo
Redução de custos com preços mais baixos, somada à maior qualidade da matéria-prima, é sinônimo de diferencial competitivo.
Em um contexto geral, a maior parte dos empreendimentos brasileiros compram e distribuem em território nacional. Todos, por mais que invistam em inovação, acabam caindo em um lugar comum na hora da precificação.
As chances de os produtos terem preços e qualidades semelhantes é enorme, pois foram confeccionados com os mesmos materiais.
Quando você busca saber como importar produtos e matéria-prima, vê claramente a oportunidade de se diferenciar com a operação. A qualidade do insumo é maior, enquanto o custo é menor.
Além de oferecer produtos totalmente diferentes ao mercado brasileiro, você poderá ter maior chance de venda com o preço final mais acessível. Dessa forma, seu empreendimento se destaca no mercado e conquista os consumidores.
Além dessas três vantagens, vale também mencionar que a importação de produtos e matéria-prima abre uma nova relação. Você consegue expandir sua lista de fornecedores e cria novas parcerias e atividades econômicas.
3. Como importar da China matéria-prima e como a Guelcos pode ajudar
O processo de importação de produtos não é tão complicado quando o empresário tem auxílio de uma consultoria de comércio exterior, como a Guelcos. Com um estudo aprofundado, chamado Strategic Sourcing, avaliamos toda a operação junto com o empreendedor.
Inicialmente, você deve fazer uma avaliação econômica sobre a importação. Se os produtos fabricados no Brasil possuem qualidade e preços bem competitivos, não justifica realizar a operação.
Para fazer o cálculo, você deve considerar não só o valor da matéria-prima, mas também os demais custos de importação: transporte, tributação, taxas portuárias e outros custos agregados.
Eles podem passar de metade do valor de aquisição da mercadoria, portanto fique atento.
Além de saber o preço de como importar produtos e matéria-prima, é fundamental verificar a credibilidade e a qualidade do fornecedor. Uma pesquisa na internet, em muitos casos, não é suficiente, principalmente quando se trata de matéria-prima. E nem sempre comprar no Alibaba seguro.
Por isso, a melhor maneira é visitar o fornecedor. Há muitas consultorias de comércio exterior, como a Guelcos, possuem escritório na China. Seus profissionais já realizam a vistoria de fábrica, por exemplo. É a forma de garantir a logística e a real capacidade de qualidade e produção do fornecedor.
Outro passo importante que você não pode esquecer é habilitar sua empresa na Receita Federal (Radar de Importação – SISCOMEX) para fazer a importação de produtos. Esse cadastro é imprescindível.
Feita essa análise de preço e qualidade, bem como a habilitação, o próximo passo de como importar produtos e matéria-prima é negociar. Os insumos possuem um preço definido, mas conforme o volume podem variar bastante.
O auxílio da consultoria da Guelcos é fundamental para conseguir melhores condições na negociação, seja em relação ao preço ou às condições de pagamento.
Após conseguir as melhores condições, você deve analisar cuidadosamente os documentos e providenciar tudo o que for necessário para embarcar seus produtos. Não há como importar produtos e matéria-prima sem a documentação e as licenças corretas.
Com a Guelcos, você se livra de toda a burocracia de embarque. Os profissionais se encarregam de tudo, inclusive de encontrar a melhor forma de realizar a importação. A contratação do frete internacional, por exemplo, é de suma importância para a agilidade do traslado.
Por fim, a última etapa será o desembaraço aduaneiro para liberar seus produtos. Nada mais é do que realizar o recolhimento de tributos e outras taxas locais, bem como do cumprimento das exigências legais dos órgãos brasileiros.
Assim, você terá em mãos não só a declaração de importação (comprova a importação), como também o comprovante de importação (liberação pela Receita Federal).
A Guelcos pode ajudar o empresário a entender como importar produtos e matéria-prima e a efetuar a transação com qualidade, rapidez e segurança.
Se você deseja usufruir das vantagens que a importação de produtos e materiais diretos traz, veja porque contratar a Guelcos!