Realizar uma auditoria social é uma prática fundamental para entender as condições de trabalho no local do fornecedor. Você já ouviu falar em Sedex SMETA, a maior auditoria social do mundo?
Antes de falarmos especificamente da auditoria SMETA, é importante entender de fato o que é uma auditoria social. Na sequência, explicaremos melhor a SMETA Sedex, seus objetivos e algumas particularidades dela.
Aqui você verá:
1. O que é uma auditoria social?
Uma auditoria social é uma avaliação formal de procedimentos de uma empresa com relação ao impacto social e à responsabilidade social corporativa (RSC). É comum que as empresas estabeleçam metas e objetivos relacionados às iniciativas de RSC, e a auditoria avalia até que ponto isso foi alcançado.
Na prática, podemos simplificar a auditoria social como uma forma de avaliar as condições de trabalho de um local. Ela serve para que as empresas avaliem seus fornecedores e monitorem a saúde e a segurança daqueles trabalhadores.
É, assim, uma maneira de combater os abusos de direitos humanos, como o trabalho em situação análoga à escravidão e o trabalho infantil.
Caso a empresa (comprador) conclua a auditoria e encontre problemas, pode propor ao fornecedor um Plano de Ação Corretiva (CAPR) para melhorar as condições de trabalho.
Com isso, o fornecedor reafirma seu compromisso com funcionários, clientes e investidores.
“E se eu quiser fazer uma auditoria social em meu fornecedor? Como devo proceder?”. Você pode solicitar uma auditoria junto a uma empresa que realiza esse trabalho. Vamos conhecer então a auditoria SMETA?
Sedex é um serviço de despacho expresso de documentos e encomendas dos Correios, mas não é sobre ele nosso papo de hoje. Sedex é também uma organização global focada em ética no comércio e trabalha com empresas para melhorar as condições de trabalho nas cadeias globais de suprimentos.
Por meio de uma plataforma online, fornece ferramentas e serviços para ajudar as empresas a operar de forma responsável e sustentável, e proteger os trabalhadores.
Com o compromisso de partilhar facilmente dados da auditoria e atuar como catalisador para melhorar o ambiente de trabalho dos fornecedores, criou a SMETA (Auditoria do Comércio Ético dos Membros Sedex) em 2004.
E o que é a Sedex SMETA? Uma metodologia que fornece um conjunto de melhores práticas de técnicas de auditoria ética.
Em outras palavras, é um guia para realizar auditorias de alta qualidade, considerando todos os aspectos da prática comercial responsável.
No entanto, além deste elemento (guia de melhores práticas), a auditoria SMETA é composta também por um formato comum de relatório de auditoria e de plano de ação corretiva.
“Então posso dizer que se trata de uma certificação SMETA”? Não. A auditoria SMETA não é um processo de certificação. É uma metodologia de auditoria criada pela Sedex. Ao utilizar a SMETA, o fornecedor pode realizar uma auditoria e compartilhar os resultados com seus clientes, por exemplo. Assim, não precisa fazer uma auditoria para cada consumidor.
Mais uma vez, vale destacar que a Sedex SMETA é a auditoria social mais utilizada no mundo.
2.1 Metodologia da SMETA Sedex
A auditoria SMETA possui critérios de medição para executar seu protocolo. Esses critérios se baseiam no chamado SMETA ETI Base Code, um código baseado em normas locais de trabalho e nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Sedex SMETA é constituído por 4 módulos:
• Saúde e segurança;
• Normas laborais;
• Meio ambiente (opcional);
• Ética comercial (opcional).
Para a organização, essas são as áreas-chave de avaliação das práticas comerciais responsáveis. Por meio da análise criteriosa delas, é possível concluir se uma organização atende à conformidade social.
Quanto falamos de auditoria SMETA 4 pilares, estamos abrangendo todos esses módulos. Adiante, veremos a diferença entre auditoria smeta 4 pilares e 2 pilares.
Além dos módulos, é interessante trazer outro aspecto da auditoria SMETA: as orientações de seus documentos. Eles abordam a comunicação sugerida na pré-auditoria, bem como propõem um calendário para aplicar a metodologia. Eles trazem, ainda, os requisitos de formação e de experiência de auditores e o número de entrevistas de trabalho conforme o tamanho da empresa.
2.2 Principais objetivos da auditoria SMETA
A auditoria SMETA possui como principal objetivo a análise do ambiente laboral. No entanto, há outros objetivos que se desdobram do principal, tais como:
• Permitir que fornecedores compartilhem uma auditoria com inúmeros clientes por meio da plataforma SEDEX, reduzindo a necessidade de realizar várias auditorias e atendendo aos requisitos do cliente;
• Auxiliar os auditores na execução de uma auditoria de alta qualidade, capaz de analisar todos os aspectos que configuram uma prática empresarial responsável;
• Esclarecer dúvidas sobre o desempenho ético organizacional por parte de clientes e organizações não-governamentais;
• Fornecer um formato único de auditoria, amplamente aceito, para reduzir a complexidade da prática;
• Otimizar os programas de comércio ético em vigor na atualidade;
• Motivar e melhorar a equipe de trabalho.
O objetivo da Sedex SMETA já dá uma noção de sua importância. Mas por que um empresário brasileiro deve realizar a auditoria SMETA 4 pilares ou 2 pilares?
3. Por que realizar uma auditoria Sedex SMETA
Nos últimos anos, notamos uma mudança substancial no comportamento do consumidor. Sem abordar todas as novidades, como o vertiginoso crescimentos das compras online, verificamos que há grande preocupação dos clientes com a responsabilidade social e ambiental.
Marcas que possuem práticas sustentáveis, que se integram à comunidade e promovem ações em prol dela são melhor vistas no mercado.
Neste sentido, você já pensou como seria prejudicial à reputação da sua empresa caso um de seus fornecedores fosse condenado por trabalho infantil, excesso de horas trabalhadas, condições de trabalho perigosas ou análogas à escravidão?
Lojas famosas de roupas no Brasil, como Zara e M. Officer, foram condenadas por trabalho escravo devido a irregularidades em seus fornecedores. O consumo nessas lojas caiu bastante naquele momento.
Esses exemplos mostram a importância de contar com um sistema de produção sustentável, com práticas que atendam às normas internacionais e nacionais do trabalho.
Por isso, realizar a Sedex SMETA é uma forma de garantir que seus fornecedores parceiros trabalham de forma ética.
Imagine que você realizou uma auditoria SMETA e percebeu que há erros graves no processo produtivo daquela indústria. Você terá dados que embasam sua decisão de optar por outro fornecedor.
Agora pense o contrário, que aquela indústria atendeu a todos os requisitos previstos na metodologia. Além de escolhê-la como sua fornecedora, ela poderá compartilhar essa auditorias com outros compradores, poupando tempo e dinheiro em toda a cadeia de fornecimento.
Assim, podemos destacar alguns motivos para realizar uma auditoria SMETA:
• garantir que a opção por determinado fornecedor é uma escolha consciente e fundamentada, pois está baseada na análise de aspectos fundamentais à ética no ambiente laboral;
• evitar problemas com o mercado, com a Justiça e com o consumidor, não só quanto à reputação da marca, por causa de escolhas de fornecedores transgressores das normas;
• reduzir custos empresariais por meio do compartilhamento e de métodos padronizados de obtenção de informações de cada auditoria;
• fornecer análises comparativas com base em rede de auditoria internacional profissional;
• melhorar significativamente a gestão da cadeia de abastecimento logístico;
• conferir maior nível de segurança para as equipes internas e externas.
3.1 Setores que podem se beneficiar da metodologia
“Tenho um pequeno e-commerce que pretende realizar importações da China. Preciso de uma auditoria Sedex SMETA?” Sim.
“Sou um executivo de rede varejista. Posso me beneficiar da auditoria SMETA 4 pilares”? Sim.
Se seu negócio se preocupa com a responsabilidade social corporativa dos fornecedores, pode se beneficiar da Sedex SMETA.
3.2 Quem pode usar a auditoria SMETA
Anualmente, são carregadas na plataforma quase 20 mil auditorias. Indústrias e setores em todo o mundo são associadas à Sedex. No início, os associados eram majoritariamente grandes varejistas e marcas de consumo internacionais.
No entanto, isso não quer dizer que pequenos empresários e organizações de outros setores estão excluídos dos benefícios que a auditoria SMETA proporciona.
Companhias aéreas, instituições financeiras, empresas de construção e tecnologia, pequenos varejistas, todos podem fazer parte da comunidade global.
Inclusive, é importante destacar que a SMETA foi desenvolvida para membros da Sedex, mas não exclui empresas que não são membros da organização. A SMETA é publicamente disponível, e não-membros também estão incentivados a utilizá-la.
O foco é a promoção de uma maior transparência na metodologia de auditoria e no compartilhamento de conhecimentos sobre as qualificações dos auditores, bem como das práticas que sustentam os relatórios SMETA.
4. Saiba o que são as auditorias SMETA 2 e 4 pilares
As auditorias Sedex SMETA se baseiam em 2 ou 4 pilares. Você lembra que o Sedex SMETA é constituído por 4 módulos? Saúde e segurança, Normas laborais, Meio ambiente (opcional), e Ética comercial (opcional).
A auditoria SMETA 2 pilares é focada somente nos dois módulos obrigatórios, que são Saúde e Segurança, e Normas Laborais. De acordo com o SMETA ETI Base Code, nesta auditoria SMETA, são avaliadas 9 questões. Elas constituem a base do Direito Trabalhista em muitos países e foram desenvolvidas pelas convenções da Organização Internacional do Trabalho.
São elas:
• O ambiente laboral deve apresentar condições de trabalho seguras e higiénicas;
• É preciso respeitar a liberdade de associação e o direito à negociação coletiva;
• O indivíduo deve escolher seu emprego livremente;
• É fundamental proporcionar um trabalho regular;
• Proibição ao trabalho desumano ou severo;
• É proibida a utilização de trabalho infantil;
• Deve pagar-se um salário digno;
• Sem horas extraordinárias;
• Não à discriminação.
Já a auditoria SMETA 4 pilares é aquela que traz os 4 módulos do Sedex SMETA. Em outras palavras, ela expande o alcance da auditoria para incluir requisitos ambientais e uma seção de práticas comerciais.
Nem todos os fornecedores exigem a auditoria SMETA 4 pilares, sendo a de 2 pilares a mais adequada para eles.
5. Como a Guelcos pode me ajudar?
A Guelcos é uma consultoria especializada em comércio exterior, especialmente no mercado asiático. Nós trabalhamos com todo o processo de importação do produto, desde o Sourcing à logística. Inspeções de embarque e desembaraço aduaneiro também são atividades que executamos na Guelcos.
Nossa experiência em encontrar e fazer negócios somente com os melhores fornecedores traz diversos benefícios às empresas brasileiras. Uma das formas de encontrar esses parceiros é a auditoria de fábrica. De forma simples, é garantido o teste do produto para homologar o seu novo parceiro de negócios.
E você sabia que a Guelcos realiza a auditoria Sedex SMETA? A auditoria só pode ser considerada auditoria SMETA se aderir ao Guia das Melhores Práticas da SMETA e ao SMETA ETI Base Code. É o que fazemos na Guelcos.
Mais do que buscar a qualidade do produto, garantimos a idoneidade do fornecedor em relação às normas nacionais e internacionais de trabalho.
Atender a esse conjunto de critérios definidos pela Sedex não é simples. Mas a Guelcos conta com profissionais altamente capacitados e experientes para realizar a auditoria SMETA.
Assim, garantimos que nossos clientes tenham os melhores parceiros de negócio!
A auditoria Sedex SMETA é a auditoria social mais conhecida do mundo. Ela avalia uma empresa quanto ao seu impacto social e à responsabilidade social corporativa (RSC), especialmente quanto às condições laborais.
Ter parceiros que passam por essa auditoria é uma forma de garantir fornecedores éticos e manter uma boa reputação no mercado.
Conte com a Guelcos para realizar a auditoria SMETA e tenha os melhores parceiros para sua empresa!