A gestão estratégica de negócios é um tipo de processo empresarial voltado para gerenciar planos de ação e metas para que uma organização atinja seus objetivos. Em 2021, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, a Multilaser foi uma empresa que se destacou no mercado.
Um dos aspectos que contribuiu para que, em 2021, a empresa expandisse sua receita acima de 70% e atingisse o lucro líquido de 74% no ano, foi a importação da Ásia e seus benefícios para o desenvolvimento de produtos.
Em entrevista à InfoMoney, Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser, abriu o jogo sobre a gestão estratégica da empresa nos últimos meses. E nós trouxemos para você os principais pontos dessa gestão de negócios que se destacou em 2021. Vamos lá?
Aqui você verá:
- 1. Desafios da Multilaser durante a pandemia
- 2. Como a empresa manteve a competitividade com a volatilidade cambial
- 3. Desenvolvimento de produtos e novos lançamentos
- 4. Hedge cambial e como ele auxilia a manter a saúde financeira da empresa
- 5. Riscos atuais e o que o empresário pode aprender com a Multilaser
1. Desafios da Multilaser durante a pandemia
A Multilaser é uma empresa que surgiu no segmento de eletroeletrônicos e informática, mas já expandiu seus negócios para outros setores. No entanto, o foco ainda continua sendo os produtos de tecnologia.
Com a pandemia e o distanciamento social, o trabalho remoto tomou conta da maioria das empresas. O home office fez com que milhões de pessoas ao redor do mundo investissem em equipamentos e estrutura para trabalhar de casa.
Ao mesmo tempo em que isso ocorreu, vimos o fechamento de fábricas na China e em outros países, o que comprometeu a fabricação de produtos ao redor do mundo, bem como sua oferta.
Esse foi o primeiro grande desafio da Multilaser. A falta global de semicondutores afetou todas as indústrias que inserem a tecnologia em seus processos produtivos. O destaque na mídia foi para a indústria automotiva.
A própria Intel, uma das maiores fabricantes do produto no mundo, acredita que será preciso alguns anos para a indústria se reequilibrar e conseguir atender a essa demanda, que é crescente.
Diante da escassez, o preço de componentes críticos, como tela de LCD, processadores de computador e memórias, disparou.
Para se ter uma ideia, de acordo com Alexandre, o chamado backlog (fila de pedidos que não são atendidos por falta de materiais) chegou a R$ 700 milhões no auge da pandemia. A média da empresa é R$ 30 milhões.
Além do aumento de preço de componentes críticos devido à escassez, tivemos uma grande oscilação no câmbio, que saltou para cerca de R$ 6,00, e um aumento no custo de frete.
O resultado é simples: aumento no preço final para o consumidor.
Mesmo diante das dificuldades, a Multilaser e sua gestão estratégica de negócios conseguiu aumentar os lucros. Como isso aconteceu?
2. Como a empresa manteve a competitividade com a volatilidade cambial
Para manter a competitividade diante da volatilidade cambial, a Multilaser continuou suas importações da Ásia, manteve sua estratégia de hedge cambial e muito mais. O desenvolvimento de produtos merece destaque à parte, e falaremos adiante.
Confira a seguir algumas medidas da gestão de negócios estratégicas da empresa.
Gestão estratégica de negócios com importação empresarial
As importações empresariais, quando feitas com conhecimento especializado, traz uma série de vantagens para o importador. Comprar direto da fábrica, ter acesso aos melhores valores, e não depender do estoque e condições dos atacadistas ou distribuidores são apenas algumas delas.
A Multilaser é uma empresa que realiza importações da Ásia com frequência, importando componentes para seus produtos que são fabricados em Manaus e Minas Gerais. Mesmo nos piores momentos para os negócios internacionais durante a pandemia, a empresa se manteve preparada para lidar com a disparada no valor do frete e com a oscilação do câmbio.
Ou seja, mesmo diante dos custos de importação, a empresa conseguiu adotar medidas protetivas para aumentar os níveis de estoque e se proteger do risco de ficar sem mercadorias.
Hedge cambial
Em sua gestão de negócios, a Multilaser utiliza a estratégia do hedge cambial e estuda como gerenciar os riscos de desvalorização de moeda. Uma das maneiras adotadas é por meio de balanço entre ativos e passivos em dólares, deixando a empresa sempre neutra, de modo que a oscilação não a afete.
Se você não sabe o que é hedge cambial, nós conceituamos essa operação em outro momento, veja:
Hedge cambial ou proteção cambial é uma operação do mercado financeiro que protege investimentos de pessoas físicas e jurídicas. Seu objetivo é reduzir ao máximo a perda de dinheiro derivada das variações do dólar em importações, exportações, negociações na bolsa de valores e investimentos no exterior.
Ou seja, é uma medida que visa dar segurança ao investidor, importador ou exportador, protegendo operações com grande variação de valores do risco cambial.
Na atual crise econômica brasileira, por exemplo, o empresário pode sofrer bastante com a perda de valor do real frente a moedas fortes (como o dólar), o que os deixa suscetíveis às alterações no ambiente macroeconômico. Mas o hedge cambial permite se proteger dessas oscilações.
Redução de AFRMM
Outra questão que contribuiu bastante para a gestão estratégica de negócios da Multilaser foi a redução do ARFMM (Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante).
Como já conceituamos em outra oportunidade, “é uma contribuição de intervenção no domínio econômico (Cide) com a finalidade de atender aos encargos da intervenção da União no apoio ao desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras, e constitui fonte básica do Fundo de Marinha Mercante (FMM)”.
Esse adicional é importante porque integra a base de cálculo do ICMS, devendo ser considerado na análise de viabilidade da importação empresarial.
Em 2022, com a edição da Lei nº 14.301/2022, a taxa da marinha mercante foi reduzida para 8% na navegação de longo curso. Antes, era 25%. Foi exatamente essa redução que beneficiou as importações da Multilaser, pois diminuiu o custo da importação de componentes.
Redução de IPI
No mesmo sentido, Alexandre Ostrowiecki ressalta outro impacto relevante na gestão estratégica de negócios: a redução de IPI, que também entra no cálculo de importação.
Esse imposto, aplicado a qualquer produto feito nas indústrias brasileiras, é também aplicado por equiparação nos produtos importados, com a finalidade de fomentar a indústria nacional.
A alíquota do IPI varia de 0 a 20%. Recentemente, o governo federal ampliou para 35% a redução no imposto para uma série de artigos, e boa parte dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus continuará com a redução de 25%.
Tudo isso contribui para que o preço final dos produtos seja menor, incentivando o consumo.
Investimento em pós-venda
Um grande destaque da gestão de negócios da Multilaser, de acordo com seu CEO, é o investimento em pós-venda. De acordo com Alexandre, a empresa possui o pós-venda mais premiado do Brasil devido ao seu grande cuidado com o consumidor.
Vale lembrar que o pós-venda é tão ou mais importante do que as demais etapas do processo comercial. Afinal, é o que determina a fidelização ou o abandono do cliente após a experiência de compra.
O foco da Multilaser, neste sentido, é não só atender o cliente da melhor maneira possível, mas alcançar um alto nível de qualidade, por meio da capacitação dos colaboradores e do uso de ferramentas, para resolver rapidamente seus problemas.
Com a pandemia, a empresa viu a necessidade de encontrar boas ferramentas que otimizassem a gestão de negócios a partir da integração entre os sistemas e da customização dessa integração. A partir disso, buscou uma solução em nuvem para oferecer aos clientes a melhor experiência.
Posicionamento da marca
Por fim, outro fator que contribuiu para que a Multilaser se destacasse no mercado mesmo em momentos de crise é o posicionamento da marca.
De acordo com Alexandre, o objetivo da empresa é ser uma marca democrática e acessível para toda a população brasileira, oferecendo boas garantias de seus produtos. Ou seja, o foco não é atender somente as classes altas, mas alcançar um bom custo-benefício para o cliente.
Até mesmo por isso, a companhia possui cerca de 6.000 mil produtos em seu portfólio que aliam alta qualidade e bom preço em diversos mercados e todos os segmentos sociais.
Essa diversificação também contribui para diminuir o risco de erro no desenvolvimento de novos produtos ou de mudança brusca no consumo dos clientes.
Vamos falar um pouco mais do desenvolvimento de produtos pela Multilaser?
3. Desenvolvimento de produtos e novos lançamentos
Ter uma gestão estratégica de negócios é também saber com clareza qual o objetivo principal da empresa. Para a Multilaser, é atender o mercado de massa com soluções que facilitam a vida das pessoas.
Você sabia que, além dos produtos eletrônicos que tornaram a empresa famosa, ela atua também com equipamentos de academia, produtos para pets, brinquedos, linha baby, produtos esportivos (monitor cardíaco, relógios etc.) e eletroportáteis para casa?
A Multilaser é uma máquina de lançamento e desenvolvimento de produtos, lançando em média 5 itens por dia. No entanto, há uma alta rotatividade de produtos, sendo que para cada 1.000 produtos lançados, outros 500 são descontinuados. Atualmente, possui cerca de 6.000 produtos em seu portfólio e trabalha com 20 marcas em carteira.
Para que isso aconteça, a empresa possui uma equipe de inovação pronta para antecipar tendências de consumo e impulsionar seu crescimento.
Considerando que o mercado de eletrônicos é ágil, de fato, é preciso ter equipes multidisciplinares, organizadas por unidades de negócios, que utilizam boas ferramentas tecnológicas para otimizar processos e antecipar reposição de estoques.
Mercado pet, drones e mobilidade elétrica
A entrada recente no segmento de pets, com a marca própria Mimo Pets, é bastante interessante, porque os produtos não são importados. A marca será abastecida pela fábrica brasileira Expet, recém-adquirida pela Multilaser.
Para os próximos projetos, o CEO da companhia compartilhou o interesse da empresa no mercado de drones. De acordo com Alexandre, eles conseguiram a distribuição exclusiva de uma das marcas líder no mercado de drones, a DJI.
Outro segmento em vista é a mobilidade elétrica (motos e bikes elétricas), o que pode alavancar ainda mais o desenvolvimento de produtos da marca.
Queima de estoque no fim do ano
Uma estratégia na gestão de negócios da Multilaser, diante do lançamento e desenvolvimento de novos produtos, é realizar uma grande queima de estoque no fim de ano.
Um portfólio tão amplo depende de medidas para “desempacar” os produtos que não foram tão cobiçados, certo? Alexandre pontua, assim, que a empresa sempre se aproveita da sazonalidade de fim de ano para queimar de estoque de produtos que não venderam muito bem ao longo do ano.
Essa é uma ótima dica de gestão estratégica de negócios para os empresários aproveitarem em suas empresas.
4. Hedge cambial e como ele auxilia a manter a saúde financeira da empresa
Nós mencionamos anteriormente que parte da gestão estratégica de negócios da Multilaser se baseia na proteção frente às oscilações cambiais. Mas como essa medida auxilia a manter a saúde financeira da empresa?
Nas importações empresariais, um dos pontos mais importantes é o planejamento. Quando o hedge cambial é considerado nesta etapa, a empresa consegue enxergar uma série de possibilidades junto às instituições financeiras com a finalidade de se proteger da variação cambial.
Há produtos específicos para quem importa, você sabia? Mas para que o hedge cambial integre seu planejamento financeiro e cumpra seu objetivo, é preciso ficar atento a alguns pontos.
A boa notícia é que a medida é acessível a qualquer porte de empresa.
Em primeiro lugar, lembre-se de que as opções de hedge cambial na importação podem variar conforme valor, moeda e prazo da operação. Esse serviço pode ser contratado a qualquer tempo, como na hora de fechar o negócio ou na produção de bens.
Outro ponto relevante é que o objetivo da proteção cambial é preservar a margem de lucro da operação. Por isso, ajuste o prazo ao vencimento do compromisso.
Se você não tiver experiência com esse tipo de medida, o recomendado é buscar auxílio especializado, ok?
5. Riscos atuais e o que o empresário pode aprender com a Multilaser
Finalizando nossa breve explicação sobre alguns pontos da fala de Alexandre Ostrowiecki, ressaltamos uma questão muito relevante levantada pelo CEO: os riscos atuais aos quais os empresários estão sujeitos.
Para ele, há riscos inerentes a cada produto que faz parte do portfólio. Como apontamos no início, o desabastecimento que ocorreu em 2020 é um deles, mas já não é algo que preocupa atualmente, mesmo com o novo lockdown na China.
O maior risco que Alexandre aponta é a macroeconomia brasileira, com o aumento da taxa de juros e o aumento da inflação, dois fatores que impactam diretamente no poder de consumo dos brasileiros.
No contexto atual, a prioridade é o consumo de coisas essenciais, destinadas à sobrevivência da família. Não sobra margem para consumir outros produtos. Diante disso, é fundamental rever a postura da empresa para que exista, de fato, uma gestão estratégica de negócios.
Será que a importação empresarial pode reduzir os custos do produto e, com isso, impactar positivamente no preço final oferecido ao consumidor? Será que ela pode favorecer o desenvolvimento de produtos de marca própria e, assim, incentivar o consumo?
Esses são alguns questionamentos e ensinamentos que a Multilaser deixa para o empresário. E se a importação passar a ser considerada em sua empresa como alternativa, conte com a Guelcos!