Você já ouviu falar de e-commerces que importam da China, não é mesmo? Dentre eles, existe o Alibaba, mas será que o Alibaba é confiável? Comprar no Alibaba é seguro ou é melhor optar por outra forma de importação?
Muitas pessoas ficam receosas quando pensam em importar da China. No entanto, atualmente, os sites e as empresas estão cada vez mais investindo na segurança dos consumidores. Por isso, podemos dizer que, sim, o site Alibaba é confiável.
Se você quer aprender como comprar no Alibaba atacado para impulsionar suas vendas no Brasil, esse texto é para você! Explicamos um pouquinho mais sobre essa plataforma, como importar do Alibaba e quais suas principais características. Ao final, deixamos outras duas sugestões de sites.
Neste artigo você verá:
1. O Alibaba é confiável?
Sim, o Grupo Alibaba foi fundado em 1999, em um quarto de apartamento, por 18 pessoas lideradas por Jack Ma. A ideia do grupo era defender pequenas empresas utilizando a internet, meio capaz de colocar todos em pé de igualdade.
Na visão dos fundadores, isso permitiria que essas pequenas empresas alavancarem a tecnologia e a inovação para ter mais crescimento e competitividade, tanto em âmbito nacional como internacional.
Ou seja, a empresa começou de forma muito pequena, mas com a popularidade da internet e a globalização acelerada, ganhou um espaço especial no mercado.
Hoje, o Alibaba é a maior empresa de comércio eletrônico do mundo por volume de vendas. Em 2020, chegou a um valor de mercado de 850 bilhões de dólares, momento em que conquistou o posto de empresa mais valiosa da China.
Atualmente, a empresa está avaliada em 450 bilhões de dólares. Essa pioneira no comércio de importações online tem lugar de destaque no mercado até hoje.
Diante de todas essas informações, retornamos as perguntas feitas sobre a empresa a você: será que comprar no Alibaba é seguro? O Alibaba é confiável? Posso comprar no Alibaba sem medo? Sem dúvidas!
AliExpress x Alibaba
Se você nunca ouviu falar sobre o Alibaba, provavelmente já ouviu falar de um site de compras chamado AliExpress, não?
A diferença do AliExpress e do Alibaba é muito simples: o primeiro é focado em pessoa física, enquanto o último é focado em pessoa jurídica. Se você deseja fazer uma importação empresarial, o Alibaba é confiável e uma boa opção. Nele, é possível comprar em grandes quantidades e volumes.
O AliExpress não é um site recomendado para importar grandes volumes. Ele é interessante para pessoas que buscam comprar em pequenas quantidades.
Vale pontuar, por fim, que a semelhança no nome tem uma razão: o AliExpress faz parte do Grupo Alibaba. Ambos são confiáveis, portanto.
Se você deseja importar produtos da China para seu negócio, o Alibaba é seguro. Se quer comprar poucas coisas para sua casa, o AliExpress é seguro.
5 Motivos pelos quais o Alibaba é confiável
Quando os empresários perguntam se o site Alibaba é confiável ou se comprar no Alibaba é seguro, a resposta é sim. É possível realizar uma importação empresarial vantajosa para seu negócio por meio da plataforma.
A seguir, listamos 5 motivos que podem deixá-lo tranquilo ao comprar no Alibaba!
1. Credibilidade do grupo Alibaba
O grupo Alibaba não é uma empresa recente, muito pelo contrário. Ele controla diversas empresas de e-commerce, desde aquelas que vendem itens mais baratos até itens de luxo. Isso inclui as empresas Alibaba, AliExpress, Taobao e Tmall.
Por sua grande credibilidade, possui grande reconhecimento no mercado, e suas oscilações no mercado financeiro são acompanhadas de perto por todos. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, envia diariamente milhões de pacotes para o mundo inteiro.
O site Alibaba é confiável, assim como todas as empresas do grupo.
2. O Alibaba já validou diversas vezes ideias de negócios
As empresas de e-commerce buscam a inovação constante. Definir bem seus mecanismos de atuação, com metodologias para processos internos e canais de comunicação eficientes, é fundamental. O objetivo final é garantir uma excelente experiência do usuário, personalizada e eficaz.
Por isso, podemos dizer que o e-commerce é precursor de várias ideias de negócio. Aqui no Brasil, você já deve ter ouvido sobre as ideias de negócios do Magazine Luiza.
De fato, a empresa é referência no assunto inovação dentro do nosso país. Em igual sentido, o Alibaba é confiável a ponto de ser referência para o mundo inteiro.
3. Empresas de auditoria fazem validações constantes dos fornecedores
Um dos motivos pelo qual o Alibaba é confiável é porque seus fornecedores passam por auditorias constantes.
Muitas empresas que estão na plataforma possuem um esquema de certificação de qualidade atestado. Inclusive, esse controle de qualidade é rigoroso e se aplica também às trading companies que estão na plataforma.
Ou seja, todo o processo é verificado e validado, evitando fraudes ou enganos. Para quem está aprendendo como importar do Alibaba, isso é muito importante.
Vale destacar também o distintivo A&V, que indica que o fornecedor foi aprovado na inspeção de verificação e autenticação do próprio Alibaba. Se o fornecedor atendeu a certos padrões de inspeção, ele recebe esse distintivo.
Mas nada impede de você também realizar a verificação no local e ter a certeza de que o fornecedor realmente existe, ok? Uma auditoria de fábrica terceirizada pode ser contratada.
Veja também: O que é China Shopping
4. A possibilidade de garantir uma primeira importação via plataforma do Alibaba
Se você tiver verificado a credibilidade do fornecedor, poderá garantir uma primeira importação por meio do site tranquilamente. Será possível realizar uma ótima compra e em pouco tempo terá o seu pedido em sua empresa.
5. Pesquisar referências da empresa e notas de avaliação
Na hora de aprender como importar do Alibaba, você verá que um ponto principal é verificar a credibilidade e a qualidade do fornecedor.
Será preciso procurar a taxa de resposta (fica listada no perfil da empresa), que representa a porcentagem de consultas às quais eles respondem. Uma alta taxa é sinônimo de bom atendimento ao cliente.
Além disso, existem outras formas de pesquisar as referências da empresa e as notas de avaliação.
A plataforma é 100% transparente e mostra todas as avaliações do fornecedor (tanto as avaliações dos clientes quanto do próprio Alibaba). Isso facilita a escolha de um vendedor confiável. Comprar no Alibaba é seguro, sim.
Outra maneira de saber se o fornecedor do Alibaba é confiável é por meio das certificações de qualidade. Existe uma seção dedicada a elas. ISO 9001 é a principal e fala de gestão de qualidade, mas olhe também a ISO 14001 e a SA 8000.
Por fim, não exatamente ligada à referência, precisamos pontuar que o próprio Alibaba possui um mecanismo de proteção ao consumidor. É o “Trade Assurance”, em que o Alibaba assume a responsabilidade caso o fornecedor deixe de cumprir algo que foi acordado.
Prazos, padrões de qualidade do produto, quantidades de pedidos. Tudo isso pode estar envolvido. Portanto, verifique se existe esse mecanismo ao avaliar fornecedores potenciais. É mais um motivo pelo qual falamos que o site Alibaba é confiável.
Como importar do Alibaba?
Você deseja aprender como comprar no Alibaba atacado para revender em sua loja? É preciso se atentar a alguns pontos, especialmente quanto ao funcionamento de uma importação.
Cada operação pode apresentar detalhes específicos que mudam sua dinâmica. Por isso, é interessante ter auxílio de especialistas para apontar as particularidades no seu caso.
De toda maneira, existem algumas questões comuns, como a regularização da empresa, as formas de importação e a escolha de fornecedores e produtos.
1. Regularize a sua empresa
Como importar do Alibaba sem estar com empresa constituída e regularizada? Impossível. Lembra que falamos que o Alibaba é voltado para pessoas jurídicas?
Então você precisa ter um CNPJ com a atividade de importação e exportação na razão social da empresa. E isso vale também para quem deseja revender produtos.
Por isso, antes de ficar pensando se o Alibaba é confiável e se comprar no Alibaba é seguro, preocupe-se em regularizar sua empresa. Na sequência, é preciso habilitá-la no Sistema Integrado de Comércio Interior (Siscomex). Verifique na Receita Federal quais os documentos necessários para sua empresa.
2. Conheça as principais formas de importação
Na hora de aprender como importar do Alibaba, o empresário deve conhecer as principais formas de importação. São elas:
• Dropshipping: popular entre e-commerces, é interessante para quem quer testar produtos no mercado. Isso porque o empresário não precisa ter um estoque. Ele aciona o fornecedor sempre que cada compra é feita em sua loja. Então, o fornecedor chinês da plataforma do Alibaba enviará a mercadoria diretamente ao cliente.
• Importa Fácil: serviço oferecido pelos Correios, seu objetivo é simplificar a importação de pequenas e médias empresas. Mediante o pagamento de taxa extra, o empresário pode também contratar os serviços dos Correios para envio das mercadorias.
• Importação direta: o empresário compra o produto do fornecedor antecipadamente e o armazena no estoque em território nacional. Voltado para quem já conhece a importação empresarial e tem costume com ela.
Mas qual será o frete ao comprar no Alibaba?
Para valores de importação de até US$ 3.000,00, você pode optar por transporte aéreo, com opções de transporte expresso como DHL, Fedex e outras.
O próprio Alibaba pode oferecer serviços de entregas expressas em caso de importação simplificada.
O frete aéreo é rápido, mas o preço costuma ser bem alto. Há também alguns produtos que não podem ser transportados em avião.
Se o pedido ultrapassar os US$ 3.000,00 ou não puder ser enviado por frete aéreo, será preciso buscar um agente de cargas para importações marinhas.
É bastante comum entre empresários que aprendem como importar do Alibaba. O agente de cargas (trader) é seu contato na China para pegar os produtos com o fornecedor e despachá-los no navio para o Brasil.
3. Escolha seus produtos e fornecedores com critério
Já falamos que comprar no Alibaba é seguro. Mas para que sua importação seja vantajosa, você deve escolher seus produtos e fornecedores com critério.
No aspecto prático, é possível navegar pelas categorias de produtos ou buscar por um produto específico. Existe um menu “Produtos”, mas há também um menu “Fornecedores”, em que você busca fabricantes especializados em determinados tipos de mercadorias.
É importante destacar que você encontrará milhares de produtos e preços. Considere seu público-alvo ao comprar no Alibaba.
Um público mais exigente quanto à qualidade está disposto a pagar mais caro. Por isso, tenha sempre em mente as características dos seus clientes.
Neste ponto, precisamos destacar alguns mitos. Muitas pessoas acreditam que os fornecedores chineses praticam preços baixos por apresentarem produtos de má qualidade.
Outras falam que sempre há demora na entrega dos produtos, já que eles vêm do outro lado do mundo. Em caso de produtos eletrônicos, reclamam que alguns chegam sem bateria ou com defeito.
Tudo isso pode ser verdade, mas não invalida nossa afirmação de que o Alibaba é confiável. O site Alibaba é confiável e você pode realizar uma excelente importação.
Como em qualquer marketplace, o empresário pode se deparar com fornecedores ruins. O importante é saber como selecioná-los, atentar-se ao relatório de auditoria de fábrica e à qualidade do produto.
Um bom fornecedor do Alibaba é confiável. Já explicamos que existem formas de verificar a credibilidade e a reputação das empresas que vendem produtos na plataforma.
Diante disso, lembre-se sempre de analisar certificações e referências desses fornecedores. É o passo mais importante na escolha dos produtos.
Caso você tenha buscado os produtos por tipo, tente comparar diversos fornecedores confiáveis para o mesmo item. Assim, você aumenta seu poder de barganha na hora da negociação.
O próprio Alibaba possui uma ferramenta de “Comparar”, em que o empresário recebe informações de valores de várias empresas com perfis semelhantes.
4. Entre em contato com o fornecedor
O site Alibaba é confiável por muitos motivos. Um deles é permitir que o empresário entre em contato diretamente com o fornecedor. Basta clicar em “Contatar fornecedor”.
Essa funcionalidade é importante, porque o empresário pode tirar muitas dúvidas. Sugerimos que, nesta mensagem, você pontue:
• A quantidade do produto que deseja importar e as unidades de cada variação (tamanho, cores, etc);
• A frequência da importação e o preço que ele pode oferecer para ser um fornecedor recorrente;
• A quantidade mínima por produto (QMP) que pode ser importada;
• O custo de envio de amostra do produto;
• As opções de pagamento;
• Outras informações que achar relevantes.
De forma geral, os fornecedores chineses não apresentam muitos problemas. A plataforma tem uma política de valorização e de relacionamento interessante. É isso que torna os serviços do Alibaba Group mais confiáveis.
5. Acerte os detalhes finais da negociação
Após receber a resposta dos fornecedores, você escolherá aquele que melhor o atende. Se a amostra do produto foi satisfatória, o processo de importação continua com o acerto dos detalhes finais.
Isso significa definir a forma de pagamento do pedido, o prazo de entrega e outros pontos. Quanto ao pagamento, prefira negociar com fornecedores certificados e que permitam o pagamento por meios seguros.
Quanto ao prazo, veja se a estimativa (normalmente entre 40 e 60 dias) atende aos seus desejos. E considere, claro, que o lead time pode ser maior se a mercadoria for travada no despacho aduaneiro.
6. Cuide da burocracia
Em uma importação, é preciso realizar um estudo de viabilidade antes de realizá-la. Dentre outros pontos, ele avalia o impacto financeiro, onde se incluem os custos da importação.
Neste ponto, a vantagem de aprender como importar do Alibaba é nítida, porque a empresa cuida da burocracia aduaneira e das questões fiscais.
O único trabalho do comprador é fazer o pagamento correto dos tributos. Existem impostos relativos à importação que serão cobrados, salvo incentivos fiscais. Fique atento a eles, porque podem reduzir o custo da importação.
Esse pagamento está dentro do processo de desembaraço aduaneiro, que é o processo de liberação da mercadoria aqui no Brasil. Alguns empresários contratam um despachante aduaneiro para cuidar dessa burocracia, que envolve muitos documentos.
Outros preferem realizar o processo por conta própria, mas sempre recomendamos o auxílio de especialistas. Afinal, sua carga pode ficar parada algum tempo na ausência de um papel da documentação de importação. Melhor evitar!
Comprar no Alibaba é seguro? Dicas para quem quer importar da China
O Alibaba é confiável e você pode fazer uma compra segura para sua empresa. Mas isso depende de fechar negócio com fornecedores confiáveis e escolher bons produtos.
Por isso, se você deseja importar da China pela plataforma, fique atento às dicas que acabamos de dar sobre cada etapa da importação.
Além disso, veja outras dicas importantes:
• Diga “não” para um acordo se estiver inseguro, desconfiado ou acreditar que as condições não são ideias para seu negócio. Lembre-se de que existem muitos outros fornecedores seguros e certificados no Alibaba;
• Tire todas as dúvidas com os fornecedores para que o negócio traduza todas as suas necessidades, o que contribui para manter um bom relacionamento futuro;
• Analise de forma crítica se o fornecedor será capaz de entregar o pedido com a mesma qualidade que a amostra;
• Faça a pesquisa de fabricantes somente após decidir o número de produtos que deseja importar.
Duas opções de sites da China para importar produtos
O Alibaba é seguro, mas não é o único site chinês para importar produtos para o Brasil. Outra boa opção é o Made-in-China. Ele foi fundado em 1996 e, assim como o Alibaba, é confiável e apresenta preços realmente bons.
Uma plataforma que vale a pena ser citada é a YiwuGo. Mais recente, ela possui um parceiro no Brasil para que haja mais facilidade em conectar os importadores brasileiros com o maior mercado atacadista (aqui você descobre mais sobre o assunto).
O YiwuGo é o site oficial do Mercado de Yiwu, o maior mercado atacadista de commodities do mundo. Há grande variedade de produtos, os preços são diferenciados, e o site é extremamente seguro. Assim como o Alibaba é confiável, o YiwuGo também é.
O Alibaba é confiável e é uma boa maneira de o empresário brasileiro aproveitar as vantagens da importação. Ao importar diretamente do fornecedor da plataforma, ele consegue otimizar ainda mais seus lucros.
No entanto, isso depende de uma operação bem-sucedida, que considera todos os pontos que mencionamos.
Com o auxílio de uma consultoria em comércio exterior, o empresário minimiza seus riscos e falhas em todo o processo. Em outras palavras, fazer um estudo de viabilidade eficaz, encontrar fornecedores confiáveis e resolver toda a burocracia. Veja os benefícios de comprar com uma consultoria!