Comprar da China diretamente das fábricas é uma estratégia valiosa para economizar, pois acessa uma vasta gama de produtos e personaliza suas encomendas.
Os empreendedores brasileiros que desejam importar de algum país asiático podem seguir alguns passos essenciais, e um deles é exatamente encontrar os fornecedores confiáveis que listamos aqui.
Abaixo apresentamos as 10 melhores fábricas chinesas para importação, tenha uma visão das oportunidades que a China proporciona no mercado global e se precisar de ajuda para importar como pessoa jurídica fale com a Guelcos.
1. Como comprar direto da fábrica na China?
2. 10 melhores fábricas da China para importar
3. O impacto dos chineses no mercado global
4. O futuro das empresas chinesas
5. Vale a pena importar da China?
6. Dicas para compra da China
7. Como achar fabricante na China?
8. Guelcos: como importar da China com nossa ajuda?
Vamos lá?
Como comprar direto da fábrica na China?
Comprar da China diretamente da fábrica pode ser uma ótima forma de economizar dinheiro, ter acesso a uma variedade de produtos e personalizar sua encomenda de acordo com suas necessidades.
No caso dos empreendedores brasileiros, os principais passos de uma importação empresarial são:
- Fazer a habilitação no Radar Siscomex;
- Pesquisar o mercado e identificar os produtos que deseja importar;
- Buscar fornecedores potenciais;
- Solicitar cotações, amostras e referências dos fornecedores;
- Comparar as ofertas e escolher o fornecedor de melhor custo-benefício;
- Fazer o pedido, preparar a documentação, assinar o contrato e efetuar o pagamento conforme acordado;
- Acompanhar a produção, o embarque e o desembarque dos produtos;
- Receber os produtos no Brasil e fazer a nacionalização e a distribuição.
No entanto, é preciso ficar atento a alguns desafios ao lidar com empresas chinesas diretamente, ok?
Um deles é encontrar fornecedores confiáveis e qualificados.
Por isso, para facilitar na hora de importar da China, apontamos a seguir algumas boas fábricas!
10 melhores fábricas da China para importar
Você provavelmente já ouviu falar de Alibaba, BYD, Huawei, Lenovo e Xiaomi. São algumas das maiores empresas chinesas no momento, mas não são as únicas.
Fato é que existem milhares de fábricas na China que podem atender às demandas dos importadores brasileiros.
Selecionamos 10 exemplos de empresas que se destacam em seus segmentos de atuação. Veja a seguir:
#1 Dongguan Tutamen Metal Work Co.
Dongguan Tutamen Metal Work Co., Ltd é uma empresa que se especializa na fabricação de produtos e componentes de metal e plástico para muitas indústrias.
Com uma grande equipe de engenheiros altamente qualificados e experientes, são capazes de fornecer soluções inovadoras para os clientes em todo o mundo.
E tudo isso com baixo tempo de entrega, matérias-primas de alta qualidade a baixo custo.
É, assim, uma das melhores indústrias manufatureiras para comprar da China.
#2 Dongguan Wiseally Industrial Co.
Dongguan Wiseally Industrial Co., Ltd é uma empresa que oferece soluções completas de fabricação para produtos eletrônicos e bens de consumo usando sua ampla variedade de opções de usinagem internas.
Os componentes eletrônicos são o produto central da empresa, que também oferece a montagem de produtos.
#3 Jiangsu Sunshine Co.
Jiangsu Sunshine Co. é uma das empresas chinesas que integra a Indústria de Manufatura Têxtil.
Ela se dedica à fabricação e venda de tecidos de lã penteada, fios e itens de vestuário.
Em sua família corporativa, há outros empresas que também produzem itens de tecido.
#4 RSP Technology Co.
Controle rígido de qualidade, preços competitivos e prazos de entrega aprimorados.
Se seu negócio busca moldagem de borracha ou plástico, serigrafia ou montagem, a RSP Technology Co. é uma empresa chinesa que deve constar em sua pesquisa.
Ela fornece montagem de produtos elétricos e mecânicos, além de itens de infusão de plástico, interruptores de filme e teclado de silicone.
#5 Seveco Global Limited
Seveco Global Limited é uma empresa especializada na montagem de produtos mecânicos e eletrônicos.
A empresa foi fundada em 1982 e possui uma fábrica em Dongguan, na China, onde oferece soluções EMS flexíveis, de alta qualidade e econômicas.
#6 Shandong Jining Ruyi Woolen Textile Co.
Se você possui um negócio de vestuário, uma opção para comprar da China diretamente da fábrica é a Shandong Jining Ruyi Woolen Textile Co., Ltd.
A empresa se dedica à fabricação e distribuição de produtos têxteis de lã penteada, sob a marca Ruyi.
A propósito, o grupo Ruyi era o maior fabricante têxtil da China em 2017.
A maior parte de seus produtos são comercializados no setor de vestuário, e seus itens são voltados tanto para o mercado interno quanto externo.
#7 Shenzhen Epower Hardware Industrial Co.
Shenzhen Epower Hardware Industrial Co., Ltd é uma empresa que produz produtos eletrônicos e bens de consumo (gadgets) e tem uma ampla variedade de opções de usinagem internas.
Além da vasta experiência com produtos mecânicos e eletrônicos, a empresa tem processos de fabricação e ferramentaria para plásticos, metais e montagem completa.
Se você quer importar da China produtos de alta qualidade a preços competitivos, é uma boa opção.
#8 Shenzhen HyteraEms Co.
Shenzhen HyteraEms Co. é uma empresa que fornece serviços de manufatura eletrônica (EMS) para clientes no mundo todo.
Se você está em busca de produtos eletrônicos duráveis e de alta qualidade, é uma das empresas chinesas interessantes para ficar de olho.
A empresa oferece uma ampla gama de serviços, incluindo desenvolvimento de engenharia, prototipagem e montagem completa do produto.
Ainda assim, seu principal mercado são os eletrônicos de consumo, inclusive os de alta complexidade, como robôs e drones.
#9 UNI Precision Industrial
Quer realizar uma importação direta de bens eletrônicos?
A UNI Precision Industrial é mais uma opção para você considerar.
É uma empresa que apresenta grande preocupação com as expectativas de seus clientes, motivo pelo qual se empenha em fornecer um serviço de produção excelente.
Você pode contar com a administração e suporte da organização para ter produtos de qualidade e consistência.
#10 Yancheng Dafeng Putian Hometex Co.
Yancheng Dafeng Putian Hometex Co., Ltd é uma empresa que se dedica à fabricação e venda de travesseiros projetados ergonomicamente e feitos com materiais selecionados.
Travesseiros de algodão, espuma viscoelástica ou de microesferas são os principais produtos da fábrica.
Ela permite a personalização do produto, inclusive quanto às dimensões.
Gostou das opções para comprar da China diretamente da fábrica? Essas empresas chinesas contribuem para que o país asiático tenha grande influência ao redor do mundo.
O impacto dos chineses no mercado global
A China é atualmente uma das maiores economias do mundo, estando também no topo dos maiores exportadores e importadores de mercadorias.
Em relação ao Brasil, o país asiático é nosso principal parceiro comercial. Veja a seguir os dados do Comex Vis relativos a 2022:
Vale destacar que a China é também um dos principais parceiros comerciais de muitos outros países.
Por este motivo, o impacto dos chineses no mercado global é enorme e pode ser observado em vários aspectos. Isso porque a China é um dos principais:
- Motores do crescimento econômico mundial e um dos maiores consumidores de commodities. A demanda chinesa por esses produtos influencia os preços internacionais e as receitas dos países exportadores.
- Atores geopolíticos do mundo e um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e participa ativamente de questões globais como mudanças climáticas, segurança nuclear, direitos humanos e comércio internacional.
- Fornecedores de produtos manufaturados para o mundo, especialmente de produtos eletrônicos, têxteis, máquinas e equipamentos. A oferta chinesa desses produtos afeta a competitividade das indústrias dos países importadores e os hábitos de consumo dos clientes finais.
- Investidores estrangeiros em vários países em desenvolvimento, especialmente na África e na América Latina. A China investe em infraestrutura, energia, mineração, agricultura e tecnologia nesses países, buscando garantir o acesso a recursos naturais, mercados potenciais e influência política.
Por tudo isso, o futuro das empresas chinesas é bastante promissor.
O futuro das empresas chinesas
Por que será que, cada vez mais, vemos empresários aprendendo como importar da China? O que contribui para que as empresas chinesas estejam decolando?
É provável que você tenha ouvido que o governo chinês vem investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de ciência, tecnologia e educação.
Mas ele também incentiva as empresas a se internacionalizar e se adaptar aos mercados locais, além de facilitar o acesso das empresas a crédito, subsídios e proteção legal.
Mas este não é o único fator favorável ao desenvolvimento das organizações locais. Citamos outros três:
- Mercado interno enorme e em crescimento: com uma população de mais de 1 bilhão de habitantes e uma classe média crescente demanda mais bens e serviços, as empresas podem aproveitar esse mercado para expandir vendas e fortalecer suas marcas.
- Mão de obra qualificada e competitiva: o país asiático tem uma força de trabalho com alto nível de educação, especialização e produtividade. Diante disso, as organizações podem contar com essa mão de obra para reduzir seus custos, melhorar sua qualidade e aumentar sua capacidade de produção.
- Cultura empresarial dinâmica e empreendedora: a China tem uma cultura que valoriza o trabalho duro, a persistência, a criatividade e a cooperação. Suas empresas têm uma mentalidade aberta, flexível e inovadora, que as permite enfrentar os desafios, aproveitar as oportunidades e se diferenciar dos concorrentes.
E se existe um cenário tão favorável para as organizações chinesas, os empresários brasileiros podem aproveitar essa oferta também, sabia?
Vale a pena importar da China?
Sim, vale a pena importar da China, pois essa é uma boa oportunidade de negócio para os empresários e profissionais brasileiros.
Veja algumas vantagens de importar dos chineses:
- Acesso a produtos de qualidade, com preços competitivos, exclusivos ou personalizados, e que atendem aos padrões internacionais;
- Ampliação do portfólio e do mercado, pois é possível atender às demandas dos seus clientes com mais produtos e expandir para alcançar novos públicos;
- Aumento da competitividade e da lucratividade a partir da redução de custos de produção ou revenda e da oferta de produtos com maior valor agregado.
Para que sua importação seja bem-sucedida e proporcione tais vantagens, é preciso mitigar riscos e lidar com os desafios.
Já pontuamos que existe dificuldade de encontrar fornecedores confiáveis e qualificados, que oferecem produtos de qualidade, cumprem prazos e condições acordadas.
É também um desafio lidar com a complexidade dos processos burocráticos e tributários. É preciso conhecer bem as leis e normas que regem o comércio internacional e fazer um planejamento tributário eficiente para evitar o pagamento de impostos excessivos ou indevidos.
Por fim, há ainda a incerteza dos cenários econômicos e políticos que podem afetar o seu negócio. Importar da China requer uma adaptação rápida às mudanças que podem ocorrer nesses cenários, como variações cambiais, crises sanitárias e conflitos diplomáticos.
Para lidar com todas essas questões, um parceiro pode fazer a diferença, como se verá adiante.
Dicas para compra da China
Comprar da China pode ser uma ótima oportunidade de negócio, mas também requer alguns cuidados e precauções. Para fazer sua importação com segurança e sucesso, você pode seguir algumas dicas:
- Faça uma pesquisa de mercado: é o momento para identificar os produtos que têm demanda, potencial e rentabilidade no seu nicho. Analise concorrentes, fornecedores, clientes e tendências do mercado.
- Escolha bem o seu fornecedor: verifique reputação, capacidade de produção, qualidade de produto, tempo de entrega, serviço de pós-venda e referências. Peça também amostras, certificados e garantias dos produtos que você pretende comprar.
- Negocie bem o seu contrato: ao negociar o seu contrato, defina claramente os termos e as condições do negócio (preço, prazo, pagamento, embalagem, transporte, inspeção, garantia e resolução de conflitos). Use também os Incoterms para especificar as responsabilidades de cada parte.
- Acompanhe o seu pedido: mantenha uma comunicação frequente e efetiva, usando ferramentas como e-mail e WeChat. Monitore também o status da produção, do embarque e do desembarque dos seus produtos, usando ferramentas como rastreamento online ou agente de carga.
- Cuide bem dos documentos de importação: certifique-se de que todos os documentos necessários estejam completos, corretos e atualizados. Alguns dos documentos mais importantes são a fatura comercial, o conhecimento de embarque, o certificado de origem, a declaração de importação, a licença de importação, entre outros.
Como achar fabricante na China?
Conte com a ajuda da Guelcos para te conectar com os melhores fabricantes da China. Como você viu, existem inúmeros fabricantes que podem oferecer os produtos que você procura, mas nem todos são idôneos ou adequados ao seu negócio.
Que tal algumas dicas para encontrar bons fornecedores?
- Use plataformas online: existem várias plataformas online que reúnem milhares de fabricantes chineses em diversas categorias de produtos, como Alibaba.
- Visite feiras comerciais: as feiras comerciais na China reúnem milhares de fabricantes chineses em diversos segmentos de mercado. É o caso da Canton Fair, onde você pode ver os produtos pessoalmente, conversar com os representantes, negociar condições e fazer pedidos.
- Contrate um agente ou consultor: agentes ou consultores em comércio exterior podem ajudar você a achar fabricante na China. Esses profissionais têm experiência e contatos no país e podem realizar a importação de ponta a ponta.
Quer saber melhor como uma consultoria em importação pode ajudá-lo neste momento?
Conheça o trabalho da Guelcos!
Guelcos: como importar da China com nossa ajuda?
Se você quer importar da China com facilidade, segurança e economia, você pode contar com a ajuda da Guelcos.
Nós somos uma consultoria de importação focada no mercado asiático e oferecemos serviços como:
- Auditoria de Fábrica;
- Missão comercial para Canton Fair;
- Inspeções de embarque e produção;
- Processo de Importação e viabilidade;
- Strategic Sourcing/Busca de Fornecedores;
- Gestão de Marca Própria e Marca Exclusiva;
- Missão empresarial e Feiras de negócios na China.
Além da nossa equipe de profissionais qualificados e experientes em comércio exterior, temos ótimos parceiros para que sua importação seja feita com segurança!
Comprar da China é uma atividade que pode ser bastante rentável para os empresários brasileiros. Afinal, o país asiático não é nosso principal parceiro comercial à toa.
Existem ótimos fornecedores, com produtos de qualidade e bom custo-benefício. O importante é saber como encontrá-los e realizar um processo seguro.
Com o auxílio da Guelcos, isso se torna possível!
Veja nosso outro artigo de como importar da China!