Importação da China: Cidade de Shenzhen

cidade de Shenzhen

A terceira maior cidade da China, Shenzhen representa hoje o que a China quer ser no futuro. A região é atualmente o principal polo de produção mundial quando falamos de tecnologia e hardware.

Além de tudo Shenzhen é uma das cidades no mundo mais inteligente e planejada. Com o boom tecnológico, Shenzhen alcançou a categoria de centro mundial das “smart cities” com tecnologia de ponta em diversos setores. A cidade tem em seu planejamento desde dispositivos de última geração até aspectos de sustentabilidade sustentabilidade.

Shenzhen é responsável por 90% da produção de eletrônicos vendidos no mundo, ou seja 9 em cada 10 dispositivos dos mais diversos são fabricados lá. É de lá que vem a maioria dos iPhones e video games. A BYD maior fábrica de carros elétricos do planeta, também está localizada nesse fabuloso polo industrial.

Em 1979, após a reforma de abertura, a economia cresceu fortemente, devido ao investimento estrangeiro na região. A mídia compara essa vibrante cidade ao Vale do Silício dos Estados Unidos.

Mas como será que tudo começou? Qual é a história dessa moderna com uma tecnologia tão agressiva? Venha conhecer, neste artigo, a impressionante cidade da inovação!

História de Shenzhen

Parte significativa da história de Shenzhen começou em 1980, quando o Comitê Central do Partido Comunista Chinês, estabeleceu que a cidade seria uma ZEE, zona econômica especial. Deng Xiaoping determinou que a cidade seria usada como campo de experimento para práticas de capitalismo.

O Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo (NPC) aprovou, em agosto do mesmo ano de 1980, regulamentos da Zona Econômica Especial. De maneira que possibilitou a entrada de investimentos estrangeiros, impulsionando o crescimento do ZEE.

O crescimento veio se intensificando ao longo dos anos, e em 2017 o PIB de Shenzhen já era maior do que o de Hong Kong.  Em 2018, a cidade atingiu a capitalização de mercado de 2,5 trilhões de dólares. O que justifica a bolsa de valores de Shenzhen ser a 8º do mundo.

Em pensar que Shenzhen era apenas um porto de pesca com apenas 300 mil habitantes! Hoje com seus 15 milhões, a cidade tirou 500 milhões de chineses da zona rural. Metade da população são trabalhadores migrantes.

Vista da Cidade de Shenzhen na China
Vista da Cidade de Shenzhen na China

Localização

A cidade de Shenzhen faz parte da megalópole do Delta do Rio das Pérolas na província de Guangdong, tem status de subprovíncia, ou seja, um pouco inferior ao poder de governo de uma província. Possui uma paisagem que anda de mãos dadas com o seu progresso.

É a cidade que conecta a China Continental (Mainland) com Kong Kong. Está estrategicamente posicionada com portos para escoamento de mercadoria vindas do Sul da China.

Inovação

Desde a sua preocupação com a sustentabilidade até a sua rota da tecnologia, Shenzhen é sem dúvida uma cidade do futuro. Existe uma preocupação com a sustentabilidade, e essa é visivelmente notável ao andar pela cidade.

Os carros com suas placas verdes, indicando que são movidos a eletricidade ao invés de gasolina. Além dos ônibus elétricos, 16 mil, Shenzhen possui uma das maiores frotas de carros elétricos do planeta em menos de 5 anos.

O interessante é que há incentivos para quem usa esse tipo de transporte. Como vagas especiais, direito a faixas exclusivas e descontos em alguns impostos.

frota onibus eletrico shenzhen china
Crescimento da Frota de Onibus Elétrico na China – Fonte: Shenzhen Urban Transport Planning & Design Institute Co. LTD

Sede de empresas gigantes

Atualmente, a cidade é berço das maiores empresas de tecnologia, como, por exemplo a Huawei, fábrica de smartphones e produtos tecnológicos afins. A Tencent proprietária do aplicativo mais popular da China, Wechat.

A DJI, que é novata, porém a maior fábrica de drones do planeta. Também não podemos deixar de citar a gigante Foxconn que é chamada pelos seus moradores de Ipod City por fabricar os iphones da Apple. Veja um documentário da Wired sobre a cidade de Shenzhen para compreender mais esse grande polo tecnológico do mundo!

Avanços para a população

A população, consequentemente, sente os reflexos do boom econômico, pois em alguns bairros a renda média chega a 50 mil dólares anuais. Esse valor é 5 vezes maior em relação à média da renda chinesa.

Embora, as universidades mais conceituadas do país fiquem localizadas em Pequim, é em Shenzhen que se concentram muitos graduados e pós graduados do país. Pois é nessa região que acontece grande oferta da mão de obra especializada da China.

A valorização do capital humano também ajuda significantemente a evolução profissional da população. Investimentos na área Pesquisa e Desenvolvimento chegam a ser o dobro do que é investido em toda China continental. Parte desse investimento é da iniciativa privada justamente em tecnologias que estão despontando como as melhores do planeta.

Esportes e Cultura

No esporte, o tênis teve grande destaque, quando em 2013, a cidade realizou um torneio internacional. A campeão foi a chinesa Na Li.

Em 2014, aconteceu outro campeonato, ATP 250 de Shenzhen, o evento teve uma dimensão e uma estrutura de primeiro mundo. Com mais de 20 quadras de tênis, foi realizado no complexo Shenzhen Longgang Sports Center.

Na cultura, há um grande incentivo, anualmente acontecem 170 festivais e feiras variadas, bem como o Festival Cultural de Shenzhen. Existe até o Festival da cerveja e do carnaval. Shenzhen é mesmo surpreendente!

Com mais de 630 bibliotecas e livrarias, o incentivo a educação é evidente. Existe até mesmo uma biblioteca Técnico-Científica, além de grandes centros culturais. Um polo de arte em Dafen, é conhecido por suas réplicas de famosas obras primas.

Shenzhen concentra a maior produção de desenhos animados, animação e software de jogos, em consequência do investimento inserido por Hong Kong em 1980. Falando na década de 80, a cidade também possui uma orquestra que teve início em 1982 que se apresenta no teatro local.

O Futuro da cidade do futuro

Segundo reportagem do Estado de Minas Internacional, o governo chinês quer transformar Shenzhen em uma vitrine do desenvolvimento tecnológico chinês. Isso porque o governo deixa claro o quanto quer projetar a cidade ao nível mundial.

Dessa maneira, buscam por estratégias que consolidem a cidade como potência econômica e qualidade e desenvolvimento. Até 2035 o objetivo é colocar Shenzhen em primeiro lugar no ranking mundial de competitividade global.

Polo Industrial (Produto Foco)

A cidade de Shenzhen é o principal polo fabril da China para manufaturas eletrônicas e tecnologia de ponta que diversos importadores brasileiros buscam, principalmente varejistas e comércios especializados.

As principais categorias de produtos para se importar de Shenzhen são:

fone de ouvido shenzhen importacao

1) Equipamentos de audio e som

Nesta categoria temos os fones de ouvido, caixas de som, speakers bluetooth entre outros.

2) Componentes eletrônicos (hardware)

Placas mãe, coolers, sensores, telas LCD e tudo que é necessário para você montar seu equipamentos no Brasil.

componente eletronic importado da china shenzhen
led importado da china shenzhen

3) Iluminação

Aqui basicamente são os produtos ligados ao LED e fitas de LED. Em Shenzhen ainda há um shopping inteiro só focado em iluminação!

4) Computadores e periféricos

Desde de o computador montado e com sua marca personalizada até os periféricos como mouses, teclados, cabos USB e HDMI, Conversores, controles e etc.

perifericos importados da china shenzhen
cabos e fones de celular importados da china shenzhen

5) Celulares e periféricos

Importação de celulares da China não é para amadores e exige cuidado, mas quando falamos de periféricos temos opções com grandes margens como películas, capinhas, cabos e carregadores.

6) Produtos ligados a Internet e Internet Das Coisas (IoT)

Uma categoria de produtos ainda pouco explorada no Brasil, mas que desponta como um bom ramo com grandes margens de venda. Aqui temos roteadores, antenas wi-fi de todos os tipos, fibra óptica, cabos Ethernet e etc.

cabos de internet importados da china shenzhen

7) Robótica e Indústria 4.0

Estas categorias de produto são para importadores especializados e para o Brasil está muito restrita ainda aos drones de lazer, mas já começamos a ver robôs para auto atendimento, logística e linhas de produção autônomas.

Dicas de Importação para os produtos de Shenzhen

Veja abaixo algumas dicas específicas que listamos para importação de produtos da região de Shenzhen:

Dica #1

Produtos eletrônicos costumam ter o valor agregado alto e pouca cubagem, vale sempre fazer um estudo logístico para comparar o valor do seu pedido com frete internacional marítimo ou aéreo.

Dica #2

Teste e sempre embarque após inspeção dos produtos. Isso vale tanto a parte de embalagem para não danifica o produto até testes técnicos;

Dica #3

Avalie condições de reposição para equipamentos danificados. Quando falamos de eletrônicos pode acontecer de danificar um produto quando você já comercializou ele então sempre veja as condições de reposição antes de fechar um pedido com o fornecedor chinês;

Dica #5

Priorize sua marca própria ou uma parceria com marca chinesa querendo entrar no mercado brasileiro;

Dica #6

Traduza e altere os manuais dos produtos para o mercado brasileiro e não deixei isso para o fornecedor chinês fazer, por mais que ele diga que consegue;

Dica #7

Estude com o seu despachante aduaneiro as classificações dos produtos e exigências de Licenças de Importação ou Certificações especiais como INMETRO e ANATEL. Por exemplo, produtos com bluetooth exigem certificação junto a ANATEL.

Vale a pena conhecer Shenzhen?

Como você pôde ver acima, os atrativos de Shenzhen baseiam no vasto mundo tecnológico, como uma cidade que está à frente de seu tempo e da própria China. Os passos dessa cidade são um exemplo para cidades bem planejadas e sustentáveis.

Como vimos, Shenzhen é referência quando o assunto tecnologia e hardware. Se a sua empresa importa ou necessita de algum produto que envolva inovação ou periféricos tecnológicos, Shenzhen é o lugar!

Siga a Guelcos International nas redes sociais e fique sabendo mais sobre importações empresariais e missões para a Ásia!


Facebook


Linkedin


Instagram

Posts Relacionados

Receba o melhor conteúdo de importação da China em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado


    A melhor consultoria para importar da China

    Solicite grátis ou resgate agora 1h de consultoria gratuita com nosso time!

    Desenvolvido por Agência Digitaria
    Rolar para o topo

    Menu