Importação de produtos sazonais: entenda como funciona

Se engana quem pensa que o varejo é o único setor com produtos sazonais. Na verdade, uma grande parte de todos os bens de consumo passa por ciclos de alta e baixa procura. 

Por isso, é tão importante saber como fazer a importação de produtos sazonais de maneira correta, para que sua empresa consiga vender o ano todo!

Essas mercadorias representam um grande desafio para empreendedores nos períodos de baixa temporada, causando dúvidas sobre como lidar com elas em tempos de menor demanda.

Assim como em qualquer negócio, o desafio da importação de produtos sazonais está na maneira como é desenvolvida uma operação lucrativa.
Além disso, entender a sazonalidade dos produtos e como funciona o comportamento do seu cliente em diferentes períodos do ano é um bom caminho para ter lucro em qualquer época.

Neste artigo, vamos mostrar como executar a importação com sucesso e viabilizar o seu negócio sazonal!

Aqui, você verá:

1. O que são produtos sazonais?

Assim como o nome indica, os produtos sazonais são aqueles que apresentam uma variação de demanda de acordo com alguns fatores, ou tipos de sazonalidade, como o clima, os eventos e os feriados ao longo do ano.

Portanto, essa oscilação tem reflexo nas vendas, que passam por períodos de alta e baixa e não têm uma constância tão favorável.

Um bom exemplo para entender como os produtos sazonais funcionam é o mercado de vestuário. 

É comum que grandes redes de varejo atualizem as ofertas de roupas com frequência, e isso acontece por causa das tendências de moda, pelas estações do ano ou também por causa do comportamento do consumidor.

Claro que investir em uma grande variedade de itens não é uma alternativa tão fácil e viável assim. Muitos lojistas, principalmente para negócios de nicho, têm rotatividades menores.

Nesses casos, é essencial traçar estratégias eficientes para manter o fluxo de caixa e alterar a demanda.

2. Exemplos de produtos sazonais para importar

Os produtos sazonais são aqueles mais vendidos em determinadas épocas do ano. Isso quer dizer que eles não são encontrados nos outros meses? Não, mas é consideravelmente mais difícil. É por isso que são definidos períodos de alta e baixa temporada de vendas.

Não importa se estamos falando de alimentos ou objetos, o fato é que itens que dependem de sazonalidade podem ser encontrados em diferentes tipos de negócios.

Podemos citar como exemplos de produtos sazonais para importar: 

•Roupas de verão e inverno;

•Acessórios de decoração;

•Frutas, verduras e legumes.

No Brasil, especificamente, ainda é possível ver produtos sazonais ainda mais característicos por causa das datas comemorativas, como:

•Camisas xadrez;

•Materiais escolares;

•Fantasias;

•Roupas brancas;

•Moda praia;

•Cobertores;

•Entre outros.

Essas são apenas algumas das possibilidades de produtos sazonais que são aproveitados em períodos de alta temporada e que apresentam desafios para venda nos outros meses do ano.

Mas estamos falando de um desafio, e não de algo impossível. Por isso, voltamos a destacar a importância do uso de estratégias certas.

3. Quando deve ser feita a importação de produtos sazonais?

A importação de produtos sazonais e a montagem dos estoques devem ser planejados com antecedência, ou seja, os itens não podem ser comprados de última hora.

Isso porque a falta de um planejamento significa uma menor margem de lucro, já que os preços tendem a subir por causa da alta procura e demanda que acompanha as datas comemorativas.

Por isso, estudar o mercado e fazer projeções, seja dos produtos mais procurados seja das tendências, permite que seu negócio tenha as mercadorias corretas nas datas certas, o que evite falta ou excesso de estoque.

Definidos os produtos sazonais que você vai oferecer na sua empresa, é importante ter atenção à negociação com os fornecedores. Tenha em mente e procure saber mais sobre o prazo de entrega, as condições de pagamento e a quantidade dos itens na sua compra.

Para saber mais sobre como funciona o processo de importação, além dos documentos necessários e dos valores, conheça a Guelcos.

4. Como vender produtos sazonais o ano todo?

Se o seu negócio lida com a importação e venda de produtos sazonais, não quer dizer que você precisa ter uma baixa demanda durante os outros momentos do ano.

Ou seja, o sucesso do seu negócio não está perdido se os produtos forem afetados por demandas sazonais.

Inclusive, esse pode ser um fator de vantagem competitiva. 

Quer saber como? Confira nossas dicas.

4.1. Tenha conhecimento sobre a operação

É de extrema importância para o seu negócio que você saiba exatamente os motivos da sazonalidade. 

Alguns casos são fáceis de entender, como brinquedos para o Dia das Crianças ou artigos para Páscoa. Mas não é só isso: alguns outros fatores podem, sim, influenciar e gerar picos de venda.

A nossa dica para quem quer estar por dentro das necessidades dos clientes é utilizar o Google Trends.

Ele é uma boa ferramenta para acompanhar o interesse dos usuários por palavras-chave e categorias. Com ele, também dá para descobrir consultas relacionadas e a evolução das pesquisas. Ou seja, informações valiosas para o seu negócio!

Nos casos em que você perceber que a tendência foi um acontecimento isolado, por exemplo, dá para incluir na estratégia de vendas a montagem de anúncios e promoções, para movimentar novamente o mercado.

4.2. Planeje-se com antecedência

Saber quando importar produtos sazonais e oferecê-los no tempo correto é extremamente importante.

Por isso, quem vende produtos sazonais deve ter em mente boas vendas na alta temporada, mas também planejamento para manter as vendas e conseguir sustentar os gastos na baixa temporada.

Isso requer uma boa gestão financeira, já que somente com um fluxo de caixa saudável é possível lidar com eventuais problemas e elaborar planos e estratégias eficientes.

4.3. Teste diferentes canais e mercados

Primeiramente, pense grande!

Se você vende produtos sazonais, talvez seja uma opção ir atrás de mercados estrangeiros que tenham diferentes padrões de sazonalidade. 

Por exemplo: se o seu negócio oferece roupas de inverno, a América do Norte pode ter clientes interessados durante o verão brasileiro e vice-versa.

Ainda é possível fazer o contrário, ou seja, comprar no exterior em períodos de baixa procura e revender no país em períodos de alta.

Nesses casos, é importante considerar os custos da importação e o prazo de envio.

Além disso, ter um e-commerce permite que você alcance mais mercados e melhore sua habilidade competitiva. 

Por isso,  plataformas e marketplaces são boas opções para expandir o seu alcance e tornar os seus produtos competitivos.

Também vale a pena investir em plataformas que ofereçam, além de tráfego qualificado, uma boa experiência mobile, opções de pagamento e fretes e um layout agradável. Pense sempre em como melhorar a experiência do cliente em qualquer canal que você escolher!

4.4. Oferte produtos complementares

Diversificar o catálogo pode ser o caminho mais fácil para os períodos de venda que não duram todo o ano.

Para saber se essa é uma opção para o seu negócio, faça pesquisas com o público-alvo para descobrir suas necessidades, entendendo os produtos e serviços que atendam a base de clientes.

O que estamos falando aqui não é para eliminar os produtos sazonais, e sim para procurar itens que possam ser vendidos também nas demais épocas, ou seja, que complementam os produtos principais e sazonais.

Isso, claro, requer um bom controle de estoque, então fique atento!

Também procure manter a coerência nas ofertas de produtos e serviços complementares ou, caso contrário, os clientes podem ficar perdidos e sua marca pode ser vista como genérica. 

4.5. Antecipe a temporada 

Antecipar uma data especial faz com que seu negócio aproveite o desejo dos clientes.

Vemos vários exemplos disso com produtos natalinos, uma estratégia comum no varejo. Você já deve ter visto as lojas ofertando itens já em outubro, por exemplo.

Muitos consumidores inclusive preferem comprar com antecedência para obter melhores preços e mais variedades de produtos.

Uma opção também é personalizar a antecipação com uma promoção específica.

4.6. Organize as margens de lucro

Como estamos vendo neste artigo, os produtos sazonais tendem a perder valor durante a baixa temporada de venda.

Para combater esse movimento, tente definir preços que possam ser gradualmente reduzidos, evitando prejuízos.

Além disso, não é bom acumular itens para a outra temporada. Aproveite as épocas promocionais, como a Cyber Monday e a Black Friday para limpar o seu estoque de produtos sazonais.

4.7. Crie uma necessidade

Você precisa estimular o consumo dos seus clientes. Não é comum que eles tenham vontade de comprar certos produtos fora de época, como um moletom no verão, por exemplo.

Para que você consiga atingir a vontade dos seus clientes, mude a sua abordagem de venda e crie uma demanda, ou seja, uma necessidade.

Dá para incentivar a compra fora de época com ações promocionais, mostrando os benefícios disso.

E criar uma necessidade pode ser feito de várias formas:

•Promoções;

•Condições especiais de pagamento;

•Combos;

•Cupons de desconto;

•Frete grátis e muitos outros.

4.8. Aproveite a estação mais movimentada

Por fim, não negligencie o marketing quando as suas vendas estiverem altas. Isso significa aproveitar apenas uma parte da sua capacidade de negócio.

Não tenha medo de estabelecer metas ousadas tendo como base o histórico de vendas. Invista no desenvolvimento de campanhas e parcerias que impulsionem os negócios e façam os seus produtos serem ainda mais procurados do que na temporada anterior!

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5. Perguntas frequentes sobre importação de produtos sazonais

5.1. O que seria um produto sazonal?

Um produto sazonal consiste em uma mercadoria que é mais vendida em determinada época do ano.

5.2. Quais são os produtos sazonais?

Produtos sazonais são todos aqueles encontrados em determinadas épocas do ano, como roupas, comidas e acessórios de decoração.

5.3. O que significa vendas sazonais?

Vendas sazonais são aquelas realizadas durante datas específicas do ano, envolvidas na cultura de uma sociedade.

5.4. O que é uma promoção sazonal?

Uma promoção sazonal consiste em uma oferta realizada de acordo com as variações de oferta e procura ao longo do ano.

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