Você trabalha com produtos cosméticos e está pensando em alternativas para reduzir os custos do produto? Uma boa saída é importar da China embalagens de cosméticos, inclusive embalagem pump (válvula pump).
A importação é uma operação que pode trazer vantagens para o empreendedor, desde que feita corretamente.
Pensando nisso, mostramos como importar da China essas embalagens de cosméticos, seja embalagem para creme hidratante ou embalagem batom, bisnaga plástica ou frasco com bico dosador.
A ideia central é saber a melhor forma de importar da China e as vantagens que essa transação traz. Confira!
Aqui você verá:
1. Por que importar da China embalagens de cosméticos?
Quando um empreendedor começa um negócio, faz um planejamento estratégico com o plano de ações para executá-lo. Encontrar bons fornecedores é sempre um ponto sensível, porque isso pode determinar o sucesso de uma empresa. Por uma questão de “costume”, o primeiro olhar é sempre para o mercado interno.
Se você faz parte da indústria de cosméticos, certamente tem seus fornecedores. Mas você já parou para pensar onde seus fornecedores fazem as compras? Ou, em outras palavras, já pensou em importar da China embalagens de cosméticos?
É muito comum vermos fornecedores no Brasil trabalhando com produtos chineses. E isso não implica em menor qualidade, porque tais produtos podem ser bons ou ruins como qualquer produto brasileiro ou de outros países.
O ponto aqui é que, possivelmente, você pode estar pagando seu fornecedor brasileiro por embalagens para creme hidratante ou frasco com bico dosador provenientes da China.
Então, por que não importar da China embalagens de cosméticos? Comprar neste mercado externo pode causar uma redução de custos muito grande.
As embalagens plásticas, que são o material da maior parte das embalagens para cosméticos de luxo, podem vir diretamente do país asiático com um custo unitário muito baixo.
Essa é a maior vantagem de aprender como importar da China embalagens de cosméticos. E, com a redução de custos, seu negócio ganha em competitividade.
2. Como importar da China as embalagens certas para seus produtos?
Para aprender como importar da China, o empreendedor deve saber todas as etapas fundamentais para uma operação bem-sucedida. Os detalhes são inúmeros, assim como a burocracia.
Por isso, sempre que possível, conte com o auxílio de uma consultoria em comércio exterior para ajudá-lo com a importação de embalagens de cosméticos.
Com o nosso know-how dessa empresa, você conseguirá encontrar o melhor fornecedor para seu negócio e contar com uma coordenação profissional de ponta a ponta.
No entanto, mesmo que você tenha ajuda de especialistas, é importante saber como importar da China. E o primeiro passo é saber as etapas de importação.
Conheça as etapas ao importar da China
Para uma importação de embalagem para cosméticos naturais, embalagem batom, bisnaga plástica, frasco com bico dosado ou quaisquer outras embalagens de cosméticos, o empresário deve conhecer as principais etapas ao importar da China. Confira abaixo:
Etapas para importar produtos da China:
1. Com a empresa constituída, legalizada e regular, verifique se seu objeto social inclui a atividade de importação e exportação;
2. Faça a habilitação, por meio de uma unidade da Receita Federal, no RADAR SISCOMEX, sistema informatizado pelo qual o governo brasileiro controla o comércio exterior;
3. Selecione as embalagens de cosméticos que você deseja importar, ponto em que será fundamental conhecer o mercado chinês e os melhores sites para importar da China;
4. Escolha fornecedores confiáveis, com boa reputação, credibilidade e que são referendados por outros clientes, e em seguida peça uma cotação do produto e informações sobre pedido mínimo;
5. Conheça os tipos de importação para saber como importar da China da melhor maneira (Importação indireta ou trading, Drop shipping, Importa Fácil ou Importação direta) e avalie os riscos de cada modalidade;
6. Elabore sua planilha de custos, considerando todos os custos que terá ao longo da importação da China para se certificar que o negócio é viável economicamente;
7. Realize a inspeção da fábrica do fornecedor para verificar a qualidade do processo produtivo (certificações são importantes);
8. Feche o negócio com um contrato que traz com todas as condições de operação e solicite ao fornecedor a remessa do documento que formaliza a condição de venda (Incoterms), o preço e os detalhes sobre pagamento e prazo de entrega das embalagens para cosméticos naturais ou outras embalagens;
9. Faça o Licenciamento de Importação, caso seja necessário (consulte o Simulador de Tratamento Administrativo de Importação do sistema do Siscomex);
10. Tenha em mãos os documentos para liberação da mercadoria, tais como Certificado de origem (se o produto for objeto de acordos internacionais), conhecimento de embarque e fatura comercial.
Escolha embalagens de qualidade
Uma das etapas fundamentais ao aprender como importar da China é a escolha das embalagens de cosméticos. Isso será determinante para ter mais vendas ao atender às necessidades do consumidor.
Pegamos como exemplo a embalagem pump. Você sabia que a qualidade da válvula pump depende da qualidade dos moldes e da pureza do material utilizado? Ela não pode vazar, precisa ser flexível e rígida ao mesmo tempo, mas sem quebrar.
Atualmente, devido à pandemia e ao uso de álcool em gel, os dispensers (embalagem pump) estão em alta. Devido à demanda, vários fornecedores entraram nesse mercado.
Nem todos são especializados, o que ocasiona produção de válvulas de baixa qualidade. E, claro, preste atenção nas especificações e nos tamanhos das embalagens para concluir se elas atendem às suas necessidades.
Por tudo isso, tenha muito cuidado na escolha das embalagens de cosméticos. A melhor maneira de não errar é ter fornecedores de qualidade e confiáveis.
3. Onde comprar embalagens de cosméticos na China?
Existem três boas maneiras de importar da China embalagens de cosméticos: in loco diretamente na fábrica do fornecedor, em feiras de negócios e em sites.
Para a compra in loco, você já deve ter em mãos uma lista de potenciais fornecedores de qualidade. Essa modalidade pode ser bem difícil se você não conhece o mercado chinês e se não fala o idioma.
Afinal, o guanxi é fundamental. Neste caso, pode ser interessante ter um consultor de comércio exterior com representação local para fazer negócios em seu nome.
Outra opção bastante simples é buscar fornecedores nos melhores sites, como YiwuGo e o famoso Alibaba. Essas plataformas facilitam a relação entre fabricantes e compradores. É lá também onde se encontram as trading companies.
Apesar de parecer uma tarefa simples, a busca por fornecedores no Alibaba pode trazer problemas. É difícil, por exemplo, saber se os fornecedores são realmente uma fábrica ou se são uma trading company que se diz fabricante.
Apesar das vantagens de importar da China por meio das tradings, o preço dos produtos tende a ser mais caros do que a importação direta do fabricante. Sem um controle rígido de qualidade dos fornecedores, você também pode ter problemas com as embalagens de cosméticos.
Por isso, o ideal é encontrar diretamente a fábrica que será sua fornecedora. Mas como fazer isso se elas não marcam presença digital? Nas feiras de exposição de produtos relacionados, que é o meio de divulgação preferido das empresas chinesas.
Você sabia, por exemplo, que existem inúmeras feiras especializadas em determinados segmentos? Feiras de produtos cosméticos, de produtos de plástico e de beleza são algumas delas onde você poderá encontrar as embalagens que procura.
No momento, há muita dificuldade para viajar para China a negócios devido à pandemia. No entanto, você ainda pode tirar proveito das feiras por meio de um representante que já está no país. A Guelcos, por exemplo, mantém escritórios no país asiático para facilitar as transações de seus clientes.
4. Como valorizar seu produto com a embalagem certa?
Agora você já sabe como importar da China as embalagens de cosméticos, certo? Já sabe onde comprá-las e a importância de escolher produtos de qualidade.
No entanto, a qualidade na produção deve vir acompanhada de ações que podem valorizar ainda mais seu produto. E a primeira delas é se atentar para a sustentabilidade.
Sustentabilidade
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou bastante. A transformação digital trouxe a tecnologia para facilitar pagamentos por meio do smartphone e deu ao cliente mais rapidez na hora de fechar suas compras. Isso fez com que ele passasse a valorizar os e-commerces e o rápido atendimento.
Mas houve outro grande aspecto que se tornou imprescindível aos consumidores: responsabilidade ambiental. A defesa do meio ambiente não se limita mais às políticas públicas e é pauta em conversas informais.
Em outras palavras, com a crescente preocupação com a sustentabilidade, os empresários precisaram ajustar seus negócios ao máximo.
Enquanto os países se comprometem a reduzir as emissões de carbono, as empresas que adotam práticas sustentáveis ganham mercado.
Considerando que o mercado de cosméticos é um dos que mais utiliza embalagem plástica, é preciso ter atenção. O plástico é um dos principais resíduos no meio ambiente.
Por isso, é interessante buscar materiais alternativos para as embalagens de cosméticos, seja embalagem batom, embalagem para creme ou embalagem pump.
A cada dia que passa, a tolerância se aproxima de zero com produtos e embalagens que não seguem os padrões ecológicos. Tenha cuidado redobrado na hora de importar da China as embalagens, começando por verificar as matérias-primas e as certificações das indústrias fabricantes é uma boa ideia.
Personalização de marca
Você já considerou importar da China embalagem de cosméticos com marca própria? Essa é uma operação que vem se popularizando bastante, porque é capaz de consolidar a imagem da sua empresa no mercado. Ou seja, esse grande diferencial faz com que seu negócio ganhe credibilidade e possa aumentar suas margens de lucro.
Importar da China produtos com a sua marca (embalagens personalizadas e design próprio) não é muito difícil.
Na verdade, é o mesmo processo de realizar a busca por fornecedores de embalagens de cosméticos, com a diferença de que você busca fornecedores que trabalham com a personalização.
De igual maneira, pense sempre em produtos de qualidade para que realmente aconteça a consolidação da sua marca. Não adianta importar algo sem qualidade e achar que é suficiente ter sua marca estampada. Neste caso, sua popularidade pode até crescer, mas negativamente.
“Ah, mas ter uma embalagem de cosmético personalizada custará mais caro”. Certamente terá um acréscimo de preço, mas é uma pequena diferença se compararmos os benefícios que essa pequena ação pode trazer. Afinal, estamos falando de valorizar seu produto.
Os consumidores atuais, além de valores, como sustentabilidade, e atendimento excelente, buscam também a melhor experiência, e a personalização é uma maneira de otimizá-la.
Normas de rotulagem
Obedecer às normas de rotulagem brasileiras é uma forma de valorizar seu produto e cumprir a legislação. Você não pode, por exemplo, vender seus produtos cosméticos com as embalagens importadas sem que elas sejam identificadas ou rotuladas em português.
A norma (RDC nº 81/2008) até comporta exceções em caso de importações para fins não comerciais, mas não é o caso de importar da China com fins de comércio.
No entanto, você pode realizar a rotulagem no território nacional das suas embalagens de cosméticos formalmente junto à Anvisa, conforme as regras pertinentes.
Se você possui embalagem primária e/ou secundária com rótulo em idioma estrangeiro, ao entrar no território nacional, deverá conter as informações listadas abaixo.
Informações necessárias para
rotulagem de produto importado:
• Data de fabricação, quando exigida em legislação sanitária pertinente;
• Data de validade ou data do vencimento, quando couber;
• Nome do fabricante e local de fabricação;
• Número ou código do lote ou partida;
• Nome comercial, em uso no exterior.
A autoridade sanitária pode solicitar a apresentação da tradução do rótulo do bem ou produto importado, inclusive.
Como importar da China embalagens de cosméticos? De forma legal, pensando em valorização de produtos e contratando com os melhores fornecedores.
Na prática, basta seguir as etapas que mencionamos para que a importação se dê de maneira correta. Porém, se você tiver alguma dificuldade para lidar com as burocracias do processo, é muito importante pedir auxílio de especialistas.
Lembre-se de que é preciso analisar a viabilidade dessa operação. Sem avaliar de forma correta o que é possível, o empresário pode perder bastante dinheiro. Conheça um pouco mais sobre a importação de produtos com marca própria!