Importação de embalagens personalizadas: tudo o que você precisa saber

Quem começa a importar da China, sabe que vai dar de cara com custo-benefício, qualidade e, muitas vezes, um bom prazo de entrega para os produtos. Porém, o que muitos gestores não sabem é que, além de importar produtos, é possível personalizar embalagens com a sua marca.

Mas, por que importar embalagens personalizadas? Imagine que ter marca própria e consolidar a imagem da sua empresa pode ser um grande diferencial, seja para se destacar no mercado, ganhar credibilidade ou aumentar as margens de lucro do seu negócio.

Portanto, ter uma embalagem com a sua marca e design personalizado é muito importante para valorizar os negócios. Se você quer importar embalagens personalizadas da China, saiba que isso é possível. Veja abaixo como fazer o processo, escolher o fornecedor e solicitar a cotação dos produtos.

Neste artigo você verá:

1. Como importar embalagens personalizadas

Pequenas empresas não têm o costume de importar produtos com a sua marca, ou seja, com embalagens personalizadas e design próprio. Porém, ao contrário do que esses empreendedores pensam, ter produtos com a cara do seu negócio ajudam – e muito! – no crescimento da empresa.

Então, para começar a investir no sucesso dos seus negócios, é preciso encontrar um fornecedor de embalagens que ofereça produtos de qualidade para serem vendidos pela sua empresa para o seu público alvo. Transformar esse pensamento e começar a investir na sua marca trará mais popularidade a sua empresa e sucesso no mercado.

Vale lembrar também que os produtos da China são conhecidos como os mais baratos. Portanto, hoje em dia sai mais barato fazer a importação de embalagens personalizadas lá do que encomendar isso no Brasil.

Reforçando que o estereótipo de que produtos chineses tem baixa qualidade já caiu por terra. Por isso, você pode importar produtos chineses em grandes quantidades e de boa qualidade, pedindo ao fornecedor que as mercadorias venham com as embalagens com a sua própria marca.

Muitas vezes, pagar uma pequena diferença por embalagens personalizadas com fornecedores chineses pode fazer toda a diferença. 

Quer dizer, é possível aumentar o lucro com as vendas de produtos com a sua marca em até 10%, além de apresentar o diferencial que todo cliente busca na hora de comparar com produtos de empresas concorrentes e “fechar o carrinho”.

É possível conseguir mercadorias ótimas com preços acessíveis ao encontrar um fornecedor bom e que atenda a demanda do seu negócio. Lembrando que o processo de homologação de fornecedores pode ajudar neste processo.

 Mas, como foi levantado anteriormente, é preciso saber escolher o fornecedor além de desenvolver sua embalagem. Entenda como fazer isso em apenas alguns passos:

Crie o layout da embalagem

Desenvolva uma embalagem que seja atraente para os clientes. Pense no fato de que os consumidores são muito visuais, então, além da aparência, considere uma boa estratégia de marketing e branding da sua marca.

Quanto ao receio de as embalagens não ficarem como você as imaginou, muitos fornecedores contam com departamentos que recebem os arquivos de arte das suas embalagens e fazem testes, enviando imagens de como ficaria a embalagem depois de pronta.

Confira as amostras disponibilizadas pelo fornecedor

Após organizar tudo, escolha seu fornecedor e peça algumas amostras para se certificar de que o produto é realmente aquilo que você esperava. Em seguida, avalie as amostras de embalagem com a sua marca.

Lembre-se de ser exigente nesta fase do processo. O sucesso e visibilidade da sua empresa com este investimento dependem de uma qualidade que supere as expectativas.

Aprove as embalagens e faça a importação

Assim que forem aprovadas, sua embalagem personalizada já pode começar a entrar no mercado. Feche as negociações, mas faça a inspeção das suas primeiras importações antes do seu pedido sair da China.

Depois de seguir esses passos, suas embalagens personalizadas estarão prontas para atravessar o oceano e serem vendidas por aqui. Mas, afinal de contas, todo esse processo irá custar tanto assim? Confira abaixo.

2. Importar embalagens com a sua marca custa mais caro?

Este tipo de customização tem um custo adicional, sim. Comparado ao que seria se seus produtos fossem comercializados em uma embalagem genérica.

Entretanto, tudo vai depender do grau de complexidade e sofisticação envolvido na produção das embalagens personalizadas.

Quanto mais complicado o processo, mais caro será o negócio. Mas, pelo investimento na sua marca, pagar esse valor a mais não vale a pena? Manter-se competitivo no mercado é uma exigência básica do setor varejista e, com um diferencial entre os concorrentes, você tem mais chances de conquistar o público.

No fim das contas, alguns fornecedores podem tentar oferecer embalagens com a marca deles para os seus produtos, sem alteração no design e sem o logo da sua empresa nas embalagens, mas, não se deixe levar por essa estratégia que, muitas vezes, pode funcionar para essas empresas, visto que o Brasil é um grande território comercial a ser conquistado.

Então, pague um pouco a mais e dê preferência para produtos com a sua marca e fortaleça o seu nome e a sua presença no mercado.

3. Tipos de embalagens personalizadas para importar da China

Na importação de embalagens personalizadas e diferenciações grandes dos produtos, a dica é comprar quantidades bem superiores para que o custo das embalagens individuais diminua, e isso resulte em um bom negócio para sua empresa.

Caso você ainda esteja na dúvida sobre os tipos de embalagens customizadas líderes em importação da China, confira abaixo a lista com os principais materiais utilizados.

Os principais tipos de embalagens
personalizadas para importar da China: 

Plásticas
Presentes no setor de beleza, limpeza, alimentício, entre outros, as embalagens plásticas lideram a indústria de importação. E, apostar em produtos menos agressivos ao meio ambiente e que sejam reciclados com facilidade deve ser a prioridade.

De vidro
Utilizado principalmente na indústria cosmética, para maquiagens, perfumes e hidratantes, e alimentícia, para alimentos em conserva, o vidro é um material muito eficiente no que diz respeito à preservação do conteúdo interno.

Para presentes
Muita variedade de cores, tipos, tamanhos, materiais e designs, as embalagens para presentes são um dos principais fortes do mercado chinês de embalagens personalizadas para importação.

Em acrílico
Indicadas para finalidades que envolvem organização e decoração, as embalagens em acrílico são versáteis e estão em alta por conta da necessidade das pessoas de aproveitarem e otimizarem cada vez mais os espaços onde estão inseridas.

Biodegradáveis
As embalagens ecológicas, conhecidas popularmente como “eco friendly” tornaram-se com o tempo o principal objetivo do mercado, já que a preservação do meio-ambiente deve estar à frente nos processos de grandes, médias e pequenas empresas.

Metal ou alumínio
Novamente, a preocupação ambiental é maior e, no caso deste tipo de embalagem, a grande vantagem é que pode ser reutilizada por um longo período de tempo.

Ao selecionar qual tipo de embalagem personalizada ideal para o seu negócio, é preciso encontrar o fornecedor que atenderá às suas necessidades e fazer a cotação. Para isso, confira as dicas abaixo.

4. Fornecedor de embalagens: como escolher e solicitar a cotação

A cotação de valores costuma ser uma atividade intrínseca ao processo de compras. Por vezes realizada de maneira automática, do jeito que sempre foi feita. Entretanto, existem algumas particularidades que podem influenciar no preço final apresentado pelos fornecedores.

Acontece que fornecedores podem apresentar cotações em um formato específico, diferente do que você está acostumado. Então, é fundamental entender questões de frete, valor, prazo de entrega e qualidade das embalagens que serão importadas.

Existem algumas formas confiáveis de encontrar o fornecedor ideal. A primeira delas seria visitar as principais feiras para importar da China, mas, neste momento de pandemia pelo novo Coronavírus essa opção não é muito viável. Então, acesse sites como Alibaba e YiwuGo e confira fornecedores, produtos e avaliações de outros clientes.

É importante especificar ao máximo a sua demanda para que o fornecedor envie um orçamento que condiz com as suas expectativas.

Outra dica válida na hora de solicitar a cotação, seja de embalagens personalizadas ou outros produtos, se possível, peça uma auditoria do local de trabalho do fornecedor escolhido. Isso faz com que haja ainda mais confiança durante o processo de importação.

Assim que escolher o fornecedor na China, peça uma cotação do produto e informações sobre o pedido mínimo. A importação de embalagens personalizadas com a sua marca passa por muitas etapas. 

Depois de finalizar burocracias internas, escolher as embalagens, fornecedores e o tipo de importação, monte sua planilha de custos. A ferramenta permitirá ao gestor avaliar a viabilidade econômica do negócio, considerando o preço final para o mercado interno.

Fique atento às especificações técnicas das embalagens que você irá importar da China, então, indique de maneira correta e confira sempre o número de mercadorias, dimensões das embalagens, resistência, peso e cores, para evitar problemas com o fornecedor.

Verifique a embalagem e confira se o material utilizado em sua produção está correto, além de bater o prazo de entrega com o fornecedor. Isso evita a escassez e prejuízo nas vendas dos seus produtos no Brasil. O que por sinal nos leva a uma das principais preocupações na hora de contratar um fornecedor: as condições de pagamento.

Negociar o melhor preço e tentar conseguir descontos em cima da quantidade de embalagens solicitadas faz parte das economias da sua empresa. 

Por esse motivo, alinhe com o fornecedor essas questões, além da forma de pagamento aceita por ele. Vale lembrar que é fundamental que, antes de fechar qualquer negócio, o gestor confirme a validade da proposta enviada pelo fornecedor, local e condições de entrega.

5. Taxas e impostos sobre embalagens importadas da China

Começar a importar embalagens personalizadas da China pode ser um ótimo negócio, mas antes de começar, é preciso ficar atento às taxas e impostos envolvidos neste tipo de transação.

Aproveitamos para lembrar das regras básicas para importar da China: a pessoa jurídica deve pagar pelas taxas de importação, enquanto a pessoa física, caso faça compras acima de 50 dólares, precisa pagar algumas taxas alfandegárias para conseguir o produto.

Valores que devem ser acrescentados
ao preço do produto e seu frete: 

Imposto de Importação (em casos de até 60%)
ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
Tarifas de Desembaraço

Lembrando que as tarifas de ICMS são fixas, porém, podem ser diferentes de acordo com a alíquota do estado importador, já as tarifas de Desembaraço podem variar de acordo com o regime da época em que você está.

No caso do Imposto de Importação, pode chegar até 60%, mas o fator determinante neste tipo de imposto é o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que pode ser consultado na Tarifa Externa Comum (TEC). Por fim, após a verificação da alíquota é preciso aplicá-la sobre o valor aduaneiro.

Importante: uma dica valiosa para quem deseja importar embalagens personalizadas da China, o estado de Santa Catarina oferece incentivos favoráveis para o mercado de importação. Diferente de outros estados brasileiros, o território catarinense oferece condições atrativas para empresários de redes varejistas e de indústrias de bens de consumo.

Durante este processo, caso o exportador forneça as NCMs, é possível simular o valor dos impostos no site da Receita Federal. Entretanto, lembre-se que o custo do ICMS não está incluso na simulação, visto que a alíquota é diferente de região para região.

Se o objetivo é obter uma estimativa do valor para a importação, informações como fretes, seguros e quaisquer outras despesas devem ser levadas em consideração na base de cálculo dos impostos, ou seja, a grandeza econômica ou numérica sobre a qual deve ser aplicada a alíquota.

Caso sua empresa precise de uma força para fazer bons negócios importando da China, pode contar com a consultoria de comércio exterior da Guelcos! Assim, você reduz os custos de tempo, risco e pessoal, além de não precisar se preocupar com a busca e seleção de fornecedores, nem com o cumprimento de requisitos fiscais e outros detalhes relacionados à importação.

Não perca os principais índices de fretes da China semanalmente! Assinando a Newsletter da Guelcos, você saberá tudo o que precisa para fazer bons negócios.

vinicius alves marques guelcos international CIO

Vinícius Alves MARQUES

ESPECIALISTA EM IMPORTAÇÃO DA CHINA E CIO NA GUELCOS

Siga a Guelcos International nas redes sociais e fique sabendo mais sobre importações empresariais e missões para a Ásia!

Show Buttons
Hide Buttons