Uma boa gestão financeira de um negócio passa pelo acompanhamento de indicadores, como é o caso do CMV – Custo de Mercadoria Vendida. Ele garante ao empresário maior clareza acerca do que é gasto em cada produto e do estoque.
Por este motivo, é um indicador de fundamental importância no dia a dia da empresa. Será que é preciso reduzir o CMV em seu negócio? Para responder a essa pergunta, você deve também aprender como calcular o Custo de Mercadoria Vendida.
Pensando nisso, mostramos o conceito e a importância do CMV, a forma de realizar o cálculo e como reduzir o CMV para que isso reflita positivamente para o consumidor final, sem trazer prejuízo aos negócios. Vamos lá?
Aqui você verá:
1. O que é Custo da Mercadoria Vendida (CMV)?
CMV ou Custo da Mercadoria Vendida é um indicador que calcula os custos da mercadoria considerando o estoque e o preço de aquisição. Em outras palavras, é a soma das despesas da empresa para aquisição ou produção, armazenamento e venda de um produto.
A partir desse cálculo, o empreendedor consegue enxergar o que está sendo gasto em cada produto, entender quais mercadorias têm mais ou menos saída, e conhecer o lucro dos produtos.
Imagine que você trabalhe com produtos importados da China. Com o CMV, você saberá os custos das mercadorias considerando as quantidades comercializadas e aquelas que continuaram no seu depósito. A partir disso, poderá analisar o motivo de ter produtos parados, dentre outras informações que contribuem para planejar ações em sua empresa.
Custo de Mercadoria Vendida é ativo ou passivo?
A pergunta “custo de mercadoria vendida é ativo ou passivo” é bastante comum, mas não deve preocupar o empresário. Não se esqueça que CMV é um cálculo. Não necessariamente ele mensura a quantidade de matéria-prima ou produto. Além disso, ele não aparece no balanço patrimonial.
Porém, como ele trata de estoque, saiba que o estoque costuma ser classificado como ativo e é considerado no relatório.
É possível pensar, também, no conceito de ativo, que indica os rendimentos e os ganhos da empresa. Neste sentido, podemos apontar o CMV como um cálculo de ativos por apresentar o lucro bruto das vendas.
2. Para que serve o CMV - Custo da Mercadoria Vendida?
O CMV – Custo da Mercadoria Vendida tem como objetivo saber qual é o gasto exato com cada produto do estoque. Ele é utilizado para calcular o Lucro Bruto da DRE e também a margem de contribuição.
Vamos pensar novamente nos produtos importados da China pela sua empresa. Se eles ficam no estoque por mais tempo do que o ideal, você terá custos que, em muitos casos, são esquecidos. Custo de manutenção, locação de espaço físico, deterioração ou prazo de validade expirado são alguns exemplos de custos.
Ainda que seja uma promessa de receita futura, há um custo de aquisição. Por isso, enquanto suas mercadorias não forem comercializadas, continuarão como despesas que interferem negativamente nos lucros da sua empresa. Ou seja, você terá um retorno abaixo do esperado.
Por isso, quando você aprende como calcular Custo de Mercadoria Vendida, consegue diluir os custos do negócio entre os produtos vendidos. Isso garante uma precificação justa e, claro, lucros.
Por ser capaz de mensurar os custos de produção ou aquisição, bem como a lucratividade de um produto, o indicador facilita a identificação das seguintes informações:
• seguro e tributos dos produtos;
• locação do espaço de estoque de produtos;
• valor do produto no revendedor ou fornecedor;
• compra de materiais para a produção (confecção própria);
• tempo e quantidade das mercadorias paradas no estoque;
• frete, em caso de necessidade de transporte dos produtos até o estoque.
Vamos aprender como calcular o Custo de Mercadoria Vendida?
3. Como calcular o Custo de Mercadoria Vendida?
Antes de pensar em reduzir o CMV ou tomar alguma ação quanto a esse indicador financeiro, você deve saber como calcular o Custo de Mercadoria Vendida. E existem duas opções para isso: por saldo monetário ou por mercadoria.
São dois cálculos diferentes, seja pela unidade de medida, seja pelo objetivo. No entanto, utilizamos a mesma fórmula, que é a seguinte:
CMV = EI (estoque inicial) + C (compras do período) – EF (estoque final)
Como calcular Custo de Mercadoria Vendida por saldo monetário
Para saber como calcular o Custo de Mercadoria Vendida por saldo monetário, saiba que este cálculo serve para fazer uma avaliação financeira, partindo do total disponível em estoque em valores monetários.
Imagine que você realiza a importação empresarial da China de equipamentos eletrônicos e quer saber o CMV no mês de julho. Suponha que, no fim de junho, você tinha um total de R$ 500,00 em estoque e realizou uma compra de R$ 2.000,00. No final de julho, o estoque chegou a R$ 1.000,00.
• Estoque inicial (E) = R$ 500,00
• Compras no período (C) = R$ 2.000,00
• Estoque final (EF) = R$ 1.000,00
CMV = 500,00 + R$ 2.0000 – 1.000,00 = R$ 1.500,00
A partir desses dados, conclui-se que sua loja de eletrônicos vendeu um total de mercadorias com custo de R$ 1.500,00. Seu estoque ficou em R$ 1.000,00 para o próximo mês.
Com esse indicador, você poderá planejar melhor as importações de eletrônicos para o próximo mês e avaliar os custos de aquisição com os fornecedores chineses. Ao calcular o CMV para cada tipo de produto, você conseguirá, inclusive, analisar qual a margem de lucro de cada um deles.
Vamos ver então como calcular o Custo de Mercadoria Vendida por mercadoria?
Como calcular Custo de Mercadoria Vendida por mercadoria
O cálculo de CMV por mercadoria é utilizado para fazer um balanço da quantidade de produtos disponíveis no estoque.
Imagine agora que sua loja quer saber quantos fones de ouvido foram comercializados em agosto. Vamos supor que o saldo em estoque era de 30 fones no início de agosto, e o setor de compras fez uma aquisição de 100 fones. O Estoque Final foi de 40 fones. Assim:
• EI = 30
• C = 100
• EF = 40
CMV = 30 + 100 – 40 = 90
Ou seja, no mês de agosto foram comercializados 90 fones de ouvido. Se a média se mantiver em setembro, será preciso comprar no mínimo 50 garrafas com o fornecedor para não ficar sem o produto no estoque.
Se você ainda não entendeu os benefícios de usar o CMV na hora de importar produtos da China, vamos lá!
4. Quais os benefícios de usar o CMV na hora de importar produtos da China?
O cálculo frequente do CMV em seu negócio, como já apontamos, é fundamental para uma melhor gestão financeira. Que tal entender os benefícios de utilizar o indicador no dia a dia?
Melhoria no controle do estoque
O CMV – Custo de Mercadoria Vendida contribui para o controle do estoque ao mostrar os produtos com maior ou menor saída.
Com ele, o empreendedor consegue ter uma visualização mais precisa e global do estoque. Dessa forma, pode adotar ações para que as mercadorias paradas sejam vendidas.
Análise do lucro bruto das mercadorias
A análise restrita do faturamento da empresa (dinheiro que entra mensalmente no caixa) não é o suficiente para compreender o lucro de cada produto, nem tampouco as mercadorias com mais ou menos saída, o quanto é paga aos fornecedores, e o valor gasto com tributos e outras despesas.
Por este motivo, ao aprender como calcular o Custo de Mercadoria Vendida, é possível enxergar o lucro bruto de cada produto. Em outras palavras, você poderá saber exatamente o valor do retorno após subtrair o valor gasto no produto.
Consciência sobre a situação financeira da empresa
Enquanto indicador, o CMV é uma forma de entender o desempenho financeiro real da empresa, considerando custos de aquisição, produção, armazenamento e venda dos produtos, além dos lucros.
Identificar custos relevantes
No mesmo contexto, o CMV ajuda o empreendedor a identificar custos relevantes ao facilitar a visualização sobre os aspectos que vão além do preço de aquisição.
Até por isso, o indicador pode ser um alerta vermelho ao empresário, pois apontará se ele está gastando demais em uma operação. Se os custos de importação da China estão muito altos, o Custo de Mercadoria Vendida o ajudará a avaliar sua viabilidade financeira.
Aprimorar a negociação com fornecedores
Imagine que você analisou o CMV e identificou, por exemplo, que alto valor da importação de produtos impactará no seu lucro bruto. Seu próximo passo é negociar com os fornecedores para pedir condições mais vantajosas ou descontos.
Esse benefício é, inclusive, uma forma de reduzir o CMV dos produtos.
5. Como reduzir o CMV dos produtos importados da China?
Para reduzir o CMV dos produtos importados da China, você deve considerar quais os fatores que o afetam, certo? Isso significa pensar em tudo que diz respeito ao estoque. Neste contexto, você precisa pensar em planejamento, organização, perda de produtos e negociação com fornecedores.
Faça um bom planejamento para aprimorar suas compras
Planejar as importações é fundamental em diversos aspectos, mas é também uma maneira de reduzir o CMV. Por isso, saiba exatamente o valor de cada mercadoria e qualifique o seu fornecedor para garantir produtos de qualidade para o seu negócio.
Na hora de cotar produtos de diversas marcas, você deve saber como avaliar aqueles que apresentam preços diferentes. Nem sempre o menor preço deve prevalecer, porque você está em busca de custo-benefício, certo?
Mantenha o seu estoque organizado
Outra dica primordial para reduzir o CMV é organizar seu estoque. Para tanto, você deve:
• inspecionar o estoque com frequência para evitar falhas que prejudicam o controle;
• padronizar os itens do seu estoque para evitar confusões sobre o que está disponível;
• registrar a entrada e saída dos seus produtos, o que pode ser feito com o auxílio de tecnologia;
• fazer queimas de estoque (promoções e descontos) sempre que for necessário para zerar os produtos parados e evitar perdas;
• trabalhar com um estoque reduzido, pois torna o controle e a organização mais fáceis, além de diminuir os desperdícios e a necessidade de espaço físico.
Cuidado com as perdas de produtos
Se você tem um negócio que trabalha com produtos com data de validade, que podem se deteriorar com o tempo, é fundamental ter uma estratégia para reduzir as perdas.
Você pode, por exemplo, fazer inspeções regulares ou receber alertas sobre a validade das mercadorias. Acompanhar o volume de compra também é algo interessante para evitar acúmulos.
Com isso, o controle de entradas e saídas também se torna mais eficiente, o que dá a possibilidade de alocar melhor os recursos.
Negocie os melhores preços
Por fim, como já pontuamos anteriormente, você pode negociar os melhores preços com os fornecedores para reduzir o CMV do seu negócio.
Na importação da China, é essencial desenvolver um bom relacionamento com o fornecedor, pois culturalmente é algo importante para eles. Mesmo com a barreira do fuso horário e do idioma, o empresário deve buscar uma forma de conexão profissional que facilite as negociações.
Nestes casos, o auxílio de consultores de comércio exterior especializados no mercado chinês pode ser bastante útil, certo?
Além disso, na hora de negociar, confira algumas dicas interessantes:
• Avalie sua estratégia de compras e objetivos na importação;
• Fixe um preço limite e nunca vá além dele para garantir sua margem de lucro sobre os produtos;
• Pense que seu fornecedor é um parceiro, e não um adversário, pois é uma forma de criar diálogos e situações confortáveis e vantajosas;
• Tenha cotações de vários fornecedores para conseguir uma negociação mais justa, pois você poderá comparar vantagens, valores e condições;
• Pense nas relações de longo prazo, pois o desenvolvimento de relacionamentos facilitará a discussão sobre preços, condições de pagamento, descontos e outras práticas.
Calcular o CMV Custo de Mercadoria Vendida é uma prática importante no dia a dia das empresas, especialmente daquelas que importam produtos. Afinal, analisar a viabilidade financeira das operações é um primeiro passo fundamental para que elas sejam bem-sucedidas.
E se você tiver dúvidas sobre como calcular o Custo de Mercadoria Vendida na importação, o auxílio de uma consultoria em comércio exterior pode ajudá-lo.
Veja como a consultoria contribui para uma importação mais assertiva!