A NRF (National Retail Federation) organiza anualmente um evento em que são apresentadas as principais novidades e tendências para o varejo. No início de 2022, apontaram que a logística de importação será um tema bastante pertinente para quem importa a partir do Brasil.
Os preços de frete e embarque terão influência direta na decisão de compra para o setor de varejo. Pensando na logística no varejo e no processo de compras logística, fizemos algumas considerações sobre o tema. Aproveitamos para mostrar práticas para otimizar a logística e reduzir custo de quem importa, especialmente, no setor varejista. Acompanhe!
Neste artigo você verá:
- 1. O que é logística de varejo
- 2. Importância da relação logística e varejo
- 3. Vantagens da logística otimizada para o setor de compras no varejo
- 4. Principais indicadores logísticos para o setor de compras
- 5. A logística de importação no varejo
- 6. Práticas para reduzir custos logísticos na hora de importar para o varejo
1. O que é logística de varejo
A logística é uma cadeia de processos complexos que envolve aquisição de insumos, gestão de estoque, distribuição e transporte de carga, dentre outras atividades. É um setor fundamental para qualquer negócio de varejo, pois visa garantir que os produtos estejam no local e na hora certos pelo menor custo possível.
Por esse motivo, um bom processo de compras logística é importante para toda a cadeia de abastecimento, que liga o fornecedor ao varejista.
2. Importância da relação logística e varejo
No varejo, há um intenso fluxo de produtos e em grande volume. Eles precisam ser estocados e distribuídos pelos pontos de venda para que estejam sempre disponíveis para os consumidores.
A logística no varejo atua como aliada e ferramenta, unindo desde os fornecedores até os distribuidores.
O objetivo é garantir as mercadorias certas nas prateleiras no tempo ideal. Assim, o cliente final tem acesso aos itens no momento da compra, o que garante sua satisfação com a marca.
O ponto importante nessa relação é perceber as atividades logísticas (armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias) como cruciais para o comércio. Quem deseja expandir seus negócios, inclusive por meio da importação de produtos, deve possuir uma excelente estratégia de logística.
3. Vantagens da logística otimizada para o setor de compras no varejo
Uma gestão logística eficiente proporciona uma tomada de decisões mais certeira em todos os aspectos. Por isso, a logística no varejo, quando otimizada, traz inúmeras vantagens para o empresário.
A primeira delas é o maior controle do estoque, porque traz maior entendimento sobre volume de vendas, previsão de demandas, otimização do espaço e redução de desperdícios.
O sistema de armazenagem, uma das preocupações do processo de compras logística, é também beneficiado. A logística otimizada proporciona proteção e segurança à integridade dos produtos, bem como a disposição correta nos galpões. Isso facilita o manuseio e a distribuição, favorecendo o ganho de tempo e a redução de falhas.
Disso, aparece outro benefício: um transporte ágil e produtivo de cargas. Com a escolha certa dos parceiros, é possível cumprir os prazos apertados da logística no varejo.
Outros benefícios de uma logística de importação eficiente são:
• Melhora no atendimento aos consumidores e, consequentemente, maiores índices de satisfação;
• Mais eficiência na execução de diferentes operações e maior produtividade da equipe;
• Maior segurança e menos desperdícios, seja no transporte ou na armazenagem;
• Maior rentabilidade para a empresa e diferencial competitivo;
• Otimização do uso de espaços físicos (estoque e loja);
• Redução de custos operacionais.
Os indicadores de desempenho logístico são métricas quantitativas que analisam a performance de objetivos e estratégias. Em outras palavras, mensuram os resultados dos processos logísticos.
O empresário deve definir seus indicadores, pois possui as informações mais profundas de logística. Após analisá-los, pode traçar outras estratégias, se for necessário, para melhorar seus processos.
Dentro da logística no varejo, existem 3 pontos principais para definir os indicadores logísticos: estoque, transporte e segurança da carga. O resultado dos três demonstra a eficiência organizacional.
E quais são os indicadores logísticos mais relevantes? Veja 7 principais:
1. Índice de ocorrências: índice de eventos não planejados (extravios, avarias, trocas ou devoluções), que pode ser segmentado para identificar as causas de ocorrência;
2. Acuracidade de inventário: relacionado à organização do estoque (quanto maior o percentual, maior a coerência entre os dados do estoque físico e contábil);
3. Custos logísticos da empresa: soma de todos os gastos da empresa em suas operações (desde a manufatura até entrega do pedido);
4. Status de serviço de entregas: mede o cumprimento dos prazos de entrega (tempo que a carga levou para chegar ao cliente);
5. Nível médio de estoque: nível médio do em determinado período em relação a uma determinada categoria de produto;
6. Percentual de cargas rastreáveis: razão entre o total de itens despachados e o número de cargas rastreáveis;
7. Lead time: é o tempo de ciclo do pedido (período total entre a solicitação do cliente e sua execução).
5. A logística de importação no varejo
O sucesso de uma operação de importação no varejo depende diretamente de boas estratégias de logística. Como veremos adiante, é fundamental acompanhar os indicadores logísticos para avaliar os processos. Mas, antes, o empresário deve compreender como é a logística de importação.
Para tanto, podemos listar três características fortes da logística internacional:
1. É uma ferramenta de comércio exterior utilizada em negociações internacionais;
2. É uma área estratégica da empresa que busca otimizar os fluxos de armazenamento dos produtos até sua entrega ao cliente;
3. Considera todos os fatores que influenciam nessa prática comercial (transporte, desenvolvimento tecnológico, movimentação, distribuição e armazenagem);
E qual o objetivo da logística de importação no varejo? Conectar organizações aos atores do comércio exterior (operadores, transportadores e fornecedores) e vencer os desafios logísticos.
Com boas estratégias de logística, o empresário consegue garantir a satisfação do consumidor com o produto. Dessa maneira, conquista aos poucos a confiança e a credibilidade do cliente e do mercado.
Além disso, quanto melhor a estratégia, maior a chance de minimizar erros e reduzir custos referentes aos processos de fluxo de produtos. Isso porque é possível controlar de maneira mais precisa a movimentação de mercadorias e realizar transações comerciais mais rentáveis e produtivas. É também uma maneira de padronizar e centralizar as operações.
Por fim, se esses objetivos forem atendidos, a logística traz uma ótima consequência: prover serviços justos e de bom valor agregado, com atingimento de metas definidas pela empresa.
Entretanto, como apontamos, é preciso vencer os desafios logísticos na importação.
5.1 Desafios logísticos na importação
A logística de importação no varejo segue um caminho próprio, como acabamos de demonstrar. Em algumas etapas deste processo, o empresário pode se deparar com dificuldades, seja por falta de conhecimento ou por motivos alheios à sua vontade.
Lidar com um desafio da logística, em geral, não é nada simples. Mas quando falamos de comprar produtos de outros países, em qualquer um dos tipos de importação podem aparecer os desafios logísticos.
E quais são os desafios logísticos quando falamos de operações de comércio exterior? Veja:
• Burocracia excessiva: a logística de importação segue uma série de procedimentos, e cada etapa demanda documentos imprescindíveis, causando excesso de burocracia. Vale destacar também que o desembaraço aduaneiro pode ser diferente para cada situação, o que agrava esse desafio da logística.
• Desconhecimento sobre importação empresarial: quem precisa lidar com a logística no varejo em uma importação deve ter muito conhecimento sobre toda a operação. Esse é um desafio da logística, porque a capacitação do responsável pela importação neste aspecto é algo pouco comum no Brasil.
• Falta de investimento nos portos brasileiros: um desafio da logística no Brasil é lidar com a falta de investimento em portos. Lentidão no carregamento e consequente aumento do lead time são situações comuns.
• Diferenças legislativas: cada local possui políticas e normas que afetam o comércio exterior, causando desafios logísticos.
Vale destacar, ainda, outro desafio da logística que enfrentamos nos últimos meses: a falta de container devido à alta demanda nos principais portos exportadores, como Europa, Ásia e EUA. Porém, de acordo com a Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres (ABTTC), essa situação já deve melhorar em 2022.
6. Práticas para reduzir custos logísticos na hora de importar para o varejo
Um dos desafios logísticos para quem importa da China ou de outro país é lidar com os custos da importação. Sem entrar em todos eles, vamos ter em mente que os custos logísticos na importação envolvem manuseio e armazenagem da carga. Ou seja:
• Frete internacional e nacional, incluindo gastos com transporte relacionados à transferência de produtos entre unidades de distribuição, pontos de armazenagem e operadores logísticos;
• Movimentação de materiais internamente, o que envolve equipe de funcionários, caminhões, empilhadeiras, recursos tecnológicos etc.;
• Formas de embalagem e armazenagem de produtos e outros materiais;
• Seguros, embalagens e outras minúcias relacionadas à logística;
• Carga e descarga na entrada e na saída.
Existem formas de reduzir custos logísticos na hora de importar para o varejo? Felizmente, sim. Veja a seguir.
6.1 Planejar a importação e a logística
O empresário sabe que o planejamento é o passo inicial do negócio. Ele é, também, o ponto de partida para qualquer processo interno, e com a logística não é diferente.
É fundamental avaliar o setor e as operações para, a partir dessa análise, estabelecer metas. O planejamento da importação empresarial inclui a parte de logística e depende do estudo das fontes de despesa.
Um passo importante no planejamento é mapear os processos logísticos. A partir disso, o gestor identifica as oportunidades de redução de custos e os pontos de melhoria.
Alguns empresários trabalham com uma matriz para ter uma visão ampla e realista, que favorece a tomada de decisões na logística de importação no varejo.
Ela deve mostrar o nível de rentabilidade de produtos, canais e clientes, bem como a necessidade de manter ou eliminar certos produtos. É possível aceitar pedidos especiais e determinadas condições? Tudo isso constará na matriz.
A análise do setor também permite ao gestor pensar se realiza a operação internamento ou se terceiriza determinados processos.
Por fim, outra etapa relevante do planejamento é o desenvolvimento dos processos logísticos. Você deve identificar os operadores e os custos associados a cada um, definir os indicadores logísticos e simular cenários para estimar os custos. Só assim é possível ter insights para atingir a redução de custos na logística no varejo.
6.2 Utilizar ferramentas analíticas
Em seu negócio, você utiliza ferramentas analíticas de desempenho dos gastos? Elas ajudam a simular cenários e parâmetros, como modais de transporte, práticas de desembaraço aduaneiro e muito mais.
Com o uso dessas ferramentas de análise de custos, o empresário consegue otimizar a rede logística por completo. Mas tenha cuidado ao escolher suas ferramentas. Elas devem proporcionar dinamismo para estudo de diferentes cenários simultaneamente e ter capacidade de otimizar processos para obter resultados almejados e gerenciar riscos.
6.3 Automatizar os processos logísticos
Seguindo na linha das ferramentas, a automação de processos logísticos, sem dúvidas, é uma medida eficaz de redução de custos. Por vários motivos, como:
• Diminui as possibilidades de erros frequentes e falhas nas operações, o que economiza tempo e recursos nos processos;
• Traz maior competitividade, porque proporciona maior nível de eficiência ao manter o ritmo contínuo das atividades;
• Otimiza o uso do tempo, o que é fundamental quando falamos de logística, pois diminui o custo final do produto.
A automação pode envolver tarefas administrativas e operacionais, e contribui também para um fluxo de informações mais ágil e eficiente. Na prática, influencia positivamente na qualidade do produto e no atendimento ao cliente.
6.4 Negocie!
No processo de compras logísticas, a negociação é uma das medidas mais eficientes para redução de custos.
Você sabia que, dependendo do seu volume mensal de importação, é possível negociar tabelas de armazenagem portuária e/ou alfandegada?
Assim, é possível diminuir a alíquota de armazenagem. É uma prática comum para as tradings, mas nada impede que você, sozinho, consiga uma tabela melhor. Os portos secos, por exemplo, são mais dispostos a negociar.
Outro ponto sobre as negociações é a escolha do seu agente de carga. Ele deve ser uma extensão da sua empresa e estar envolvido com o sucesso da sua operação.
Rotas, preços, tempos de trânsito e free time são pontos altos na contratação de um agente de cargas de confiança.
6.5 Ter conhecimento sobre a logística de importação
A falta de conhecimento é um desafio da logística que pode ser superado com a capacitação. Buscar entendimento sobre as operações de comércio exterior e logística internacional faz com que o empresário consiga realizar as práticas que listamos anteriormente.
Mais do que isso, significa ter a capacidade de entender os custos totais, escolher os fornecedores parceiros e o frete mais adequado.
No entanto, sabemos que o processo de compras logística é algo complicado, especialmente na logística de importação no varejo. Por isso, não descarte ter auxílio de consultores experientes em comércio exterior. Esses especialistas já conhecem os desafios logísticos, trabalham com indicadores logísticos e lidam diariamente com as burocracias da importação.
Para reduzir custos com a logística de importação no varejo, o empresário deve vencer os desafios deste processo. Dessa forma, conseguirá aproveitar todas as vantagens de uma boa logística, especialmente a maior competitividade no mercado.
Uma boa maneira é contar com o auxílio de uma consultoria de comércio exterior, como a Guelcos, para apoiar todo o processo com experiência e conhecimento.
Converse com nossos consultores e veja como podemos ajudá-lo com a logística de importação!