Como está a gestão de compras da sua empresa? Essa é uma questão delicada para centenas de profissionais que trabalham na cadeia de suprimentos, pois as ineficiências e os erros no processo são muito comuns.
Uma solução que tomou os holofotes com a transformação digital é a automatização do processo de compras. A adoção da tecnologia é uma forma de melhorar a gestão deste setor, proporcionando mais eficiência e assertividade nos fluxos do negócio.
Pensando nisso, vamos trazer algumas considerações sobre os softwares de gestão de compras, que são ferramentas que podem contribuir para melhorar este processo nas empresas. Vamos lá?
Aqui você verá:
1. O que é um software de gestão de compras?
2. Para que serve softwares de gestão de compras?
3. Benefícios de usar um software de procurement em sua empresa
4. Principais tipos de softwares para gestão de compras
5. 7 Softwares de gestão de compras para usar em 2022
1. O que é um software de gestão de compras?
Os softwares de gestão de compras são ferramentas que têm como objetivo automatizar o processo de compras, desde o momento em que o cliente realiza o pedido até a entrega do produto.
Isso inclui o gerenciamento de estoque, cadastro de fornecedores e clientes, controle financeiro e emissão de notas fiscais. Tudo isso em um só lugar, o que facilita muito a vida do responsável pelas compras.
Ao reunir todo o processo de compras em um só lugar, essa plataforma agiliza o processo, minimiza os riscos e a burocracia.
Vale pontuar que esse sistema também é conhecido como software de procurement. Em outra ocasião, definimos o procurement no contexto empresarial como “o processo que engloba toda e qualquer etapa de compra, negociação, logística e gestão de aprovisionamento e aquisição de bens de uma empresa”.
E o que seria o e-procurement? A digitalização de todo esse processo de negociação, que ocorre por meio deste software. Se você deseja, por exemplo, vender produtos importados da China em sua loja, pode contar com uma consultoria em comércio exterior especializada em mercado chinês para fazer o e-procurement do seu negócio.
Vamos entender melhor a finalidade dos softwares de gestão de compras!
2. Para que serve softwares de gestão de compras?
Existem diversos softwares de gestão de compras no mercado, cada um com suas particularidades. Alguns são mais completos, outros se especializam em determinados processos dentro desta área.
Mas, afinal, para que servem os softwares de procurement? Em geral, todos eles têm como objetivo principal automatizar todo o processo de compras, simplificar as tarefas desta área e garantir maior assertividade nas ações.
Além disso, a ferramenta oferece diversos recursos para análise e tomada de decisões, o que contribui diretamente para a escolha dos melhores fornecedores e produtos para cada situação.
O foco é, portanto, otimizar a logística empresarial, evitar atrasos na produção ou na entrega de produtos, garantir agilidade, eficiência e otimização de recursos.
Quer um exemplo? Na gestão de compras e suprimentos, é preciso fazer uma pesquisa detalhada dos fornecedores, comparando preços e condições antes de realizar qualquer compra. Com o software, isso é feito de forma mais ágil e organizada, diminuindo a incidência de erros.
3. Benefícios de usar um software de procurement em sua empresa
Dentro da gestão da cadeia de suprimentos (supply chain), a etapa específica da compra deve ser executada de maneira assertiva. Afinal, é preciso atuar de forma estratégica para garantir vantagens ao negócio.
Já pensou se você realiza uma importação de componentes eletrônicos da China, mas efetua a compra de produtos que não são exatamente o que seus clientes costumam adquirir?
Com a automação do processo de compras, é possível economizar tempo e reduzir custos, melhorar as negociações com fornecedores, ter um melhor controle sobre os estoques e as entregas, evitar atrasos no fornecimento e garantir a disponibilidade dos produtos.
Confira a seguir alguns benefícios de usar um software para fazer a gestão de compras e suprimentos em sua empresa:
- Maior produtividade da equipe: ao automatizar as tarefas, o software de procurement assume as tarefas repetitivas e deixa os profissionais se concentrando em atividades mais estratégicas.
- Redução de custos: a gestão de compras e estoque se torna mais eficiente com o software, o que promove a otimização dos processos de compras e diminui o desperdício de recursos. Tudo isso gera redução de custos.
- Melhor gerenciamento das relações com os fornecedores: com um melhor controle dos processos, é possível negociar melhores condições com os fornecedores e garantir um custo-benefício nas compras empresariais.
- Visão consolidada das compras da empresa: a tecnologia ajuda a otimizar os processos e a trazer uma visão geral do setor, reunindo informações em um só lugar. Isso contribui para reduzir custos e aprimorar a relação com os fornecedores.
- Processos de compras mais eficientes: a ferramenta automatiza tarefas repetitivas, como a cotação de preços, e facilita o gerenciamento das demandas de compra. Isso tudo permite que o time de compras se concentre em outras atividades, como a negociação com fornecedores, e cometa menos falhas.
Considerando tudo isso, fica evidente que os softwares de gestão de compras são uma ferramenta valiosa para qualquer empresa que deseje obter um maior controle sobre seus processos de compra e garantir a qualidade dos produtos adquiridos, certo?
Então vamos conhecer quais são as principais ferramentas para automatizar a administração de compras e suprimentos.
4. Principais tipos de softwares para gestão de compras
Os gestores de compras enfrentam muitos desafios ao tentar otimizar os processos de seu setor. Felizmente, há diversos tipos de softwares de procurement que podem ajudar nessa tarefa. Conheça a seguir três deles!
4.1 ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que engloba diversos processos de uma empresa, incluindo o gerenciamento de compras.
Ele cruza informações da empresa, otimiza o banco de dados e é capaz de automatizar pedidos de reposição de estoque.
É uma ferramenta mais global e fundamental para a tomada de decisões fundamentada pelos gestores.
4.2 E-sourcing
E-sourcing é um software especialmente desenvolvido para a busca e a captação de fornecedores para determinada necessidade empresarial.
A partir da seleção das empresas mais adequadas, elas enviam suas propostas para serem analisadas pelo profissional responsável pela gestão de compras.
Por isso, é um software conhecido como leilão reverso.
4.3 E-informing
O e-informing é um software que conecta compradores e fornecedores por meio de um banco de dados.
Ele reúne todas as informações relevantes em um só lugar, o que facilita o gerenciamento das compras, mas as negociações são realizadas de maneira privada, por outros meios de contato, como o e-mail.
Vendedores e compradores podem trocar informações, e a empresa compradora pode, inclusive, conhecer quais fornecedores são mais confiáveis.
Esses são apenas alguns dos diversos tipos de softwares disponíveis para gestão de compras. Cada empresa pode escolher o software que melhor atende às suas necessidades. A seguir, trouxemos alguns exemplos para você começar a usar em 2022.
5. 7 Softwares de gestão de compras para usar em 2022
Confira 7 opções de softwares de gestão de compras para usar em sua empresa.
COSTDRIVERS
COSTDRIVERS é uma plataforma de inteligência de mercado desenvolvida pela Datamark para facilitar a tomada de decisões no setor de compras das empresas.
De acordo com o fornecedor, a plataforma para gestão de custos e fornecedores permite ao usuário fazer projeções e entender se as negociações da empresa e os fornecedores se alinham à média de mercado.
O foco, na gestão de compras, é permitir um benchmarking competitivo que possibilite vantagem na hora de negociar. A Datamark ainda pontua 4 benefícios em optar pela COSTDRIVERS:
• Acompanhamento da evolução de custos e dos contratos, com uma visão global de toda a gestão de fornecedores.
• Obtenção de dados globais a partir da oferta de milhares de indicadores sobre commodities, macroeconomia e outros custos operacionais, industriais e produtivos em diversos países.
• Alinhamento do negócio à sustentabilidade, pois permite que os profissionais da cadeia de suprimentos comparem e desenvolvam modelos de custos sustentáveis para obter “resultados verdes”.
• Aumento de produtividade ao otimizar o tempo dos profissionais responsáveis por obter informações relevantes dos processos de finanças, desenvolvimento de produtos em B2B e negociações.
Sertras
A ferramenta da Sertras é focada em compras profissionais, especificamente em gestão de fornecedores. De acordo com a empresa, as informações são atualizadas e validadas. Os serviços oferecidos pelo software são:
• Auditorias de fornecedores em campo: baseada nos critérios ESG.
• Compliance: pesquisas em diversos bancos de dados nacionais e internacionais, inclusive órgãos públicos.
• Gestão de Terceiros: controle da documentação dos recursos do fornecedor na empresa do cliente para mitigar riscos de multas por desconformidade e passivos trabalhistas.
• Homologação de fornecedores: garante que os fornecedores aprovados não apresentem indícios de envolvimento em corrupção e cumpram todas as leis para vender seus produtos ou serviços. Pode envolver análise financeira, de referências comerciais e outros.
A ferramenta ainda oferece a possibilidade das análise financeiras (baseadas em DRE, balanço e informação de crédito) feita por analistas.
Nimbi
A Nimbi é uma empresa que oferece soluções para supply chain management para aumentar a produtividade dos clientes e gerar economia.
A solução de eProcurement permite:
• Negociações transparentes;
• Workflow de pedidos e requisições;
• Busca e homologação de fornecedores;
• Visibilidade do pagamento de fornecedores.
Além disso, há oferta do Nimbi Private, marketplace B2B gratuito que pode facilitar a compra nas empresas. Neste caso, a Nimbi se responsabiliza pela seleção dos fornecedores, negociação dos produtos e implantação dos catálogos.
A plataforma ainda conta com Business Intelligence para tornar a área de suprimentos ainda mais estratégica.
Linkana
A Linkana oferece uma solução de gestão de fornecedores inteligente, centralizada e orientada em dados a partir de ferramentas de armazenamento em nuvem, inteligência artificial e machine learning.
O foco da solução é otimizar processos de sourcing, onboarding e gestão de fornecedores a partir de uma base de dados comerciais, de risco, diversidade e qualidade. Vale pontuar que o banco de dados é atualizado em tempo real.
Dentre as funcionalidades da plataforma da Linkana, estão as verificações automáticas dos fornecedores, o monitoramento e os alertas sobre informações deles, e a avaliação de performance.
A grande vantagem deste software é a interface simples e fácil de usar.
Mercado Eletrônico
A plataforma Mercado Eletrônico tem como objetivo automatizar processos de compras e vendas B2B. Ou seja, conecta em sua plataforma compradores e fornecedores, permitindo a realização de transações comerciais entre eles de forma segura e em alta performance.
Suas soluções envolvem e-Procurement (todo o fluxo operacional de compras) e e-Sourcing (planejamento de demandas, negociação e gestão do fornecedor), sendo uma solução completa para compras corporativas.
Paradigma SRM360
A plataforma PARADIGMA SRM360 aborda os processos de procurement e sourcing das empresas. Além disso, faz a gestão das negociações e dos relacionamentos com os fornecedores. Dentre os módulos deste software de compras, estão:
• Catálogo;
• Workflow;
• Gestão de contratos;
• Follow-up de pedidos;
• Homologação de cadastros;
• BI (smart report & spend analysis).
A proposta da plataforma é garantir produtividade, economia e eficiência para as empresas, além de contribuir para a governança e o compliance.
Astrein
O software da Astrein funciona como uma Central de Cadastro.
De acordo com o fornecedor, a plataforma é especialista em padronizar e sanear descrições, e unificar cadastros mestres (como Serviços, Materiais Indiretos e Diretos, Fornecedores e Clientes).
Ela pode ser utilizada em centrais de cadastros, projetos específicos de saneamento e padronização, e Governança de dados. Além disso, é possível integrá-la a qualquer sistema e-Procurement, ERP ou sistema complementar.
Com isso, proporciona os seguintes benefícios:
• Workflows parametrizáveis;
• Manutenção de cadastros mais econômica;
• Maior velocidade de inclusão de novos itens;
• Comunicação em tempo real com os usuários participantes do fluxo, dentre outros.
Os softwares de gestão de compras são ferramentas indispensáveis para as empresas, pois automatizam inúmeras tarefas da equipe, proporcionando redução de custos e otimização de recursos.
Para usufruir das inúmeras vantagens que a ferramenta traz para uma empresa, é preciso escolher a solução mais adequada. Neste artigo, apontamos apenas algumas possibilidades interessantes para diversas necessidades.
Seja qual for a sua opção, é importante contar com processos de compras otimizados e amparados por bons profissionais.
Aprenda um pouco mais sobre Strategic Sourcing para o setor de compras!
Siga a Guelcos nas redes sociais!