Se você acompanha o blog da Guelcos, já sabe o que é Global Sourcing, porque dedicamos um conteúdo exclusivo ao tema.
Mas caso esteja aqui pela primeira vez, seja muito bem-vindo antes de mais nada. Para esclarecer esse tema, definimos Global Sourcing como uma estratégia de compras de bens e serviços provenientes do mercado global que possui como finalidade obter altos níveis de eficiência em seu negócio.
Na importação, portanto, o empreendedor busca fornecedores estrangeiros para reduzir custos e ter mais vantagens. E é sobre esses benefícios o nosso papo agora!
Aqui você verá:
1. Por que usar o Global Sourcing como estratégia empresarial
Uma empresa já estabelecida possui profissionais dedicados à cadeia de suprimentos, que são responsáveis por fazer pesquisas de preços, homologação de fornecedores e inspeção de qualidade, por exemplo.
Eles integram, portanto, uma estratégia empresarial que define o melhor momento de compra e o fornecedor ideal para a situação que se apresenta. Com a globalização, muitas “fronteiras” caíram, permitindo uma internacionalização da economia e da comunicação.
Para as empresas, isso significou a possibilidade de buscar parceiros fora do Brasil para alavancar seus negócios. É neste contexto que o Global Sourcing aparece como importante estratégia empresarial na logística de compras, trazendo uma série de benefícios que veremos a seguir.
No entanto, junto com as relações comerciais internacionais aparece uma série de desafios, como:
• distância geográfica, o que dificulta eventuais inspeções de fábrica;
• dificuldades em medir o desempenho de fornecedores internacionais;
• barreiras culturais que atrapalham as negociações estratégicas com fornecedores;
• atrasos por falhas na comunicação com fornecedores ou por entraves burocráticos.
Para vencer esses desafios, o empresário pode contar com o auxílio de especialistas capazes de otimizar o Global Sourcing e auxiliar nas relações comerciais internacionais. Com isso, evita os principais riscos da transação, problemas de logística e outros desafios.
Quando o cenário se torna favorável, como esse que acabamos de descrever, a importância do Global Sourcing como estratégia empresarial se torna evidente nos resultados da organização.
Afinal, ela pode atuar em diversas ações, como desenvolvimento de produtos, fornecimento, produção e logística, tudo em prol de atender o usuário final, que são seus clientes.
Entendeu melhor o que é Global Sourcing? Para atestar sua importância enquanto estratégia empresarial, apresentamos a seguir alguns benefícios da prática.
2. Benefícios do Global Sourcing
Quando falamos em Global Sourcing, vantagens e desvantagens são comuns, como em muitas práticas empresariais. Nos limitamos a falar, neste momento, dos benefícios dessa estratégia de compras de bens provenientes do mercado global. Vamos lá?
Redução de custos
Você já parou para pensar quais os custos teria para fazer um produto com marca própria no Brasil? Só o montante gasto com tributação pode onerar bastante a mercadoria. Afinal, não custa lembrar que dados do IBGE de 2020 apontaram que a carga tributária no Brasil foi de 32,51%.
Além disso, pense no custo de pessoal. Os custos trabalhistas no Brasil são muito relevantes, o que influencia diretamente no preço das mercadorias. Em países como Índia, Taiwan, Indonésia e China, esses encargos são muito menores.
Por isso, quando falamos de Global Sourcing, a vantagem mais atraente é a redução de custos. Sim, é possível comprar produtos de qualidade de outros países com melhor custo-benefício se compararmos essa mesma compra com a realidade brasileira.
Com menores custos e mercadorias com preço competitivo, o comprador se beneficia e pode alocar o dinheiro em outras áreas do negócio. Sem contar, claro, que poderá oferecer preços melhores aos consumidores e aumentar o faturamento.
No entanto, lembra que falamos de Global Sourcing, vantagens e desvantagens? Nesta prática, a redução de custo pode ser comprometida se não houver conhecimento por parte do empresário. Isso porque há medidas antidumping que podem tornar a operação pouco atraente.
Portanto, antes de mais nada, faça estudo de viabilidade da importação dos produtos desejados.
Mão-de-obra qualificada
Uma força de trabalho qualificada é a peça-chave para um produto de qualidade. Quando o empresário utiliza o Global Sourcing, as vantagens são inúmeras exatamente por causa dessa mão-de-obra.
No Vietnã, por exemplo, há aldeias artesanais que fabricaram itens como laca ou tecelagem manual por centenas de anos. Não à toa, se você pretende importar itens para decoração de casa, deve considerar esse mercado por sua qualidade.
Países como Índia, China, Taiwan, Vietnã e Indonésia são áreas com mão-de-obra altamente qualificada que apresentam uma cadeia de suprimentos totalmente integrada aos locais onde as matérias-primas estão sendo fabricadas.
E não só isso. A alta qualidade é reforçada pelo conhecimento sobre as técnicas de produção mais avançadas e suas formas de implementação nas operações. Isso permite uma fabricação de produtos em conformidade com os altos padrões de qualidade.
Maior capacidade de produção
Diretamente ligada à mão-de-obra qualificada, o Global Sourcing como estratégia empresarial apresenta outro grande benefício: maior capacidade de produção.
Em primeiro lugar, se existem profissionais altamente capacitados em todo o processo produtivo, a administração das fábricas está em boas mãos, certo?
Em segundo lugar, essas áreas recebem muitos investimentos nos setores manufatureiro, o que contribui para o aumento da capacidade de produção desses países. Você consegue encontrar indústrias com milhares de trabalhadores facilmente.
Em épocas de aumento de demanda no consumo, como é o caso dos feriados de Natal e Dia das Mães, por exemplo, sua empresa pode contar com o auxílio das fábricas estrangeiras para atender aos clientes.
Percebe que saber o que é Global Sourcing aumenta suas possibilidades na hora da compra, porque a capacidade de produção de certos locais é constantemente alta?
Maior eficiência de produção
“Se as fábricas são enormes, é possível que a eficiência na produção seja diminuída devido às maiores chances de falhas e gargalos”. Isso realmente é algo que acontece em qualquer país, porque nem todas as fábricas são qualificadas.
Mas existem muitos fornecedores estrangeiros que, devido à mão-de-obra qualificada, sua grande capacidade de produção não é afetada pela falta de eficiência. Pelo contrário, são fábricas criadas para gerir o processo de fabricação de modo eficaz, pois entendem precisamente as etapas de produção.
Um ótimo exemplo é a Nike, que não possui nenhuma fabricação própria, mas somente equipes de design que enviam seus projetos para fábricas na Ásia.
A concepção e a criação fica com a marca esportiva, mas devido à eficiência e à capacidade produtiva, terceiriza a fabricação.
E, claro, neste caso de Global Sourcing, a vantagem primeira é, novamente, a redução de custos e a manutenção da alta qualidade dos produtos.
Forte controle de qualidade
Já que falamos da qualidade dos produtos, você sabia que, ao adotar o Global Sourcing como estratégia empresarial, você pode encontrar fornecedores globais que possuem um rígido sistema de controle de qualidade em vigor? Isso é comum, porque eles sabem que, em caso de problemas, há um grave prejuízo para seus negócios.
Não à toa, você consegue encontrar excelentes mercadorias fora do Brasil.
Infraestrutura de logística
É comum vermos empresários com dúvidas sobre Global Sourcing, as vantagens e desvantagens em relação à logística. Afinal, lidar com logística internacional é realmente algo complexo, especialmente se estamos falando de mercado asiático e o desafio do idioma.
Porém, vem com a gente nessa linha de pensamento. Países investem em manufatura para se tornarem pólos atraentes de compras.
A mão-de-obra é qualificada e os processos produtivos são eficientes para entregar mercadorias de padrão internacional de qualidade. Será que, neste contexto, não houve preparo para oferecer uma infraestrutura de logística interessante?
Certamente sim. Temos países com excelente infraestrutura e diversas opções de transporte. O foco, afinal, é vender mais para países estrangeiros, o que depende de facilitar a logística. Realizando operações de forma correta, sua empresa pode se beneficiar com o Global Sourcing devido a um lead time mais curto, seja pelo frete marítimo, seja pelo frete aéreo.
Possibilidade de desenvolvimento de produtos
• global sourcing
• o que é global sourcing
• global sourcing vantagens
• estratégia empresarial
• global sourcing vantagens e desvantagens
Até o momento, após entender o que é Global Sourcing, você conheceu os benefícios mais evidentes para os empresários. Mas igualmente importante, temos vantagens menos óbvias que merecem ser observadas.
Imagine que você possui uma pequena indústria e está cogitando desenvolver um novo produto. O custo para isso não é baixo. Você precisará de uma equipe altamente capacitada para essa função, muito tempo e estudos. Porém, e se existisse uma maneira de você reduzir os custos com esse desenvolvimento?
Isso é possível com o Global Sourcing. Existem fábricas estrangeiras que entendem por completo o desenvolvimento de produtos e disponibilizam um setor exclusivo para ajudar nesta tarefa. Há casos de fábricas que, inclusive, possuem uma linha de produção montada somente para desenvolver produtos.
É certo que isso será um custo extra, mas é possível que seja um custo menor do que se você fosse desenvolvê-los em seu próprio território.
Simplificação do modelo de negócios
O empresário não precisa ter uma grande empresa para saber como importar da China ou de outros países. É possível ter um modelo de negócios simplificado e adotar o Global Sourcing como estratégia empresarial para alcançar melhores resultados.
Pense que você possui um e-commerce e começará uma linha de produtos de marca própria.
É possível encontrar fornecedores estrangeiros para fabricar os produtos com sua marca, contratar uma consultoria de comércio exterior para fazer a importação de produtos, encontrar parceiros para a logística de armazenamento e distribuição.
Em outras palavras, ao adotar o Global Sourcing, a vantagem neste caso é a simplificação do seu modelo de negócios.
Uso maciço de tecnologia
Por fim, fechando nossa lista de benefícios do Global Sourcing, destacamos o uso maciço de tecnologia pelas fábricas estrangeiras. Nós mencionamos que elas recebem investimentos vultuosos para otimizar suas operações, certo?
Isso envolve equipá-las com as tecnologias mais atualizadas, pois elas têm papel importante na hora de garantir os altos padrões de qualidade dos produtos.
Portanto, na hora de buscar fornecedores fora do Brasil, procure em países que investem em recursos tecnológicos. E, claro, contrate parceiros para realizar auditoria de fábrica, pois assim você atesta a capacidade de produção e a tecnologia empregada no negócio.
Entendeu o que é Global Sourcing e como a estratégia empresarial pode otimizar seus negócios? Então vamos a alguns exemplos práticos!
3. Exemplos de Global Sourcing
“Estou pensando em formas estratégicas para comprar bens e serviços provenientes do mercado global, mas não sei se meu negócio será beneficiado com isso”. Essa é uma dúvida comum dos empresários, porque existem segmentos que podem obter ainda mais vantagens do Global Sourcing.
A seguir, trouxemos alguns exemplos comuns, confira!
Importação de grãos e commodities
O exemplo mais comum de aplicação do Global Sourcing como estratégia empresarial é a importação de grãos e outras commodities.
Você sabia, por exemplo, que a Starbucks compra seu café de mais de 30 países? O chamado “Cinturão do Café” é dividido em três regiões: África, América Latina e Ásia / Pacífico. Inclusive, o Brasil é privilegiado com alta produção de grãos de altíssima qualidade e bate recordes de exportação de café.
A empresa importa café dessas regiões. Certamente, ela consegue comprar grãos de qualidade e com menor custo.
E não só café. É possível, também, comprar alumínio da Islândia, onde a produção envolve energia geotérmica gratuita, o que diminui o preço dessa commodity mineral.
Aplicativos móveis e produtos SaaS
Outro exemplo de Global Sourcing incluem aplicativos móveis e produtos SaaS. Eles podem ser facilmente terceirizados para a Índia ou o Paquistão, locais onde a mão-de-obra é mais barata, e o preço da entrega mais econômico.
Outros exemplos de Global Sourcing
Você sabia que a terceirização de processos de negócios (BPO) é um clássico exemplo de Global Sourcing? Muitas empresas criaram seus call centers em países asiáticos, como Índia e Filipinas, se beneficiando da disponibilidade de mão-de-obra qualificada e de baixo custo.
Mas há outros exemplos que podemos citar, como o trabalho de TI (software e hardware) por programadores de baixo custo e a procura por manufatura em empresas chinesas ou outros países asiáticos.
Saber o que é Global Sourcing e as vantagens desta estratégia empresarial é importante para que o empresário conheça novas possibilidades para seu negócio. No entanto, como apontamos durante o texto, é preciso ter um bom conhecimento sobre as melhores práticas para conseguir, de fato, os benefícios almejados.
O auxílio de uma consultoria, como a Guelcos, pode determinar o êxito das suas operações comerciais fora do Brasil. Sabemos que, em grande parte dos casos, a distância impacta na pesquisa e na validação de bons fornecedores e produtos.
Por isso, temos um time focado em sourcing para encontrar e visitar as fábricas e fornecedores. Dessa forma, trazemos os melhores parceiros para que você possa escolher.
Quer começar seu projeto de Global Sourcing? Conte conosco!