Container Tracking: principais sites de rastreamento de container

Container Tracking: 10 sites de rastreamento de container

Você já ouviu falar em Container Tracking ou rastreamento de container? Como o próprio nome sugere, é algo semelhante ao rastreamento que fazemos nos Correios no Brasil. Ele é fundamental para quem realiza operações de comércio exterior.

E para entender alguns termos como Container Tracking MSC, MAERSK Container Tracking ou CMA CGM Container Tracking, é importante também conhecer os principais armadores de longo percurso (empresas/donos dos navios).

Neste artigo, vamos explicar o conceito de rastreamento de container, bem como seu funcionamento, os principais armadores e os links para acompanhar os containers online. Vamos lá?

Aqui você verá:

1. O que é Container Tracking?

Container Tracking ou rastreamento de container é o acompanhamento em tempo real da sua carga armazenada por este equipamento. Com essa prática simples, os empresários conseguem ter maior controle sobre sua cadeia de suprimentos ao ter informações atualizadas sobre a carga. 

2.  Como funciona o Container Tracking? 

O rastreamento de container é semelhante ao rastreamento que temos pelos Correios: o interessado insere um código relativo à carga e obtém informações sobre ela em tempo real.

Atualmente, existem vários métodos de rastreamento para todos os tipos de containers. Veja os três principais:

Rastreamento via localização em tempo real: a partir de GPS e sistemas de satélite, é o rastreamento mais preciso. Ele pode utilizar ondas de rádio THF ou IoT ou Internet das Coisas.
Verificação via internet: o site da transportadora marítima exibe pontos de verificação e fornece informações essenciais como hora da entrega e recepção no cais, tempo de carregamento, tempo de descarga ou tempo de carregamento no navio de transferência.
Rastreamento via comunicação: método bem simples, consiste em verificar o status de cada contêiner durante todo o transporte por meio de postos de controle físicos. É mais comum no transporte rodoviário, em que as empresas se comunicam com os caminhoneiros por diferentes canais para garantir que os prazos sejam cumpridos.

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2.1. Vantagens do rastreamento de container

Por que uma empresa deve fazer o Container Tracking? Existe uma série de benefícios.

As organizações de setores que transportam produtos sensíveis, por exemplo, fazem o rastreamento para que a carga não seja perdida.

De toda forma, ao receber o status de remessa mais atualizado, os empresários têm clara visibilidade sobre os movimentos da carga (passados, atuais e planejados), o que o permite planejar melhor a gestão da cadeia de suprimentos, inclusive o lead time.

Além disso, há sites que fornecem um resultado de busca detalhado, garantindo visibilidade em todas as etapas do ciclo de embarque. Isso é essencial em uma importação empresarial, por exemplo.

Em suma, o monitoramento em tempo real da carga é ideal para aumentar a eficiência, pois permite que tomadores de decisão e a equipe operacional aprendam mais sobre o progresso do transporte de cargas. Eles podem, assim, analisar KPIs para melhorar processos e limitar atrasos.

Além disso, o rastreamento possibilita que uma empresa seja mais responsiva, algo fundamental na logística internacional. Com ele, é possível reduzir os custos de demurrage e detenção, pois o empresário saberá a hora exata da chegada do seu contêiner em seu porto de destino.

Finalmente, essa otimização do transporte de contêineres é ideal para melhorar a satisfação do cliente. Em todos os momentos, o cliente sabe o status do contêiner e seu tempo de chegada.

E quem são as empresas responsáveis por este transporte? São os chamados armadores de longo percurso, especialistas em logística.

3. O que é um armador?

Você sabe o que é um armador? É a empresa sócia, proprietário ou afretadora do navio que faz a manutenção e exploração comercial de navio mercantil. Por sua conta e risco, executa os procedimentos necessários para o transporte de cargas entre portos, e opera navios e rotas já existentes no comércio exterior.

Deste conceito, você deve ter percebido que não necessariamente o armador é proprietário dos navios que opera. Ele pode utilizar frotas de terceiros. A essência é a operação de navios, seja graneleiros (produtos a granel, como grãos, minerais e carvão), de carga geral, petroleiros, porta-contêineres, navios Ro-Ro, entre outros.

Diante disso, podemos apontar três tipos de armadores no transporte marítimo: armador-proprietário (exploração comercial de navio de sua propriedade), armador-gerente (apenas administra o navio de outro proprietário) e armador-locatário (é o afretador, que opera um navio que pertence a terceiros). 

4. Quais são os principais armadores de longo percurso

A Mediterranean Shipping Company (MSC) se tornou a maior empresa de navegação do mundo em capacidade operacional de sua frota de navios, ultrapassando a Maersk que ocupou o posto durante décadas.

Confira abaixo os 10 maiores armadores conforme sua capacidade em TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit ou container de 20 pés).

Antes de seguir, baseamos nossa lista na seguinte tabela da Alphaliner, de setembro de 2022:

Container TRacking - lista dos 10 principais armadores do mundo

#1 Mediterranean Shipping Company (MSC)

A MSC, que tem origem na Suíça e na Itália, é o maior armador do mundo. A empresa inclui a WEC Lines e a Log-In Logística e possui 693 navios à disposição, com capacidade de quase 4,5 milhões de TEUs.

#2 Maersk

Em segundo na lista, aparece a Maersk, originária da Dinamarca. Ela inclui a Maersk S/A, Hamburg Süd (que inclui Aliana e CCNI) e Sealand (Asia, Americas, Europe & Med), tem mais de 700 navios e cerca de 4,2 milhões de TEUs.

#3 CMA CGM Group

O grupo francês CMA CGM conta com inúmeras marcas e subsidiárias, tais como APL (Singapore), ANL (Oceania), CNC (mercado intra-Asia), CoMaNav (norte da África), Mercosul Line (América do Sul), Containerships, PLC, Feeder Associate System (FAS), SoFraNa e MacAndrews.

Sua capacidade ultrapassa 3 milhões de TEUs, com quase 600 navios.

#4 China Ocean Shipping Company (COSCO)

O grande grupo chinês COSCO consolida as atividades em containers da COSCO Shipping Co.Ltd., OOCL, Coheung, New Golden Sea Shipping, Shanghai Pan Asia e Diamond Line GmbH.

Com 464 navios, apresenta capacidade de 2,8 milhões de TEUs.

#5 Hapag-Lloyd

A alemã Hapag-Lloyd aparece na 5ª posição de maiores armadores, com mais de 1,7 milhões de TEUs e 251 navios.

Ela inclui a NileDutch, a DAL e as empresas que integravam a antiga UASC fleet.

#6 Evergreen Group

Originária de Taiwan, a Evergreen Group possui 204 navios e 1,6 milhões de TEUs. Em sua composição, temos a Evergreen Line e a Italia Marittima.

#7 Ocean Network Express – ONE

Com 1,5 milhões de TEUs e 202 navios, a japonesa Ocean Network Express aparece na sétima colocação de armadores. A companhia é uma joint-venture administrada pela Ocean Network Express Holdings, Ltd. e é relativamente nova, com fundação em 2017.

#8 Hyundai Merchant Marine Co. Ltd – HMM

Bem abaixo das demais que acabamos de mencionar, aparece a HMM, da Coréia do Sul, com 818 mil TEUs e 76 navios. 

Apesar de um poderio abaixo das demais, a empresa possui mais de 70 escritórios em cinco continentes e opera terminais de containers em todo o mundo.

#9 Yang Ming Marine Transport Corporation

Com capacidade de 696 mil TEUs e 94 navios, a Yang Ming também é de Taiwan. A empresa foi fundada em 1972 como uma linha de transporte, mas sua história remonta à fusão da China Merchants Steam Navigation Company (1872-1995), da Dinastia Qing.

#10 ZIM

A ZIM é a empresa que fecha nosso top 10 de armadores. Ela inclui a Gold Star Line e, apesar dos 138 navios, possui capacidade para 514 mil TEUs.

Após entender quais são os armadores de comércio exterior, é interessante pontuar que eles estão se organizando em alianças, assim como as companhias aéreas.

Esses acordos de compartilhamento de embarcações têm como objetivo agrupar as frotas de navios para estender seus serviços e a cobertura geográfica. Três alianças marítimas formam quase 80% da capacidade global de contêineres. São elas:

2M Alliance: formada por Maersk Line, Hamburg Süd e MSC;
• Ocean Alliance: formada por CMA CGM, OOCL, Cosco, APL e Evergreen; 
• THE Alliance: formada por HMM, Hapag-Lloyd, NYK Line, K-Line, MOL e Yang Ming.

Agora que você já conhece os principais armadores e as alianças formadas no comércio internacional, é hora de ver os principais sites de rastreamento de container.

5. Lista dos principais sites para rastreamento de container

Imagine que você escolheu a MAERSK, uma das líderes de transporte marítimo de mercadorias, para aproveitar os serviços de entrega porta a porta. Você não tinha experiência com logística internacional e preferiu uma empresa que retirasse a mercadoria na fábrica do seu fornecedor chinês e levasse até o seu cliente.

Como fazer o rastreamento de container? A seguir, apontamos o site dos 10 maiores armadores:

1. MSC: para usar o MSC Container Tracking, você deve ter o número do container, do Bill of Lading (conhecimento de embarque marítimo) ou o Booking Number (número de reserva). A empresa também oferece dados de rastreio através de APIs compatíveis com DCSA.

2. MAERSK: basta informar o tipo de frete contratado, o número do container (4 letras e 7 números) ou o número do Bill of Lading (conhecimento marítimo, 9 caracteres).

3. CMA CGM: o CMA CGM Container Tracking está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, bastando que você utilize qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet, smartphone etc.). A pesquisa é igualmente fácil, pois permite usar qualquer uma das três principais referências de remessa (número de reserva, BL ou número de contêiner).

4. Cosco Shipping: para usar o Cosco Container Tracking, basta prosseguir da mesma maneira do MSC, informando o container, o BL ou o booking number. O campo para inserir esses dados se encontram no canto superior direito da página.

5. Hapag Lloyd: o uso do Hapag lloyd Container tracking é bem simples, pois este site solicita apenas o número do container. Há outras abas que permitem a busca pelo Bill of Lading (BL ou conhecimento marítimo) ou o Booking Number (número de reserva). 

6. Evergreen: assim como nos demais armadores, o Evergreen Container Tracking depende de um dos números das referências da remessa. O site permite fazer uma busca rápida ou de múltiplas cargas.

7. ONE: o ONE Container Tracking é bem intuitivo e simples, e o site já cai na página para informar os 12 caracteres do BL. Mas fique atento, pois o sistema não aceita o número House BL da NVOCC ou Freight Forwarder.

8. HMM: no site da HMM, existe um banner no “cabeçalho” que basta você informar os números de referência.

9. Yang Ming: neste site, é possível fazer o Yang Ming Container Tracking para obter um status atualizado em seu carregamento. O cronograma estimado é apenas para referência e pode ser atualizado pela transportadora a qualquer momento sem aviso prévio, fique atento.

10. ZIM: já traduzido para o português, o ZIM oferece um site intuitivo e simples.

Dentre todos esses, vamos tomar como exemplo o CMA CGM Container Tracking, que possui funcionalidades interessantes, além de um passo a passo de como realizar e interpretar a consulta realizada.

Neste site, o usuário pode mostrar a informação do rastreamento de container com diferentes filtros. Caso esteja conectado à sua conta, aparece um campo de “Pesquisas anteriores”, que pode agilizar a busca se ela se referir ao mesmo container.

A pesquisa pode retornar dados de diversos containers. Se for apenas um, o usuário consegue visualizar rapidamente o status do container, exportar os resultados por PDF ou entrar em contato com o suporte, se necessário.

Por fim, o site diferencia movimentos passados (cinza escuro), movimentos atuais (branco) e movimentos previstos (cinza claro). Os movimentos previstos, também chamados de provisórios, são dados informativos, sem qualquer garantia expressa ou implícita, e podem ser alterados a qualquer hora sem aviso prévio

Conclusão

Entender o que é Container Tracking e como funciona é importante para o empresário que deseja importar produtos. A parte difícil, principalmente para quem não possui experiência em comércio exterior, será escolher um armador, já que existem opções qualificadas. Uma boa consultoria, como a Guelcos, pode ajudá-lo com isso.

Feita a escolha, basta acompanhar no site da empresa o status da sua carga. Assim, é possível aproveitar dos benefícios desse monitoramento para sua gestão da cadeia de suprimentos.
Afinal, você sabe o que é Supply Chain?

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